Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
360.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os problemas de sustentabilidade foram estudados num Curso de Verão – Programa Intensive Programme (IP) - que teve lugar na Escola Superior de Educação de Setúbal (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal) em 2009.
EPICA - European Programme In Consumer Affairs - Towards a Consumer Citizenship Education – Summer Course foi suportado pelo Life LongLearning Programme – Erasmus.
Este programa começou em Setembro de 2008 até Agosto de 2009 e tornou possível a 20 alunos de 6 países da Europa encontrarem-se em Setúbal para participar em 2 semanas de Workshops, seminários e visitas de estudo com recurso a aulas presenciais e em e-learning através da plataforma de ensino a distância Moodle.
O principal resultado é um curso sobre o assunto e diversas apresentações disponíveis em http://projectos.ese.ips.pt/epica/
Num dos workshops usou-se as imagens captadas pelos próprios alunos, com suas câmaras fotográficas ou telemóveis para ilustrar os principais temas do curso - cidadania, sustentabilidade e consumo - através de uma maratona de fotografia.
O uso de imagens na sala de aula é inquestionável (por exemplo, a foto linguagem), mas esta experiência apresenta uma outra maneira (mais activa) de recolha de informação além de indicador das realizações dos alunos.
O resultado é analisado neste artigo, levando em consideração não só as imagens apresentadas pelos estudantes, mas também os comentários que fizeram.
Description
Keywords
Imagem Métodos de ensino Sustentabilidade Cidadania Consumerismo
Citation
Dourado, A. (2011). O que vês tu? O poder das imagens no contexto da vida responsável. In S. Pereira (Org.), Literacia, Media e Cidadania: Actas do 1º Congresso Nacional (pp. 613-626). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho