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- Enfermagem VII: OrientaçÔes de Atuação de Enfermagem: Criança e JovemPublication . RAMOS, Ana LĂșcia
- Problemas complexos em Enfermagem: o contributo das ĂĄrvores de decisĂŁo na aprendizagemPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Leal, Fernanda Paula; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira
- Aprendizagens em contexto simulado : normas de procedimento de enfermagem: fundamentos de enfermagem: volume IIPublication . Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de GusmĂŁo Gonçalves; RAMOS, Ana LĂșcia
- Making nursing consensus togetherPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Nunes, LucĂlia
- InfluĂȘncia dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisĂŁo integrativaPublication . Trindade, Carla; RAMOS, Ana LĂșciaObjetivo: Identifi car na literatura a infl uĂȘncia de programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes. MĂ©todos: Estudo de revisĂŁo integrativa, atravĂ©s de pesquisa na base de dados bibliogrĂĄfi cas online PubmedÂź e no agregador de base de dados EBSCOhostÂź, com os descritores de pesquisa selecionados, no perĂodo de outubro a novembro de 2018, para responder Ă pergunta norteadora: Qual a infl uĂȘncia dos programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes quando aplicados? Os critĂ©rios de inclusĂŁo foram: artigos cientĂfi cos, disponĂveis em texto integral, nos idiomas portuguĂȘs ou inglĂȘs, relativos a estudos primĂĄrios, empĂricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2013 e 2018. Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), atendendo aos critĂ©rios de inclusĂŁo. Foram selecionados 93 artigos e, apĂłs a leitura do tĂtulo e resumo, bem como a identifi cação da resposta Ă pergunta norteadora, a amostra fi nal integra 8 artigos. ConclusĂŁo: Os resultados da revisĂŁo integrativa evidenciam que existe uma infl uĂȘncia positiva no sono quando aplicados programas de educação sobre o sono em todas as faixas etĂĄrias. Foram descritas vantagens na sua aplicação em articulação com outros mĂ©todos, para a melhoria do sono das crianças e adolescentes. A implicação destes resultados para a Enfermagem Ă© que o enfermeiro poderĂĄ ter uma atuação relevante na implementação e no desenvolvimento efetivo de programas de educação relativamente a esta problemĂĄtica.
- Projeto Europeu IDEUS - Implementation of Dedicated Education Units in Europe: formação de mentores clĂnicosPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Vaz, Francisco; Teixeira, VĂąnia; Batalha, Nara; Lopes, Joaquim; Ferrito, CĂąndida; Franco, Hugo; Caria, Helena; Pereira, Mariana
- Brincar...essencial ao desenvolvimento: os olhares atentos dos enfermeiros.Publication . RAMOS, Ana LĂșcia; Vaz, Elsa; Maximino, Eveline; Dias, Maria Joana; Dias, Lina
- Livro do II Congresso de Enfermagem PerioperatĂłria. âDa evidĂȘncia Ă prĂĄtica na segurança dos cuidadosâ: Programa CientĂfico e Resumos das ComunicaçÔesPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de GusmĂŁo Gonçalves; Freitas, AntĂłnio
- Fatores de risco de lesĂ”es nĂŁo intencionais em ambiente domĂ©stico/familiar em criançasPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Nunes, LucĂlia; Nogueira, Paulo JorgeAs lesĂ”es nĂŁo intencionais em ambiente domĂ©stico/familiar em crianças constituem uma das principais causas de morte em vĂĄrios paĂses de todo o mundo, incluindo Portugal, evidenciando a necessidade de intervenção. O presente artigo visa conhecer os fatores de risco de lesĂŁo nĂŁo intencional em ambiente domĂ©stico/familiar em crianças atĂ© aos 4 anos, que se encontram descritos na literatura. A pesquisa foi realizada em março de 2011 e os estudos selecionados utilizando a metodologia PI[C]OS, de acordo com os critĂ©rios definidos. Foram identificados 32 artigos, a maioria de abordagem quantitativa. Da anĂĄlise ressaltaram fatores de risco, de diferentes dimensĂ”es e nĂveis de ação, o que Ă© coerente com a origem multifacetada associada Ă problemĂĄtica em estudo. De acordo com os resultados dos estudos, existem fatores de risco relacionados com as caracterĂsticas da prĂłpria criança, bem como com as caracterĂsticas da famĂlia que a criança integra. O ambiente domĂ©stico/familiar e os comportamentos de risco adotados pela famĂlia tambĂ©m se constituĂram como resultados do estudo. O conhecimento dos fatores de risco de lesĂ”es nĂŁo intencionais na infĂąncia constitui uma base profĂcua para estudos futuros, possibilitando a intervenção objetiva e adaptada Ă criança/famĂlia tendo em conta os fatores de risco associados.
- Parar-refletir-Aprender: o contributo do ciclo de Gibbs para a aprendizagem dos estudantes no CLEPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira; Leal, Fernanda Paula