Browsing by Issue Date, starting with "2020-06"
Now showing 1 - 10 of 128
Results Per Page
Sort Options
- Sou designer, e agora ?Publication . Costa, Marisa Andreia Côco da; Bom, Maria João BomEste projeto nasceu a partir das dificuldades sentidas por mim e pelos meus colegas de curso, ainda durante a faculdade e quando da iniciação no mercado de trabalho, quer como trabalhadores independentes quer por conta de outrem. Essas dificuldades operativas, diziam respeito a muitas particularidades diferentes do processo de design e foram tomadas em consideração na realização deste projeto. Foi quando comecei a pesquisar sobre o assunto e, quando pude verificar que a informação em torno dessas dificuldades era bastante escassa e estava praticamente toda em inglês. Foi então que estas preocupações e dúvidas deram origem à ideia de fazer um livro, na realidade um manual didático destinado aos designers recém-formados, das áreas do design de comunicação, gráfico e editorial. O livro aborda essencialmente temas que foram pouco aprofundados ou não abordados durante o curso de design, mas que são necessários para que, no seu dia-a-dia, os profissionais de design possam trabalhar com eficiência, e dentro do livro irão encontrar também links com ficheiros úteis que poderão ser descarregados e guardados para serem utilizados profissionalmente ou apenas para servirem como modelo. Este livro, como poderão ir percebendo ao longo deste texto, não pretende substituir os ensinamentos fornecidos no curso, mas sim funcionar como complemento à aprendizagem, e como uma espécie de manual de normas para o desenvolvimento de boas práticas em design.
- The juvenile victimization questionnaire: psychometric properties and poly-victimization among Portuguese youthPublication . Almeida, Telma Catarina; Ramos, Catarina; Brito, José; Cardoso, JorgeBackground: There is a growing body of literature about poly-victimization among children and adolescents. The Juvenile Victimization Questionnaire (JVQ) is the most used measure to assess poly-victimization; however, it was not validated in Portugal, and it is unknown how it compares to other countries.
- Violência Doméstica, Polícia e COVID-19Publication . Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosCom a pandemia do novo Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), os cordões sanitários e a quarentena obrigatória, o lema em Portugal passou a ser “Ficar em casa é salvar vidas”, imperativo paradoxal num quadro de violência. A este cenário acrescem os problemas associados aos idosos, público cada vez mais isolado, vulnerável e mercê de tantas violências. A ciência vai desenvolver um esforço para conseguir uma radiografia da realidade no pós-pandemia e uma aproximação aos efeitos do confinamento nas vítimas (in)diretas, mas será um resultado (eventualmente) enviesado se tivermos em consideração o número de processos arquivados por falta de prova num crime muitas vezes invisível. Esse balanço poderá ser feito, através das práticas observáveis, quando as crianças de hoje forem os adultos de amanhã, obrigando a PSP a desenvolver uma permanente avaliação operacional e científica (através das ciências policiais) quanto à necessidade de adaptação dos seus recursos à nova realidade social, como tem feito ao longo de mais de 150 anos de existência.
- Otimização de Rotas de Apoio Domiciliário numa Instituição Particular de Solidariedade Social do Distrito de SetúbalPublication . Gaboleiro, Mónica Encantado; Costa, Graça; Gomes, IsabelA acentuação do índice de envelhecimento das populações é uma problemática bastante atual, com Portugal a apresentar um dos mais altos níveis de envelhecimento da população na União Europeia. Em Portugal existem cerca de 153 idosos por cada 100 jovens, sendo que 33% destes idosos são dependentes. Os serviços de apoio domiciliário surgem como uma resposta social para a problemática da dependência, pelo que com a sua acentuação a procura por este tipo de serviços também aumenta. Estes serviços são prestados, na sua maioria, por organizações sem fins lucrativos, cujos orçamentos são habitualmente reduzidos. Este trabalho procura melhorar o planeamento do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas Diocesana de Setúbal, tendo como objetivo geral a otimização das suas rotas. Através da aplicação do modelo de otimização de rotas em apoio domiciliário desenvolvido por Gomes e Ramos (2019) procura-se minimizar os tempos gastos nas deslocações durante a prestação dos serviços, perceber se existe margem para introduzir novos utentes no sistema e aferir a adequabilidade do modelo ao caso do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas de Setúbal. No estudo em causa é utilizada uma abordagem mista, seguindo a metodologia de estudo de caso com caso único. Na recolha das informações foram utilizados diversos métodos e fontes de informação, tais como: entrevistas às Técnicas responsáveis e às cuidadoras, análise documental de diversos livros, artigos e documentos fornecidos pela Cáritas, e observação participante através do acompanhamento das voltas. O modelo de otimização desenvolvido permitiu obter uma solução admissível para segunda-feira, terça-feira e fim-de-semana, conseguindo-se reduzir o tempo total gasto em deslocações em 32, 39 e 3 minutos, respetivamente. Para a quarta, quinta e sexta-feira, o modelo não conseguiu obter qualquer solução admissível.
- Aspetos éticos na investigação em enfermagemPublication . Nunes, Lucília
- Magneto para ressonância magnética nuclear de campo cíclico rápido: caracterização e otimização da configuraçãoPublication . Fernandes, André Filipe Ferreira Alves; Roque, AntónioA Ressonância Magnética Nuclear é uma técnica espectroscópica utilizada em diversas áreas, podendo ser utilizada para auxiliar a caracterização de substâncias e fazer o controlo de qualidade de produtos, entre outras aplicações. Uma das técnicas utilizadas é designada por Ressonância Magnética Nuclear de Campo Cíclico Rápido. Esta técnica tem especificações que tornam os equipamentos, para a realização de ensaios, complexos. Este trabalho tem como principais objetivos o projeto de montagem das componentes mecânicas e térmicas de um magneto de Ressonância Magnética Nuclear de Campo Cíclico Rápido e a caracterização eletromagnética do mesmo, com a ambição de tornar o protótipo industrializável. Para tal, são feitas simulações recorrendo a aplicações computacionais baseadas no método dos elementos finitos, complementadas com ensaios laboratoriais.
- Livro do II Congresso de Enfermagem Perioperatória. “Da evidência à prática na segurança dos cuidados”: Programa Científico e Resumos das ComunicaçõesPublication . RAMOS, Ana Lúcia; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Freitas, António
- Coimbra Health School - Annual Meeting 2020 : Health 4.0 : designing tomorrow’s healthcarePublication . Amaral, Filipe, coord. ed; Costa, Lúcia Simões, coord. ed.; Serrano, Margarida, coord. ed.
- A mediação nos caminhos da escolaPublication . Lemos, Liliana Flora da Cunha; Melo, SaraA indisciplina parece ser um fenómeno em ascensão no meio escolar. As causas são variadas e têm sido estudadas várias perspetivas, no intuito de compreender a essência da mesma e, sobretudo, encontrar estratégias de atuação para uma inversão da tendência. Os conflitos são um problema social e a mediação surge como uma forma de resolução de conflitos. A mediação é uma forma de gerir relações interpessoais e um meio pacífico de resolução de conflitos, que se baseia na comunicação e na negociação. Tendo em conta as complexas dinâmicas sociais e culturais do mundo contemporâneo impôs-se a necessidade de (re)criar os processos de interação cultural que colaborassem para a construção de uma cultura democrática e de cidadania, assim como, de um desenvolvimento social mais harmonioso. A inclusão da mediação em contexto escolar poderá contribuir para a mudança de um modelo conflitual e competitivo, para um modelo consensual e cooperativo. Um dos benefícios da mediação é a sua vertente educativa e pedagógica, que assume uma maior relevância na escola, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e socialização. Assim, o presente trabalho surge na necessidade de criar um projeto de intervenção social que tem como objetivo melhorar a convivência escolar, incluindo todos os elementos da comunidade educativa. Desta forma, o projeto pretende conseguir ajudar a comunidade escolar na resolução de problemas de relacionamento deteriorados, problemas de agressividade e indisciplina, entre os alunos. O projeto tem como público-alvo toda a comunidade escolar, com uma grande incidência nos encarregados de educação e familiares dos alunos.
- Formação com professores no Inhotim: espaços de encontro e de entrelaçamento entre a escola e o museuPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaA relação entre escolas e museus tem-se constituído como um objeto de pesquisa e de problematização em anos recentes, dando visibilidade a experiências e práticas inovadoras que se situam na interface entre estes dois campos de trabalho e de investigação. Neste texto analisam-se, do ponto de vista educativo, as potencialidades que emergem desta relação, partindo de um estudo de caso centrado nos programas de formação continuada de professores desenvolvidos pelo Educativo do Instituto Inhotim, (Minas Gerais, Brasil) – “Descentralizando o acesso”, “Escola integrada” e “A escola vai ao museu” – e que promovem o acesso dos alunos da rede escolar pública a este espaço museológico e ambiental singular, constituído por um acervo único de arte contemporânea e jardim botânico.