Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
270.63 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A relação entre escolas e museus tem-se constituído como um objeto de pesquisa e de
problematização em anos recentes, dando visibilidade a experiências e práticas
inovadoras que se situam na interface entre estes dois campos de trabalho e de
investigação. Neste texto analisam-se, do ponto de vista educativo, as potencialidades
que emergem desta relação, partindo de um estudo de caso centrado nos programas
de formação continuada de professores desenvolvidos pelo Educativo do Instituto
Inhotim, (Minas Gerais, Brasil) – “Descentralizando o acesso”, “Escola integrada” e “A
escola vai ao museu” – e que promovem o acesso dos alunos da rede escolar pública a
este espaço museológico e ambiental singular, constituído por um acervo único de arte
contemporânea e jardim botânico.
Description
Keywords
Escolas Museus Educação não formal Formação continuada de professores Desenvolvimento profissional docente
Citation
Pires, A. L. O. (2020). Formação com professores no Inhotim: espaços de encontro e de entrelaçamento entre a escola e o museu. In R. Montechiare & G. K. Heitor, Museus e Educação, Série Cadernos FLACSO (16). Rio de Janeiro, Brasil: Flacso. pp.51-70.