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- A utilização da casca de arroz como carga em pastas de preenchimento para a conservação e restauroPublication . Brás, Tatiana Filipa da Costa; Ferraz, Eduardo; Triães, RicardoA casca de arroz é um subproduto industrial proveniente da planta do arroz. O seu volume representa cerca de 20 % da massa do arroz em casca. É um material constituído por celulose, hemicelulose, lignina e componente inorgânica. Por comparação com cascas de outros cereais, a casca de arroz possui um elevado teor de sílica. No passado era frequentemente eliminada por queima a céu aberto, podendo ser, devido ao seu poder calorífico, utilizada na queima de biomassa em ambiente industrial. Neste contexto, este estudo pretende valorizar este subproduto e avaliar a sua inovadora utilização em conservação e restauro. Neste estudo foram formuladas diferentes composições na forma de pasta contendo casca de arroz, como carga, adesivos orgânicos comerciais (acetato de polivinilo, acetato de vinilo, metacrilato e copolímero de etil-metacrilato), de modo a avaliar a trabalhabilidade, comportamento físico-mecânico e viabilidade da aplicação em preenchimentos de lacunas em bens culturais em suportes lenhosos com o ensaio de aderência por tração. As pastas com boa trabalhabilidade apresentam textura grosseira a fina, dependendo da dosagem e da granulometria de casca de arroz, assim como da dosagem dos aditivos inorgânicos na forma de pó. Estas pastas irão ser utilizadas em situações de preenchimento superficial e volumétrico, comparando o seu desempenho com alguns produtos existentes no mercado, tal como a Araldite® SV 427, a pasta de celulose e o Modostuc®. Os resultados obtidos indicam que as formulações desenvolvidas podem ser usadas para os fins pretendidos, cumprindo os requisitos necessários. Algumas das pastas obtidas apresentam melhor comportamento para preenchimentos de maior volume assim como para preenchimentos superficiais, com uma boa aderência ao suporte. A comparação com outros materiais de preenchimento usados na área da conservação e restauro permitiu compreender melhor essa eficácia. Através dos resultados obtidos nos testes de resistência mecânica à flexão e aderência por tração, embora os resultados não tenham sido conclusivos permitiram perceber que têm um comportamento semelhante aos produtos atualmente utilizados para funções similares.
- Da Pintura para o Cinema: um repertório de temas e imagensPublication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de AlmeidaNeste artigo, dando seguimento a outros relacionados com o campo alargado de pesquisa de um projecto de investigação em curso, sobre as referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas, pretendemos dar mais um pequeno acrescento para a discussão das relações entre Pintura e Cinema. O cinema, que foi sem dúvida uma arte marcante do século XX, se não a mais, exerceu um inegável impacto e fascínio sobre todas as outras manifestações artísticas, nomeadamente a pintura. Contudo, a sua história é muito mais recente, em comparação com a da pintura e, naturalmente, o cinema esteve sujeito a influências, tal como acontece ainda hoje, pode-se afirmar. Após uma breve introdução geral, centramos a nossa atenção na influência da pintura no cinema ao nível do ‘repertório de temas’ – nomeadamente, o(s) mistério(s) da criação artística e os biopics de pintores, a pintura de ‘história’ e o recurso à referência a pinturas concretas pré-existentes, que o cinema reutiliza nomeadamente através da inclusão de tableaux-vivants – e das maneiras de compor enquadramentos, a principal relação com a pintura segundo o entendimento de Pascal Bonitzer e o nosso. De resto, nas últimas décadas sucederam- se muitas realizações que têm procurado equacionar a importância e a extensão das influências (e contaminações) mútuas entre o Cinema e as outras artes, que são reflexo do interesse crescente despertado pela discussão deste tema. In this article, following others related with the extended field of an ongoing research project, about pictorial references in cinematographic and photographic images, we want to provide an addition to the discussion about the relations between Painting and Cinema. Cinema was, without doubt, a remarkable art of the 20th century, if not the most remarkable; and has had an undeniable impact and fascination over all other artistic manifestations, namely painting. However, its history is much more recent, compared to the history of painting and, naturally, cinema was subject to influences, as happens still today, one can affirm. After a brief general introduction, we focus our attention to the painting’s influence on cinema in terms of the ‘themes repertoire’ level – namely, the mystery(ies) of artistic creation and the biopics of painters, ‘history painting’ and the practical expedient of the reference to pre-existing specific paintings, that cinema reuse, namely throughout the inclusion of tableaux-vivants – and the ways of compose frameworks, the principal relationship with painting according to Pascal Bonitzer, and our understanding. Besides, in recent decades many achievements have followed that have attempted to equate the relevance, and the extension, of the mutual influences (and contaminations) between Cinema and the other arts, which reflect the increased interest aroused by discussion on this theme.
- O Tijolo à Vista como Módulo do Projeto de Arquitetura: o Caso da Universidade de AveiroPublication . Mendes, SérgioTrata-se de um livro que contém os resultados de um projeto de investigação fundamental sobre a utilização do Tijolo à Vista nas fachadas dos edifícios da Universidade de Aveiro, em que se procurou determinar se este material serviu como modulo para a elaboração dos projetos de arquitetura.
- Da Cultura do Projecto e da Síntese das Artes. O ´Trio Maravilha´ (1957- 1974): Do Atelier da Mãe D’Água ao Gabinete MultiplanoPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Souto, Maria HelenaNo contexto da Teoria e da História da Cultura Material, bem como da Teoria do Design, a presente investigação é de base historiográfica. Elegem-se como fontes primárias o fundo documental achado no gabinete Multiplano e o testemunho dos seus principais agentes, com o fundamental objectivo de revelar documentação, acções e agentes capazes de contribuir para a compreensão do lugar da cultura do pensamento projectual e do design, no contexto português. Assume-se como objecto de estudo “O ‘Trio Maravilha’ (1957-1974): do Atelier da Mãe d’Água ao Gabinete Multiplano” - enquadrando o problema do Design do ponto de vista do processo e não do objecto. Tirocinantes desde 1957 no atelier de Carlos Tojal, já no Atelier da Mãe d’Água (a partir de 1961) e no gabinete Multiplano (de 1972 a 1974), Manuel Moreira e Carlos Roxo com Carlos Tojal desenvolveram um vasto e coerente corpo material e imaterial, de raiz projectual. Demarcando-se da contemplação Beau-Arts da formação académica, do eclético Déco ou do racionalismo moderno, para dialeticamente abraçar a revisão do movimento moderno, estendem o conceito de útil, pela consideração da complexidade dos problemas funcionais e a integração na génese do projecto do conhecimento artístico - no quadro do design ou do projecto socialmente considerados.
- Design as a source of innovation to establish circular business models: how to prevent the single-use of plastic?Publication . Espada, Ana Catarina Angélico Costa; Farinha, Isabel; Duarte, CarlosThe current economy context moving from linear to circular models is establishing extraordinary parallelism between with design principles. Design solutions can support the transition of business to one which creates monetary and environmental benefits, increases resource efficiency, and maintains the value of products, materials, and waste. Recycling has been signaled as the main strategy for the plastics circular economy, but it presents itself as controversial since the industry’s demand is significantly lower than the recycled amount. The overall objective of this study is to explore when design principles, related to circular-economy concepts, become a source of innovation, in order to answer to the research question: “How can design be a source of innovation to transform businesses models accordingly to circular economy principles?”. The primary objective of this investigation is to develop our model resulting from reverse design and which is guided by the definition of a circular model strategy (System-Centered Circular-Design, SCCD) and the secondary objectives involve expanding the knowledge related to the various aspects of this model. A qualitative approach was chosen, to analyse the impact of the packaging design concepts along the definition of the business models and its circular loops. From the literature review ethnographic research is thus well suited to providing circular systems designers and companies decision-makers, with rich insights. WisePack design solution was selected to analyse the slowing and closing loop. The relevant insights to retain from the exploratory phase is that WisePack may have changed some of the assumptions made by the different stakeholders of the value chain. A SCCD toolbox is presented, to support designers identifying the requirements, constraints and opportunities of the circular approach. To prevent the single-use of plastic, scenarios were developed, taking into consideration users’ behaviour towards repair or reuse, taking-back products and their levels of engagement. Based on the results, it was concluded that the circular model strategy definition model (SCCD) is a valid tool. Confirming the primary and secondary objectives of this study. Showing that design principles, related to circular-economy concepts, become a source of innovation, and the SCCD model and toolbox, support the businesses models transformation.
- Gestão da EAD no ensino superiorPublication . Castro, Luiz Carlos de; Marques, Célio Gonçalo; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de SouzaA modalidade de Educação a Distância, nos dias atuais, é caracterizada pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), onde alunos, professores e tutores estão separados fisicamente no tempo e no espaço, vem crescendo a cada ano nos diferentes níveis educacionais, como uma ferramenta de promoção de oportunidades para todos. Dessa forma, o autor do presente estudo elegeu, como fonte de investigação, o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, por ser professor dessa IES. Diante desse cenário, surge o problema da investigação: qual o nível de qualidade dos cursos de EaD da UEMA/UEMANet? Para responder a essa questão, buscou-se apoio nos Referenciais de Qualidade da EaD do MEC, especificamente, nos seguintes elementos: a Concepção de educação e currículo, que apresenta sua opção epistemológica de educação e currículo; o Sistema de Comunicação, que promove uma interação e permite total integração entre professores, tutores e estudantes; o Material didático, tanto impresso quanto digital; as Avaliações, para medir o grau de aprendizado dos alunos e a eficiência da metodologia de ensino utilizada; a Equipe multidisciplinar, que é formada por um grupo de especialistas em diversas áreas do conhecimento; a Infraestrutura de apoio, formada por equipamentos de informática, de transmissão de áudio e vídeo, e outros recursos tecnológicos; e, por fim, a Gestão Acadêmico-Administrativa, que deve contar com um sistema de administração e controle do processo de tutoria que especifica os procedimentos logísticos relacionados com os momentos presenciais e a distância. O objetivo geral dessa investigação é analisar a qualidade dos cursos de EaD da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMANet. Para isso, analisou-se, especificamente, os elementos da estrutura administrativa, técnica e pedagógica para cursos a distância da UEMA/UEMANet, tais como: estrutura pedagógica; equipe multidisciplinar; material didático; infraestrutura de apoio; sistema de avaliação e a gestão acadêmica. Para a realização dessa investigação, foi necessário recorrer à análise documental e ao inquérito por questionário. Este último foi enviado por email a 200 (duzentos) alunos, dos quais, 151 (cento e cinquenta e um) responderam. Constatouse, após a análise dos dados quantitativos e qualitativos, que o percentual de respondentes insatisfeitos com o curso que está realizando, é irrelevante em comparação aos que estão plenamente satisfeitos. Mesmo sendo insignificante o percentual de respondentes insatisfeitos, aponta-se para a necessidade de melhoria de alguns elementos da estrutura pedagógica do curso, nas questões quantitativas, tal como a bibliografia disponível no polo para o acompanhamento das disciplinas do curso; e nas questões qualitativas, os itens que expressaram a necessidade de melhoria foram: a falta de comunicação e interação entre a Universidade e os alunos; a falta de interação mais constante com o professor; a falta de professor especialista na sala de aula; a qualidade de ensino e o atendimento dos funcionários. Concluímos, dessa forma que, a metodologia da UEMA/UEMANet satisfaz plenamente as expectativas da maioria dos alunos. Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação rigorosa dos itens com baixo índice de satisfação. Nesse sentido, o presente estudo fornece informações relevantes para essa abordagem, sobre o que deve ser melhorado na estrutura de funcionamento do curso, nomeadamente: estrutura pedagógica; material didático; infraestrutura de apoio; e a gestão acadêmica.
- Relatório de estágio dispositivo IoT de monitorização da DataCenterPublication . Vasconcelos, Cláudio Branco de; Lopes, AnaEste trabalho de estágio surge da necessidade de monitorizar em permanência as condições ambientais do Datacenter da Câmara Municipal de Abrantes (CMA), assim como da disponibilidade e conetividade dos seus equipamentos. As quebras elétricas relativamente frequentes, na Câmara Municipal de Abrantes, requerem o constante funcionamento do equipamento de energia de reserva. Estas solicitações frequentes causam um elevado stress do equipamento, dada a necessidade de alimentar não só todos os equipamentos passivos e ativos, assim como o ar condicionado que se encontra na sala. A ideia de desenvolver um sistema de monitorização ambiental e alimentação elétrica surgiu após uma quebra prolongada de energia que forçou a equipa a desligar todos os equipamentos manualmente, após um funcionário ter verificado que o local se encontrava extremamente quente. Até à existência deste dispositivo de monitorização, não existia nenhum mecanismo activo que nos alerte de tal facto, a não ser pela monitorização através de uma solução que foi desenvolvida através da integração da UPS (Uninterruptible Power Supply) existente no DataCenter, recorrendo ao software disponibilizado pelo fabricante que permite o envio de dados simples dos valores de carga elétrica instantânea. Estes dados são registados numa base de dados InfluxDB e que serve de fonte de dados para um sistema simples de monitorização através da amostragem e representação gráfica dos valores registados, através do software de observação e métricas Grafana[1]. Este estágio tem como objetivo o desenvolvimento de um dispositivo IoT que permita monitorizar através de um heartbeat a disponibilidade e conectividade do equipamento, temperatura e humidade presente na sala e em caso de alarme, envie uma mensagem de alerta SMS (Short Message Service) para um número pré-determinado. ii Através do aviso de alerta, é possível aos técnicos tomarem as medidas necessárias de forma atempada
- Estágio PTISPPublication . Cardoso, Nuno Miguel Gameiro Dias Trindade; Campos, RicardoAo longo dos últimos anos, os sistemas de monitorização e alarmística têm assumido um papel importante no seio das organizações. A sua existência permite a um administrador de sistemas ter conhecimento, em tempo real, do estado do parque informático permitindo-lhe ter uma noção mais concreta da necessidade de operar eventuais intervenções nas máquinas em questão. Garantir um sistema fiável, robusto e de alta disponibilidade, obriga, no entanto, a uma monitorização constante de hardware e de software. Os resultados dessa monitorização são informação essencial não só para qualquer administrador de sistemas ou prestador de serviços, mas também para o utilizador final, que desta forma passa a ter uma melhor perceção do estado dos serviços que utiliza. Neste relatório, iremos abordar a implementação de raiz de um sistema de monitorização de domínio publico e open source na PTISP. Em particular, focamo-nos nas suas funcionalidades, vantagens e desvantagens. As principais vantagens deste sistema são: (1) os dados são guardados num modelo de dados multidimensional numa base de dados temporal (time-series database), uma vantagem comparativamente a outros sistemas de alarmística que não dispõem de qualquer base de dados; (2) possui sistema de alertas incorporado sem necessitar de outro software; (3) é facilmente escalável; (4) a coleta das métricas é feita por meio de um PULL em HTTP; (5) a implementação em sistemas de suporte gráfico é simples e é totalmente open source com uma boa aceitação pela comunidade. Em sentido inverso, as principais desvantagens prendem-se com (1) a dificuldade na configuração da “High availability” (HA); (2) bem como na exportação de dados históricos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do 2º ano de Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas, tendo como objetivo principal apresentar e descrever o trabalho realizado durante o estágio de 7 meses [de Outubro de 2019 a Junho de 2020] realizado na PTISP. A PTISP, Hosting Provider de referência 100% Português presente no mercado desde 2001 e sediada em Constância, está presente em três data centers, dois em Portugal e um em Espanha.
- Arqueologia da imagem e arte rupestre: estudo dos originais fotográficos históricos de Ramón Sobrino Buhígas (1888-1946)Publication . Ribeiro, Kenia De Aguiar; Coimbra, FernandoDe caráter interdisciplinar, esta investigação é uma intersecção entre as áreas da arqueologia pré-histórica e da imagem fotográfica histórica. Nosso objeto arqueológico é constituído por uma documentação fotográfica realizada no primeiro terço do século XX sobre a arte rupestre ao ar livre da Galiza, Noroeste da Espanha. Trata-se das imagens fotográficas registradas durante dezanove anos pelo naturalista espanhol Ramón Sobrino Buhígas (1888- 1946), o qual as reuniu e as organizou no Corpus Petroglyphorum Gallaeciae, obra publicada em latim no ano 1935 em Madrid. Entretanto, o advento da Guerra Civil Espanhola, somado a outros fatores, acabou por ofuscar a difusão desta obra-prima e pioneira no gênero. No ano 2000, a publicação de uma versão fac-similada com tradução dos textos para a língua galega promoveu nova difusão do Corpus Petroglyphorum. Sem embargo, a carente reprodução das imagens impressas em suas páginas acabou por comprometer a lisibilidade da valiosa documentação e o consequente entendimento das metodologias utilizadas no processo de registro das figuras rupestres. Com o objetivo de compreender tais procedimentos metodológicos, nos deslocamos até a cidade de Pontevedra (Galiza), onde se conserva em museu um exemplar histórico do raríssimo Corpus Petroglyphorum Gallaeciae, além de autênticos originais fotográficos do autor. A evolução da investigação in loco também nos proporcionou acesso ao acervo documental familiar onde se preserva cerca de quinhentos negativos fotográficos sobre placas de vidro com as imagens produzidas por Sobrino Buhígas. Desta forma, o manancial de informações obtido graças ao material conservado em ambos acervos gráficos nos permitiu identificar e descobrir importantes elementos metodológicos empregados pelo naturalista pontevedrês em seu trabalho de campo e em laboratório, bem como os meios que utilizou para comunicar os petróglifos galaicos naquele momento histórico. O resultado deste trabalho é, portanto, uma contribuição dupla, tanto para a historiografia da arqueologia quanto para a historiografia da fotografia, além de corroborar o caráter pioneiro e vanguardista do trabalho de documentação realizado por Ramón Sobrino Buhígas.
- Collaborative design methodologies and social dynamics: a portuguese social and public health case studyPublication . Bernarda, João Nuno Gago; Ferreira, Ana Margarida; Silva, Carlos Augusto Santos; Queiroz, Maria Inês Pires Soares da CostaThis research project addresses the understanding of collaborative action among disciplines from distinct branches of science with particular focus on social action. It also aims to evaluate the impact of this collaborative action on responding to the needs of different highly vulnerable communities and on other participants of these same processes. The integration of design in the social sector is a growing tendency, albeit to a certain extent characterised by novelty and resistance. Hence, and within this framework, the present thesis seeks to respond to the hypothesis “Collaborative design methodologies improve the effectiveness of social services’ practice”, and is organized into six phases, namely: the theoretical framework and the main research question, the construction of the model structure of the research and identification of the hypothesis, a review of the collaborative models and Social Design framework through case studies, the application of an in-depth case, the collection, processing and analysis of data and conclusions. The aim of this research is to ascertain the influence of Design on collaborative action, namely in the generation of more effective results and in obtaining information, and its impact on other sectors (intervention, assistance, solidarity, community action and social development). Moreover, it has served to highlight the potential for future alliances with prospective partners who, in light of the developed process, have manifested an interest in establishing co-partnerships of this nature. This study sheds light upon the potential of integrating Design and Designers in organizations in general, and in particular in those that aim to respond to the needs of communities who are most exposed to social impacts. By increasing the capacity to respond to their vulnerabilities, the risk of social exclusion and isolation will be significantly reduced. Additionally, awareness on the part of social partners, of the added value of Design and its contribution to the maturity and sustainability of social processes will be enhanced.