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Authors
Abstract(s)
A modalidade de Educação a Distância, nos dias atuais, é caracterizada pelo uso de Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC), onde alunos, professores e tutores estão separados
fisicamente no tempo e no espaço, vem crescendo a cada ano nos diferentes níveis educacionais,
como uma ferramenta de promoção de oportunidades para todos. Dessa forma, o autor do
presente estudo elegeu, como fonte de investigação, o Núcleo de Tecnologias para Educação
da UEMA, por ser professor dessa IES. Diante desse cenário, surge o problema da investigação:
qual o nível de qualidade dos cursos de EaD da UEMA/UEMANet? Para responder a essa
questão, buscou-se apoio nos Referenciais de Qualidade da EaD do MEC, especificamente, nos
seguintes elementos: a Concepção de educação e currículo, que apresenta sua opção
epistemológica de educação e currículo; o Sistema de Comunicação, que promove uma
interação e permite total integração entre professores, tutores e estudantes; o Material didático,
tanto impresso quanto digital; as Avaliações, para medir o grau de aprendizado dos alunos e a
eficiência da metodologia de ensino utilizada; a Equipe multidisciplinar, que é formada por
um grupo de especialistas em diversas áreas do conhecimento; a Infraestrutura de apoio,
formada por equipamentos de informática, de transmissão de áudio e vídeo, e outros recursos
tecnológicos; e, por fim, a Gestão Acadêmico-Administrativa, que deve contar com um
sistema de administração e controle do processo de tutoria que especifica os procedimentos
logísticos relacionados com os momentos presenciais e a distância. O objetivo geral dessa
investigação é analisar a qualidade dos cursos de EaD da Universidade Estadual do Maranhão
– UEMA/UEMANet. Para isso, analisou-se, especificamente, os elementos da estrutura
administrativa, técnica e pedagógica para cursos a distância da UEMA/UEMANet, tais como:
estrutura pedagógica; equipe multidisciplinar; material didático; infraestrutura de apoio;
sistema de avaliação e a gestão acadêmica. Para a realização dessa investigação, foi necessário
recorrer à análise documental e ao inquérito por questionário. Este último foi enviado por email a 200 (duzentos) alunos, dos quais, 151 (cento e cinquenta e um) responderam. Constatouse, após a análise dos dados quantitativos e qualitativos, que o percentual de respondentes
insatisfeitos com o curso que está realizando, é irrelevante em comparação aos que estão
plenamente satisfeitos. Mesmo sendo insignificante o percentual de respondentes insatisfeitos,
aponta-se para a necessidade de melhoria de alguns elementos da estrutura pedagógica do curso,
nas questões quantitativas, tal como a bibliografia disponível no polo para o acompanhamento
das disciplinas do curso; e nas questões qualitativas, os itens que expressaram a necessidade de
melhoria foram: a falta de comunicação e interação entre a Universidade e os alunos; a falta de
interação mais constante com o professor; a falta de professor especialista na sala de aula; a
qualidade de ensino e o atendimento dos funcionários. Concluímos, dessa forma que, a
metodologia da UEMA/UEMANet satisfaz plenamente as expectativas da maioria dos alunos.
Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação rigorosa dos itens com baixo índice de
satisfação. Nesse sentido, o presente estudo fornece informações relevantes para essa
abordagem, sobre o que deve ser melhorado na estrutura de funcionamento do curso,
nomeadamente: estrutura pedagógica; material didático; infraestrutura de apoio; e a gestão
acadêmica.
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Keywords
Educação Qualidade EAD Ensino Superior