Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão da EAD no ensino superior

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A modalidade de Educação a Distância, nos dias atuais, é caracterizada pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), onde alunos, professores e tutores estão separados fisicamente no tempo e no espaço, vem crescendo a cada ano nos diferentes níveis educacionais, como uma ferramenta de promoção de oportunidades para todos. Dessa forma, o autor do presente estudo elegeu, como fonte de investigação, o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, por ser professor dessa IES. Diante desse cenário, surge o problema da investigação: qual o nível de qualidade dos cursos de EaD da UEMA/UEMANet? Para responder a essa questão, buscou-se apoio nos Referenciais de Qualidade da EaD do MEC, especificamente, nos seguintes elementos: a Concepção de educação e currículo, que apresenta sua opção epistemológica de educação e currículo; o Sistema de Comunicação, que promove uma interação e permite total integração entre professores, tutores e estudantes; o Material didático, tanto impresso quanto digital; as Avaliações, para medir o grau de aprendizado dos alunos e a eficiência da metodologia de ensino utilizada; a Equipe multidisciplinar, que é formada por um grupo de especialistas em diversas áreas do conhecimento; a Infraestrutura de apoio, formada por equipamentos de informática, de transmissão de áudio e vídeo, e outros recursos tecnológicos; e, por fim, a Gestão Acadêmico-Administrativa, que deve contar com um sistema de administração e controle do processo de tutoria que especifica os procedimentos logísticos relacionados com os momentos presenciais e a distância. O objetivo geral dessa investigação é analisar a qualidade dos cursos de EaD da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMANet. Para isso, analisou-se, especificamente, os elementos da estrutura administrativa, técnica e pedagógica para cursos a distância da UEMA/UEMANet, tais como: estrutura pedagógica; equipe multidisciplinar; material didático; infraestrutura de apoio; sistema de avaliação e a gestão acadêmica. Para a realização dessa investigação, foi necessário recorrer à análise documental e ao inquérito por questionário. Este último foi enviado por email a 200 (duzentos) alunos, dos quais, 151 (cento e cinquenta e um) responderam. Constatouse, após a análise dos dados quantitativos e qualitativos, que o percentual de respondentes insatisfeitos com o curso que está realizando, é irrelevante em comparação aos que estão plenamente satisfeitos. Mesmo sendo insignificante o percentual de respondentes insatisfeitos, aponta-se para a necessidade de melhoria de alguns elementos da estrutura pedagógica do curso, nas questões quantitativas, tal como a bibliografia disponível no polo para o acompanhamento das disciplinas do curso; e nas questões qualitativas, os itens que expressaram a necessidade de melhoria foram: a falta de comunicação e interação entre a Universidade e os alunos; a falta de interação mais constante com o professor; a falta de professor especialista na sala de aula; a qualidade de ensino e o atendimento dos funcionários. Concluímos, dessa forma que, a metodologia da UEMA/UEMANet satisfaz plenamente as expectativas da maioria dos alunos. Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação rigorosa dos itens com baixo índice de satisfação. Nesse sentido, o presente estudo fornece informações relevantes para essa abordagem, sobre o que deve ser melhorado na estrutura de funcionamento do curso, nomeadamente: estrutura pedagógica; material didático; infraestrutura de apoio; e a gestão acadêmica.

Description

Keywords

Educação Qualidade EAD Ensino Superior

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue