Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.9 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, dando seguimento a outros relacionados com o campo alargado de pesquisa de um projecto
de investigação em curso, sobre as referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas,
pretendemos dar mais um pequeno acrescento para a discussão das relações entre Pintura e Cinema.
O cinema, que foi sem dúvida uma arte marcante do século XX, se não a mais, exerceu um inegável
impacto e fascínio sobre todas as outras manifestações artísticas, nomeadamente a pintura. Contudo,
a sua história é muito mais recente, em comparação com a da pintura e, naturalmente, o cinema esteve
sujeito a influências, tal como acontece ainda hoje, pode-se afirmar. Após uma breve introdução
geral, centramos a nossa atenção na influência da pintura no cinema ao nível do ‘repertório de temas’
– nomeadamente, o(s) mistério(s) da criação artística e os biopics de pintores, a pintura de ‘história’ e o
recurso à referência a pinturas concretas pré-existentes, que o cinema reutiliza nomeadamente através
da inclusão de tableaux-vivants – e das maneiras de compor enquadramentos, a principal relação com
a pintura segundo o entendimento de Pascal Bonitzer e o nosso. De resto, nas últimas décadas sucederam-
se muitas realizações que têm procurado equacionar a importância e a extensão das influências (e
contaminações) mútuas entre o Cinema e as outras artes, que são reflexo do interesse crescente despertado
pela discussão deste tema. In this article, following others related with the extended field of an ongoing research project, about pictorial references in cinematographic and photographic images, we want to provide an addition to the discussion about the relations between Painting and Cinema. Cinema was, without doubt, a remarkable art of the 20th century, if not the most remarkable; and has had an undeniable impact and
fascination over all other artistic manifestations, namely painting. However, its history is much more
recent, compared to the history of painting and, naturally, cinema was subject to influences, as happens
still today, one can affirm. After a brief general introduction, we focus our attention to the painting’s influence
on cinema in terms of the ‘themes repertoire’ level – namely, the mystery(ies) of artistic creation
and the biopics of painters, ‘history painting’ and the practical expedient of the reference to pre-existing
specific paintings, that cinema reuse, namely throughout the inclusion of tableaux-vivants – and the
ways of compose frameworks, the principal relationship with painting according to Pascal Bonitzer, and
our understanding. Besides, in recent decades many achievements have followed that have attempted
to equate the relevance, and the extension, of the mutual influences (and contaminations) between
Cinema and the other arts, which reflect the increased interest aroused by discussion on this theme.
Description
Pintura, Fotografia e Cinema: referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas
Ref. ESAP/2017-18/P42/DAV
2017-18
Keywords
Pintura Cinema Repertório de temas Tableaux-vivants Enquadramentos
Citation
Trindade, Carlos Alberto de Matos e Trindade, Maria Elisa Coelho de Almeida (2020). Da Pintura para o Cinema: um repertório de temas e imagens. In Conferência Internacional de Cinema Viana 2019, pp. 76-91. Viana do Castelo: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual.
Publisher
AO NORTE– ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO E ANIMAÇÃO AUDIOVISUAL