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  • Da Pintura para o Cinema: um repertório de temas e imagens
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de Almeida
    Neste artigo, dando seguimento a outros relacionados com o campo alargado de pesquisa de um projecto de investigação em curso, sobre as referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas, pretendemos dar mais um pequeno acrescento para a discussão das relações entre Pintura e Cinema. O cinema, que foi sem dúvida uma arte marcante do século XX, se não a mais, exerceu um inegável impacto e fascínio sobre todas as outras manifestações artísticas, nomeadamente a pintura. Contudo, a sua história é muito mais recente, em comparação com a da pintura e, naturalmente, o cinema esteve sujeito a influências, tal como acontece ainda hoje, pode-se afirmar. Após uma breve introdução geral, centramos a nossa atenção na influência da pintura no cinema ao nível do ‘repertório de temas’ – nomeadamente, o(s) mistério(s) da criação artística e os biopics de pintores, a pintura de ‘história’ e o recurso à referência a pinturas concretas pré-existentes, que o cinema reutiliza nomeadamente através da inclusão de tableaux-vivants – e das maneiras de compor enquadramentos, a principal relação com a pintura segundo o entendimento de Pascal Bonitzer e o nosso. De resto, nas últimas décadas sucederam- se muitas realizações que têm procurado equacionar a importância e a extensão das influências (e contaminações) mútuas entre o Cinema e as outras artes, que são reflexo do interesse crescente despertado pela discussão deste tema. In this article, following others related with the extended field of an ongoing research project, about pictorial references in cinematographic and photographic images, we want to provide an addition to the discussion about the relations between Painting and Cinema. Cinema was, without doubt, a remarkable art of the 20th century, if not the most remarkable; and has had an undeniable impact and fascination over all other artistic manifestations, namely painting. However, its history is much more recent, compared to the history of painting and, naturally, cinema was subject to influences, as happens still today, one can affirm. After a brief general introduction, we focus our attention to the painting’s influence on cinema in terms of the ‘themes repertoire’ level – namely, the mystery(ies) of artistic creation and the biopics of painters, ‘history painting’ and the practical expedient of the reference to pre-existing specific paintings, that cinema reuse, namely throughout the inclusion of tableaux-vivants – and the ways of compose frameworks, the principal relationship with painting according to Pascal Bonitzer, and our understanding. Besides, in recent decades many achievements have followed that have attempted to equate the relevance, and the extension, of the mutual influences (and contaminations) between Cinema and the other arts, which reflect the increased interest aroused by discussion on this theme.
  • Reflexões em torno das possíveis referências artísticas para a reconstituição histórica no filme Os crimes de Limehouse, de Juan Carlos Medina
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos
    O filme Os crimes de Limehouse (The Limehouse Golem, GB, 2016), realizado pelo cineasta norte-americano Juan Carlos Medina, cuja acção principal decorre num bairro mal-afamado de Londres em 1880, durante a era Vitoriana, adapta para o cinema a novela Dan Leno and the Limehouse Golem (1994) de Peter Ackroyd. Neste artigo, após uma introdução em que fazemos um resumo do enredo, pretendemos examinar algumas das referências artísticas que terão servido de sustentação a uma reconstituição histórica muito interessante e credível: aquelas assumidas por Medina e pelo seu production designer, mas também algumas outras que entendemos pertinentes, e podem até ser inconscientes.
  • REFLEXÕES EM TORNO DE EXEMPLOS DA REPRESENTAÇÃO, NA ARTE CONTEMPORÂNEA, DO FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA COMO ATIVIDADE CEREBRAL
    Publication . Alberto de Matos Trindade, Carlos
    Neste artigo, após uma introdução geral na qual abordamos conceitos básicos sobre a memória e o cérebro, os esforços desenvolvidos no século XX para entender os mecanismos subjacentes ao funcionamento da memória humana, referindo de passagem os progressos alcançados com as pesquisas levadas a cabo pelas neurociências, que têm tornado possível, entre outros aspectos, uma melhor compreensão de quais as áreas do cérebro envolvidas nas etapas de aquisição e consolidação da informação (e sua evocação), analisamos exemplos de obras de arte contemporâneas, de diferentes áreas de expressão, que nos permitem discutir alguns aspectos relativos ao funcionamento da memória, como actividade cerebral. As obras abrangidas assentam em modelos filosóficos ou psicológicos, num estudo pioneiro sobre a relação da memória com as emoções dos cientistas americanos Roger Brown & James Kulik, que introduziram na literatura científica o termo “flashbulb memories”, e nas possibilidades abertas pela utilização de tecnologias de imagiologia científica.
  • Do Cinema para a Pintura: uma análise sobre a presença do cinema na pintura
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos
    Inegavelmente, o cinema foi uma arte muito marcante do século XX, e, por isso mesmo, exerceu um certo impacto, e fascínio, sobre todas as outras manifestações artísticas, a que a pintura não escapou. Neste capítulo abordamos algumas influências dectetáveis do cinema na pintura, através de alguns artistas ligados a distintos movimentos artísticos.
  • Refutação de posição de Andrei Ujica e Boris Groys. Partilhas: cineastas-pintores/pintores-cineastas
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de Almeida
    Neste artigo abordamos aqueles cineastas cujas origens, ou fonte de criatividade, se situam na Pintura, refutando uma posição contida num texto do catálogo da exposição dedicada a David Lynch na Fundação Cartier em Paris (2007), que regista uma conversa entre o crítico de arte e filósofo alemão Borys Groys e o argumentista e realizador romeno Andrei Ujica. Como procuramos demonstrar, não é um grupo tão minoritário como nos querem fazer crer. In this article we discuss those filmmakers whose origins, or source of creativity, resides in the Painting, rebutting a position contained in one text of the catalogue of the exibition in the Fondation Cartier, Paris, dedicated to David Lynch (2007), which record a conversation between the German critic and philosopher Borys Groys and the Romanien director and screenwriter Andrei Ujica. As we hope to demonstrate, is not a group as minority as would have us believe.
  • Pintura, Fotografia e Cinema: as imagens cinematográficas e as referências picturais no tratamento da cor e da luz
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos
    Resumo Nesta comunicação abordamos dois aspectos em que a influência da Pintura, com séculos de existência, mais se fez sentir no Cinema: as formas de utilizar a cor e a luz (muitas vezes relacionadas), nas quais têm um papel decisivo os directores de fotografias, em articulação com os realizadores e departamentos artísticos. No entanto, o cinema teve ao seu dispor, desde o início, técnicas da cor que lhe eram específicas, que foram em seguida abandonadas.
  • Referências artísticas no Cinema: contribuição dos Departamentos artísticos e dos Directores de fotografia
    Publication . Trindade, Carlos Alberto de Matos; Trindade, Maria Elisa Coelho de Almeida
    Ao contrário da pintura o cinema é um meio que impõe um processo colaborativo, embora o realizador seja responsável em última instância pelo resultado final dum filme, auxiliado pelos seus colaboradores mais próximos: o director de fotografia e um desenhador de produção ou director artístico. Desde o seu nascimento o cinema incorporou referências artísticas, e tornou-se necessário a partir de certa altura constituir departamentos artísticos, que com o advento do cinema a cores ganharam progressivamente maior importância. Pouco a pouco, e sobretudo nas grandes produções, o desenhador de produção e/ ou director artístico assumiram funções decisivas na arte do cinema. Abordamos exemplos de alguns desenhadores de produção mais relevantes, na etapa decisiva do processo de pré-produção dum filme, assim como alguns directores de fotografia, cujo trabalho bem sucedido depende amiúde de uma boa colaboração com os departamentos artísticos.