Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- O projeto de literacia da informação numa biblioteca da saúde : o caso da Biblioteca da ESTeSLPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Antunes, Maria da LuzAo aumento exponencial de informação, sobretudo a científica, não corresponde obrigatoriamente a melhoria de qualidade na pesquisa e no uso da mesma. O conceito de literacia da informação ganha pertinência e destaque, na medida em que abarca competências que permitem reconhecer quando é necessária a informação e de atuar de forma eficiente e efetiva na sua obtenção e utilização. A biblioteca académica assume, neste contexto, o papel de parceiro privilegiado, preparando o momento em que o estudante se sente capaz de produzir e registar novo conhecimento através da escrita.
- Trazer a biblioteca no bolso : os serviços para dispositivos móveis nas bibliotecas académicasPublication . Seguro-de-Carvalho, PaulaIntrodução – Os serviços de comunicação móvel para tablets, smartphones, e-book readers desenvolveram-se de forma extremamente rápida nos últimos anos assumindo-se como uma rede de aprendizagem privilegiada para os estudantes. Em 2012, 55% dos estudantes do ensino superior possuíam um smarthphone, 62% dispunham de um ipod e 21% tinham de um tablet. 67% usavam-nos em contexto académico. Objetivo – Apresentar de forma sucinta a resposta das bibliotecas de ensino superior ao crescimento da utilização dos dispositivos móveis e como é que os parceiros das bibliotecas, em especial os editores, estão a potenciar essa utilização. Métodos – A partir de uma seleção e análise de bibliografia sobre a temática realizou-se uma pesquisa na internet, nos sites de bibliotecas de ensino superior e nas páginas dos editores que permitisse aferir evidências. Resultados – Identificaram-se cinco serviços e 23 recursos. Discussão – Um primeiro serviço prende-se com a adaptação dos conteúdos dos websites das bibliotecas de forma a serem lidos por qualquer tipo de dispositivos. Outro serviço identificado foi a disponibilização do catálogo da biblioteca online tornando-o acessível aos dispositivos móveis, permitindo a pesquisa e a localização de informação, a reserva ou a renovação de documentos. Identificou-se o desenvolvimento de algumas coleções especificamente para os dispositivos móveis. Constatou-se a utilização de códigos QR para divulgar normas de funcionamento da biblioteca, recursos, o mapa, o contacto do serviço de referência e para geolocalização. Por fim verificou-se a utilização de SMS para informar os utilizadores sobre reservas, prazos de empréstimo, entre outras informações. O recurso mais comum na maioria dos sites analisados foi a disponibilização de uma versão do website para dispositivos móveis de que são exemplos a Cambridge Journals Online mobile, o EBSCOhost mobile, o SpringerLink, a OVIDToday, o UpToDate, a PubChase e a BrowZine. Com o objetivo de tornar os seus produtos acessíveis on-the go, oferecem inúmeras possibilidades, nomeadamente de pesquisa, de acesso a textos integrais, de elaboração de listas de interesse personalizadas, de leitura offline, entre outras que podemos encontrar na aplicação da EBSCOhost mobile, na JAMA Network, na OVIDToday, no portal de Periódicos CAPES ou na plataforma Ebrary da ProQuest. Em ferramentas como a UpToDate ou os aplicativos da Elsevier e da Micromedex é disponibilizada informação baseada na evidência e recomendações que podem ser aplicadas em consulta. Os gestores de referências bibliográficas como o Mendeley e o Zotero também acompanharam esta tendência e desenvolveram aplicações para dispositivos móveis. Para além disso funcionam de forma integrada com outras aplicações como a Browzine e a Pubchase. Conclusão – O recurso às tecnologias móveis é uma forma das bibliotecas manterem canais de comunicação com os utilizadores, mas embora existam muitas vantagens no uso das tecnologias móveis a implementação destes serviços implica um esforço financeiro e humano que nem todas as bibliotecas serão capazes de cumprir. Encontrar a forma de gerir este processo é o desafio que se impõe no futuro.
- A saúde fora de portas: o projeto de literacia da informação da ESTeSLPublication . Antunes, Maria da Luz; Seguro-de-Carvalho, PaulaIntrodução – A pesquisa de informação realizada pelos estudantes de ensino superior em recursos eletrónicos não corresponde necessariamente ao domínio de competências de pesquisa, análise, avaliação, seleção e bom uso da informação recuperada1-2. O conceito de literacia da informação ganha pertinência e destaque, na medida em que abarca competências que permitem reconhecer quando é necessária a informação e de atuar de forma eficiente e efetiva na sua obtenção e utilização3-4. Objetivo – A meta da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) foi a formação em competências de literacia da informação, fora da ESTeSL, de estudantes, professores e investigadores. Métodos – A formação foi integrada em projetos nacionais e internacionais, dependendo dos públicos-alvo, das temáticas, dos conteúdos, da carga horária e da solicitação da instituição parceira. A Fundação Calouste Gulbenkian foi o promotor financeiro privilegiado. Resultados – Decorreram várias intervenções em território nacional e internacional. Em 2010, em Angola, no Instituto Médio de Saúde do Bengo, formação de 10 bibliotecários sobre a construção e a gestão de uma biblioteca de saúde e introdução à literacia da informação (35h). Em 2014, decorrente do ERASMUS Intensive Programme, o OPTIMAX (Radiation Dose and Image Quality Optimisation in Medical Imaging) para 40 professores e estudantes de radiologia (oriundos de Portugal, Reino Unido, Noruega, Países Baixos e Suíça) sobre metodologia e pesquisa de informação na MEDLINE e na Web of Science e sobre o Mendeley, enquanto gestor de referências (4h). Os trabalhos finais deste curso foram publicados em formato de ebook (http://usir.salford.ac.uk/34439/1/Final%20complete%20version.pdf), cuja revisão editorial foi da responsabilidade dos bibliotecários. Ao longo de 2014, na Escola Superior de Educação, Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Setúbal e Faculdade de Medicina de Lisboa e, ao longo de 2015, na Universidade Aberta, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Egas Moniz, Faculdade de Letras de Lisboa e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa foram desenhados conteúdos sobre o uso do ZOTERO e do Mendeley para a gestão de referências bibliográficas e sobre uma nova forma de fazer investigação. Cada uma destas sessões (2,5h) envolveu cerca de 25 estudantes finalistas, mestrandos e professores. Em 2015, em Moçambique, no Instituto Superior de Ciências da Saúde, decorreu a formação de 5 bibliotecários e 46 estudantes e professores (70h). Os conteúdos ministrados foram: 1) gestão e organização de uma biblioteca de saúde (para bibliotecários); 2) literacia da informação: pesquisa de informação na MEDLINE, SciELO e RCAAP, gestores de referências e como evitar o plágio (para bibliotecários e estudantes finalistas de radiologia). A carga horária destinada aos estudantes incluiu a tutoria das monografias de licenciatura, em colaboração com mais duas professoras do projeto. Para 2016 está agendada formação noutras instituições de ensino superior nacionais. Perspetiva-se, ainda, formação similar em Timor-Leste, cujos conteúdos, datas e carga horária estão por agendar. Conclusões – Destas iniciativas beneficia a instituição (pela visibilidade), os bibliotecários (pelo evidenciar de competências) e os estudantes, professores e investigadores (pelo ganho de novas competências e pela autonomia adquirida). O projeto de literacia da informação da ESTeSL tem contribuído de forma efetiva para a construção e para a produção de conhecimento no meio académico, nacional e internacional, sendo a biblioteca o parceiro privilegiado nesta cultura de colaboração.
- A Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS): pela qualidade da informação de saúdePublication . Oliveira, Rute; Saraiva, Rosa; Pinto, Alexandra; Seguro-de-Carvalho, Paula; Amador, SofiaA Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS) é uma associação profissional sem fins lucrativos com 28 anos de existência, organizada exclusivamente com objetivos científicos e educacionais. Destina-se a apoiar os bibliotecários e profissionais de informação envolvidos nas equipas de investigação, de educação e da saúde, em articulação com sistemas de redes nacionais e internacionais similares, contribuindo para a melhoria continuada da qualidade de vida dos cidadãos.
- 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017) : análise bibliométricaPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo; Teixeira, José CarvalhoA presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycInfo.
- Plataformas e impactos na produção científicaPublication . Manuel Carona Carvalho, José; Seguro-de-Carvalho, Paula; Meireles, Paula; Lopes, Paulo; Costa, SusanaInfraestruturas de ciência aberta, Rede SciELO - Infraestruturas abertas. O Projeto SciELO.PT, Critérios SciELO - Ciência Aberta, Indicadores.
- Pensar os serviços de forma aberta e próxima da comunidadePublication . Meireles, Paula; Seguro-de-Carvalho, PaulaObjetivo da comunicação é Apresentar dois casos práticos de utilização de sistemas em open source, em termos de gestão e acesso a informação e de uma clara aproximação e envolvência com a comunidade. Partilhar a experiência de utilização de um software livre de gestão de conteúdos na internet e partilhar a utilização de um software de gestão.integrada de bibliotecas
- Diretório INDEXAR | Acesso ao conhecimento em Acesso AbertoPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Meireles, Paula; Lopes, Paulo; ALEXANDRE REIS MENDES MOREIRA, JOÃOO INDEXAR - Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento, lançado em julho de 2022, foi criado em resposta à necessidade de uma plataforma capaz de identificar os repositórios e revistas científicas digitais existentes a nível nacional, nas diversas áreas do conhecimento. Para além disso seria também um meio privilegiado de difusão e de promoção do acesso ao conhecimento, mas também de normalização, de sensibilização e de responsabilização das entidades na divulgação e acesso à informação.
- A Ciência Aberta na Latindex Portugal: qual o caminho?Publication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Meireles, PaulaA Latindex é uma rede que agrega informação relativa às revistas de investigação científica editadas nos países da América latina, Caribe, Espanha e Portugal. A sua missão é difundir, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas académicas através do trabalho colaborativo. A Latindex disponibiliza um Diretório onde são apresentados os dados bibliográficos e de contacto de todas as revistas registadas e um Catálogo onde se incluem unicamente as revistas eletrónicas que cumprem os critérios de qualidade editorial desenhados pela Latindex.
- SicELO.pt e o alinhamento com a ciência abertaPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Meireles, Paula; Lopes, Paulo; ALEXANDRE REIS MENDES MOREIRA, JOÃOO SciELO Portugal é um nó do SciELO Internacional um portal eletrónico cooperativo de revistas científicas que permite o acesso aos artigos completos de revistas de vários países da América Latina, da Europa (Portugal e Espanha) e ainda da Africa do Sul. A SciELO.pt tem vindo a fazer um trabalho de sensibilização da comunidade editorial no que diz respeito à adoção das Práticas de ciência aberta. O maior obstáculo a ser superado não é técnico, mas sim de adoção de novas práticas editorias assentes nos princípios da Ciência Aberta.
