Browsing by Issue Date, starting with "2022-09"
Now showing 1 - 10 of 224
Results Per Page
Sort Options
- Gerador elétrico portátilPublication . Vitorino, João Paulo Amaro; Viegas, Vítor Manuel Rodrigues; Damas, Bruno DuarteAtualmente tem-se verificado uma crescente dependência em equipamentos elétricos e eletrónicos, em todos os setores da economia, na investigação científica e até no cidadão comum. O mundo militar não é exceção, recorrendo cada vez mais a estes equipamentos para aumentar a eficiência e eficácia de operações militares. O principal problema destes equipamentos é a sua autonomia, dependente de uma fonte de energia elétrica: ainda que os equipamentos possuam baterias ou outras formas de armazenamento de energia, estas precisam de ser carregadas, tendo uma capacidade de armazenamento geralmente proporcional ao seu peso. Por sua vez, o peso das baterias transportadas por um militar apeado pode afetar de forma negativa a sua agilidade, diminuindo a sua capacidade operacional. Têm vindo a ser desenvolvidas várias fontes de energia elétrica portáteis, visando o seu transporte e utilização por parte de um indivíduo apeado. Os geradores piezoelétricos transformam energia mecânica em energia elétrica, o que permite o aproveitamento de energia cinética dissipada para a produção de energia elétrica. Nesta dissertação foi desenvolvido um protótipo de um gerador piezoelétrico integrado numa bota, passível de ser utilizado por um militar apeado para carregamento dos seus equipamentos elétricos e eletrónicos através do caminhar. Num ritmo de caminhada de um passo por segundo, o protótipo gerou 800.90 µJ de energia por passo, significando que são necessários aproximadamente sete milhões de passos para carregar totalmente uma pilha do tipo AAA. Apesar de o protótipo isolado não se apresentar como uma fonte de energia elétrica eficaz para alimentar os equipamentos de um militar apeado, este pode ser utilizado juntamente com outras fontes de energia elétrica para o mesmo efeito, ou para aumentar a autonomia de sistemas de emergência de localização de indivíduos, tais como sistemas de deteção de Homem ao Mar.
- Desenvolvimento de rádio definido por software para sistema de radar passivoPublication . Albuquerque, Miguel Ramos Gonçalves Stattmiller; Felício, João Manuel de Almeida Monteiro; Marques, Paulo Alexandre CarapinhaOs radares de abertura sintética passivos têm a utilidade de ser indetetáveis, visto que não requerem a transmissão de sinais. De facto, contrariamente aos radares ativos, os radares passivos utilizam os sinais difundidos por iluminadores de oportunidade. Estes sinais refletem nos alvos e, através de processamento de sinal adequado, é possível estimar a posição dos mesmos. Esta característica é uma vantagem significativa do ponto de vista militar. Esta tecnologia está atualmente no estado de maturação para radares terrestres no âmbito de controlo de tráfego aéreo e vigilância. Foi demonstrado que os radares passivos podem ser bem sucedidos a obter imagens terrestres, detetar vários tipos de alvos como drones, aeronaves, embarcações e obter imagem dos mesmos. No entanto, apesar dos desenvolvimentos mais recentes desta tecnologia, a mesma encontra várias dificuldades, dados os desafios envolvidos. Para além disso, é uma área que se encontra pouco desenvolvida em Portugal. Estes motivos, aliados à necessidade de conceção de um rádio definido por software para um radar de abertura sintética passivo, motivaram esta proposta da dissertação de Mestrado. O objetivo da seguinte tese é desenvolver um sistema de radar passivo de baixo custo. Para tal, foi desenvolvido um simulador 2D de radar de abertura sintética passivo, o qual, utilizado para testar o processamento de sinal. Além disso, foi igualmente testado, experimentalmente, um radar passivo para detetar aeronaves. Para a realização do recetor rádio será necessário a utilização de um recetor GNU radio, que possibilite a deteção dos sinais e do software MATLAB que viabilize o processamento dos sinais recebidos. No final, com a junção destas duas componentes, espera-se que seja possível a deteção de alvos, de forma passiva. Para tal, serão correlacionados os sinais de referência, transmitido do iluminador de oportunidade, e o sinal medido, refletido pelo alvo. Os resultados demonstram que é possível detetar a presença das aeronaves, de forma passiva, através da comparação dos valores de correlação, ainda que, com pouca congruência nos resultados do desvio de doppler.
- Caracterização da propagação da maré ao longo da costa ocidental portuguesaPublication . Silva, Frederico Miguel Graça Ramos da; Carinhas, Dora Cristina Nunes Paulino; Lemos, Carlos Miguel R. S. de Oliveira eA configuração dos fundos e da linha de costa em Portugal Continental influenciam a propagação da onda de maré junto à costa. Os registos maregráficos, obtidos nas estações da Rede Maregráfica Nacional, permitiram caracterizar o tipo de maré e efetuar a análise e previsão da maré astronómica nos principais portos nacionais. Na costa de Portugal, a maré é do tipo semidiurno regular, o que permite deduzir certas relações entre a amplitude e o retardo, das principais constituintes semidiurnas, pelo método não-harmónico. No presente trabalho, apresentam-se comparações e concordâncias entre marégrafos próximos, para diferentes áreas e portos principais, para ser possível ter uma perceção de como se propaga a maré ao longo da costa. Para isso foi utilizado o software R e folhas de cálculo Excel para calcular as concordâncias dos portos. Foram também analisadas possíveis alterações das relações entre portos ao longo do tempo. O objetivo principal do presente trabalho foi cumprido tendo sido obtidos numerosos dados e gráficos com boa qualidade e passíveis de uma boa análise crítica onde se pode perceber como se propaga a maré na costa ocidental portuguesa. Destacam-se vários aspetos inovadores neste trabalho, nomeadamente as concordâncias entre portos principais que é algo que não foi encontrado em mais nenhum trabalho ou estudo, e o facto de ter sido analisado um longo período de dados permitindo não só perceber como evoluiu a propagação da maré e as suas constituintes ao longo dos anos, mas como se propaga agora no presente e quais são as diferenças que daí advêm. Entre várias conclusões retiradas com este trabalho as mais significativas foram: o marégrafo de Aveiro não é favorável para concordâncias entre portos principais, a onda de maré propaga-se de Sul para Norte na costa ocidental portuguesa demorando 26′ 15′′, entre Sines e Leixões, com velocidade de, aproximadamente, 821 km/h.
- Monitorização de espaços marítimos através do espaçoPublication . Batista, João Ricardo Joaquim; Bué, Isabel Maria Morais GonçalvesPortugal pretende aumentar a dimensão dos seus espaços marítimos. Por se tratar de uma vasta área, repleta de recursos naturais e cruzada por centenas de navios diariamente, é extremamente importante desenvolver, a nível nacional, meios que permitam a monitorização das águas sob soberania e/ou jurisdição nacional, contribuindo também para o aumento e desenvolvimento da indústria portuguesa. A recém-fundada Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space (PT Space) viu no Espaço e no desenvolvimento de uma constelação de microssatélites a melhor forma de responder a estas questões e, como tal, lançou à indústria o desafio de desenvolver microssatélites orientados principalmente para o estudo e a observação do Atlântico, a Atlantic Constellation. Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de identificar as mais-valias e os inconvenientes que as informações provenientes de sensores de deteção remota têm a oferecer às suas Forças Armadas, no que diz respeito à vigilância e monitorização de espaços marítimos. Também se pretende, com esta investigação, explorar as potencialidades que os sensores que irão integrar a Atlantic Constellation poderão proporcionar para a monitorização da extensa zona marítima sob responsabilidade nacional, auxiliando a Marinha Portuguesa a cumprir a sua missão no mar de forma mais eficiente, bem como a levar a cabo a execução de ações de monitorização e vigilância de atividades ilícitas que possam ocorrer em todos os espaços marítimos. Através do estudo realizado, foi possível concluir que a utilização de satélites se revela como uma maisvalia para os Estados, pois estes permitem, entre outras coisas, prestar apoio às operações militares e às ações de monitorização e vigilância das atividades marítimas e ainda antecipar e responder aos riscos decorrentes de fenómenos naturais. São vários os sensores que possibilitam tudo isto, no entanto, o congestionamento das órbitas terrestres por centenas de satélites e milhares de resíduos espaciais poderá constituir-se como uma dificuldade para o lançamento de uma nova constelação, sendo, por isso, preferível optar por outras soluções. Como linha de ação para o futuro, é proposto, neste trabalho, o desenvolvimento, por parte da Marinha Portuguesa ou até mesmo das Forças Armadas, de capacidades de armazenamento de dados em bruto, provenientes de satélites já em órbita, dando formação a equipas capazes de os processar e fornecer outputs distintos diretamente a unidades que se encontrem no desempenho das suas missões, aumentando assim a capacidade de tomada de decisão do comando.
- Sistema de gestão de riscos químicosPublication . Brito, Elisabete da Conceição Silva Fernandes de; Nogueira, Isabel; Portugal, PaulaO objetivo geral desta dissertação consiste na elaboração de um anteprojeto de norma portuguesa para um sistema de gestão de riscos químicos, consubstanciado nos principais objetivos específicos seguintes: - Estabelecer uma linguagem harmonizada de riscos químicos para a saúde e para o ambiente; - Estabelecer requisitos para implementação de um sistema de gestão de riscos químicos; - Estabelecer requisitos para organizações que produzam, manipulem, armazenem e transportem agentes químicos e/ou eliminem resíduos químicos. Para o efeito, foi necessário proceder a uma revisão bibliográfica de um vasto conjunto de documentos, nomeadamente legislação, regulamentos, normas e literatura técnica e científica, sobretudo livros, guias e artigos. As principais normas que serviram de suporte à elaboração do anteprojeto de norma portuguesa são: ISO 9000:2015; ISO 9001:2015; ISO 14001:2015; ISO 45001:2018; NP 1796:2014 e ISO 35001:2019. Relativamente aos principais diplomas legais e regulamentares, estes são: Anexo SL; REACH; CLP; ADR; POP´s; COV´s; Rohs; COSHH; SEVESO e ATEX. Foram, ainda, incluídas as temáticas de espaços confinados, agentes químicos cancerígenos, compatibilidade entre agentes químicos e o seu armazenamento, bem como a gestão de resíduos químicos. O anteprojeto de norma portuguesa tem aplicação prática na produção, na manipulação, no armazenamento e no transporte de agentes químicos e, ainda, na eliminação de resíduos químicos. Este responde às necessidades do mercado global atual e futuro, possibilitando a sua implementação de forma integrada com outros referenciais normativos, bem como a sua certificação.
- A Navegação Astronómica antes do método Marcq Saint-HilairePublication . Queirós, Ana Filipa Teorgas; Canas, António José Duarte Costa; Sousa, Teresa MariaNos séculos passados, a única forma de se calcular a posição do navio era através dos astros. Ao longo dos tempos, foram vários os autores que tentaram desenvolver os métodos de cálculo do ponto astronómico. O Sol era o astro mais utilizado, porque permitia o cálculo da latitude pela passagem meridiana. Entretanto, face às limitações desse processo, foram criados métodos de cálculo dessa coordenada por extrameridianas. No final do século xviii e ao longo do século xix, calculava-se a longitude pelo ângulo horário, graças ao aparecimento do cronómetro, e a latitude pela passagem meridiana, em momentos diferentes do dia. Posto isto, o trabalho que se segue apresenta um estudo do desenvolvimento histórico dos métodos de cálculo da latitude por extrameridianas do Sol e expõe matematicamente dois desses processos, o de Cornelis Douwes e o de James Ivory, simplificado por Edward Riddle. De seguida, aplica-os a dados de observações reais, em simultâneo com o cálculo da longitude pelo ângulo horário, já que não foram encontrados registos de nenhuma experiência semelhante. Com o objetivo de avaliar a fiabilidade desses métodos e procurar justificações para a falta de registos da sua aplicabilidade, os resultados são comparados com posições GPS (Global Positioning System), registadas no momento das observações. Finalmente, aponta os motivos que poderão ter levado os pilotos dos séculos xviii e xix a rejeitar os métodos de cálculo da latitude por extrameridianas — tendo em conta a quantidade de literatura que os expunha — continuando a preferir o cálculo da latitude pela passagem meridiana, quando possível, e o da longitude num instante diferente, cientes do erro que o resultado pudesse trazer.
- Deteção de alvos terrestres a partir de um UAV, em apoio a Operações AnfíbiasPublication . Pinto, André Couto Astorga Batista; Damas, Bruno Duarte; Santos, Nuno Alexandre Antunes Martins Pessanha; Rodrigues, Vitor Manuel BorgesNas últimas décadas, os confrontos militares têm dependido, a uma larga escala, de novas e avançadas tecnologias, conduzindo a uma mudança de paradigma ao que respeita as operações militares. Esta mudança deve-se, essencialmente, à tentativa de mitigar erros que se verificaram em operações passadas, otimizar recursos e salvaguardar vidas humanas, garantindo ao mesmo tempo o sucesso e estado final desejado de qualquer operação. É neste espectro que são introduzidos os Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) e a significante vantagem que os mesmos possuem em prol de qualquer operação, desde a redução do custo de vidas humanas, ao apoio direto e indireto no campo de batalha, ao aumento do conhecimento situacional do terreno e do inimigo. Neste trabalho, é apresentado como, a partir de uma câmara integrada de um UAV, é possível fazer a deteção automática de alvos terrestres (militares) e a sua diferenciação com civis, em tempo real, usando uma rede neuronal de deteção de objetos. Partindo da aquisição de uma base de dados, grande e variada, capturada por drones comerciais e imagens extraídas da Internet. Após isto, foi necessário fazer a escolha da rede neuronal para este fim, que recaiu sobre o YOLOv4-tiny, sendo uma rede rápida na deteção de objetos em tempo real e com bons resultados de precisão. De seguida, foi necessário realizar a anotação de todos os militares em cada imagem, utilizando um programa gratuito de anotação de imagens (DarkLabel 2.4). Após isto, treinámos, validámos e testámos a rede, aferindo quais os melhores resultados e pesos a serem utilizados na deteção de militares. Por fim, olhámos para as limitações e trabalhos futuros a serem desenvolvidos na continuidade deste trabalho
- Tradição e Inovação na Navegação à Vela no N.E. “Sagres”Publication . Gaio, Francisco Daniel Cordeiro; Salvado, Francisco de Figueiredo e Silva CunhaOs navios à vela, como resultado de uma evolução global, têm ao longo dos tempos vindo, a ser substituídos por navios de propulsão mecânica. No entanto, os mercados correspondentes a estes dois tipos de propulsão não são totalmente concorrentes. Os navios-escola são exemplos da procura específica por este tipo de navios à vela, onde os cadetes podem ter um contacto direto com as componentes ambientais e a forma como estas afetam a manobra do navio. Contudo, por forma a tornar estes navios sustentáveis é necessário reinventar o conceito, nomeadamente em três pilares essenciais: segurança, eficiência e tecnologia. O N.E. “Sagres” da Marinha Portuguesa recorre a uma guarnição numerosa para a manobra do aparelho vélico, que enfrenta, frequentemente, condições atmosféricas adversas no desempenho das suas funções. Deste modo surge a necessidade de mecanizar, com recurso a aparelhos de força, algumas das manobras mais exigentes, criando melhores condições de segurança e eficiência. Neste sentido, é fundamental calcular os esforços associados ao aparelho vélico resultantes da própria inércia do equipamento como também da interação vento-equipamento. Para este efeito, efetuou-se um estudo que conciliou o conhecimento empírico característico da manobra destes navios, o dimensionamento efetuado na conceção do aparelho vélico, a criação de um modelo analítico que permita o cálculo matemático, a utilização de softwares com capacidade de simulação CFD e ainda um método experimental com recurso a túnel aerodinâmico num modelo físico à escala. Ou seja, pretendeu-se avaliar a combinação entre a forma mais tradicional de operação baseada essencialmente nos saberes associados à construção desta tipologia de navios, nos séculos passados, e as ferramentas atualmente disponíveis, com capacidades de análise mais rigorosas.
- Métodos expeditos para a previsão das condições ambientais em operações anfíbiasPublication . Serôdio, Luís Pedro Nobre; Lemos, Carlos Miguel Reis Silva de Oliveira e; Martinho, António da Costa Neves dos SantosO avanço tecnológico no âmbito da guerra eletrónica e da ciber-guerra tem vindo cada vez mais a aumentar. Este facto apresenta um enorme impacto na utilização e recurso a sistemas de informação que permitam auxiliar o processo de tomada de decisão para as operações militares. No âmbito das operações anfíbias, o acesso a sistemas de previsão meteo-oceanográficos pode vir a ser comprometido, pelo que surge a necessidade de recorrer a métodos manuais de previsão que permitam prever as condições para se efetuar uma operação anfíbia. Assim, o seguinte trabalho pretende, através da análise cartas de tempo e utilização de dados meteo-oceanográficos obtidos a partir de plataformas navais, propor um método de previsão das condições ambientais em operações anfíbias, constituído por um conjunto de programas simples de utilização semiautomática, que pode ser utilizado na tomada de decisão em operações de desembarque e reembarque, quando a informação ambiental originada por fontes externas é limitada, de modo a inferir a exequibilidade das operações anfíbias pelos Fuzileiros.
- DSV transitários, LdaPublication . Nunes, Rodrigo Miguel da PiedadeEste relatório é sobre cerca de dois meses de estágio curricular na empresa DSV Transitários, que teve o seu início a 4 de julho de 2022 e terminou dia 25 de agosto de 2022. Ao longo das 255 horas de estágio, o aluno teve supervisão e acompanhamento na empresa por parte da Andreia Cimenta Moreira, sendo que foi a mesma quem deu formação das atividades que foram desenvolvidas no decorrer da formação. O estágio decorreu numa empresa de serviços de transporte, logística e armazenamento. A DSV Transitários tem a sua sede em Vilar Pinheiro, e faz parte do grupo DSV Global Transport and Logistics. Inicialmente, o aluno começou o seu estágio nos escritórios do armazém em Alverca, mas mais tarde passou para o armazém sito em Castanheira do Ribatejo. Este estágio teve objetivo de fazer com que o aluno colocasse em prática conceitos teóricos que adquiriu ao longo dos seus três anos de licenciatura em Gestão de Empresas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e ainda preparar o mesmo para o mercado de trabalho. As atividades foram realizadas sempre com propósito de seguir o plano de atividades inicialmente acordado entre o aluno e entidade de estágio. A aprendizagem durante o estágio foi importante, pois além de o aluno pôr em prática os conceitos teóricos teve, simultaneamente que desenvolver e melhorar técnicas, de modo a ser um melhor profissional, exemplo disto, é o espírito de equipa, responsabilidade, assiduidade, entre outras