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- Strategical Pedagogy for the Development of Socio-Emotional Competences in Nursing StudentsPublication . Andrian Leal, Laura; Cassiano, Carolina; J. M. Cruchinho, Paulo; Nunes, Elisabete; Lucas, P.; Teixeira, Gisela; Henriques, Silvia HelenaSocio-emotional competencies (SECs) are essential for the quality of nursing practice. This study aimed to understand the pedagogical strategies provided by universities for the development of SECs in Brazil, as perceived by nursing students. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach involving 57 nursing students from a public Higher Education Institution in Brazil. Data collection was conducted through focus groups, and interpretation was carried out using inductive thematic analysis. The pedagogical strategies identified were categorized as follows: those offered by the curriculum matrix, those provided by the Nursing course department, those made available by the university as a whole (involving all courses and students), and the challenges related to the development of socio-emotional competencies. This study revealed a deficit in the integration of SECs in the curriculum, highlighting the need for curricular restructuring and discussions on this topic. Equipping students with socio-emotional competencies during their training can help address these gaps, fostering greater resilience and self-care capabilities among nursing professionals.
- A empatia e a educação artística do ponto de vista das crianças do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Félix, Daniel; Felício, PedroEste projeto investigou o impacto da empatia e da Educação Artística no desenvolvimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo do pressuposto de que as artes são fundamentais para promover competências sociais e emocionais, este estudo explorou como as atividades artísticas podem incitar a empatia entre os alunos. A análise focou-se na perspetiva das crianças, averiguando como essas práticas influenciam o seu crescimento pessoal e social. Os objetivos principais deste trabalho foram: a) investigar a perceção das crianças sobre a empatia; b) avaliar o papel da Educação Artística nesse desenvolvimento e c) identificar quais atividades artísticas contribuem mais para esse processo. A metodologia utilizada incluiu observações e intervenções em sala de aula e questionários, para além da aplicação e análise de atividades artísticas específicas planeadas de forma a promover a empatia. As observações foram registadas detalhadamente e analisadas qualitativamente para proporcionar uma compreensão profunda das dinâmicas e interações entre os alunos. Os resultados demonstraram que as crianças participantes das atividades artísticas propostas apresentaram um aumento notável na capacidade de compreender e partilhar os sentimentos dos outros. Os questionários revelaram que as crianças sentiram-se mais conectadas e cooperativas após participarem desses projetos, indicando uma melhoria significativa nas suas capacidades empáticas. Deste modo, a Educação Artística desempenha um papel crucial no desenvolvimento da empatia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- A importância dos sistemas de controlo de gestão no sucesso das PMEPublication . Ribeiro, Vera Susana Nunes Amarante; Reis, HenriqueOs Sistemas de Controlo de Gestão (SCG) nas Pequenas e Médias Empresas (PME), é um tema que tem ganho particular interesse no mundo académico atendendo a proporção de PME no mundo, especialmente no tecido empresarial português. Os estudos disponíveis sobre a aplicação destes sistemas em PME, são insuficientes e inconclusivos. O problema em observar esses fenómenos advém da dificuldade desses estudos serem provenientes de um grande volume de pesquisa analítica, com poucas evidências empíricas. No contexto económico turbulento em que se vive hoje, as PME têm de superar diversos desafios para se manterem competitivas. Desta forma, eleva-se a pertinência de entender a importância dos SCG no seu sucesso, formulando assim a pergunta de partida da presente dissertação. Com esta finalidade, este trabalho foi consubstanciado pela exploração da literatura existente sobre o tema e com o estudo de caso em contexto prático, numa PME portuguesa do setor da distribuição de peças para automóvel. O estado de arte sobre este tema é reduzido mas realça a importância da existência de SCG nas empresas, não só para garantir o acompanhamento do desempenho do negócio, mas também como controlo de orientação de comportamento dos colaboradores. Para um enquadramento mais eficaz, fez-se uma análise exaustiva dos diversos modelos de controlo de gestão, e a sua aplicabilidade no contexto da PME. No estudo de caso, fez-se um levantamento do SCG em prática e procedeu-se à comparação com os diferentes modelos estudados. Pretendeu-se assim compreender, a oportunidade de desenhar e implementar sistemas de controlo de gestão eficazes em PME e como esses podem ser alavancas de sucesso da organização. Em conclusão, o estudo revelou que a implementação dos SCG é influenciada por fatores como dimensão organizacional, recursos disponíveis e proximidade da gestão às operações, constatando-se ainda que, apesar das limitações de recursos, o modelo aplicado é semelhante ao Execution Premium, de Kaplan, alinhando operações e estratégia para monitorizar o desempenho e ajustar ações em tempo oportuno. Ficou demonstrado que um SCG bem ajustado às necessidades das PME são alavancas cruciais para a inovação, competitividade e sucesso empresarial, oferecendo evidências empíricas e enriquecendo a literatura existente.
- Impacto da crise financeira na estrutura de capital das empresas hoteleiras em PortugalPublication . Almeida, Lyudmila Júlia Vieira Dias de; Galvão, RosaAs crises económico-financeiras afetam o desempenho económico e financeiro das empresas, sendo um aspeto importante a perceber o impacto na estrutura de capital. Esta dissertação analisa o impacto da crise financeira na estrutura de capital das empresas hoteleiras em Portugal, com enfase na recente crise financeira causada pela covid 19 e consequentemente osreflexos resultantes da guerra iniciada na Ucrânia. Para tal foi realizada a revisão da literatura com base nas diversas teorias explicativas da estrutura de capital. Combase na literatura foramanalisados fatores determinantes da estrutura de capital: dimensão, crescimento, tangibilidade, rendibilidade, idade, risco e outros benefícios fiscais não associados a dívida. Na metodologia, foi utilizado o método quantitativo, recorreu-se ao modelo econométrico de regressão linear com dados em painel, a fim de analisar a relação entre o endividamento total e os fatores determinantes da estrutura de capital, a amostra é constituída por um conjunto de dados em painel para 75 empresas, durante o período de 2018-2023 obtidos através da base de dados Sistema de Análise de Balanço Ibéricos (Sabi). Os resultados sugerem que as variáveis com maior impacto são a rendibilidade, sendo a variável de maior destaque para o endividamento, apresenta uma relação negativa estatisticamente significativa nos períodos de crise, a idade significativamente estatística em todos os períodos, a tangibilidade, crescimento e a dimensão são também fatores significativos em algumas épocas. Os resultados alcançados mostram que são de interesse quer para as empresas que operam no setor hoteleiro quer para potenciais investidores com interesse nestas empresas. Por fim a estrutura de capital das empresas hoteleiras é explicada em alguns casos pela teoria trade-off e noutros pela teoria de pecking order.
- Influência do índice de intensidade de carbono nos portos: desafios e oportunidades para a eficiência energéticaPublication . Fontainha, Bárbara de Paula; Pinho, Tiago; Mendes, Ana de JesusEste estudo analisa o impacto do regulamento do Carbon Intensy Indicator (CII), adotado pela Organização Marítima Internacional, sobre as operações portuárias. O objetivo principal é avaliar as implicações da regulamentação nas atividades portuárias, com foco nas percepções de gestores de quatro portos em Portugal, mas com relevância internacional. Este estudo é relevante porque, embora a eficiência energética dos navios tenha sido amplamente abordada na literatura, ainda há uma escassez de análises sobre as medidas práticas e operacionais relacionadas ao CII, nos Portos. A descarbonização das operações marítimas é crucial no combate às mudanças climáticas, e esta pesquisa visa contribuir para o entendimento do tema ao explorar como a regulamentação do CII pode impactar não apenas a eficiência dos navios, mas também as operações e a infraestrutura Portuária. O estudo utilizou uma metodologia híbrida multidimensional, combinando as metodologias de Revisão Integrativa da Literatura, análise bibliométrica VOSviewer, Análise PESTEL/SWOT e Entrevistas. Essa abordagem híbrida permitiu uma análise retrospectiva da literatura sobre eficiência energética, além de uma exploração qualitativa das percepções dos gestores quanto ao impacto do CII e aos fatores internos e externos que influenciam sua adoção. Entre as contribuições, os resultados indicam que, embora o CII tenha como principal objetivo aumentar a eficiência dos navios, ele também gera impactos significativos nas operações e infraestruturas portuárias. A regulamentação exige adaptações substanciais nas práticas operacionais dos portos, o que reforça a necessidade de adaptação para atender às metas de descarbonização no setor marítimo e sugere que os portos poderão desempenhar um papel estratégico na transição para práticas mais sustentáveis.
- O contributo dos sistemas de gestão da qualidade para o desempenho das escolas profissionais: um estudo comparativoPublication . Cruz, Mónica Quinta da; Matos, Dulce; Rolo, AnaA “Educação de Qualidade” está definida como o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um conceito amplo que pretende que todos tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Por outro lado, a qualidade da educação, relacionada com os resultados das escolas e garantida através da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), apesar da sua importância, ainda não é uma realidade universal. Atualmente, a qualidade do ensino nos estabelecimentos de educação e ensino das redes pública, privada e cooperativa, e solidária, e as escolas europeias, é acompanhada, controlada, avaliada e auditada pela IGEC (Inspeção Geral da Educação e Ciência), tendo como objetivo garantir a confiança social na Educação e informar os decisores políticos e a opinião pública. Nas Escolas Profissionais, o acompanhamento é feito pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) que é responsável pela coordenação de políticas relacionadas com o ensino profissional, a formação de jovens e adultos, e a garantia da qualidade na educação e formação profissional. Esta preocupação surgiu em conformidade com o enquadramento legal, mais especificamente o cumprimento do DecretoLei n.º 92/2014, que obriga à implementação de sistemas de garantia da qualidade alinhados com o quadro europeu EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training ou Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais). Este estudo tem como objetivo, analisar e compreender como a implementação dos SGQ, contribuem para o desempenho das Escolas Profissionais, num estudo comparativo entre três escolas profissionais. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista, que combinou abordagens qualitativas, que numa fase inicial incluíram uma investigação exploratória, assente em revisão bibliográfica e análise documental, seguida de entrevistas semiestruturadas aos diretores e responsáveis pela qualidade nas escolas, com o intuito de obter informações detalhadas e pertinentes para o desenvolvimento do estudo. O estudo foi complementado com uma abordagem quantitativa que teve como base os dados estatísticos publicados nos relatórios das escolas e resultantes da monitorização dos indicadores, permitindo uma análise mais objetiva. Os resultados deste estudo fornecem uma visão abrangente sobre os SGQ, e em particular a certificação EQAVET e a ISO 9001:2015. Eles permitem concluir que estes sistemas são cruciais para a melhoria organizacional e as práticas educativas, influenciando a eficácia, a eficiência e a qualidade do ensino ministrado pelas escolas profissionais estudadas. As escolas em estudo demonstram um comprometimento com a qualidade, melhorando não só a sua imagem, reconhecimento e desempenho, como contribuem para o desenvolvimento socioeconómico da região, como para uma mão-de-obra capacitada a nível europeu.
- Estudo sobre a satisfação das PME Líder e PME Excelência da região de Lisboa e vale do Tejo na sua relação com a segurança social diretaPublication . Lima, Natércia Paula; Rolo, Ana; Nunes, SandraA Era Digital refere-se à transição de uma sociedade centrada na informação analógica, designada por Era da Informação, para uma baseada em informações digitais. Essa mudança teve início com o advento dos computadores pessoais, a popularização da internet e, mais recentemente, o desenvolvimento dos smartphones e das redes sociais. Em Portugal, a relação entre as Pequenas e Médias Empresas (PME) e os serviços públicos tem sido influenciada por esta evolução digital e o portal online da Segurança Social (SS) – Segurança Social Direta (SSD) tornou-se numa peça fundamental neste contexto. As PME desempenham um papel crucial na economia portuguesa e, compreender a sua satisfação com o serviço online da SS pode contribuir para o desenvolvimento empresarial e melhorar o serviço prestado pela SS. Um serviço intuitivo e confiável pode reduzir custos, aumentar a competitividade e melhorar adaptação do portal com a inclusão de funcionalidades específicas que melhor se adaptem ao cumprimento das obrigações das PME. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo aferir o grau de satisfação das PME Líder e Excelência da Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT), no que se refere aos serviços disponibilizados por esta plataforma digital. O estudo investiga a transformação digital nos serviços públicos e o seu impacto na satisfação das Pequenas e Médias Empresas (PME) com foco na qualidade dos serviços públicos. Através de uma abordagem mista, com recurso a aplicação de questionário e análise documental, foram analisados os principais fatores que afetam a satisfação das PME em relação à SSD, como a usabilidade e acessibilidade do portal, a navegação e sua estrutura, os canais de comunicação e a eficiência do serviço. A análise documental permitiu-nos conhecer os serviços que são disponibilizados às PME para a sua comunicação com a Segurança Social e o cumprimento das suas obrigações. O estudo conclui que o portal da SSD impacta positivamente na vida das empresas, contudo identifica áreas de melhoria, especialmente na otimização dos canais de comunicação, como por exemplo o Balcão e-Clic, na redução da necessidade de atendimento presencial, na rapidez nas respostas, nas questões de integração entre sistemas (interoperabilidade) e também a nível do suporte dado às empresas.
- BRICSPublication . Duarte, Paulo Afonso B.; Silva, Fávio; Sousa, Pedro Ponte e; Vicente, Paulo Carvalho; Thompson, Lisa; Palmeira, José
- A mulher no mercado de trabalho da tecnologia da informaçãoPublication . Oliveira, Ludmila de Sousa Ramos; Quintas, CéliaA desigualdade de género constitui uma realidade presente no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação (TI). Apesar da presença das mulheres nessa área, é fato que o setor é predominantemente masculino (Seabra et al., 2022). Apesar da evolução ao longo da história, algumas perspectivas permanecem estáveis em termos conceituais, sociais e culturais. A discussão sobre relações de género é atualmente relevante, refletindo a persistência de preconceitos ao longo do tempo (Medeiros e Campos, 2020). O presente estudo aborda a presença e os desafios das mulheres no mercado de trabalho da TI, focando-se nas desigualdades de género que afetam seus percursos e acadêmicos. O objetivo geral é analisar o percurso escolar e profissional das mulheres em TI, identificando os desafios que enfrentam. Os objetivos específicos incluem: compreender as motivações para a escolha da profissão, caracterizar a trajetória académica e profissional, analisar o processo de inserção no mercado de trabalho, identificar os desafios enfrentados no setor e explorar as perspectivas de progressão na carreira. A pesquisa procura responder à questão: Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres na área de TI ao longo de suas trajetórias escolares e profissionais? O estudo empírico adota uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres atuantes na área de TI com cinco anos de experiência, no mínimo. A amostra foi selecionada utilizando a técnica de amostragem por bola de neve. Os dados são analisados por meio de análise de conteúdo categorial temática, identificando padrões recorrentes nas respostas das entrevistadas. O estudo revela que as mulheres enfrentam desafios significativos tanto na formação académica quanto na inserção no mercado de trabalho de TI, como discriminação de género, dificuldades de progressão e conciliação entre vida pessoal e profissional. Identificou-se uma visão otimista em relação ao futuro, com oportunidades crescentes em áreas de liderança e desenvolvimento. Persistem barreiras, especialmente em cargos técnicos e de liderança, mas algumas mulheres entrevistadas referem ter conquistado espaço em áreas criativas e de negócios.