Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A empatia e a educação artística do ponto de vista das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese.pdf2.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto investigou o impacto da empatia e da Educação Artística no desenvolvimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo do pressuposto de que as artes são fundamentais para promover competências sociais e emocionais, este estudo explorou como as atividades artísticas podem incitar a empatia entre os alunos. A análise focou-se na perspetiva das crianças, averiguando como essas práticas influenciam o seu crescimento pessoal e social. Os objetivos principais deste trabalho foram: a) investigar a perceção das crianças sobre a empatia; b) avaliar o papel da Educação Artística nesse desenvolvimento e c) identificar quais atividades artísticas contribuem mais para esse processo. A metodologia utilizada incluiu observações e intervenções em sala de aula e questionários, para além da aplicação e análise de atividades artísticas específicas planeadas de forma a promover a empatia. As observações foram registadas detalhadamente e analisadas qualitativamente para proporcionar uma compreensão profunda das dinâmicas e interações entre os alunos. Os resultados demonstraram que as crianças participantes das atividades artísticas propostas apresentaram um aumento notável na capacidade de compreender e partilhar os sentimentos dos outros. Os questionários revelaram que as crianças sentiram-se mais conectadas e cooperativas após participarem desses projetos, indicando uma melhoria significativa nas suas capacidades empáticas. Deste modo, a Educação Artística desempenha um papel crucial no desenvolvimento da empatia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
This report investigates the impact of empathy and Arts Education on the development of elementary school children. Based on the assumption that the arts are fundamental to promoting social and emotional skills, this study explores how artistic activities can incite empathy among students. The analysis focuses on the children's perspective, investigating how these practices influence their personal and social growth. The main objectives of this report were to investigate children's perception of empathy, evaluate the role of Artistic Education in this development and identify which artistic activities contribute most to this process. The methodology used included observations and interventions in the classroom and questionnaires, in addition to the application and analysis of specific artistic activities planned to promote empathy. Observations were recorded in detail and qualitatively analyzed to provide an in-depth understanding of the dynamics and interactions between students. The results demonstrated that children participating in the proposed artistic activities showed a notable increase in their ability to understand and share the feelings of others. The questionnaires revealed that they felt more connected and cooperative after participating in theseIt is concluded that Artistic Education plays a crucial role in the development of empathy among children in the 1st Cycle of Elementary School. Artistic activities not only promote creative expression but also facilitate emotional and social understanding projects, indicating a significant improvement in their empathic skills.

Description

Keywords

Empatia Educação Artística Crianças 1.º Ciclo do Ensino Básico Desenvolvimento Socioemocional Empathy Artistic Education Children Primary School Socioemotional Development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue