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Abstract(s)
Socio-emotional competencies (SECs) are essential for the quality of nursing practice. This study aimed to understand the pedagogical strategies provided by universities for the development of SECs in Brazil, as perceived by nursing students. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach involving 57 nursing students from a public Higher Education Institution in Brazil. Data collection was conducted through focus groups, and interpretation was carried out using inductive thematic analysis. The pedagogical strategies identified were categorized as follows: those offered by the curriculum matrix, those provided by the Nursing course department, those made available by the university as a whole (involving all courses and students), and the challenges related to the development of socio-emotional competencies. This study revealed a deficit in the integration of SECs in the curriculum, highlighting the need for curricular restructuring and discussions on this topic. Equipping students with socio-emotional competencies during their training can help address these gaps, fostering greater resilience and self-care capabilities among nursing professionals.
configuraçõesPedir reimpressões de artigos Acesso abertoArtigo Pedagogia Estratégica para o Desenvolvimento de Competências Sócio-Emocionais em Estudantes de Enfermagem por Laura Andrian Leal1,2,*ORCID,Carolina Cassiano3ORCID,Paulo Cruchinho2ORCID,Elisabete Nunes2ORCID,Pedro Lucas2ORCID,Gisela Teixeira2ORCIDeSilvia Helena Henriques3ORCID 1 Departamento de Enfermagem Hospitalar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba 38025-180, MG, Brasil 2 Centro de Inovação e Desenvolvimento da Investigação em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, 1600-190 Lisboa, Portugal 3 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo 14040-902, SP, Brasil * Autor a quem a correspondência deve ser endereçada. Enfermeiros. Rep. 2024 , 14 (4), 2837-2849; https://doi.org/10.3390/nursrep14040208 Submissão recebida: 29 de julho de 2024 / Revisado: 3 de outubro de 2024 / Aceito: 6 de outubro de 2024 / Publicado: 8 de outubro de 2024 Downloadteclado_seta_para_baixo Relatórios de revisão Versões Notas Resumo As competências socioemocionais (CSEs) são essenciais para a qualidade da prática de enfermagem. Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias pedagógicas disponibilizadas pelas universidades para o desenvolvimento das CSEs no Brasil, na percepção dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, envolvendo 57 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, e a interpretação foi realizada por meio da análise temática indutiva. As estratégias pedagógicas identificadas foram categorizadas da seguinte forma: aquelas oferecidas pela matriz curricular, aquelas disponibilizadas pelo departamento do curso de Enfermagem, aquelas disponibilizadas pela universidade como um todo (envolvendo todos os cursos e alunos) e os desafios relacionados ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Este estudo revelou um déficit na integração das CSEs no currículo, evidenciando a necessidade de reestruturação curricular e discussões sobre o tema. Equipar os estudantes com competências socioemocionais durante sua formação pode auxiliar no enfrentamento dessas lacunas, fomentando maior resiliência e capacidade de autocuidado entre os profissionais de enfermagem.
configuraçõesPedir reimpressões de artigos Acesso abertoArtigo Pedagogia Estratégica para o Desenvolvimento de Competências Sócio-Emocionais em Estudantes de Enfermagem por Laura Andrian Leal1,2,*ORCID,Carolina Cassiano3ORCID,Paulo Cruchinho2ORCID,Elisabete Nunes2ORCID,Pedro Lucas2ORCID,Gisela Teixeira2ORCIDeSilvia Helena Henriques3ORCID 1 Departamento de Enfermagem Hospitalar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba 38025-180, MG, Brasil 2 Centro de Inovação e Desenvolvimento da Investigação em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, 1600-190 Lisboa, Portugal 3 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo 14040-902, SP, Brasil * Autor a quem a correspondência deve ser endereçada. Enfermeiros. Rep. 2024 , 14 (4), 2837-2849; https://doi.org/10.3390/nursrep14040208 Submissão recebida: 29 de julho de 2024 / Revisado: 3 de outubro de 2024 / Aceito: 6 de outubro de 2024 / Publicado: 8 de outubro de 2024 Downloadteclado_seta_para_baixo Relatórios de revisão Versões Notas Resumo As competências socioemocionais (CSEs) são essenciais para a qualidade da prática de enfermagem. Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias pedagógicas disponibilizadas pelas universidades para o desenvolvimento das CSEs no Brasil, na percepção dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, envolvendo 57 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, e a interpretação foi realizada por meio da análise temática indutiva. As estratégias pedagógicas identificadas foram categorizadas da seguinte forma: aquelas oferecidas pela matriz curricular, aquelas disponibilizadas pelo departamento do curso de Enfermagem, aquelas disponibilizadas pela universidade como um todo (envolvendo todos os cursos e alunos) e os desafios relacionados ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Este estudo revelou um déficit na integração das CSEs no currículo, evidenciando a necessidade de reestruturação curricular e discussões sobre o tema. Equipar os estudantes com competências socioemocionais durante sua formação pode auxiliar no enfrentamento dessas lacunas, fomentando maior resiliência e capacidade de autocuidado entre os profissionais de enfermagem.
Description
Keywords
Educação Enfermagem Emoções Serviços de saúde Competência profissional Habilidades sociais Estudantes
Citation
Leal, L.A., Cassiano, C., Cruchinho, P., Nunes, E. Lucas, P. Teixeira, G. & Henriques, S.H. (2024).Strategical Pedagogy for the Development of Socio-Emotional Competences in Nursing Students. Nursing Reports 14(4):2837-2849. https://doi.org/10.3390/nursrep14040208
Publisher
MDPI