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  • O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento social
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
  • Configurações de conhecimento e política na regulação da educação sexual em meio escolar
    Publication . Carvalho, Luís Miguel; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos
    Nos últimos vinte e cinco anos, a intervenção das autoridades públicas em matéria de educação sexual em meio escolar tem-se materializado, para além da produção legislativa, na criação de programas, redes, grupos de trabalho e textos vocacionados para coordenar, guiar e apoiar a acção junto dos jovens escolares. Este artigo procura descrever e analisar os conhecimentos que sustentam e resultam dessa intervenção política, bem como os mecanismos de regulação que se associam à mobilização e geração desses saberes. Na primeira parte, traça um retrato da variedade de conhecimentos que se reúnem na intervenção da autoridade pública, em momentos de definição de problemas e de preconização de planos de acção. Na segunda parte, dá atenção a três controvérsias que os debates têm recorrentemente acolhido, e que se referem à existência ou não de educação sexual nas escolas, às visões da sexualidade juvenil e modalidades da sua educação, e à hierarquização dos saberes gerados nos sectores da educação e da saúde. Tal como na primeira parte, o artigo apresenta uma análise interpretativa acerca de quais são, de onde provêm, e como se combinam e ordenam os conhecimentos percebidos pelos actores como relevantes para fabricar a educação sexual em meio escolar.
  • Empatia, uma chave para a intergeracionalidade
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe
  • Formação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Vasconcelos, António Ângelo; Felício, Pedro
    No âmbito da Pós-graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procurou-se, a partir de necessidades identificadas nos contextos de ação pessoal, profissional e/ou comunitária dos formandos, construir a centralidade da formação. Ao considerarmos este objetivo como eixo central do processo formativo, procurámos ultrapassar os tradicio nais currículos fragmentados que impõem as Unidades Curriculares como barreiras ao trabalho coletivo entre docentes e entre estes e os estudantes. Trata-se, numa primeira parte, e de acordo com o mote lançado pelo MEXE, de analisar a forma como se construiu o “comum” no próprio processo formativo. Numa segunda par te, numa lógica próxima da meta-análise, procurámos analisar o “comum” em três dos projetos efetivamente desenvolvidos e concluídos pelos formandos, identifican do o que os aproxima e distancia enquanto processos de intervenção artística nesses contextos.
  • Estudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalho
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos
    Este artigo constitui essencialmente uma reflexão sobre as dinâmicas atualmente verificadas entre a formação e o mundo do trabalho no curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Assumimos essencialmente dois objetivos. O primeiro é o de interrogar o modo como o sistema de ensino superior, que, na lógica tripartida tradicional (formal, não formal, informal), se caracteriza como formal, se torna capaz de preparar os estudantes para um futuro exercício profissional assumidamente na área da educação não formal. A pertinência desta questão deriva dos dados disponíveis sobre os estudantes que atualmente se inscrevem no curso: estes evidenciam que a maioria tem percursos consideravelmente escolarizados e poucas ou nenhumas experiências consciencializadas de educação não formal. Assim, parece-nos que as vivências de educação não formal proporcionadas ao longo do processo formativo assumem uma importância vital, pelo que procuramos analisar as oportunidades criadas para o efeito. Um segundo objetivo é o de perceber como é que os estudantes analisam a sua própria experiência formativa e a relacionam com um trajeto vocacional próprio, bem como a mobilizam (ou não) no seu percurso profissional após a conclusão dos seus estudos. Para concretizar este último objetivo, foram realizadas três entrevistas a diplomados deste curso, tratando-se apenas de uma recolha exploratória de dados, a qual terá que ser ampliada para permitir consolidar esta reflexão.
  • Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
    O projeto idoSOS – intertwined voices iniciou-se em setembro de 2020, no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), obtendo financiamento do Banco Santander no âmbito de um concurso interno do Instituto Politécnico de Setúbal que visava apoiar projetos direcionados para a criação de respostas às problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Trata-se de um projeto que teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência. Através da metodologia adotada, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e idosos/as que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Aos jovens participantes - estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (ESE-IPS), sobretudo dos 2º e 3º ano, que por sua iniciativa se inscreveram na bolsa de voluntariado do projeto - era esperado que também desenvolvessem competências transversais, úteis à sua formação. Os/asidosos/asforam escolhidos entre utentes de dois centros de dia do concelho de Setúbal, um em meio rural e outro urbano. Os resultados do projeto, aferidos a partir da análise dos dados recolhidos nos processos de monitorização e avaliação do projeto que integram vários instrumentos de investigação, são analisados em dois aspetos fundamentais: 1) a relação/interação entre o par jovem/idoso e do que dela advém em termos da consecução dos objetivos do projeto; 2) a eficácia e valor atribuído às metodologias e estratégias usadas no projeto. Esta comunicação focar-se-á, fundamentalmente, nos resultados relativos ao primeiro tópico.
  • Políticas de educação sexual
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele
    Analisam-se as políticas públicas nesta área, seguidas em Portugal no período compreendido entre 1984 e 2009, nomeadamente os referenciais de regulação e cognitivos, e o modo como uma diversidade de actores participaram na sua construção.
  • As lentes de género
    Publication . Pessoa, Ana Maria; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Jesus, Isabel Henriques de; Marin, Susana Câmara
    A educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que escolas e professores têm que fazer para que as diferenças em termos de capacidades motoras, relacionais e/ou cognitivas não sejam penalizadas. A questão da igualdade de género tem muitos pontos em comum, tratando-se de promover a igualdade de direitos que corresponde a uma cidadania plena, uma aspiração de todas as sociedades democráticas. Sendo a escola o lugar por onde passam todas as crianças e jovens, não se lhe pode deixar de atribuir responsabilidades na formação global do ser humano, no que ele é ou virá a ser, nas suas relações consigo e com os outros. A escola não pode fazer tudo, mas não poderá demitir-se de algumas das responsabilidades inerentes à construção de representações e comportamentos associados ao género. Tudo na escola está impregnado de ideias sobre o género, frequentemente assentes em estereótipos. Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o acolhimento da Câmara Municipal do Seixal, a Escola Superior de Educação de Setúbal tem vindo a desenvolver processos de formação de professores/as dos vários níveis de ensino, procurando sensibilizá-los/as para colocarem as lentes de género na sua acção comum enquanto docentes. Acresce a isso o facto de poderem usar os conteúdos da sua própria disciplina em matéria de educação de género. Dando conta de um conjunto de realizações em sala de aula, pretendemos mostrar que esse trabalho é, afinal, possível.