| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.89 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto idoSOS – intertwined voices iniciou-se em setembro de 2020, no âmbito do Centro de
Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
(ESE-IPS), obtendo financiamento do Banco Santander no âmbito de um concurso interno do Instituto
Politécnico de Setúbal que visava apoiar projetos direcionados para a criação de respostas às
problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Trata-se de um projeto que teve
como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da
população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência. Através
da metodologia adotada, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e idosos/as que
resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Aos jovens participantes -
estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (ESE-IPS), sobretudo dos 2º e 3º ano,
que por sua iniciativa se inscreveram na bolsa de voluntariado do projeto - era esperado que também
desenvolvessem competências transversais, úteis à sua formação. Os/asidosos/asforam escolhidos entre
utentes de dois centros de dia do concelho de Setúbal, um em meio rural e outro urbano.
Os resultados do projeto, aferidos a partir da análise dos dados recolhidos nos processos de monitorização
e avaliação do projeto que integram vários instrumentos de investigação, são analisados em dois aspetos
fundamentais: 1) a relação/interação entre o par jovem/idoso e do que dela advém em termos da
consecução dos objetivos do projeto; 2) a eficácia e valor atribuído às metodologias e estratégias usadas
no projeto. Esta comunicação focar-se-á, fundamentalmente, nos resultados relativos ao primeiro tópico.
Description
Keywords
Intergeracionalidade Empatia Pandemia
Pedagogical Context
Citation
Figueiredo, C. C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2021). Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia. In 10º Encontro do CIED: Cidadanias: Caminhos, processos e desafios no séc. XXI (pp. 98-101). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
