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IPS - ESE - DART - Comunicações em congressos

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Recent Submissions

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  • Educação artística: Processos e desafios de cidadania
    Publication . Antunes, Sandra; Matos, Joana Gaudêncio; Ferreira, Joana Correia
    A presente comunicação incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido preocupação recorrente.
  • Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
    O projeto idoSOS – intertwined voices iniciou-se em setembro de 2020, no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), obtendo financiamento do Banco Santander no âmbito de um concurso interno do Instituto Politécnico de Setúbal que visava apoiar projetos direcionados para a criação de respostas às problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Trata-se de um projeto que teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência. Através da metodologia adotada, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e idosos/as que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Aos jovens participantes - estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (ESE-IPS), sobretudo dos 2º e 3º ano, que por sua iniciativa se inscreveram na bolsa de voluntariado do projeto - era esperado que também desenvolvessem competências transversais, úteis à sua formação. Os/asidosos/asforam escolhidos entre utentes de dois centros de dia do concelho de Setúbal, um em meio rural e outro urbano. Os resultados do projeto, aferidos a partir da análise dos dados recolhidos nos processos de monitorização e avaliação do projeto que integram vários instrumentos de investigação, são analisados em dois aspetos fundamentais: 1) a relação/interação entre o par jovem/idoso e do que dela advém em termos da consecução dos objetivos do projeto; 2) a eficácia e valor atribuído às metodologias e estratégias usadas no projeto. Esta comunicação focar-se-á, fundamentalmente, nos resultados relativos ao primeiro tópico.
  • A avaliação das políticas públicas no ensino de música: entre a estandardização e as singularidades
    Publication . Vasconcelos, António Ângelo
    O ensino de música é um campo compósito e reticular situado no cruzamento entre os mundos da educação e da formação e os mundos das artes e da cultura. Esta dupla referencialidade é geradora de múltiplas ambiguidades, incoerências e paradoxos, mas também de virtualidades que nem sempre estão contemplados nos processos de avaliação das políticas públicas para este sector de formação artística. A diversidade de atores (públicos, privados e do terceiro sector) e de referentes, confluem na avaliação das políticas em que os princípios de verticalidade e de linearidade dos procedimentos dominantes são confrontados pela horizontalidade e circularidade das interdependências e das interações. Esta comunicaçãoresulta de uma investigação inserida na dissertação de doutoramento situada no âmbito da análise das políticas públicas e da administração da educação. Partindo de um conjunto alargado de entrevistas a atores das cenas da governação, artística e musical e formativa (superior e não superior), entre 1972-2009, bem como a análise das intervenções no parlamento e de artigos publicados na imprensa, procura-se compreender, descrever, analisar e interpretar os modos como se processam os diferentes tipos de impulsos que estão subjacentes à avaliação deste tipo de política, bem como os modos como se avalia e se receciona e as suas influências na ação organizada. A investigação permite evidenciar o carácter multissituado da avaliação caracterizada por procedimentos que envolvem referenciais, mediações, instrumentos e regulações multiformes e multipolares. Procedimentos que resultam por um lado, da complexidade de articulação dos diferentes referentes no confronto entre a afirmação das particularidades e tendências normalizadoras e, por outro, da recomposição do papel do Estado.
  • The use of ground robots in primary education: students' perspectives
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Felício, Pedro
    In school year 2018/2019, the subject curricular use of educational robotics was integrated into the master’s course of teacher training at the School of Higher Education of the Polytechnic Institute of Setúbal. The topic was presented, experimented and discussed in the classroom and the students had the opportunity to build some activities aiming for curricular integration of robots in their supervised internship contexts. As this is a new experience, we have considered has be very important to collect the students' written perceptions of the experience, which we analyze in this article. We believe that this experience, introducing the above-mentioned subject into the curriculum was successful and it should be continued in the coming years.
  • The effects of complex music experience on the mental representation of music
    Publication . Godinho, José Carlos
    Background: With connectionist theories as the background, this study suggests that musical memory depends on the complexity of musical experiences. It is argued that children who engage in musical activities, which favour varied participation and multiple encoding, tend to preserve stronger images of music than they would do in less complex or more focused activities. Aims: The study is concerned with the effects of complex musical experiences on the strength and organisation of the mental representation of music. The analysis is focused on the context of listening to recorded music in the classroom, with particular regard to strategies of listening through participation. Method: An experiment compares two listening conditions with different levels of complexity: (a) listening to recorded music and (b) listening and playing rhythms along with recorded music. After the treatment, both groups are tested on the identification of excerpts from the musical piece. Results: As shown by the results of a t-test used to compare the score means of both groups (t = 8.79; p < .01), the experimental group identifies more excerpts with statistical significance. Conclusions: The experiment suggests that complex situations where children have to attend to several tasks tend to favour a differentiated mental representation, which has positive effects on musical memory, both in strength and organisation.
  • A escola como laboratório de cidadania
    Publication . Vasconcelos, António Ângelo
    A escola como organização e as diferentes modalidades de governo afiguram-se como uma das dimensões relevantes nos modos como se apropriam e desenvolvem saberes diferenciados, nos modos como se aprende a viver em conjunto, nos modos como se constrói e desenvolve uma cidadania culta e participativa. Ora o viver em comunidade aprende-se e desenvolve-se através de interacções policentradas num espaço fronteiriço de diálogos e transições em que a vivência democrática e a participação na tomada de decisões envolvem diferentes olhares e sentidos que, em convergência e em divergência, contribuem para a construção de um bem comum. Contudo nem sempre as políticas públicas nem as micropolíticas da escola nem os modos de organização são agentes facilitadores de uma maior convivialidade e experienciação democrática, em particular, na audição das crianças e dos jovens como atores de pleno direito na construção e no governo da escola. Neste contexto, partindo de um conjunto de entrevistas a crianças e jovens, do 5.º ao 9.º ano de uma escola TEIP que participaram no ano lectivo 2015-2016 nas Assembleias da Escola, procura-se por um lado dar voz aos estudantes em relação às suas visões sobre a escola, aprendizagens e modalidades de organização e de governo e, por outro, identificar alguns indicadores que do ponto de vista organizacional, pedagógico e relacional contribuam para que a escola seja um lugar de encontros, de saberes, de conhecimentos, de cidadania e de convivialidade entre diferentes visões do mundo.
  • Educação artística e produção audiovisual
    Publication . Pires, João
    Neste artigo apresentamos dois projectos de investigação, em Ciências da Educação Artística. Concluímos em 2008 uma investigação em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologias Educativas, onde se investigaram metodologias de b-learning e a criação de comunidades on-line, na área dos audiovisuais. O projecto de investigação apresentado em Educação Artística, a decorrer, incide sobre a educação patrimonial no ensino superior politécnico, suportada por uma metodologia com recurso a audiovisuais com o objectivo de desenvolver a capacidade da expressão e comunicação. A questão basilar centra-se na necessidade de identificar os possíveis papéis dos audiovisuais na educação, enquanto recurso, metodologia de ensino-aprendizagem e conteúdo. O vídeo pedagógico/produção, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior.