Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética,
desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação
Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa.
Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos
formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação
artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um
objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e
das ciências da educação) responsáveis pela UC.
Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas
práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e
consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido
preocupação recorrente.
Description
Keywords
Educação artística Formação de educadores Processo criativo Cidadania Art thinking Investigação em arte e design baseada na prática
Citation
Antunes, S., Matos, J. G., & Ferreira, J. C. (2021). Educação artística: Processos e desafios de cidadania. In 10º Encontro do CIED: Cidadanias: Caminhos, processos e desafios no séc. XXI (pp. 144-147). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa