Repository logo
 
Publication

Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia

dc.contributor.authorFigueiredo, Carla Cibele
dc.contributor.authorAlcântara, Ana
dc.contributor.authorFialho, Filipe
dc.contributor.authorMatos, Joana Gaudêncio
dc.date.accessioned2022-05-24T11:58:17Z
dc.date.available2022-05-24T11:58:17Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO projeto idoSOS – intertwined voices iniciou-se em setembro de 2020, no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), obtendo financiamento do Banco Santander no âmbito de um concurso interno do Instituto Politécnico de Setúbal que visava apoiar projetos direcionados para a criação de respostas às problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Trata-se de um projeto que teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência. Através da metodologia adotada, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e idosos/as que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Aos jovens participantes - estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (ESE-IPS), sobretudo dos 2º e 3º ano, que por sua iniciativa se inscreveram na bolsa de voluntariado do projeto - era esperado que também desenvolvessem competências transversais, úteis à sua formação. Os/asidosos/asforam escolhidos entre utentes de dois centros de dia do concelho de Setúbal, um em meio rural e outro urbano. Os resultados do projeto, aferidos a partir da análise dos dados recolhidos nos processos de monitorização e avaliação do projeto que integram vários instrumentos de investigação, são analisados em dois aspetos fundamentais: 1) a relação/interação entre o par jovem/idoso e do que dela advém em termos da consecução dos objetivos do projeto; 2) a eficácia e valor atribuído às metodologias e estratégias usadas no projeto. Esta comunicação focar-se-á, fundamentalmente, nos resultados relativos ao primeiro tópico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, C. C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2021). Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia. In 10º Encontro do CIED: Cidadanias: Caminhos, processos e desafios no séc. XXI (pp. 98-101). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40725
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.subjectIntergeracionalidadept_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.titleVozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage101pt_PT
oaire.citation.startPage98pt_PT
oaire.citation.title10º Encontro do CIED: Cidadanias: Caminhos, processos e desafios no séc. XXIpt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameAlcântara
person.familyNameCarapeto Fialho
person.givenNameCarla Cibele
person.givenNameAna
person.givenNameFilipe Manuel
person.identifier.ciencia-id3A17-2BC9-83BB
person.identifier.ciencia-id621E-AA48-666E
person.identifier.ciencia-id9819-80CC-C1E9
person.identifier.orcid0000-0001-9106-8606
person.identifier.orcid0000-0003-2921-3344
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3eccb863-03cf-4c6e-b40c-fc0aadc614b2
relation.isAuthorOfPublication7468e159-8abc-4ecc-bb0b-1dc6c19388aa
relation.isAuthorOfPublicationf9a18e09-8a6a-490b-a5c7-c00dfbff49cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9a18e09-8a6a-490b-a5c7-c00dfbff49cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vozes cruzadas - pp. 98-101.pdf
Size:
3.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format