Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalho

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo constitui essencialmente uma reflexão sobre as dinâmicas atualmente verificadas entre a formação e o mundo do trabalho no curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Assumimos essencialmente dois objetivos. O primeiro é o de interrogar o modo como o sistema de ensino superior, que, na lógica tripartida tradicional (formal, não formal, informal), se caracteriza como formal, se torna capaz de preparar os estudantes para um futuro exercício profissional assumidamente na área da educação não formal. A pertinência desta questão deriva dos dados disponíveis sobre os estudantes que atualmente se inscrevem no curso: estes evidenciam que a maioria tem percursos consideravelmente escolarizados e poucas ou nenhumas experiências consciencializadas de educação não formal. Assim, parece-nos que as vivências de educação não formal proporcionadas ao longo do processo formativo assumem uma importância vital, pelo que procuramos analisar as oportunidades criadas para o efeito. Um segundo objetivo é o de perceber como é que os estudantes analisam a sua própria experiência formativa e a relacionam com um trajeto vocacional próprio, bem como a mobilizam (ou não) no seu percurso profissional após a conclusão dos seus estudos. Para concretizar este último objetivo, foram realizadas três entrevistas a diplomados deste curso, tratando-se apenas de uma recolha exploratória de dados, a qual terá que ser ampliada para permitir consolidar esta reflexão.
The present article reflects on the dynamics between the professional contexts and the graduate course Animação e Intervenção Sociocultural lectured at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. We present two main goals: First, we try to understand how the traditional formal education prepares students to teach in non-formal contexts. This seems to be an important approach since the students mention the lack of non-formal experience as a handicap. In order to overcome this difficulty it is important to identify the opportunities that will allow acquiring this type of experiences throughout the course. Second, we would like to understand how the students perceive their own educational experience, as well as, the way they use their academic knowledge in their professional activity. To reach to a conclusion we did three interviews to former graduate students in order to explore the direction to follow for a future wider approach.

Description

Keywords

Educação não-formal Educação formal Animação sociocultural Formação Emprego Non-formal education Formal education Sociocultural Training Socio-cultural community development Employment

Citation

Figueiredo, C. C. (2014). Estudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalho. Interacções, 10(29), 185-201.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

CC License

Altmetrics