Repository logo
 
Publication

Estudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalho

dc.contributor.authorFigueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos
dc.date.accessioned2018-10-16T14:13:27Z
dc.date.available2018-10-16T14:13:27Z
dc.date.issued2014-05
dc.description.abstractEste artigo constitui essencialmente uma reflexão sobre as dinâmicas atualmente verificadas entre a formação e o mundo do trabalho no curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Assumimos essencialmente dois objetivos. O primeiro é o de interrogar o modo como o sistema de ensino superior, que, na lógica tripartida tradicional (formal, não formal, informal), se caracteriza como formal, se torna capaz de preparar os estudantes para um futuro exercício profissional assumidamente na área da educação não formal. A pertinência desta questão deriva dos dados disponíveis sobre os estudantes que atualmente se inscrevem no curso: estes evidenciam que a maioria tem percursos consideravelmente escolarizados e poucas ou nenhumas experiências consciencializadas de educação não formal. Assim, parece-nos que as vivências de educação não formal proporcionadas ao longo do processo formativo assumem uma importância vital, pelo que procuramos analisar as oportunidades criadas para o efeito. Um segundo objetivo é o de perceber como é que os estudantes analisam a sua própria experiência formativa e a relacionam com um trajeto vocacional próprio, bem como a mobilizam (ou não) no seu percurso profissional após a conclusão dos seus estudos. Para concretizar este último objetivo, foram realizadas três entrevistas a diplomados deste curso, tratando-se apenas de uma recolha exploratória de dados, a qual terá que ser ampliada para permitir consolidar esta reflexão.pt_PT
dc.description.abstractThe present article reflects on the dynamics between the professional contexts and the graduate course Animação e Intervenção Sociocultural lectured at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. We present two main goals: First, we try to understand how the traditional formal education prepares students to teach in non-formal contexts. This seems to be an important approach since the students mention the lack of non-formal experience as a handicap. In order to overcome this difficulty it is important to identify the opportunities that will allow acquiring this type of experiences throughout the course. Second, we would like to understand how the students perceive their own educational experience, as well as, the way they use their academic knowledge in their professional activity. To reach to a conclusion we did three interviews to former graduate students in order to explore the direction to follow for a future wider approach.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, C. C. (2014). Estudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalho. Interacções, 10(29), 185-201.pt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.3927
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24307
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3927pt_PT
dc.subjectEducação não-formalpt_PT
dc.subjectEducação formalpt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEmpregopt_PT
dc.subjectNon-formal educationen
dc.subjectFormal educationen
dc.subjectSocioculturalen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectSocio-cultural community developmenten
dc.subjectEmploymenten
dc.titleEstudantes de animação sociocultural: percursos traçados entre a formação e o mundo do trabalhopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage201pt_PT
oaire.citation.startPage185pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume10, n. 29pt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameCarla Cibele
person.identifier.ciencia-id3A17-2BC9-83BB
person.identifier.orcid0000-0001-9106-8606
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication3eccb863-03cf-4c6e-b40c-fc0aadc614b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3eccb863-03cf-4c6e-b40c-fc0aadc614b2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estudantes de animação sociocultural - pp. 185-201.pdf
Size:
196.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: