Browsing by Issue Date, starting with "2014-05"
Now showing 1 - 10 of 143
Results Per Page
Sort Options
- Manifiesto Ibérico Sobre La Necesidad Del Arte (M.I.N.A.)Publication . Trindade, Carlos; Romani, Lucia; La Iglesia, Jesús de; Fuentes, Sara; Cáccamo, Berta; Armentia, Elsa; Blanco, Eugenia; Bonome, Antonio; Cortizas, Ollala; Costa, Alexandre; Diaz, Marta; Gómez, Alba; González, Amaya; López, Marta; Méndez, José; Morera, Joan; Mourino, José; Pereira, Armando; Pombo, Alejandra; Salgado, Carlota; Suárez, Carlos; Vázquez, Iria; Costas, Vctor; De Laiglesia, JuanEste manifiesto es fruto de la treintena de tesis doctorales que se están elaborando por graduados espanoles y portugueses en el grupo de investigación "Modos de conocimiento artístico" con sede en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Vigo. El supuesto que fundamenta este manifiesto es precisamente la convicción de la necesidad misma de cada uno de los temas que se exploran y de cuyo análisis resultará en los próximos anos un conjunto de respuestas que aquí se exponen en extracto desde una perspectiva Radical y Libre.
- Empreendedorismo social : estudo de caso na Santa Casa da Misericórdia do EntroncamentoPublication . Pereira, Andreia Filipa de Jesus; Simões, Jorge Manuel Marques; Joaquim, Carla Maria Freitas dos SantosO empreendedorismo é essencial nas sociedades pois é através dele que surge um fator de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico do país. É através deste que surge o empreendedorismo social o que o diferencia do empreendedorismo devido à relação e à missão que tem, pois o seu objetivo não é a obtenção de lucro mas sim a criação de valor social e ao mesmo tempo conseguir definir uma missão social, através duma prestação de serviços sociais. É aqui que entra a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (SCME) com a missão de prestar cuidados de saúde e acolher os idosos, melhorando a qualidade de vida da população procurando a realização da melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desprotegidos. O objetivo geral deste estágio foi analisar o funcionamento de uma instituição na área da saúde como também os serviços que prestam e as operações que executam. As atividades desenvolvidas consistiram em ter contato direto e compreender o funcionamento e as tarefas das várias áreas administrativas numa organização, ou seja compreender o seu funcionamento. As tarefas realizadas ao longo do estágio foram no âmbito da contabilidade, recursos humanos e gestão da qualidade. Através destas tarefas pode-se concluir que a SCME apresenta uma evolução favorável no período de 2010 a 2012 tendo algumas debilidades a nível económico, possuindo a nível dos recursos humanos uma grande transparência em todas as suas tarefas sendo fundamental para a existência do sucesso da organização. A nível da qualidade, esta organização visa proporcionar os melhores serviços com o objetivo de garantir a completa satisfação dos utentes.
- Os benefícios da equitação terapêutica no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Henriques, Maria João dos Santos ReisO conceito de Necessidades Educativas Especiais abarca crianças, adolescentes e jovens em que uma deficiência ou uma imperfeição física ou psicológica não lhe permite atingir, da mesma forma que os outros, aquilo que lhes é ensinado normalmente na escola. Um aluno com Necessidades Educativas Especiais é aquele que difere de criança típica ou normal. Estas diferenças devem ser suficientemente notáveis a ponto de requerer a modificação das práticas escolares, ou de necessitar de serviços de educação especiais, para possibilitar o desenvolvimento até à sua capacidade máxima. A Equitação Terapêutica é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer. Nesta prática os movimentos tridimensionais provocados pelos passos do cavalo despertam, no corpo de quem a pratica, inúmeros estímulos sensoriais e neuromusculares que intervêm diretamente no desenvolvimento global e na aquisição de habilidades motoras. A Equitação Terapêutica é uma prática em expansão. Ainda são ínfimas as investigações e informações existentes sobre o tema. Ao longo do estudo pretende-se conceituar a Equitação Terapêutica, caraterizar as necessidades educativas especiais, comprovar se efetivamente a Equitação Terapêutica contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com necessidades especiais e identificar os benefícios da prática desta terapia nos dois domínios (cognitivo e motor), analisar o conhecimento e a perceção que os pais dos praticantes possuem sobre Equitação Terapêutica e seus benefícios no desenvolvimento cognitivo e motor e, por fim, verificar quais as mudanças que os pais notam nos seus filhos, depois de recorrerem à prática da Equitação Terapêutica.
- A ponte entre família/escola - mais-valia no sucesso das aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Lourenço, Maria Isabel SantosA escola e a família são contextos importantes no desenvolvimento do educando, assumindo os mesmos um papel de complementaridade/ parceria fundamental para um desenvolvimento integral e harmonioso do aluno. Assim, o presente estudo perspetiva as diferenças e semelhanças entre família e escola, definindo elos de ligação para uma adequada parceria escola/ família, enquanto pilares essenciais na educação de alunos com necessidades educativas especiais, apelando a uma compreensão mútua. Esta mudança surtirá efeitos positivos e significativos se encarada enquanto processo coletivo e partilhado. Inicialmente procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar e enriquecer saberes acerca da temática em estudo. No enquadramento teórico começámos por abordar a evolução da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da escola. De seguida abordámos a temática da família e a importância do envolvimento da mesma no processo educativo do aluno com NEE. Na componente prática foram definidos os objetivos do estudo e as questões de investigação. Quanto à metodologia foram aplicados inquéritos por questionário a pais e professores, a fim de obter respostas face ao objetivo proposto: importância da parceria escola/família no desenvolvimento do aluno.
- Ártico, atores e estratégiasPublication . Fonseca, Jorge Lopes da
- O Sahel no contexto da segurança europeiaPublication . Pinto, Ana Santos
- Música pop-rock na sala de aulaPublication . Miranda, Mónica Sofia Teixeira dos Reis e Moura; Vasconcelos, António ÂngeloEste trabalho é um Projeto Educativo e Investigativo que tem como temática “Música Pop-Rock na sala de aula”. Foi implementado na Escola Básica Barbosa du Bocage em Setúbal numa turma de 2º ciclo, mais precisamente num 6º ano de escolaridade composta por 26 alunos. A partir deste Projeto foi feito um estudo sobre que tipo de aprendizagens artístico-musicais são valorizadas pelas crianças no âmbito da prática musical pop-rock em contexto de aulas de percussão. Este projeto centra-se num trabalho que procura possibilitar em formar na aquisição de conhecimentos de música, sobre música e, através da música contribuir para a motivação e interesse. Defende o ensino da música como contributo para uma educação mais humanizada e integradora, potenciadora do desenvolvimento pessoal e social. Procura-se no presente relatório, descrever o processo educativo e investigativo; analisar e interpretar dados; revelar, de acordo com as limitações do estudo, alterações significativas ao nível das aprendizagens musicais, aprendizagens sociais e situações impeditivas de eficácia; detetar outras perspetivas sobre o Projeto. O objetivo principal do processo investigativo foi examinar que tipo de aprendizagens artístico-musicais foram valorizadas pelas crianças no âmbito da prática musical pop-rock em contexto de aulas de percussão. Durante o período decorrente do projeto de investigação qualitativa, foi necessária a utilização de uma metodologia de investigação-ação com recurso a notas de campo, observação direta e entrevistas aos intervenientes no processo. Em suma, a minha expectativa é que, uma vez consciente do alcance e das implicações desta abordagem relativamente à música pop-rock portuguesa, outros professores, em diversos contextos educativos, possam retirar pontos a serem revistos nas suas próprias práticas pedagógicas, bem como reapropriar as inúmeras propostas de musicalização que surgiram ao longo do século XX e que agora precisam ser revistas com olhares do século XXI.
- O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidadePublication . Coutinho, Rita Soraia Cananão; Pinheiro, AugustoEste projeto tem como finalidade apresentar um trabalho no âmbito dos Momentos da Refeição na Creche e no Jardim-de-Infância. Insere-se no paradigma interpretativo, no campo da Investigação-ação e foi inspirado nas observações que realizei em contexto de estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios foram realizados em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância ambos supervisionados por educadoras cooperantes, cujas conceções pretendo analisar ao longo deste projeto. Ao longo do trabalho pretendo dar a conhecer a minha própria perspetiva construída através de uma reflexão sistemática e consistente, apoiada fortemente pelo Professor Orientador, por todos os docentes do Mestrado, pelas educadoras cooperantes e respetivas equipas pedagógicas e, sobretudo, pelas crianças que me conduziram e me transmitiram a maioria das respostas. Sabendo que nesta difícil profissão de Educadora de Infância existem poucas respostas feitas e muitas dúvidas, compreendo que são as crianças que, através das suas diferentes formas de comunicarem, nos transmitem as principais respostas para as nossas inquietudes. É isso que pretendo transmitir, ao longo de todo este projeto, onde incluo também a explicitação acerca da metodologia utilizada, as angústias e alegrias vividas e as pequenas vitórias que em tão pouco tempo consegui alcançar.
- Coro do 3ºB da escola da Fonte Santa: estudo sobre aprendizagens musicais e dinâmicas escolares desenvolvidas numa turma de 3º ano do 1º ciclo em contexto de coro em sala de aulaPublication . Nascimento, Tomás Crawford; Godinho, José CarlosNo âmbito deste trabalho foram desenvolvidas práticas corais numa turma do 3º ano, com o principal objetivo de estudar os efeitos da prática coral, das suas técnicas e da sua valorização nas dinâmicas e aprendizagens desenvolvidas dentro da sala de aula. Neste contexto, foi realizado um projeto educativo onde os alunos, no decorrer do 1º período de aulas, aprenderam e montaram reportório, tendo posteriormente apresentado publicamente à comunidade interna da escola, um concerto de Natal, constituído por três canções, três delas em uníssono e uma cantada a duas vozes. Desta forma, foram aplicadas e desenvolvidas todas as técnicas vocais e corais, através de um treino regular e de conceitos aprendidos e assimilados durante as aulas. Foram abordados e desenvolvidos conceitos de canto em conjunto, processos de aprendizagem, técnicas de afinação, de controlo de respiração, de colocação de voz, de respeito coral, entre outros. Como forma de estudar as aprendizagens e dinâmicas escolares num coro de turma, foram elaborados e distribuídos aos alunos questionários e realizaram-se entrevistas aos mesmos. Procedeu-se também à captação audiovisual de todas as sessões, que foram posteriormente analisadas, com a ajuda de um perito, como forma de avaliar e registar numa grelha de avaliação a evolução do empenho e trabalho dos alunos. Conclui-se que este projecto teve uma aceitação muito positiva por parte dos alunos, bem como pela escola, tendo tido também todo o apoio do estabelecimento de ensino para possíveis projetos futuros.
- Intervenção e medidas de emergência pós sismoPublication . Oliveira, Cristina; Surrecio, Francisco