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- Manifiesto Ibérico Sobre La Necesidad Del Arte (M.I.N.A.)Publication . Trindade, Carlos; Romani, Lucia; La Iglesia, Jesús de; Fuentes, Sara; Cáccamo, Berta; Armentia, Elsa; Blanco, Eugenia; Bonome, Antonio; Cortizas, Ollala; Costa, Alexandre; Diaz, Marta; Gómez, Alba; González, Amaya; López, Marta; Méndez, José; Morera, Joan; Mourino, José; Pereira, Armando; Pombo, Alejandra; Salgado, Carlota; Suárez, Carlos; Vázquez, Iria; Costas, Vctor; De Laiglesia, JuanEste manifiesto es fruto de la treintena de tesis doctorales que se están elaborando por graduados espanoles y portugueses en el grupo de investigación "Modos de conocimiento artístico" con sede en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Vigo. El supuesto que fundamenta este manifiesto es precisamente la convicción de la necesidad misma de cada uno de los temas que se exploran y de cuyo análisis resultará en los próximos anos un conjunto de respuestas que aquí se exponen en extracto desde una perspectiva Radical y Libre.
- Empreendedorismo social : estudo de caso na Santa Casa da Misericórdia do EntroncamentoPublication . Pereira, Andreia Filipa de Jesus; Simões, Jorge Manuel Marques; Joaquim, Carla Maria Freitas dos SantosO empreendedorismo é essencial nas sociedades pois é através dele que surge um fator de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico do país. É através deste que surge o empreendedorismo social o que o diferencia do empreendedorismo devido à relação e à missão que tem, pois o seu objetivo não é a obtenção de lucro mas sim a criação de valor social e ao mesmo tempo conseguir definir uma missão social, através duma prestação de serviços sociais. É aqui que entra a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (SCME) com a missão de prestar cuidados de saúde e acolher os idosos, melhorando a qualidade de vida da população procurando a realização da melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desprotegidos. O objetivo geral deste estágio foi analisar o funcionamento de uma instituição na área da saúde como também os serviços que prestam e as operações que executam. As atividades desenvolvidas consistiram em ter contato direto e compreender o funcionamento e as tarefas das várias áreas administrativas numa organização, ou seja compreender o seu funcionamento. As tarefas realizadas ao longo do estágio foram no âmbito da contabilidade, recursos humanos e gestão da qualidade. Através destas tarefas pode-se concluir que a SCME apresenta uma evolução favorável no período de 2010 a 2012 tendo algumas debilidades a nível económico, possuindo a nível dos recursos humanos uma grande transparência em todas as suas tarefas sendo fundamental para a existência do sucesso da organização. A nível da qualidade, esta organização visa proporcionar os melhores serviços com o objetivo de garantir a completa satisfação dos utentes.
- Aveleda em 1758: memória paroquial, toponímia e património (1.ª parte)Publication . Cardoso, Cristiano; Sousa, LuísA publicação individualizada das Memórias relativas ao concelho de Lousada procura, em primeiro lugar, garantir um acesso mais facilitado para o público em geral a esta fonte histórica, visto as mesmas só estarem publicadas numa volumosa e pouco difundida obra que reúne todas as respostas do distrito do Porto. Na reafirmação da valia histórica desta documentação desenvolve-se uma breve análise ao património, personalidades e toponímia referidos em cada memória paroquial. A memória paroquial de Aveleda, devido à sua extensão, será publicada em duas partes. A que agora se apresenta reúne a transcrição do texto de 1758 e alguns apontamentos gerais sobre a freguesia. No próximo artigo será publicado a segunda parte com uma análise aos elementos patrimoniais e com as secções dedicadas às personalidades e à toponímia.
- Os benefícios da equitação terapêutica no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Henriques, Maria João dos Santos ReisO conceito de Necessidades Educativas Especiais abarca crianças, adolescentes e jovens em que uma deficiência ou uma imperfeição física ou psicológica não lhe permite atingir, da mesma forma que os outros, aquilo que lhes é ensinado normalmente na escola. Um aluno com Necessidades Educativas Especiais é aquele que difere de criança típica ou normal. Estas diferenças devem ser suficientemente notáveis a ponto de requerer a modificação das práticas escolares, ou de necessitar de serviços de educação especiais, para possibilitar o desenvolvimento até à sua capacidade máxima. A Equitação Terapêutica é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer. Nesta prática os movimentos tridimensionais provocados pelos passos do cavalo despertam, no corpo de quem a pratica, inúmeros estímulos sensoriais e neuromusculares que intervêm diretamente no desenvolvimento global e na aquisição de habilidades motoras. A Equitação Terapêutica é uma prática em expansão. Ainda são ínfimas as investigações e informações existentes sobre o tema. Ao longo do estudo pretende-se conceituar a Equitação Terapêutica, caraterizar as necessidades educativas especiais, comprovar se efetivamente a Equitação Terapêutica contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com necessidades especiais e identificar os benefícios da prática desta terapia nos dois domínios (cognitivo e motor), analisar o conhecimento e a perceção que os pais dos praticantes possuem sobre Equitação Terapêutica e seus benefícios no desenvolvimento cognitivo e motor e, por fim, verificar quais as mudanças que os pais notam nos seus filhos, depois de recorrerem à prática da Equitação Terapêutica.
- A ponte entre família/escola - mais-valia no sucesso das aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Lourenço, Maria Isabel SantosA escola e a família são contextos importantes no desenvolvimento do educando, assumindo os mesmos um papel de complementaridade/ parceria fundamental para um desenvolvimento integral e harmonioso do aluno. Assim, o presente estudo perspetiva as diferenças e semelhanças entre família e escola, definindo elos de ligação para uma adequada parceria escola/ família, enquanto pilares essenciais na educação de alunos com necessidades educativas especiais, apelando a uma compreensão mútua. Esta mudança surtirá efeitos positivos e significativos se encarada enquanto processo coletivo e partilhado. Inicialmente procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar e enriquecer saberes acerca da temática em estudo. No enquadramento teórico começámos por abordar a evolução da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da escola. De seguida abordámos a temática da família e a importância do envolvimento da mesma no processo educativo do aluno com NEE. Na componente prática foram definidos os objetivos do estudo e as questões de investigação. Quanto à metodologia foram aplicados inquéritos por questionário a pais e professores, a fim de obter respostas face ao objetivo proposto: importância da parceria escola/família no desenvolvimento do aluno.
- Ártico, atores e estratégiasPublication . Fonseca, Jorge Lopes da
- O Sahel no contexto da segurança europeiaPublication . Pinto, Ana Santos
- Contributos da Literatura para a Infância para o Desenvolvimento Emocional da Criança em Idade Pré-escolarPublication . Velosa, Marta Alexandra Miguel Rocha; Mendes, Teresa; Silva, Ana IsabelA presente investigação leva-nos a reconhecer a importância de uma abordagem emocional em qualquer estratégia educativa que se caracterize pela qualidade, responsividade e equidade. Quando se perspetiva uma educação globalizante mediante uma pedagogia sistémica e participativa, o livro deve fazer-se representar pelas múltiplas vantagens para o desenvolvimento de uma criança cognitiva, social e emocionalmente competente. Neste sentido, e atendendo ao facto de que cabe ao educador disponibilizar um meio rico em interações sociais, o livro surge-nos como promotor e mediador num processo de reconhecimento, reflexão e controlo emocional, capaz de potencializar a comunicação, a curiosidade, a partilha de vivências sociais e emocionais e ainda de aprendizagens significativas. A literatura para a infância está repleta de significações emocionais, capazes de desenvolver na criança habilidades emocionais imprescindíveis na construção de um ser tolerante, confiante, motivado e, acima de tudo, emocionalmente competente. Cabe, por isso, ao educador promover atividades cujos objetivos apontem para a literacia emergente, e para as capacidades literácitas da criança, bem como para o seu desenvolvimento emocional. É com recurso à literatura para a infância que as emoções podem surgir como personagens principais de uma prática pedagógica que prima pelo cuidado, motivação e bem-estar da criança.
- A violência interparental na vida das crianças “uma epidemia silenciosa” : práticas educativas de mães vítimas de violência conjugal e consequências no comportamento das criançasPublication . Baptista, Carla Marina Guerra; Martins, Maria José D.O presente estudo pretende analisar o impacto da violência conjugal exercida sobre as mulheres nas práticas educativas parentais com os seus filhos, nomeadamente a crença no uso da punição física enquanto estratégia disciplinar, bem como o impacto da exposição à violência no comportamento dos filhos, segundo a perspetiva das próprias mães. A investigação baseou-se em dois momentos essenciais, num primeiro momento numa abordagem quantitativa, em que participaram 68 mulheres vítimas de violência conjugal com pelo menos um filho com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, de uma região do Alentejo. Para o efeito aplicou-se a Escala de Crenças sobre a Punição Física (E.C.P.F.), a parte B do Inventário de Práticas Educativas (I.P.E.) e o Questionário do Comportamento da Criança (C.B.C.L.) de Achenbach. Em seguida, no estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizou-se duas entrevistas a mães vítimas, escolhidas intencionalmente do primeiro grupo. Os resultados do primeiro estudo indicam que as mães vítimas de violência conjugal creem mais na utilização da punição física e consideram adequado o abuso emocional na educação dos seus filhos do que as mães que não são vítimas. Por sua vez, quanto às práticas adequadas estas são utilizadas por ambos os grupos. Relativamente ao comportamento dos filhos verificou-se que estes apresentam mais problemas de comportamento do que as crianças que não estão expostas à violência, afetando-as a vários níveis. Tanto as raparigas como os rapazes, contrariamente aos teóricos, apresentam mais problemas de comportamento tipo internalizante, no entanto, os rapazes manifestam significativamente mais comportamentos do tipo externalizante. Os pais com maior grau de tolerância, relativamente ao uso da punição física, tendem a identificar um maior número de problemas no comportamento dos filhos. Perante as entrevistas efetuadas, podemos ainda verificar que as mães vítimas reconhecem a influência negativa da violência nas suas práticas educativas, legitimando a utilização da punição física, mas têm opiniões divergentes quanto à existência de problemas de comportamento nos filhos por causa da violência assistida.
- Desenvolvimento de raquialgias em crianças: um contributo para a deteção de fatores de riscoPublication . Ribeiro, Sara; Vieira, Ana Isabel