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Abstract(s)
O conceito de Necessidades Educativas Especiais abarca crianças, adolescentes e jovens em que uma deficiência ou uma imperfeição física ou psicológica não lhe permite atingir, da mesma forma que os outros, aquilo que lhes é ensinado normalmente na escola. Um aluno com Necessidades Educativas Especiais é aquele que difere de criança típica ou normal. Estas diferenças devem ser suficientemente notáveis a ponto de requerer a modificação das práticas escolares, ou de necessitar de serviços de educação especiais, para possibilitar o desenvolvimento até à sua capacidade máxima. A Equitação Terapêutica é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer. Nesta prática os movimentos tridimensionais provocados pelos passos do cavalo despertam, no corpo de quem a pratica, inúmeros estímulos sensoriais e neuromusculares que intervêm diretamente no desenvolvimento global e na aquisição de habilidades motoras. A Equitação Terapêutica é uma prática em expansão. Ainda são ínfimas as investigações e informações existentes sobre o tema. Ao longo do estudo pretende-se conceituar a Equitação Terapêutica, caraterizar as necessidades educativas especiais, comprovar se efetivamente a Equitação Terapêutica contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com necessidades especiais e identificar os benefícios da prática desta terapia nos dois domínios (cognitivo e motor), analisar o conhecimento e a perceção que os pais dos praticantes possuem sobre Equitação Terapêutica e seus benefícios no desenvolvimento cognitivo e motor e, por fim, verificar quais as mudanças que os pais notam nos seus filhos, depois de recorrerem à prática da Equitação Terapêutica.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Terapia Desenvolvimento motor Desenvolvimento Cognitivo