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ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional

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  • Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Profissional
    Publication . Leitão, Rute; Almeida, Ana Patrícia
    Na Declaração de Salamanca reforça-se a ideia de que existe uma “necessidade de atuar com o objetivo de conseguir escolas para todos, instituições que incluam todas as pessoas, aceitem as diferenças, apoiem as aprendizagem e respondam às necessidades individuais de cada pessoa com ou sem problemas.” (UNESCO, 1994, p.3). O objetivo desta investigação consistiu em analisar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a forma como é realizada a sinalização e o acompanhamento desses alunos ao longo do seu percurso formativo. Procurou, ainda, conhecer as dificuldades (recursos humanos e materiais) sentidas pelos docentes no sentido de concretizar a integração e inclusão de alunos com NEE no ensino profissional. Para responder a este objetivo, optou-se por realizar uma investigação de caráter qualitativa como técnica de recolha de dados, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitem concluir que um dos principais obstáculos sentido por parte dos docentes diz respeito à dificuldade em trabalharem com crianças com necessidades educativas especiais, e com um apoio reduzido por parte da escola no que respeita a uma formação específica na área. Com efeito, os docentes sentem que não têm capacidade e preparação suficiente para dar resposta às especificidades dos alunos, que requerem abordagens diferentes. Finalmente, os dados analisados permitem perceber que o conceito de “escola inclusiva” está presente de uma forma geral nos alunos, professores, coordenadores e diretores de polo, havendo no entanto o entendimento de que, para que o processo de inclusão se desenvolva e seja efetivo, a escola tem que proporcionar ao aluno condições físicas, recursos humanos, financeiros e ambientais. O objetivo deste estudo foi verificar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a sinalização e acompanhamento desses alunos e as dificuldades sentidas pelo docente ao trabalhar neste contexto inclusivo. Procurámos obter algumas considerações finais que devem ser encaradas no contexto das limitações próprias de uma investigação desta natureza, pelo não se pretende que as reflexões finais deste trabalho sejam generalizadas a toda a comunidade educativa, mas que sirvam de reflexão sobre esta temática e de partir para novas investigações.
  • Pedagogia de Projetos
    Publication . Bezerra, Cristiana; Almeida, Ana Patrícia
    A presente pesquisa teve como objetivo entender de que formas a pedagogia de projetos vem sendo concebida, gerida, implementada e avaliada em instituições de ensino fundamental, séries iniciais na cidade de São Luís/MA. A partir desta problemática de pesquisa, investigou-se a implantação e a avaliação de projetos de trabalho ou aprendizagem em quatro escolas, sendo duas da rede particular e duas da rede pública municipal. A metodologia de projetos surgiu durante o movimento da Escola Nova que visava superar o ensino tradicional considerado ultrapassado e ineficiente para suprir as necessidades educacionais da sociedade moderna. Sendo fruto da filosofia progressista de John Dewey e seu discípulo Kilpatrick, a qual foi divulgada no Brasil somente no século XX, principalmente pelos educadores e intelectuais Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que buscavam contribuir com as reformas educacionais do país. Para dar resposta aos objetivos delineados para este estudo, recorreu-se a uma abordagem geral do tipo qualitativa e quantitativa, em razão de seu caráter exploratório posto que permite a escolha das tecnicas mais adequadas a pesquisa. Na recolha de dados utilizaram-se questionários, com questões de naturezas aberta e fechada, e realizou-se a tabulação dos dados coletados. Além disso, observou-se a implantação de projetos educativos nas escolas envolvidas na pesquisa, bem como a aquisição de registros fotográficos e de cópias dos projetos desenvolvidos. Percebeu-se que a Pedagogia de Projetos vem sendo adotada cada vez mais nas escolas de São Luís/MA, tanto na rede particular como na rede pública, porém notaram-se peculiaridades em ambos os contextos, assim como em cada instituição, constatou-se distinção ainda em relação à quantidade e periodicidade dos projetos, como também na necessidade de estudos mais aprofundados, para aplicação consciente da proposta da metodologia de projetos, que tem como ideia inovar a prática educativa, tornando o aluno sujeito ativo no processo de construção e reconstrução da sua autoaprendizagem. Assim também, observou-se a necessidade de organizar e planejar a rotina da escola, para depois introduzir os projetos de trabalho no currículo escolar, contribuindo para a efetivação de sua prática de maneira eficaz.
  • A utilização da plataformaMoodle pelos docentes da EscolaProfissional Gustave EiffelUma proposta de utilização eficiente
    Publication . Elias, Ana Isabel Inácio; Jorge, José Reis; Brás, Pedro
    O presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), tendo como objeto de estudo a utilização do sistema de gestão de aprendizagem (SGA), a plataforma Moodle - a caracterização da sua utilização, por parte dos docentes - nos polos da Escola Profissional Gustave Eiffel - Amadora Sede, Amadora e Lisboa Lumiar. O estudo pretende fazer uma análise das potencialidades da plataforma que os docentes identificam e usam, da tecnologia disponível na escola como facilitadora deste processo e das razões apontadas para a sua não utilização ou utilização menos frequente. Foram analisados os dados académicos e profissionais dos docentes; as características das salas de formação - em termos de equipamento tecnológico disponível; os conhecimentos relativos à plataforma Moodle; conhecimentos de edição eletrónica, multimédia e de formação Moodle e os fatores que influenciarão uma alteração da forma de utilizar a plataforma. Foi assumida uma abordagem metodológica, quantitativa de recolha e análise dos dados, tendo envolvido os professores dos polos referidos, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que mais de 90% dos docentes conhece a plataforma Moodle, mas apenas 33% fazem uso da mesma. Como causas mais evidentes desta utilização, referem o tempo disponível, a falta de formação e os recursos nas salas que deveriam ser mais presentes e de melhor qualidade. O seu uso principal é como repositório de ficheiros, no entanto os docentes reconhecem várias das opções e atividades que podem realizar na plataforma
  • O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA. Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel –
    Publication . Marques, Cristina Maria Correia Veloso; Almeida, Ana Patrícia; Brás, Pedro
    As causas do insucesso escolar têm sido objeto de vários estudos no sentido de se procurar compreender as causas deste fenómeno considerado, já, um flagelo em Portugal. Vários tipos de fatores têm sido apontados como causas ou catalisadores deste fenómeno. Desde fatores de natureza endógena aos alunos, como a inteligência ou capacidades cognitivas, a falta de interesse, a motivação e o empenho, fatores de origem familiar, como o acompanhamento das famílias, escolaridade dos pais, famílias estruturadas ou desestruturadas, fatores de ordem socioeconómica, como o rendimento ou posição social das famílias a que os alunos pertencem, entre outras. A Nota Informativa de 19 de Outubro de 2016, emitida pelo Gabinete do Ministro da Educação, informa que a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) no seu estudo “Desigualdades Socioeconómicas e resultados Escolares II” conclui que, nos alunos do 2º ciclo, bem como os do 3º ciclo, no total nacional, o nível socioeconómico das famílias, bem como as habilitações académicas das mães, são preditores do sucesso escolar dos alunos, o que vem corroborar outros estudos já feitos. Acrescenta, no entanto, que da análise efetuada se observam outros fatores externos que influenciam aquele sucesso e que contrariam “a relação causa/ efeito entre o contexto socioeconómico e o sucesso escolar dos alunos, genericamente comprovado” e que, portanto, “o nível socioeconómico não equivale a destino” sendo crucial o papel da escola. Com este estudo pretendeu-se perceber se aquele aparente determinismo existia na Escola Profissional Gustave Eiffel ou se o papel da escola faz a diferença e se, através do seu trabalho, o consegue contrariar. Para isso definiram-se como objetivos/questões de pesquisa, perceber qual a relação estre o sucesso dos alunos e as suas dificuldades económicas e, por outro lado qual o papel daquela escola e do seu projeto educativo na diminuição daquele impacto. Para responder àquelas questões desenvolveu-se um estudo que teve início numa análise documental, seguido de aplicação de questionários quer a alunos, quer à própria estrutura pedagógica e de uma entrevista ao Diretor Pedagógico daquela escola. Com base na representação dos vários atores, os resultados parecem apontar para a importância do papel da escola e do seu projeto educativo na diminuição do impacto das dificuldades económicas dos seus alunos no seu percurso escolar, nomeadamente através do desenvolvimento de uma relação de proximidade e acompanhamento individualizado, bem como a participação em projetos e concursos, técnicos ou outros, como fatores de motivação e de elevação da sua autoestima.
  • OS IMPACTOS DAS DIRETRIZESCURRICULARES DO ESTADO DOMARANHÃO NA PRÁXISDOS DOCENTES DE LÍNGUAPORTUGUESA
    Publication . Fortaleza, Débora Corrêa Souza; Gouveia, Ana Teresa; Leite, Sara
    Esta pesquisa busca compreender como as escolas estão concebendo e desenvolvendo a implantação das Diretrizes Curriculares, em Língua Portuguesa e o que se pode fazer para contribuir com a melhoria da realidade local estudada, abordando uma reflexão sobre as suas influências no dia-a-dia da escola, tanto no aspecto socializador, quanto no formativo e cultural. Realizou-se uma breve contextualização e análise dos indicadores educacionais do Maranhão, perpassando pelas políticas públicas criadas pela Secretaria de Educação do estado – SEDUC para melhoria do ensino médio, incluindo a implantação das Diretrizes Curriculares. Analisou-se entre os anos de 2014 e 2015 os impactos da implantação das novas Diretrizes Curriculares do Sistema de Ensino do Estado do Maranhão, no cotidiano da escola CEEFM Dr. Geraldo Melo. A observação, entrevistas e registros das práticas dos gestores escolares e dos professores de Língua Portuguesa, principalmente na elaboração e execução do planejamento participativo, foram as técnicas e instrumentos metodológicos utilizados, que, por sua vez, subsidiaram a análise e discussão dos dados qualitativos. Por meio das entrevistas foram elencados os aspectos da implantação das diretrizes curriculares considerados positivos e aqueles que merecem maior atenção por parte dos governantes. Quanto aos dados de desempenho dos estudantes, analisou-se as possíveis mudanças ocorridas nas três séries, entre 2014 e 2015, assim como os aspectos que influenciaram ou não em tais mudanças. Foram observadas também as ações da escola e até que ponto os esforços dos docentes em Língua Portuguesa têm contribuído para a apropriação dos conhecimentos da língua, sobretudo, dando suporte aos eixos da leitura, escrita e oralidade. A pesquisa é qualitativa referente ao campo do currículo e o método de abordagem da pesquisa é um estudo de caso, por meio da observação e análise das práticas pedagógicas da escola quanto à aplicação das diretrizes curriculares no componente curricular de Língua Portuguesa.
  • A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do município de São Luís
    Publication . Macêdo, Nadja Araújo Viana; Almeida, Ana Patrícia; Brás, Pedro
    Este trabalho procurou estudar a aplicação da TIC, como recurso essencial que possibilite interligar o sistema de informação e de comunicação no aparelho administrativo municipal. A fim de agilizar, a partir de uma central de um recurso tecnológico, todos os processos administrativos relacionados à SEMED e às escolas municipais. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória que, por meio de levantamento de dados, questionários, e da construção de gráficos no Microsoft Word, buscou avaliar: a quantidade de funcionários da SEMED e das escolas que sabem utilizar os recursos tecnológicos; a quantidade de computadores instalados nestes órgãos públicos municipais; assim como, quantas destas organizações têm acesso à internet, e etc. O resultado das amostras demostrou que há uma grande deficiência de servidores públicos municipais que não sabem utilizar o aporte tecnológico adequadamente. E também há um número expressivo deles que ocupam cargos e funções públicas em um único setor e turno, destacando, neste caso, as secretarias escolares. Percebe-se, ainda, carência de computadores nas escolas, assim como a limitação de redes que possibilitasse acessos à internet. Isso mostra que, por meio da discussão levantada nesta pesquisa, há possibilidade de implantação do sistema, desde que a secretaria faça uma reestruturação organizacional e adeque os setores e funcionários a uma nova proposta administrativa, contanto com a aquisição de recursos provenientes de alguns programas governamentais, tanto no âmbito federal como estadual. Sendo assim, caso o sistema de rede seja implantado, a SAINF será o setor responsável para efetivar os processos com maior agilidade e eficácia, a fim de evitar dispêndios desnecessários que, atualmente, são realizados manualmente.
  • A função e ação do coordenador pedagógico na educação infantil. Análise de uma prática
    Publication . Cardoso, Maria Hermínia Cantanhede Coelho; Hipólito, José
    A atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano escolar coloca-o numa situação de desafio perante as demandas que lhe são solicitadas. A gestão e o planejamento das ações pedagógicas; a supervisão/acompanhamento das atividades dos docentes; a orientação da formação continuada e a formação inicial do Coordenador Pedagógico são as dimensões que se pretendeu analisar. Em sua vertente investigativa utilizou-se da pesquisa qualitativa, através do estudo de caso descritivo com a pretensão de conhecer qual função do coordenador pedagógico definida institucionalmente e como se processa a sua ação de coordenação em contexto escolar. A pesquisa se desenvolveu em uma escola de Educação Infantil da Rede pública de São Luís, como 02 CPs, a gestora e 06 professoras. Os propósitos da investigação partiram das questões iniciais: Como se processa a função de gestão e planejamento do coordenador pedagógico? Como se desenvolve a sua ação de supervisão e acompanhamento da atividade dos docentes? Como se processam as suas atividades de orientação da formação continuada? Como se desenvolve a sua relação com as estruturas e outros atores no interior da organização escolar e ao nível externo? Considerando a problematização inicial e o que foi levantado na pesquisa, dois papéis se destacam na atuação do Coordenador Pedagógico: Administrador e Pedagogo. A função do Coordenador enquanto Administrador descrita nos documentos oficiais revelaram uma evolução de um “poder sobre”, autoritário e fechado para um “poder através”, o que se confirma na ação em contexto. Enquanto Pedagogo, a liderança do Coordenador que na função prescrita ainda traz traços do uso do “poder através de” na atuação em contexto se concretiza no uso do “poder com”
  • EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRALDA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASIL
    Publication . Silva, Valdete de Sousa; Almeida, Ana Patrícia
    A Educação em Tempo Integral é uma concepção de ensino que vem ganhando espaço no contexto pedagógico e no ordenamento jurídico brasileiro, mesmo que timidamente. É uma proposta educativa que não se limita na majoração do tempo de permanência na escola, mas implica na garantia de um tempo qualificado. Como proposta nacional de Educação em Tempo Integral, registra-se o Programa Mais Educação, o qual é diferenciado nas redes estaduais e municipais do país, pois elas buscam atender à realidade local. Com essa convicção, desenvolveu-se um estudo sobre a educação em tempo integral, objetivando conhecer e descrever o seu processo de implementação no Liceu Ribamarense e na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho – escolas da rede pública municipal São José de Ribamar e de São Luís, respectivamente, ambos da Região Metropolitana. Para isso, utilizou-se uma metodologia que conjuga instrumento de natureza quantitativa e qualitativa, cuja pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de análise teórico-empírica, em que se teve como base de investigação as informações adquiridas no campo de pesquisa e sua fundamentação nas fontes bibliográficas disponíveis na literatura pertinente. Desse modo, apresenta-se o estudo em duas partes distintas e complementares, sendo que a primeira traz a parte teórica que vai dos aspectos conceituais, políticos-legais, perpassando por uma discussão em torno da educação como política de Estado, currículo e aprendizagem, tempo e espaço com qualidade, formação, valorização dos professores e administração educacional até a escola em tempo integral no Brasil e no Maranhão. A segunda parte do estudo traça o percurso metodológico da pesquisa e apresenta a análise e discussão dos resultados, integrando as informações adquiridas no campo com o quadro teórico. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a Educação em Tempo Integral vai além da extensão do tempo cronológico. Para os participantes, é um espaço de socialização e formação integral do ser humano; o Programa Mais Educação não contempla a proposta de Educação em Tempo Integral; o currículo da ETI passou por uma adequação; os gestores afirmaram que os docentes receberam qualificação para exercerem suas funções na ETI, mas os professores negam essa informação; Como vantagem, destacam-se o tempo majorado para trabalhar atividades diversificadas com os alunos e como desvantagens a transferência de responsabilidade dos pais para os professores pela educação dos filhos.
  • A organização da formação docente: uma nova perspectiva centrada na escola
    Publication . Martins, Carlos Roxo; Almeida, Ana Patrícia
    Este estudo centra-se na organização da formação docente centrada na escola e pretende contribuir para uma reflexão e debate alargado sobre esta temática, que se reveste de particular pertinência no panorama atual da educação em Portugal. Cada vez mais é objeto de forte interesse na área da administração educacional, a formação docente centrada na escola. Com efeito, as razões que dão a este tema particular interesse e pertinência prendem-se com a necessidade de implementar o previsto no actual diploma de administração e gestão das escolas no que respeita à definição do plano de formação docente e que prevê que este seja concebido a partir do levantamento de necessidades de formação docente da Escola ou Agrupamento de Escolas (artigo 33º, alíneas d), i) e j) do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril). Com o intuito de contextualizar esta problemática foi traçada uma perspectiva histórica da formação docente em Portugal, bem como uma análise sobre as organizações escolares e a autonomia das escolas. De seguida e com o objectivo de enquadrar metodologicamente o estudo empírico é descrita a metodologia deste estudo. Desta forma, foi realizado um estudo de caso, numa escola de 2º e 3ºciclos do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra, onde se procedeu à recolha de dados, junto dos docentes e da direção do agrupamento, tendo-se optado pelo questionário e entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados que sobressaem demostram a existência de dificuldades na adoção de metodologias adequadas para a identificação das necessidades de formação dos professores, bem como um desfasamento entre a resposta dada pela instituição e as reais necessidades e prioridades dos docentes.