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- Espaço plurifuncional: habitação - lazer - trabalhoPublication . Valentim, Patricia; Santos, JoanaEste trabalho apresenta uma proposta de projeto que coloca em foco as necessidades específicas que são exigidas ao espaço de habitação quando este se articula com espaço de trabalho. No decurso do projeto foi possível constatar que o conceito de dupla utilização da casa – habitar/trabalhar – não é um conceito novo, contudo, nas últimas décadas as alterações nas relações laborais e nas próprias atividades profissionais têm exigido que um número crescente de trabalhadores desenvolvam, total ou parcialmente, o seu trabalho em casa. Este ‘novo’ paradigma profissional tem comportado alterações na forma de habitar e, por isso, na organização espacial das habitações. Tendo como ponto de partida esta realidade, o presente projeto procura dar uma resposta efetiva e apresenta uma solução espacial, que nasce no interior de um apartamento de tipologia T3 descaraterizado, para um casal de jovens trabalhadores independentes. A solução apresentada reflete, essencialmente, a preocupação em encontrar uma fluidez entre os espaços íntimos e os de trabalho e um equilíbrio entre os espaços públicos e privados do casal.
- Pedagogia de ProjetosPublication . Bezerra, Cristiana; Almeida, Ana PatríciaA presente pesquisa teve como objetivo entender de que formas a pedagogia de projetos vem sendo concebida, gerida, implementada e avaliada em instituições de ensino fundamental, séries iniciais na cidade de São Luís/MA. A partir desta problemática de pesquisa, investigou-se a implantação e a avaliação de projetos de trabalho ou aprendizagem em quatro escolas, sendo duas da rede particular e duas da rede pública municipal. A metodologia de projetos surgiu durante o movimento da Escola Nova que visava superar o ensino tradicional considerado ultrapassado e ineficiente para suprir as necessidades educacionais da sociedade moderna. Sendo fruto da filosofia progressista de John Dewey e seu discípulo Kilpatrick, a qual foi divulgada no Brasil somente no século XX, principalmente pelos educadores e intelectuais Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que buscavam contribuir com as reformas educacionais do país. Para dar resposta aos objetivos delineados para este estudo, recorreu-se a uma abordagem geral do tipo qualitativa e quantitativa, em razão de seu caráter exploratório posto que permite a escolha das tecnicas mais adequadas a pesquisa. Na recolha de dados utilizaram-se questionários, com questões de naturezas aberta e fechada, e realizou-se a tabulação dos dados coletados. Além disso, observou-se a implantação de projetos educativos nas escolas envolvidas na pesquisa, bem como a aquisição de registros fotográficos e de cópias dos projetos desenvolvidos. Percebeu-se que a Pedagogia de Projetos vem sendo adotada cada vez mais nas escolas de São Luís/MA, tanto na rede particular como na rede pública, porém notaram-se peculiaridades em ambos os contextos, assim como em cada instituição, constatou-se distinção ainda em relação à quantidade e periodicidade dos projetos, como também na necessidade de estudos mais aprofundados, para aplicação consciente da proposta da metodologia de projetos, que tem como ideia inovar a prática educativa, tornando o aluno sujeito ativo no processo de construção e reconstrução da sua autoaprendizagem. Assim também, observou-se a necessidade de organizar e planejar a rotina da escola, para depois introduzir os projetos de trabalho no currículo escolar, contribuindo para a efetivação de sua prática de maneira eficaz.