ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by Title
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Actividades de enriquecimento curricular: Que contributo na construção e desenvolvimento de uma Política Educativa Local? Estudo de caso numa Autarquia da Área Metropolitana de Lisboa.Publication . Pepe, Dora Isabel Sim Sim Nunes; Guedes, GraçaA presente investigação integra-se no âmbito da Administração da Educação e, em particular, na transferência de competências do poder central, para o poder local, considerando as Autarquias como as entidades politicamente credíveis e localmente sustentadas na implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nas escolas de 1º CEB. Esta medida legislativa publicada em 2006, enquadra-se no contexto da política Escola a Tempo Inteiro e poderá anunciar a capacidade que as Autarquias têm para definir um espaço político próprio, integrado com vários actores locais, susceptível de dinamizar uma Política Educativa Local. Assim, pretendeu-se com este estudo de caso qualitativo compreender de que forma é que a intervenção de uma Autarquia, na gestão e implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular contribuiu para a construção e desenvolvimento de uma Política Educativa Local. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado um conjunto de técnicas de recolha de dados, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário e por entrevista e a discussão dos resultados poderá ser lid em função da intervenção educativa da Autarquia nas escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico, das razões que conduziram a referida Autarquia a assumir-se como entidade promotora deste projecto, como é feita a operacionalização do projecto e o seu contributo no quadro da Política Educativa Local. Em traços gerais, a investigação apontou para uma autarquia que praticava um conjunto de acções educativas diversificadas e que se deparou com uma regulamentação detalhada nos procedimentos a operacionalizar enquanto entidade promotora das Actividades de Enriquecimento Curricular, remetendo-se para mera executora do projecto, com capacidade de decisão diminuta, prejudicando os projectos colectivos municipais existentes e conduzindo ao seu distanciamento na promoção das Actividades de Enriquecimento Curricular.
- Articulação curricular entre o pré-escolar e o 1,º ciclo: contributos para a eficácia escolarPublication . Sanches, Rute Isabel Saloio Rodrigues; Almeida, Ana Patrícia
- Avaliação das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos no sistema básico do ensino Português atual pelos principais atores sociais escolaresPublication . Sardinha, Ana Paula Faustino; Lopes, HenriqueEste estudo situa-se no âmbito das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos ao ensino regular implementados nas escolas públicas portuguesas. Estes cursos representam uma opção ao ensino regular e pretendem evitar o abandono escolar e aumentar a escolarização dos portugueses. No entanto, devido às suas particularidades impõem, mudanças súbitas nas escolas.Com a introdução dos cursos de educação e formação e cursos profissionais, interessa compreender qual a perceção que os diferentes atores sociais escolares têm, atualmente, sobre a qualidade destes cursos. O conceito de qualidade é importante e pertinente para estudar esta temática, para o seu desenvolvimento aborda-se o conceito de qualidade, qualidade percebida e satisfação. Para melhor se compreender a implementação destes cursos nas escolas portuguesas interessa também compreender qual o seu papel nas escolas públicas e de que forma os diferentes atores sociais escolares os percecionam. Com o intuito de contextualizar os cursos de educação e formação e os cursos profissionais será, também, realizada uma resenha histórica do ensino em Portugal desde o início do século XX. Ao longo deste trabalho foi também realizada uma abordagem à teoria das representações sociais. Esta investigação incidiu em cinco turmas do ensino regular e oito turmas do ensino não regular. Contribuíram também para este estudo docentes que lecionam ou já lecionaram cursos do ensino não regular. A escola onde decorreu o estudo é uma escola pequena do interior do País e com poucos alunos, pelo que não foi possível efetuar generalizações relativas ao tema em estudo. Assim, pretendeu-se que esta investigação favoreça a reflexão e a discussão sobre a temática em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que os diferentes atores sociais escolares não estão satisfeitos com o funcionamento destes percursos escolares e que estes necessitam de efetivos recursos matérias, físicos e humanos para poderem funcionar com qualidade nas escolas públicas em Portugal.
- O Balanced Scorecard na escola pública: Contributo para a construção de um planeamento escolar com dimensão estratégicaPublication . Coelho, João Carlos MaltaA centralidade do sistema educativo, a estrutura burocratizada da escola pública, a ausência de formação específica para o exercício de cargos de direcção escolar, e a inexistência de práticas sustentadas em modelos de gestão, constituem-se como constrangimentos à construção, execução e avaliação de um planeamento das escolas que contenha uma dimensão estratégica que permita às organizações escolares trilharem, com mais segurança e convicção, caminhos de esperança e de sucesso. O actual diploma da gestão e direcção escolar poderá ser entendido como uma janela de oportunidade para a abordagem do movimento reformador e modernizador do “ New Public Management”, enquanto modelo de carácter técnico da “externalização” de políticas nacionais, que se pretende que ocorra por toda a Administração Pública Portuguesa. O Balanced Scorecard, representa um modelo de gestão assente numa visão global da estratégia das organizações, com uma forte implantação e sucesso em empresas privadas e instituições públicas. O enorme êxito alcançado tem sido atribuído à capacidade de promover o alinhamento dos processos, pessoas e recursos de acordo com a estratégia delineada, visando a procura contínua de um processo de melhoria do desempenho organizacional. Ao convocar-se a metodologia de projecto enquanto forma de pensar e conceber a acção, pretende-se adquirir o conhecimento científico da realidade organizacional seleccionada que permita planear a intervenção que constituirá este trabalho. É com base nestes pressupostos que se elege o Balanced Scorecard como um modelo de gestão a adoptar pelas organizações escolares em que se pretende implementar este Projecto de Intervenção, de modo a que as práticas da Direcção Escolar se constituam como sinergias na construção de um planeamento escolar estratégico que conduza a Escola na senda de uma prestação de um serviço público de qualidade.
- Carreira Docente no Ensino Artístico Especializado—Área da Música Que Regulação?Publication . Coutinho, José Manuel Andrade; Gonçalves, Cecília de AlmeidaA presente investigação tem como objectivo estudar a carreira docente do ensino artístico especializado público, área da música e o modo como tem sido influenciada a sua regulação, analisando a participação dos vários grupos de intervenientes: docentes, sindicatos e Tutela. O ponto de partida deste estudo, na perspectiva das políticas públicas em educação, foi a “Experiência Pedagógica de 1971”, que integrou o ensino artístico (música e dança) no ensino regular. Posteriormente, a aplicação da legislação que criou as condições para a integração dos professores das escola públicas de Música numa carreira docente foi analisada, nomeadamente o Decreto-Lei nº 310/83, de 1 de Julho, (que os integrou nas carreiras docentes dos respectivos níveis do ensino e que criou, entre outras medidas; Quadros Transitórios); o Decreto-Lei nº 234/97, de 3 de Setembro, que integrou nos Quadros de Nomeação Definitiva os professores em funções com mais de cinco anos de serviço docente; e finalmente o Decreto-Lei nº 69/2009, de 20 de Março, último diploma que estabeleceu o regime de concursos e a subsequente integração dos docentes nos quadros dos estabelecimentos públicos do ensino artístico especializado da área da Música. Através desta investigação foi possível concluir que a regulação de controlo exercida pela Tutela tem sido predominante, tendo havido, em certas fases do processo, uma regulação conjunta com a colaboração de docentes (designadamente através das direcções das escolas) e de um sindicato. A regulação autónoma por parte das escolas nesta matéria verificou-se, na maior parte dos casos, contra a legislação vigente, mas não tendo nunca sido apresentadas, por parte dos docentes, propostas alternativas concretas para este tipo de ensino, apesar dos seus discursos recorrentes sobre as especificidades do ensino da música.
- O Conselho Geral: representações dos actores e participaçãoPublication . Veva, Manuel João Belém; Almeida, Ana PatríciaA administração e gestão das escolas tem sido marcada por ciclos de reforma acompanhando a evolução sócio – económica e cultural da sociedade proclamando a “democratização do ensino” e a “igualdade de oportunidades” com base no reforço da representação/participação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino. Esta investigação tem como objectivo central identificar as representações dos membros do Conselho Geral sobre o modo de funcionamento e desempenho do órgão no contexto de reforço de autonomia previsto no dec - lei nº 75/2008, de 22 de Abril, no agrupamento X do Concelho do Barreiro. Para o efeito foi realizado um estudo de caso num Conselho Geral de um Agrupamento de um Concelho do Barreiro situado na margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal no qual se procurou dar resposta a questões como: quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto ao modo de funcionamento e desempenho do órgão?; quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto à forma de participação dos diferentes actores/grupos representados?; quais as representações que os membros do Conselho Geral têm sobre a importância do órgão no funcionamento e organização do agrupamento? Ao longo do estudo recorreu-se a uma investigação empírica do tipo qualitativo e a várias técnicas de recolha de dados como seja o inquérito, a entrevista semi estruturada e a observação directa. O estudo de caso forneceu pistas que permitiu recolher evidências para concluir que estamos longe da retórica assumida pela “participação decretada” veiculada no dec – lei nº 75/2008, porquanto esta investigação deixou a nu que a mesma não se mostra suficiente para alcançar os pressupostos do referido normativo, nomeadamente o reforço da participação das famílias e comunidades locais na direcção estratégica das escolas, não se assumindo como suficiente a simples alteração do quadro normativo para que as mudanças possam ocorrer, muito menos partir do pressuposto que a mudança legislativa só por si vai operar as mudanças pretendidas. No entanto no caso do agrupamento em estudo começam a surgir sinais positivos e um desses sinais é a consciência e a importância que os conselheiros atribuem ao Conselho Geral assim como os assuntos nele tratados e a contribuição que o mesmo poderá assumir na definição da política educativa e na organização e funcionamento do agrupamento. Neste sentido a actuação do Conselho Geral tem contribuído para uma maior democraticidade e maior participação de todos na vida da escola.
- Cultura Organizacional de Manutenção e Conservação dos Bens EscolaresPublication . Cardoso, Ivo José Brilhante; Gonçalves, Cecília de AlmeidaO presente trabalho de investigação insere-se na área da Administração Educacional, centrando-se na questão da cultura organizacional de conservação e manutenção dos bens escolares. No contexto nacional atual, à data do início do estudo, o estado de conservação e modernização do parque escolar era tema frequente de debate e discussão social e política. O enquadramento teórico mobilizado para o estudo da problemática em questão focalizou-se nas questões de cultura, de cultura de escola, de cultura escolar e de cultura e clima organizacional, com uma breve referência às teorias da administração. Apresentam-se ainda as principais razões da degradação dos espaços escolares, as formas de intervenção realizadas e as orientações fornecidas pelo organismo que tutela a educação em Portugal sobre a utilização, manutenção e valorização das escolas, bem como as políticas de intervenção na renovação e requalificação do parque escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação assentou numa abordagem de caráter qualitativo, numa perspetiva naturalista do tipo descritivo, interpretativo, centrada no estudo de caso de uma escola secundária com terceiro ciclo do ensino básico. Para a concretização do estudo utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aplicado aos diversos elementos da comunidade educativa e a análise documental. A interpretação dos dados obtidos foi realizada por intermédio do cruzamento dos mesmos com a literatura pesquisada e o enquadramento legislativo relativo à problemática em causa. Neste estudo constata-se a importância da participação de toda a comunidade educativa na conservação e manutenção dos bens escolares, verificando-se que há fatores como o gosto pela escola e o envolvimento, por parte de toda a comunidade, nas decisões que fomentam essa participação, e outros que a desincentivam, tais como o distanciamento e a inadequada comunicação e ou informação entre os vários elementos dessa comunidade.
- Cultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professoresPublication . Damião, Pedro Carlos Mateus Alves; Pratas, Helena; Almeida, Ana PatríciaAs relações entre a cultura organizacional e a liderança têm atraído considerável atenção e alguns estudos da área têm apontado a interdependência entre ambos os constructos. Ainda que inseridas num contexto cultural bastante mais alargado, as organizações escolares são produtores de uma cultura interna que lhes é própria, que lhes confere identidade e que exprime os valores e as crenças que os membros da organização partilham, tornando-as únicas. A essência da liderança reside na habilidade do líder em perceber as limitações da sua própria cultura, e adaptar essa cultura à mudança. Numa cultura organizacional constantemente sujeita a mudanças, a liderança tem um papel importante a desempenhar na criação de condições para a motivação dos seguidores e para a criação de condições de desenvolvimento da própria organização escolar. A formação dos agrupamentos verticais de escolas consubstancia um processo de transformação da cultura organizacional, no qual a ação da liderança assume especial relevo. Este estudo pretende investigar o funcionamento organizacional de um Agrupamento de Escolas, para identificar e caracterizar as representações dos docentes relativamente ao papel da Diretora, na criação e na sedimentação de uma cultura organizacional, assente em padrões simbólicos partilhados pelos docentes. A investigação norteia-se pelos objetivos de contribuir para conhecer as representações dos professores quanto ao estilo de liderança e ao tipo de cultura dominante no Agrupamento de Escolas. Outro aspeto pelo qual se norteia a investigação é o de compreender as representações dos professores sobre os processos que estão por detrás da construção da cultura organizacional. O estudo empírico apresenta-se sob a forma de estudo de caso, pelo que se optou por um trabalho de natureza essencialmente qualitativa. Recorreu-se à análise de conteúdo de uma entrevista de grupo (focus group), semiestruturada, com a participação de vários docentes coordenadores, bem como à análise estatística dos resultados dos questionários aplicados aos docentes, de modo a abranger um maior leque de diversidades e perspetivas acerca da temática em estudo.O enquadramento teórico sobre a problemática em estudo incidiu em reflexões acerca da cultura organizacional e da liderança. Espera-se que as conclusões possam de algum modo contribuir para a compreensão dos processos de construção da cultura organizacional num Agrupamento de Escolas e do papel que a liderança desempenha nessa criação.
- De TEIP a agrupamento: influência das práticas de gestão do território educativo no funcionamento do agrupamento de escolas.Publication . Januário, Olga Maria Aires; Hipólito, JoséEste trabalho de investigação versa sobre a influência que os TEIP criados em 1996 através do Despacho nº 147-B/ME/96, de 8 de julho e do Despacho Conjunto SEAE/SEEI nº 73/96, de 10 de julho, em regiões desfavorecidas onde urgia intervir educativamente, e de que modo este modelo de Política Educativa influenciou a passagem para o modelo dos Agrupamentos de Escolas instituídos pelo Dec. Lei nº 115-A/98, de 4 de maio, bem como o seu funcionamento, desde 1998 até 2003. Este estudo realizou-se em um dos Agrupamento de Escolas pioneiros, que foi TEIP, localizado no interior centro do país, em uma região rural e pobre, com fraco desenvolvimento socioeconómico e cultural, onde se tem vindo a registar, nas últimas décadas, um forte fluxo migratório que levou a um acentuado decréscimo populacional. Pretende-se dar resposta a, como se processou a formação e como funcionou o Agrupamento de Escolas no Concelho X a partir de um TEIP, tendo em atenção as competências legais e as práticas organizacionais? Quais as funções e competências instituídas por este modelo de Autonomia? A autonomia decretada foi implementada? Quais os principais atores neste processo? Quais as lógicas e as suas práticas dos atores neste processo? Este trabalho é um estudo de caso, em que a metodologia adotada foi a de natureza qualitativa. As técnicas utilizadas que permitiram a recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas e a consulta de documentos produzidos no agrupamento e no concelho durante o período a que se reporta o estudo. Foram efetuadas quatro entrevistas, nomeadamente à Coordenadora do projeto TEIP à altura da transição para Agrupamento de Escolas, à Coordenadora do projeto TEIP no Agrupamento de Escolas, à Vice-presidente do primeiro Conselho Executivo de Agrupamento de Escolas e a uma docente que foi Coordenadora de Departamento nos dois momentos, durante o projeto TEIP e depois já Agrupamento de Escolas constituído. A consulta de documentos incidiu sobre o primeiro Projeto TEIP, alguns Planos Anuais de Atividades, um Relatório do Observatório de Qualidade do Agrupamento, a Carta Educativa do Concelho e outros documentos utilizados nos encontros de TEIP, que foram facultados pelas entrevistadas. Os dados recolhidos foram sujeitos à análise de conteúdo. O suporte teórico desta investigação que permitiu identificar os fatores que contribuíram para retirar as conclusões, baseou-se em estudos realizados por vários autores na área das Políticas Educativas, que contextualizaram e suportaram as práticas e lógicas dos vários atores neste processo, na construção da sua autonomia e de que modo funcionou o Agrupamento de Escolas a partir de um Território Educativo de Intervenção Prioritária. Os resultados obtidos são consistentes com os apresentados na revisão de literatura, os atores e as suas lógicas de ação são determinantes na construção da autonomia, existindo uma diferença consistente entre a letra da lei, a autonomia decretada, e os processos que são possíveis implementar no terreno, a autonomia construída. Contudo apesar de não se poder mudar a escola por decreto, também não se pode legislar contra os atores que atuam no terreno. A regulação apesar de continuar presente nos sucessivos documentos legais, é adaptada sempre que necessário pelos atores na escola, contudo condiciona e limita a verdadeira autonomia, a da tomada de decisão em sentido lato.
- O Decreto-Lei N.º75/2008 Impacto ao nível da Eficácia, do Clima e da Cultura Organizacionais, na perspetiva dos atores.Publication . Bento, Ana Paula Rodrigues Simões; Gonçalves, Cecília de AlmeidaO presente trabalho de investigação incide sobre a área de gestão escolar e tem como referência a implementação do atual regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas do ensino básico e secundário, introduzido pelo Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril. Este Decreto-Lei introduz alterações ao nível das estruturas organizativas da escola, nomeadamente da liderança e às respetivas competências que lhe são atribuídas. A implementação destas competências poderá ser geradora de alterações no clima e na cultura de cada instituição escolar. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira parte apresentamos a fundamentação teórica, com uma análise dos modelos de gestão, que se sucederam depois do 25 de abril de 1974 até à atualidade, seguida de uma breve revisão da literatura sobre o paradigma das “escolas eficazes”, da liderança, do clima e da cultura organizacionais. Na segunda parte apresentamos o estudo empírico, em cuja metodologia optámos por um estudo de caso realizado numa escola de 2.º e 3.º Ciclos. Aplicámos um inquérito, por questionário, aos docentes e realizámos entrevistas ao Diretor, ao Presidente do Conselho Geral e ao Coordenador de Departamento, com o objetivo de saber qual a sua perceção quanto a eventuais mudanças a nível da cultura e do clima organizacionais, com o atual modelo de gestão. A análise dos dados apresentados permite-nos concluir que, apesar de os professores sentirem algumas mudanças ao nível das estruturas da escola com a implementação do atual modelo de gestão, estas não são tão significativas que se faça sentir uma mudança no clima e cultura organizacionais. Na perspetiva dos líderes de topo e intermédios, a mudança sentida dentro da instituição a nível do ambiente/clima e eventualmente da cultura, é consequência de um grande número de docentes que se aposentaram antecipadamente e consequentemente da sua falta nas estruturas intermédias e no apoio aos docentes mais novos.