Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Balanced Scorecard na escola pública: Contributo para a construção de um planeamento escolar com dimensão estratégica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A centralidade do sistema educativo, a estrutura burocratizada da escola pública, a ausência de formação específica para o exercício de cargos de direcção escolar, e a inexistência de práticas sustentadas em modelos de gestão, constituem-se como constrangimentos à construção, execução e avaliação de um planeamento das escolas que contenha uma dimensão estratégica que permita às organizações escolares trilharem, com mais segurança e convicção, caminhos de esperança e de sucesso. O actual diploma da gestão e direcção escolar poderá ser entendido como uma janela de oportunidade para a abordagem do movimento reformador e modernizador do “ New Public Management”, enquanto modelo de carácter técnico da “externalização” de políticas nacionais, que se pretende que ocorra por toda a Administração Pública Portuguesa. O Balanced Scorecard, representa um modelo de gestão assente numa visão global da estratégia das organizações, com uma forte implantação e sucesso em empresas privadas e instituições públicas. O enorme êxito alcançado tem sido atribuído à capacidade de promover o alinhamento dos processos, pessoas e recursos de acordo com a estratégia delineada, visando a procura contínua de um processo de melhoria do desempenho organizacional. Ao convocar-se a metodologia de projecto enquanto forma de pensar e conceber a acção, pretende-se adquirir o conhecimento científico da realidade organizacional seleccionada que permita planear a intervenção que constituirá este trabalho. É com base nestes pressupostos que se elege o Balanced Scorecard como um modelo de gestão a adoptar pelas organizações escolares em que se pretende implementar este Projecto de Intervenção, de modo a que as práticas da Direcção Escolar se constituam como sinergias na construção de um planeamento escolar estratégico que conduza a Escola na senda de uma prestação de um serviço público de qualidade.
The centrality of the education system, the bureaucratized structure of the public school, the absence of a specific formation for the execution of school management positions and the absence of supported practices in management models, are constraints to the making, execution and evaluation of any school planning that contains any strategic dimension that would allow Academic organizations to tread, safely and with conviction, a path of hope and success. The actual diploma of school management may be viewed as a window of opportunity for the approach of the “New Public Management” modernizing reform movement as a model of technical nature of the “outsourcing” of national policies, which are intended to occur in all of the Portuguese Public Administration. The “Balanced Scorecard”, represents a management model that is based in a global vision of the organizations strategies with a strong implementation and achievement in both private companies and public institutions. The enormous success achieved has been attributed to the capability of promoting the alignment of the processes, people and resources according with the outlined strategy, aiming at a continuous search of an improved process on organizational performance. When summoning to the metodology of project while it forms to think and conceive the action, pretend purchase the scientific knowledge of the organizational reality selected that it allow to plan the intervention that will constitute this work. Based on these assumptions, we elected “Balanced Scorecard” has a management model that should be used by the academic organizations in that we pretend implement, so that the school board practices may be constituted as synergies in the construction of a strategic school planning that leads the school in the quest of performing a public service full of quality.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue