ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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- Da Supervisão Pedagógica à Supervisão Clínica, em OsteopatiaPublication . Almeida Arroio Teixeira, José Luís; Reis Jorge, JoséA osteopatia é uma das especialidades das medicinas alternativas/não convencionais, desde a sua génese passou por longos períodos de vicissitudes, tanto no âmbito da prática como do ensino. Portugal é um dos países que o seu reconhecimento e regulamentação são muito recentes, estamos num momento, em que, a Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou o ciclo de estudos, licenciatura em Osteopatia, existindo neste momento Escolas superiores de Saúde e Institutos, com aprovação para desenvolverem essas licenciaturas. Em suma, encontramo-nos num momento, que a supervisão assume um papel crucial na formação dos futuros profissionais. Neste contexto exige-se para o supervisor competências que permitam uma articulação eficaz entre a escola nova e o ambiente profissional existente, com funções igualmente educativas, mediatizadas pela instância de supervisão, assumindo uma dimensão verdadeiramente pedagógica, i.e., educativa. Palavras-chave Supervisão, Pedagogia,
- Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global em Alunos com PHDA do 1º CEBPublication . Cunha, Hélder Romeu Calado da; Torres, Zélia; Jorge, José ReisCe thème de recherche a été La Contribution de l'Ostéopathie dans le Développement Global des Enfants avec Hyperactivité et Déficit de l'Attention tenue en Master en Sciences de l'Éducation, Spécialisation en Supervision Pédagogique. Le travail a été divisé en trois parties distinctes et complémentaires, le premier, l’Encadrement Théorique, nous avons effectué une revue de la littérature concernant le sujet à l'étude, qui a été la base de la recherche. Dans la deuxième partie, la Méthodologie a été appliquée à la technique de receuil de données avec un questionnaire à tous les éléments qui constituent le groupe d'étude, observation diagnostic et Traitement Ostéopathique d'Ajustement du Corps (TOAC) et une interview des parents d'un élève et un professeur à un étudiant. Dans la troisième partie de la Discussion, nous avons fait une évaluation finale des résultats et de laisser des notes pour la postérité. Nous visons à atteindre comme l'objectif principal de ce travail était de vérifier les changements dans le développement cognitif et psychosocial sur la base du point de vue de l'école, la famille et la communauté, afin de contribuer au développement global efficace des élèves qui on était étudiés et démontrer le potentiel de valeur ajoutée de ostéopathie dans le traitement des élèves atteints de Trouble de Déficit de l’Attention avec Hyperactivité (TDAH). Les résultats ont montré que le TOAC contribué au développement global de ces quatre étudiants avec TDAH contrôlé. Nous concluons que l'intervention de TOAC pour les élèves atteints de TDAH contrôlée, a contribué de manière significative à l'amélioration de la vie de ces enfants en termes d'autonomie, de la concentration, des capacités cognitives, la qualité du sommeil, l'intégration sociale et scolaire, il doit être considéré une valeur de plus dans les groupes multidisciplinaires de surveillance et d'intervention d'accompagnement des étudiants avec le TDAH.
- ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGALPublication . Rodrigues, Ana Maria da Silva; Torres, ZéliaFormulou-se como principal objetivo de estudo: “a análise da aculturação: dificuldade no processo de ensino e aprendizagem do imigrante em Portugal”. Colocou-se como questões norteadoras: as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante? Quais as dificuldades verificadas na aculturação no aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria? Muito embora, os resultados não se terem esgotado a partir deste estudo pretendeu-se contribuir para a (re)formulação das estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de alunos imigrantes no nível superior. A metodologia teve caráter qualitativo, realizado através de pesquisa direta e da observação participante desenvolvida junto dos imigrantes cujo objetivo foi aferir as dificuldades de aprendizado do aluno imigrante, e refletir sobre os conceitos do desenvolvimento humano e psicopedagogia. Procurou-se debater sobre as questões relacionadas a diferenças sociais e culturais (aculturação) dentre outras que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante sendo que a principal dificuldade refere-se à competência linguística que faz parte integrante da cultura e está intimamente ligada a integração social e ao conflito de culturas. Observou-se que as dificuldades verificadas na aculturação do aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria decorrem de causas materiais, sociais e intrínsecas. Devendo neste caso, existir mais atenção por parte dos educadores, mais atenção por parte das instituições aos problemas dos alunos, maior inclusão, menos discriminação e um ensino mais multicultural
- FORMAÇÃO CONTINUADA DEDOCENTESContribuições do Sindicato visando auma educação de qualidadePublication . Costa, Antonia Benedita Pereira; Jorge, José ReisA formação continuada de professores é algo inerente à sua profissão, sendo um item indispensável e de extrema necessidade para o bom desempenho das funções desses profissionais. Entretanto, entendemos que a formação continuada não deve ser realizada apenas com o intuito teórico sem bases na realidade vivida pelos docentes e alunos, mas também deve permear temas do cotidiano, haja vista que as mudanças acontecem de forma acelerada em todo o mundo, e a educação tem que acompanhar esse processo a partir de professores devidamente habilitados para abordar as questões em sala de aula. Para tanto, entendemos que todos devem empenhar-se para que essa formação aconteça, citando-se não só o governo, mas também entidades da esfera do terceiro setor, como os Sindicatos de Classe Profissional. O tema desta dissertação de mestrado centra-se na Formação Continuada de Docentes:contribuições do sindicato visando a uma educação de qualidade. O objeto do estudo é a formação proporcionada pelo SINPROESEMMA, sito no Município de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, aos docentes do ensino fundamental maior e ensino médio da rede pública do Maranhão sobre a temática Doenças Sexalmente Transmissíveis e Síndrome da Imunudeficiência Adquirida (DSTs/AIDS). O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos docentes participantes da formação sobre as contribuições desta na sua vida profissional e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. A coleta de dados deu-se com a aplicação de questionários com 160 docentes dos municípios de Zé Doca, Santa Inês, Santo Amaro e a capital São Luís. Os resultados apontaram que 87,5% eram do sexo feminino, 30% tinham entre 16 a 20 anos de docência, 70% tinham ensino superior completo e 46,5% atuavam na docência no Ensino Médio; e 76,25% (n= 122) era concursado. Quanto à motivação para realização de formação contínua, 52% responderam ser o conhecimento teórico; 30% citaram como fatores positivos conhecimentos novos, contribuições para a qualidade do ensino, e 85% não destacaram nenhum ponto negativo e nenhum fator externo; 80% avaliaram a formação como excelente e 70% classificaram o desempenho dos coordenadores como excelente; 85% dos docentes tiveram participação total, 65% destacaram como excelente a apresentação da pauta, seleção dos temas, metodologia, material didático e atividades. Em relação ao contributo da formação em termos de desenvolvimento pessoal e profissional, 65% disseram que a formação contribui para a área profissional, 65% aplicam esses conhecimentos em sala de aula, 100% afirmaram que a formação trouxe mudanças para a prática pedagógica. O estudo concluiu que a participação do Sindicato na Formação de docentes sobre a temática DSTs/AIDS foi de grande relevância para esses profissionais porque eles puderam contribuir de forma mais eficaz na construção de uma educação de qualidade.
- O DESENVOLVIMENTOPROFISSIONAL DO OSTEOPATARepresentações de profissionais em início decarreiraPublication . Pedro, João Carlos Figueiredo; Almeida, Ana PatríciaA dissertação que aqui se dá conta pretende mostrar o resultado de uma investigação focada no desenvolvimento profissional dos osteopatas com formação em Portugal, especialmente centrado na fase de início de atividade. Pretendeu-se com este estudo, de acordo com as representações dos osteopatas, compreender qual o papel e o impacto da formação inicial e conhecer quais os aspetos facilitadores e constrangedores na fase de início de desempenho profissional e ainda compreender de que forma se desenvolve o sentimento de pertença e identidade neste grupo profissional. Para isso, considerou-se mais apropriada a pesquisa com recurso ao método qualitativo e de caracter exploratório, na medida em que foi um primeiro estudo do género em osteopatas com formação em Portugal. Desta forma, desenrolou-se um trabalho empírico que se centrou especialmente na recolha de dados a partir da técnica de inquérito por entrevista a seis osteopatas em momentos diferentes da vida profissional. A análise dos dados recolhidos permitiu tecer algumas considerações finais como: 1) a forma como a formação inicial está organizada e decorre, leva a que a entrada no contexto de trabalho se faça sem grandes inquietações; 2) quanto aos aspetos facilitadores e constrangedores na fase de iniciação de desempenho profissional por parte dos osteopatas recém-formados, o estágio é destacado como elemento facilitador e a falta dele como constrangedor; finalmente, 3) o desenvolvimento do sentimento de pertença ao grupo profissional dos osteopatas, faz-se através de um agrupamento de processos que vão desde a aceitação pelos colegas no início de atividade, passando pela forma como aproveitam as experiências profissionais até à boa relação com os colegas e a aceitação social.
- Supervisão pedagógica no ensino de osteopatia - Trabalho colaborativoPublication . Karaliunaite, Ingrida; Torres, ZéliaEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender a supervisão pedagógica no ensino de Osteopatia em Portugal, a satisfação pela qualidade de ensino pela perceção dos estudantes e dos professores nas escolas de ensino osteopático. Neste contexto, aborda a supervisão pedagógica na clínica osteopática dentro da instituição, no último ano de curso de Osteopatia. O estudo pretende encontrar algumas respostas sobre satisfação de qualidade de ensino. Quais foram os fatores que influenciam o ambiente de aprendizagem (prática reflexiva, comunicação/ relacionamento profissional, colaboração) quais foram os modelos de supervisão aplicados no ensino de Osteopatia. Adotamos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudarmos em profundidade duas escolas da mesma instituição Instituto de Técnicas de Saúde (ITS) no Porto e Lisboa. A informação foi recolhida através de vários instrumentos: questionário on- line através de formulários destinados para estudantes e para professores; observação direta e análise documental. Amostra do estudo: os participantes estudantes finalistas do ITS do Porto e Lisboa, e os docentes da mesma instituição. Após a recolha e análise de dados concluímos que os resultados do estudo revelaram o benefício do trabalho colaborativo na aprendizagem dos alunos durante o estágio profissional. Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se que a perceção dos estudantes de ITS sobre a qualidade de ensino de Osteopatia revelou ser muito positiva, as práticas reflexivas dos professores e dos estudantes promoveram o desenvolvimento profissional. Os métodos de supervisão mais usados foram o modelo de supervisão clínica e o modelo misto. O perfil do supervisor na perceção dos estudantes influencia no ambiente de aprendizagem. Suporte, acessibilidade e bom relacionamento foram considerados cruciais na supervisão clinica. O relacionamento profissional eficaz entre mentor e estudante é de vital importância para experiência de aprendizagem e desenvolvimento profissional do estudante.
- Refelxão sobre o papel do supervisor pedagógico no contexto da educação escolar. Estudo de caso de uma supervisora pedagógicaPublication . Siciliano, Florencia Beatriz Aranda; Jorge, José ReisEste trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre figura do papel do supervisor pedagógico e sobre os processos educativos, destacando aspetos relevantes desta figura, como a aquisição de uma perspetiva reflexiva e a capacidade de escuta ativa. Apresenta-se a problemática, analisando-se a importância crescente da reflexão sobre este papel. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tratando-se de um estudo de caso único, dada a sua natureza essencialmente exploratória e o facto de o sujeito do estudo constituir simultaneamente o próprio caso. Fez-se, assim, uma abordagem narrativa integrada na linha de pesquisa de “vida profissional”. Conclui-se que é de grande importância o papel reflexivo desenvolvido pela figura do supervisor nos processos educativos.
- Plataforma de osteopatia. Plataforma colaborativa e cooperativa de osteopatiaPublication . Martins, Margarida Maria Viegas das Neves; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho de projeto de intervenção aqui desenvolvido, pretendeu mostrar o resultado duma investigação focada na resolução da problemática, que a comunidade de Osteopatas portugueses se tem vindo a deparar devido à ausência de um local que reúna informação referente a esta área e que sirva de suporte para o conhecimento e divulgação desta profissão. Atendendo aos desafios impostos pela evolução da Osteopatia e o seu longo percurso de regulamentação, este trabalho de projeto iniciou a sua investigação na análise documental, revisão literária, utilizou para a recolha de dados os instrumentos de inquérito por questionários a uma amostra de 223 alunos e docentes de Osteopatia, distribuídos por sete escolas de norte a sul do país, e também entrevistas semiestruturadas a dois interlocutores-chave no papel do desenvolvimento da Osteopatia em Portugal. Os resultados obtidos permitiram servir de ponto de partida para a conceção de uma Plataforma de Osteopatia Nacional, que visa utilizar as ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0 como meio de suporte e instrumento, para a promoção do desenvolvimento científico e a construção colaborativa de uma comunidade de conhecimento na área da Osteopatia.
- NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES EM OZONOTERAPIAPublication . Santos, José Luís Pires dos; Jorge, José Reis; Fonseca, Ana Maria Leitão PintoTendo como premissas a educação, a formação, a supervisão e a aprendizagem ao longo da vida, em áreas de conhecimento tão importantes como os Cuidados de Saúde, o presente trabalho investiga as práticas pedagógicas que estão a ser utilizadas no âmbito da Ozonoterapia. Visa identificar as “Necessidades Formativas dos Enfermeiros Portugueses em Ozonoterapia” e tem como objetivo geral conhecer a situação atual no que concerne às competências dos Enfermeiros em Ozonoterapia no sentido de propor um Plano de Estudos de Pós-Graduação em Enfermagem para Ozonoterapia. A Ozonoterapia é uma técnica que utiliza o ozono clínico como agente terapêutico, num grande número de patologias e em aplicações de estética. É uma terapia totalmente natural e que sendo realizada corretamente, por profissionais habilitados e utilizando geradores de ozono fiáveis, os riscos são quase nulos. O diagnóstico de identificação de necessidades de formação foi realizado através de um inquérito por questionário exploratório, construído para o efeito. Na amostra apenas participaram Enfermeiros com o título de Enfermeiro reconhecido e válido perante a Ordem dos Enfermeiros e que exerçam atividade no âmbito da Ozonoterapia em Portugal. O questionário foi disponibilizado online, tendo sido enviada uma carta de apresentação e convite via e-mail, com o link para participação no estudo. Toda a informação recolhida foi analisada, validada e alvo de tratamento estatístico. Dos resultados obtidos destaca-se que cerca de 90% dos inquiridos não só manifestaram interesse em frequentar ações de formação em Ozonoterapia, como identificaram como áreas prioritárias de atuação - a estética, a neurologia, a cirurgia geral e a ginecologia. Em relação aos métodos de aplicação, o consenso sobre as necessidades de formação incidiu na infiltração para-vertebral e na insuflação.Como corolário do estudo, para 95,8% dos inquiridos a formação em Ozonoterapia é essencial para aquisição de competências e exerce um contributo significativo na melhoria da prática diária do profissional de Enfermagem.
- Construção da Identidade profissional do osteopataPublication . Sousa, Luís Filipe Gomes e; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho de investigação é resultado do processo de obtenção e construção de conhecimento através da via de investigação empírica, enquadrado no domínio das ciências da educação, nomeadamente na área de especialização da supervisão pedagógica, sobre a construção da identidade profissional dos osteopatas. A temática da identidade profissional dos osteopatas revela-se premente e fundamental na medida em que a profissão de osteopata se tenta impor como opção terapêutica em Portugal. Este estudo de caráter exploratório, visava obter resposta à seguinte questão de partida: como se constrói a identidade profissional do osteopata? Desta forma estabeleceram-se três objetivos: compreender e caraterizar a construção da identidade profissional do osteopata; caraterizar o desenvolvimento profissional do osteopata e por fim compreender como o osteopata se vê a si mesmo e os outros. A metodologia adotada nesta investigação, com vista a atingir os objetivos estabelecidos, situa-se no paradigma qualitativa, tendo sido realizadas entrevista semiestruturadas a cinco osteopatas. O estudo permitiu concluir que não existe um percurso académico uniforme dos osteopatas, existindo uma maioria de osteopatas com licenciatura em áreas da saúde tradicionais. De uma forma genérica as fases do desenvolvimento profissional dependem de diversos fatores, contudo de uma forma concisa os entrevistados associam-no a dois fatores: volume de cliente e eficácia dos tratamentos.