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FORMAÇÃO CONTINUADA DEDOCENTESContribuições do Sindicato visando auma educação de qualidade

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Abstract(s)

A formação continuada de professores é algo inerente à sua profissão, sendo um item indispensável e de extrema necessidade para o bom desempenho das funções desses profissionais. Entretanto, entendemos que a formação continuada não deve ser realizada apenas com o intuito teórico sem bases na realidade vivida pelos docentes e alunos, mas também deve permear temas do cotidiano, haja vista que as mudanças acontecem de forma acelerada em todo o mundo, e a educação tem que acompanhar esse processo a partir de professores devidamente habilitados para abordar as questões em sala de aula. Para tanto, entendemos que todos devem empenhar-se para que essa formação aconteça, citando-se não só o governo, mas também entidades da esfera do terceiro setor, como os Sindicatos de Classe Profissional. O tema desta dissertação de mestrado centra-se na Formação Continuada de Docentes:contribuições do sindicato visando a uma educação de qualidade. O objeto do estudo é a formação proporcionada pelo SINPROESEMMA, sito no Município de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, aos docentes do ensino fundamental maior e ensino médio da rede pública do Maranhão sobre a temática Doenças Sexalmente Transmissíveis e Síndrome da Imunudeficiência Adquirida (DSTs/AIDS). O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos docentes participantes da formação sobre as contribuições desta na sua vida profissional e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. A coleta de dados deu-se com a aplicação de questionários com 160 docentes dos municípios de Zé Doca, Santa Inês, Santo Amaro e a capital São Luís. Os resultados apontaram que 87,5% eram do sexo feminino, 30% tinham entre 16 a 20 anos de docência, 70% tinham ensino superior completo e 46,5% atuavam na docência no Ensino Médio; e 76,25% (n= 122) era concursado. Quanto à motivação para realização de formação contínua, 52% responderam ser o conhecimento teórico; 30% citaram como fatores positivos conhecimentos novos, contribuições para a qualidade do ensino, e 85% não destacaram nenhum ponto negativo e nenhum fator externo; 80% avaliaram a formação como excelente e 70% classificaram o desempenho dos coordenadores como excelente; 85% dos docentes tiveram participação total, 65% destacaram como excelente a apresentação da pauta, seleção dos temas, metodologia, material didático e atividades. Em relação ao contributo da formação em termos de desenvolvimento pessoal e profissional, 65% disseram que a formação contribui para a área profissional, 65% aplicam esses conhecimentos em sala de aula, 100% afirmaram que a formação trouxe mudanças para a prática pedagógica. O estudo concluiu que a participação do Sindicato na Formação de docentes sobre a temática DSTs/AIDS foi de grande relevância para esses profissionais porque eles puderam contribuir de forma mais eficaz na construção de uma educação de qualidade.
The continuing education of teachers is something inherent to his profession, being an indispensable item and dire need for the proper performance of the functions of these professionals. However, we believe that continuing education should not be undertaken only with the theoretical order without basis in reality as experienced by teachers and students must therefore permeate the everyday issues, given that changes happen at an accelerated rate in the world and education , and has accompanied this process from suitably qualified teachers to address the issues in the classroom. To this end, we believe that everyone should be facing this training happen, citing not only the government but also the third sector sphere of entities such as the Professional Class of Trade Unions. The theme of this master's thesis focuses on the continuing training of teachers: union contributions aimed at quality education. The object of study is training provided by SINPROESEMMA, located in São Luís, Maranhão state capital to Teachers in most elementary and high school public Maranhao network on the theme of Communicable Sexalmente Diseases and Syndrome Acquired Imunudeficiência (STDs / AIDS) The objective of the study was to understand the perception of participating teachers training on the contributions of this professional and personal life. It is a descriptive, exploratory study, retrospective, with quantitative and qualitative approach. Data collection took place with the application of questionnaires to 160 teachers in the municipalities of Zedoca, St. Agnes, Santo Amaro and San Luis capital. The results showed that: Profile: 87.5% were female, 30% are between 16-20 years of teaching, 70% have completed higher education and 46.5% engaged in teaching in high school; and 76.25% (n = 122) is gazetted. As the motivation for conducting continuing education, 52% responded that the theoretical knowledge; 30% cited as positive factors foreground, contributions to the quality of education and 85% not highlighted any negative and no external factor; 80% evaluated the training as excellent and 70% rated the performance of the coordinators as excellent; 85% of teachers had full participation, 65% highlighted how excellent the presentation of the agenda, selection of topics, methodology, teaching materials, activities. Regarding the contribution of training in terms of personal and professional development, 65% said that training contributes to the professional field, 65% apply this knowledge in the classroom, 100% said that training has brought changes to the pedagogical practice. The study concluded that the participation of the Union in teachers training on the thematic DST / AIDS, was of great importance in order to contribute to these professionals can contribute more effectively to building a quality education.

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Keywords

Formação Continuada. Docentes. Sindicato. Programa EPT/AIDS.Avaliação Continuing Education. Teachers.Labor union.EPT / AIDS program.Evaluation.

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