ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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- A docência nas atividades de enriquecimento curricular - dificuldades sentidas e processos de supervisãoPublication . Batista, Rosália Maria Hermínio Pedro; Freire, Isabel Maria PimentaA docência é hoje, mais do que nunca, uma profissão complexa e envolvente que exige do professor uma constante reflexão sobre o seu desempenho, em ligação com as necessidades crescentes dos alunos, reflexo de uma sociedade sempre em mudança e, cada vez mais exigente. Nesta conjuntura, a supervisão pedagógica, que se pretende um processo reflexivo e colaborativo (Alarcão e Tavares, 2003), capaz de potenciar no professor desenvolvimento pessoal e profissional, de forma a acompanhar a mudança da sociedade e as necessidades inerentes, tem vindo a surgir com uma importância crescente nas escolas e nos sistemas educativos. Em Portugal, nos últimos anos, a escola tem assumido a responsabilidade de proporcionar às crianças, um período de funcionamento alargado, que se traduz pelo desenvolvimento, nos estabelecimentos públicos do 1º ciclo, de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que, como quaisquer outras atividades que envolvam momentos de ensino-aprendizagem, deverão integrar a prática supervisiva. Neste estudo, pretendemos compreender as dificuldades sentidas e os processos de supervisão no âmbito da docência nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Para tal, formulámos algumas questões e estabelecemos os objetivos, enveredámos por uma abordagem de caráter maioritariamente qualitativa, através de um estudo de caso desenvolvido nas Escolas do 1º ciclo de um dado Agrupamento de rede pública, que envolve a participação de professores das AEC e professores titulares de turma enquanto supervisores destas atividades. Realizámos duas entrevistas de focus group, seis entrevistas individuais e seis observações de aula. Procedemos, também, à análise dos documentos regulamentares das AEC no Agrupamento. O estudo revela que as principais dificuldades dos professores destas atividades se prendem com a gestão do comportamento das crianças, o que parece estar associado não só às condições em que trabalham1, como também à sua falta de preparação no domínio pedagógico. A estas parece associar-se, também o tipo de supervisão praticada, pouco reflexiva e rigorosa.
- A produção de diferentes tipos de texto escrito no 1.º Ciclo do ensino básico: um estudo de caso no quarto ano de escolaridadePublication . Monteiro, Maria Manuela Palhas de Oliveira Feijão; Araújo, Luísa; Esteves, Célia Valente FolgadoO presente estudo descreve a forma como a produção textual é trabalhada nos manuais escolares de Língua Portuguesa mais adoptados no quarto ano de escolaridade e as metodologias/estratégias e materiais utilizados em sala de aula para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos na produção de diversas tipologias de texto. Para o efeito, realizámos um estudo de caso com seis turmas de quarto ano de escolaridade distribuídas por cinco escolas do distrito de Santarém. Recolhemos dados através de um inquérito por questionário aos professores em estudo e a uma amostra mais alargada de professores e através de observações em sala de aula. Procedemos ainda a uma análise documental de manuais escolares, do programa e do currículo nacional e cruzámos os dados obtidos recorrendo a uma interpretação qualitativa. Os resultados obtidos evidenciam que, de uma forma geral, as estratégias e materiais utilizados na produção de texto em sala de aula não são uniformes sob o ponto de vista da diversidade. Os manuais escolares não fazem alusão às diversas fases da produção de texto, sendo que não são exploradas todas as tipologias de texto. Verifica-se uma predominância da tipologia narrativa nos manuais escolares, bem como no trabalho desenvolvido em sala de aula, concluindo-se que este recurso poderá influenciar as tipologias de texto trabalhadas no quarto ano de escolaridade.
- Contributos da dinâmica de liderança nas organizações de ensino pré-escolar privadoPublication . FITAS, ANA PATRÍCIA VIEIRA; Pratas, Helena; Gouveia, Ana Teresa
- Do individual ao colectivo: estudo de caso de uma experiência de promoção de trabalho colaborativo docentePublication . Laranjo, Mário João de Sousa; Jorge, José ReisA problemática deste trabalho enquadra-se no âmbito do paradigma das culturas profissionais docentes. A questão de investigação que motivou este trabalho, consistiu na necessidade de perceber o impacto resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho colaborativo, e as suas implicações nas relações pessoais e nas dinâmicas profissionais dos professores nos docentes de uma escola do distrito de Setúbal. O trabalho colaborativo, é assim o conceito em torno do qual se desenvolve este estudo empírico, que se concretiza através de um estudo de caso, e adota uma metodologia mista, já que articula uma abordagem qualitativa/interpretativa, com os dados resultantes de variáveis quantitativas e de carácter demográfico. Os resultados aproximam-se das teorias mais aceites na comunidade científica, na medida em que reafirmam os pressupostos do trabalho colaborativo, aliados à dificuldade de mudança do paradigma profissional docente. Não obstante, são encorajadores focos emergentes de mudança, nalguns grupos de professores, que podem ser indicadores da mudança que se pretende, a bem da qualidade do ensino e do bem-estar dos docentes.
- Contributo da avaliazação do desempenho docente para o desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo exploratórioPublication . Queiroz, Elsa Ortélia Cipriano; Jorge, José ReisNo ano letivo de 2007/2008 foi introduzido um novo modelo de avaliação do desempenho do pessoal docente, mais exigente que o anterior, que incide sobre toda a atividade desenvolvida pelos professores e recorre a uma diversidade de fontes de informação. Este modelo visa contribuir para a melhoria do serviço educativo e, simultaneamente, proporcionar orientações para o desenvolvimento pessoal e profissional no quadro de um sistema de reconhecimento do mérito e da excelência. Este contexto determinou a realização deste estudo de carácter exploratório, com o objetivo central de compreender em que medida o novo modelo de avaliação de desempenho docente tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes avaliados. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada e o questionário escrito, que foram posteriormente submetidos à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico, respetivamente. Os resultados obtidos revelaram que os professores que participaram neste estudo concordam com a avaliação do desempenho, essencialmente na sua dimensão formativa, como forma de promover o desenvolvimento profissional, mas consideraram que o modelo aplicado apresentou vários aspetos negativos e provocou tensões nas relações pessoais e profissionais entre os docentes, que destabilizaram o clima da escola. Este estudo permitiu ainda concluir que o novo sistema de avaliação contribuiu para o aumento da reflexão crítica sobre a atividade letiva e incentivou a atualização e a formação profissional, mas não contribuiu para melhorar a motivação dos docentes, não estimulou ambientes de trabalho colaborativo e não promoveu melhoria significativa das práticas pedagógicas.
- A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Cristina Maia da; Araújo, Luísa; Correia, RosáriaOs manuais escolares são ferramentas fundamentais na prática letiva dos docentes, substancialmente, aqueles que são utilizados como suportes da aprendizagem da leitura no primeiro ciclo do ensino básico e, muito particularmente, no primeiro ano de escolaridade, ano em que se inicia a aprendizagem formal da leitura. O treino explícito e sistemático das correspondências grafema-fonema é considerado fundamental para o sucesso desta competência. Neste sentido, os textos dos manuais devem contribuir para do desenvolvimento da consciência fonémica, incidindo no treino das correspondências grafema-fonema e na consolidação das regras ortográficas mediante o uso de palavras descodificáveis, elementos fónicos e estruturas silábicas simples. Contudo, as práticas dos docentes mostram que estes nem sempre têm uma visão precisa acerca da leitura nem sobre as caraterísticas dos manuais para o ensino desta habilidade e baseiam as suas escolhas a partir de critérios múltiplos e pessoais, esquecendo-se, por vezes, que os manuais servem de base como procedimentos teóricos da aprendizagem. Este estudo incide na análise da forma como os manuais contribuem para a aprendizagem da leitura. Assim, foram analisados os textos com dígrafos e encontros consonantais dos três manuais mais adotados no nosso país no ano letivo 2009/2010. Visto que durante a realização deste estudo se deu a transição de um ano letivo para outro, sendo esta transição acompanhada de uma alteração no Programa disciplinar, procedeu-se também à análise dos manuais das mesmas editoras, mas editados à luz do novo programa. Com este estudo podemos concluir que nem todos os manuais têm em conta o tipo de habilidade de leitura que os seus textos deverão exercitar, de forma, a que os alunos automatizem o processo de descodificação, essencial na fase inicial da aprendizagem da leitura. Também os docentes, nem sempre têm em conta estes critérios no momento em que adotam o manual de Língua Portuguesa do 1.º ano de escolaridade, o que poderá surtir implicações na aprendizagem dos alunos, uma vez que o manual continua a ser o suporte de aprendizagem mais utilizado pelos professores.
- Relatório de atividades e de desenvolvimento profissionalPublication . Ponte, Maria Pedro Chorondo Rodrigues; Jorge, José ReisO foco deste Relatório de Atividade e de Desenvolvimento Profissional recai sobre a experiencia desenvolvida ao longo da profissão de docente, explorando e investigando essencialmente o desenvolvimento uma área específica, a supervisão pedagógica. O objetivo é trazer à tona um conjunto de questões relacionadas com essa temática, analisando, sobretudo a relação entre supervisão pedagógica e coordenação de estruturas de gestão intermédia, particularmente a coordenação de grupo de educação especial. Face às novas exigência e desafios com que os coordenadores são constantemente confrontados, decidi dar ênfase aos cargos de gestão intermédia e à importância que as funções de coordenação desempenham no âmbito da liderança e da supervisão pedagógica. Na realidade, as alterações legislativas ao Estatuto da Carreira Docente têm introduzido sucessivas mudanças, quer na organização das escolas quer na atribuição de novas funções aos docentes, nomeadamente aos coordenadores de departamento e de grupo disciplinar, a quem são exigidas, cada vez mais, funções de liderança e de supervisão dos seus pares, como por exemplo a intervenção na avaliação de desempenho docente. É certo que esta reconceptualização da supervisão pedagógica se insere num novo paradigma de intervenção e ação docente que privilegia a promoção da autonomia do professor e o desenvolvimento profissional de natureza reflexiva, o que implica uma redefinição do papel do coordenador supervisor. Aponta-se também para a multiplicidade de aspetos e fatores que condicionam o exercício da supervisão e, principalmente, com a sua própria consciência enquanto pessoa, professor e aprendiz num processo cíclico de ensino/aprendizagem.
- Relatório de atividade e de desenvolvimento profissionalPublication . Pereira, Maria Luísa Balocas; Jorge, José ReisO presente relat6rio consiste numa reflexao sobre a atividade profissional que desenvolvi ao longo da minha carreira. 0 enfoque reside na experiencia de coordenadora de departamento na area da supervisao pedag6gica, que tenho vindo a desempenhar nestes ultimas anos. Assim, irei destacar o contributo destas funs;oes para o meu desenvolvimento profissional, nomeadamente no que diz respeito as competencias de supervisao. Considero que para o exercicio deste cargo se revela essencial uma formas;ao adequada, pois exige-se ao coordenador de departamento que se mova em dominios de atuas;ao como a coordenas;ao, a supervisao e a avalias;ao dos pares. Ora, estas atribui9oes requerem qualidade e responsabilidade no seu desempenho, tanto ao nivel do seu desenvolvimento pessoal e profissional como dos docentes que coordena. 0 quadro te6rico baseia-se na revisao da literatura relevante e dos normativos decorrentes das alteras;oes introduzidas no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infiincia e dos Professores dos Ensinos Basico e Secundario de 2007 a 2013. Assim, sao invocados os varios dominios de atuas;ao profissional do coordenador de departamento curricular, quer a nivel de liderans;a quer a nivel de supervisao e avaliai;ao. Inclui ainda algumas consideras;oes sobre a supervisao pedag6gica e o ensino-aprendizagem a luz dos te6ricos. Nesta sequencia e apresentada uma reflexao critica sobre a minha experiencia como coordenadora.
- Avaliação de desempenho do pessoal docente: necessidades formativas dos professores com funções de avaliadoresPublication . Carvalho, Rosa Maria Ferreira Matias; Jorge, José ReisO trabalho de investigação que nos propomos desenvolver enquadra-se na tipolo-gia de estudo exploratório. Pretende-se perceber como encaram os professores avaliado-res o recente modelo de avaliação de desempenho docente que tem vindo a ser imple-mentado em Portugal nos últimos anos, mais concretamente nos biénios de 2007 a 2009 e de 2009 a 2011, e identificar as necessidades de formação sentidas pelos avaliadores para o exercício das funções que lhes estão acometidas. O estudo incluirá o conjunto de professores dos ensinos básico e secundário que exerçam as funções de professor avaliador em todas as escolas situadas no concelho do Barreiro. Esta amostra, de tipo não probabilístico, é formada por seleção racional, em que os elementos da população são escolhidos por causa da correspondência entre as suas características (grupo etário, fase da carreira profissional, tipo de formação profis-sional) e os objetivos do estudo.
- Perceção dos professores face à observação de aulas, em contexto de avaliação do desempenhoPublication . Gomes, Cristina Maria Martins Farinha Tavares; Amado, NunoA presente investigação insere-se na problemática da observação de aulas, no âmbito da avaliação do desempenho docente, e procura responder à questão: “qual a perceção dos professores face à observação de aulas, em contexto de avaliação do desempenho?”. Participaram no estudo 162 docentes dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, a lecionar em escolas públicas do distrito de Lisboa, no ano letivo de 2012/2013. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz quantitativo e qualitativo. Como técnicas de recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário e a entrevista individual semiestruturada, que foram posteriormente submetidos ao tratamento estatístico e à análise de conteúdo, respetivamente. Das conclusões do estudo, destacamos a aceitação dos professores em relação à prática de observação de aula, enquanto instrumento formativo, de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de desenvolvimento profissional, de partilha de experiências e saberes e ainda de reflexão sobre o desempenho. Não obstante, os inquiridos rejeitam a observação de aulas com cariz avaliativo, isto é, enquanto instrumento ao serviço da avaliação do desempenho docente, por entenderem que impõe constrangimentos à qualidade do seu trabalho. Dos resultados obtidos, parece ainda evidente o desconforto, o incómodo e a ansiedade dos docentes em relação à presença de observadores/professores/pares, na sala de aula, por alterar o seu normal funcionamento, impedindo que sejam reveladas as reais competências dos professores.