ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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- ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGALPublication . Rodrigues, Ana Maria da Silva; Torres, ZéliaFormulou-se como principal objetivo de estudo: “a análise da aculturação: dificuldade no processo de ensino e aprendizagem do imigrante em Portugal”. Colocou-se como questões norteadoras: as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante? Quais as dificuldades verificadas na aculturação no aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria? Muito embora, os resultados não se terem esgotado a partir deste estudo pretendeu-se contribuir para a (re)formulação das estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de alunos imigrantes no nível superior. A metodologia teve caráter qualitativo, realizado através de pesquisa direta e da observação participante desenvolvida junto dos imigrantes cujo objetivo foi aferir as dificuldades de aprendizado do aluno imigrante, e refletir sobre os conceitos do desenvolvimento humano e psicopedagogia. Procurou-se debater sobre as questões relacionadas a diferenças sociais e culturais (aculturação) dentre outras que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante sendo que a principal dificuldade refere-se à competência linguística que faz parte integrante da cultura e está intimamente ligada a integração social e ao conflito de culturas. Observou-se que as dificuldades verificadas na aculturação do aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria decorrem de causas materiais, sociais e intrínsecas. Devendo neste caso, existir mais atenção por parte dos educadores, mais atenção por parte das instituições aos problemas dos alunos, maior inclusão, menos discriminação e um ensino mais multicultural
- A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Cristina Maia da; Araújo, Luísa; Correia, RosáriaOs manuais escolares são ferramentas fundamentais na prática letiva dos docentes, substancialmente, aqueles que são utilizados como suportes da aprendizagem da leitura no primeiro ciclo do ensino básico e, muito particularmente, no primeiro ano de escolaridade, ano em que se inicia a aprendizagem formal da leitura. O treino explícito e sistemático das correspondências grafema-fonema é considerado fundamental para o sucesso desta competência. Neste sentido, os textos dos manuais devem contribuir para do desenvolvimento da consciência fonémica, incidindo no treino das correspondências grafema-fonema e na consolidação das regras ortográficas mediante o uso de palavras descodificáveis, elementos fónicos e estruturas silábicas simples. Contudo, as práticas dos docentes mostram que estes nem sempre têm uma visão precisa acerca da leitura nem sobre as caraterísticas dos manuais para o ensino desta habilidade e baseiam as suas escolhas a partir de critérios múltiplos e pessoais, esquecendo-se, por vezes, que os manuais servem de base como procedimentos teóricos da aprendizagem. Este estudo incide na análise da forma como os manuais contribuem para a aprendizagem da leitura. Assim, foram analisados os textos com dígrafos e encontros consonantais dos três manuais mais adotados no nosso país no ano letivo 2009/2010. Visto que durante a realização deste estudo se deu a transição de um ano letivo para outro, sendo esta transição acompanhada de uma alteração no Programa disciplinar, procedeu-se também à análise dos manuais das mesmas editoras, mas editados à luz do novo programa. Com este estudo podemos concluir que nem todos os manuais têm em conta o tipo de habilidade de leitura que os seus textos deverão exercitar, de forma, a que os alunos automatizem o processo de descodificação, essencial na fase inicial da aprendizagem da leitura. Também os docentes, nem sempre têm em conta estes critérios no momento em que adotam o manual de Língua Portuguesa do 1.º ano de escolaridade, o que poderá surtir implicações na aprendizagem dos alunos, uma vez que o manual continua a ser o suporte de aprendizagem mais utilizado pelos professores.
- Avaliação de desempenho do pessoal docente: necessidades formativas dos professores com funções de avaliadoresPublication . Carvalho, Rosa Maria Ferreira Matias; Jorge, José ReisO trabalho de investigação que nos propomos desenvolver enquadra-se na tipolo-gia de estudo exploratório. Pretende-se perceber como encaram os professores avaliado-res o recente modelo de avaliação de desempenho docente que tem vindo a ser imple-mentado em Portugal nos últimos anos, mais concretamente nos biénios de 2007 a 2009 e de 2009 a 2011, e identificar as necessidades de formação sentidas pelos avaliadores para o exercício das funções que lhes estão acometidas. O estudo incluirá o conjunto de professores dos ensinos básico e secundário que exerçam as funções de professor avaliador em todas as escolas situadas no concelho do Barreiro. Esta amostra, de tipo não probabilístico, é formada por seleção racional, em que os elementos da população são escolhidos por causa da correspondência entre as suas características (grupo etário, fase da carreira profissional, tipo de formação profis-sional) e os objetivos do estudo.
- Avaliação Diagnóstica: a sua influência na prática letiva na disciplina de Biologia e GeologiaPublication . Martins, Maria de Fátima Lopes; Jorge, José Reis; Rodrigues, Rosária Maria Jorge dos SantosEste estudo teve como objetivo geral conhecer como a Avaliação Diagnóstica e os seus resultados são utilizados na planificação da disciplina de Biologia e Geologia. Através da análise da aplicação da avaliação diagnóstica pretendeu-se dar um contributo para melhorar a operacionalização do currículo e consequentemente as práticas letivas e o aproveitamento dos alunos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa na qual os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista e ainda de análise documental, incluindo os registos de avaliação e planificação das Unidades Didáticas. Existem poucos registos da atividade docente, das suas práticas e da avaliação que fazem aos seus alunos. Os professores consideraram a avaliação diagnóstica importante para a planificação da disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente na planificação das Unidades Curriculares, no entanto nem todos os professores a utilizam. A maioria dos docentes referiu que o tempo disponível não condiciona a aplicação da avaliação diagnóstica. Concordam que é preciso alterar estratégias em relação à avaliação diagnóstica, construir novos instrumentos, uma vez que a principal forma de aplicação é através de testes escritos, que muitas vezes são semelhantes aos que são construídos para os outros tipos de avaliação. Desta forma poderá haver motivação para aplicar mais regularmente a avaliação diagnóstica. Também consideram que os alunos não atribuem importância à avaliação diagnóstica, uma vez que este tipo de avaliação não intervém na classificação final.
- Avaliação do desempenho docente: estudo exploratório sobre a perspetiva dos avaliadoresPublication . Cruz, Maria Amélia Meira da; Pratas, HelenaDesde 2007 que a legislação sobre o Estatuto da Carreira de Docente tem vindo a ser alterada, introduzindo a avaliação do desempenho do docente, gerando polémicas, constrangimentos e controvérsias públicas. Por esta razão, procura-se com este estudo (1) Conhecer os princípios e as práticas da avaliação/ supervisão pedagógica; (2) Conhecer o impacto das práticas de avaliação/supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores e na sua qualidade. (3) Perceber se os princípios de imparcialidade e equidade norteiam as práticas avaliativas. Para tal, foi efetuado um levantamento teórico ao nível concetual e sobretudo legislativo, tentando acompanhar e sintetizar todas as alterações ao estatuto da carreira de docente efetuadas no decorrer da investigação. O resultado traduz-se numa pesquisa exploratória assente numa metodologia qualitativa. As entrevistas semiestruturadas, efetuadas a seis docentes de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo, foram os instrumentos utilizados na recolha de dados e posteriormente trabalhadas e analisadas com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados fazem menção aos constrangimentos sentidos pela avaliação por pares e sobretudo manifestam um descrédito no processo avaliativo, tido como excessivamente burocrático. Não obstante, permanece uma concordância com um modelo de avaliação dos professores mas em outros moldes, mais próximo da realidade da escola, mais objetivo e imparcial. Salienta-se ainda uma necessidade de formação na área da avaliação/ supervisão pedagógica mais ajustada às necessidades dos avaliadores do que a que tem sido promovida pelo Ministério da Educação.
- Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho: contributo para um modelo de avaliação do desempenho docente.Publication . Jesus, Maria do Céu Silva Nunes de; Jorge, José Reis; Correia, RosáriaO estudo apresentado neste documento pretende perceber a relação entre a perceção dos docentes, quando posicionados em diferentes fases da carreira, ou a lecionar a dis-tintos ciclos de estudo, acerca do modelo de avaliação do seu desempenho e do auto-conceito profissional. Assim, este estudo visa estimar o impacto do modelo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento de expetativas de realização pessoal e profis-sional nos docentes. Numa fase inicial, a investigação enquadra-se na tipologia dos “estudos descritivo-exploratórios” ou na “investigação descritiva de nível I”, segundo Fortin (2009, p.52), na medida em que se irão procurar as dimensões que levem à caracterização de um modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD). No desenvolvimento dos traba-lhos, a investigação toma um desenho do tipo “correlacional-explicativo”, de nível III (Fortin, 2009, p. 54), ao verificar se a perceção do modelo de avaliação de desempenho é suscetível de variar consoante as etapas do ciclo de vida profissional / fases da carreira ou os Ciclos de Estudo da docência e, se esta poderá relacionar-se com o autoconceito profissional dos docentes. O universo do estudo é constituído pelos docentes de dois concelhos da península de Setúbal. O processo de amostragem é probabilístico. A amostra, de 203 professores, foi estratificada em seis classes, das quais três são expressivas dos docentes de ciclos de estudo distintos e as outras três são representativas dos docentes em diferentes fases da carreira. O processo de inquirição utilizado foi o de um questionário, constituído por três secções distintas: i) dados profissionais; ii) a Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP) de F. H. Veiga, P. Roque, T. Guerra, L. Fernandes e J. Antunes (2003); e iii) conhecer a perceção dos docentes acerca da avaliação de desempenho. Ficámos a conhecer as dimensões da avaliação de desempenho (ADD) onde se regista o maior desacordo entre os sujeitos – critério e finalidade – e que são percebidos de modo diferente pelos docentes da educação pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico quando contrastados com os docentes do 3.º Ciclo (ensino básico) e ensino secundário. Não se registaram diferenças significativas quanto às fases da carreira. Na interação Fases da carreira vs. Ciclos de Estudo, é a dimensão procedimento que se destaca como significante nas diferenças. O estudo não encontrou uma relação significativa entre o Autoconceito Profissional do Professores (APP) e os Ciclos de Estudo, no entanto, verificou-se uma tendência para aquele se tornar menos positivo ao longo do ciclo de vida profissional do docente. Adicionalmente, o estudo não encontrou a existência de uma correlação entre o autoconceito profissional e a perceção mais satisfatória da avaliação de desempenho pelos docentes.
- Construção da Identidade profissional do osteopataPublication . Sousa, Luís Filipe Gomes e; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho de investigação é resultado do processo de obtenção e construção de conhecimento através da via de investigação empírica, enquadrado no domínio das ciências da educação, nomeadamente na área de especialização da supervisão pedagógica, sobre a construção da identidade profissional dos osteopatas. A temática da identidade profissional dos osteopatas revela-se premente e fundamental na medida em que a profissão de osteopata se tenta impor como opção terapêutica em Portugal. Este estudo de caráter exploratório, visava obter resposta à seguinte questão de partida: como se constrói a identidade profissional do osteopata? Desta forma estabeleceram-se três objetivos: compreender e caraterizar a construção da identidade profissional do osteopata; caraterizar o desenvolvimento profissional do osteopata e por fim compreender como o osteopata se vê a si mesmo e os outros. A metodologia adotada nesta investigação, com vista a atingir os objetivos estabelecidos, situa-se no paradigma qualitativa, tendo sido realizadas entrevista semiestruturadas a cinco osteopatas. O estudo permitiu concluir que não existe um percurso académico uniforme dos osteopatas, existindo uma maioria de osteopatas com licenciatura em áreas da saúde tradicionais. De uma forma genérica as fases do desenvolvimento profissional dependem de diversos fatores, contudo de uma forma concisa os entrevistados associam-no a dois fatores: volume de cliente e eficácia dos tratamentos.
- Contributo da avaliazação do desempenho docente para o desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo exploratórioPublication . Queiroz, Elsa Ortélia Cipriano; Jorge, José ReisNo ano letivo de 2007/2008 foi introduzido um novo modelo de avaliação do desempenho do pessoal docente, mais exigente que o anterior, que incide sobre toda a atividade desenvolvida pelos professores e recorre a uma diversidade de fontes de informação. Este modelo visa contribuir para a melhoria do serviço educativo e, simultaneamente, proporcionar orientações para o desenvolvimento pessoal e profissional no quadro de um sistema de reconhecimento do mérito e da excelência. Este contexto determinou a realização deste estudo de carácter exploratório, com o objetivo central de compreender em que medida o novo modelo de avaliação de desempenho docente tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes avaliados. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada e o questionário escrito, que foram posteriormente submetidos à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico, respetivamente. Os resultados obtidos revelaram que os professores que participaram neste estudo concordam com a avaliação do desempenho, essencialmente na sua dimensão formativa, como forma de promover o desenvolvimento profissional, mas consideraram que o modelo aplicado apresentou vários aspetos negativos e provocou tensões nas relações pessoais e profissionais entre os docentes, que destabilizaram o clima da escola. Este estudo permitiu ainda concluir que o novo sistema de avaliação contribuiu para o aumento da reflexão crítica sobre a atividade letiva e incentivou a atualização e a formação profissional, mas não contribuiu para melhorar a motivação dos docentes, não estimulou ambientes de trabalho colaborativo e não promoveu melhoria significativa das práticas pedagógicas.
- Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global em Alunos com PHDA do 1º CEBPublication . Cunha, Hélder Romeu Calado da; Torres, Zélia; Jorge, José ReisCe thème de recherche a été La Contribution de l'Ostéopathie dans le Développement Global des Enfants avec Hyperactivité et Déficit de l'Attention tenue en Master en Sciences de l'Éducation, Spécialisation en Supervision Pédagogique. Le travail a été divisé en trois parties distinctes et complémentaires, le premier, l’Encadrement Théorique, nous avons effectué une revue de la littérature concernant le sujet à l'étude, qui a été la base de la recherche. Dans la deuxième partie, la Méthodologie a été appliquée à la technique de receuil de données avec un questionnaire à tous les éléments qui constituent le groupe d'étude, observation diagnostic et Traitement Ostéopathique d'Ajustement du Corps (TOAC) et une interview des parents d'un élève et un professeur à un étudiant. Dans la troisième partie de la Discussion, nous avons fait une évaluation finale des résultats et de laisser des notes pour la postérité. Nous visons à atteindre comme l'objectif principal de ce travail était de vérifier les changements dans le développement cognitif et psychosocial sur la base du point de vue de l'école, la famille et la communauté, afin de contribuer au développement global efficace des élèves qui on était étudiés et démontrer le potentiel de valeur ajoutée de ostéopathie dans le traitement des élèves atteints de Trouble de Déficit de l’Attention avec Hyperactivité (TDAH). Les résultats ont montré que le TOAC contribué au développement global de ces quatre étudiants avec TDAH contrôlé. Nous concluons que l'intervention de TOAC pour les élèves atteints de TDAH contrôlée, a contribué de manière significative à l'amélioration de la vie de ces enfants en termes d'autonomie, de la concentration, des capacités cognitives, la qualité du sommeil, l'intégration sociale et scolaire, il doit être considéré une valeur de plus dans les groupes multidisciplinaires de surveillance et d'intervention d'accompagnement des étudiants avec le TDAH.
- Contributos da dinâmica de liderança nas organizações de ensino pré-escolar privadoPublication . FITAS, ANA PATRÍCIA VIEIRA; Pratas, Helena; Gouveia, Ana Teresa