AM - CET - EM - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A Alexitimia e as Estratégias de Regulação Emocional - o caso das Forças de SegurançaPublication . MOREIRA CASAL, CARLA SOFIA; Menezes, Elisabete Sofia Nabais de Oliveira de Freitas eAs emoções permitem a comunicação, adaptação e a sobrevivência e são reguladas através do emprego, consciente ou inconsciente de determinadas estratégias de regulação emocional. Essas estratégias de regulação assumem um papel preponderante no contexto em que se inserem, nomeadamente no contexto profissional. Particularmente, os agentes da autoridade, no decorrer da sua carreira, experienciam situações capazes de gerar emoções negativas e de desencadear perturbações afetivo-cognitivas, de que é exemplo a alexitimia. Neste estudo pretendemos analisar a relação entre a atividade policial, a alexitimia secundária e as estratégias de regulação emocional, através da aplicação de 186 inquéritos por questionário, a militares da Guarda Nacional Republicana. Os resultados apontam para médias de alexitimia mais elevadas em militares com mais de 11 anos de serviço. Quanto às estratégias de regulação emocional, verificou-se que os militares tendem a usar a supressão emocional, em detrimento da reavaliação cognitiva com o objetivo de inibir ou negar emoções negativas. Contudo, ainda que a prevalência de alexitimia seja mais elevada nos militares com mais anos de serviço, não é possível estabelecer uma relação de causa-efeito entre a atividade policial continuada e a alexitimia. No entanto, verificou-se que a utilização frequente da supressão emocional, se relaciona com a alexitimia.
- Decision support system for emergency managementPublication . Ramos, Hugo Miguel do Val; Borges, José Alberto de Jesus; Sousa, João Miguel da CostaPretende-se com este trabalho fornecer um contributo no âmbito do projeto THEMIS, proporcionando um sistema pericial capaz de fornecer um apoio à tomada de decisão. Tendo como base de apoio os casos passados, pretende-se inferir os meios a serem empregues para dar resposta a um certo evento. Este trabalho foi iniciado com a realização de pesquisa bibliográfica, referente aos vários temas que englobam o apoio à tomada de decisão através de sistemas inteligentes. Desta forma, os temas compreendidos nesta tese são: gestão de crises, comando e controlo, tomada de decisão, raciocínio baseado em casos e redes neuronais. Por forma a otimizar-se a resposta do sistema de raciocínio baseado em casos, através de redes neuronais, foi possível entender quais as variáveis que realmente influenciam a inferência dos meios a empregar na resolução dum evento. Possibilitando assim a metodologia de raciocínio baseado em casos suportar o processo da tomada de decisão com uma maior exatidão. A analise dos resultados obtidos, referentes a um evento representativo, mostrou que as variáveis que mais influenciavam a predição do modelo são, ”Entidades Envolvidas”, ”Vitimas Civis” e ”Natureza”. Esta constatação permitiu que o sistema de raciocínio baseado em casos obtivesse resultados muito próximos das tomadas de decisão adotadas pelos comandantes.
- Modelação analítica da deformação plástica e corte da cinta de travamento de um projétil de artilhariaPublication . Magalhães, Henrique Simões de; Faria, Luís V. O.; Martins, Paulo A. F.A interação entre os projéteis de grande calibre com o tubo da respetiva arma, é facultado por um componente anelar, denominado por Cinta de Travamento. A cinta de travamento é um componente metálico que integra os projéteis de artilharia, e que se deforma no contacto com a alma estriada do tubo da arma fogo, devido à deflagração da carga propulsora. Esta deformação permitirá uma obturação da câmara de combustão e gerará um movimento de rotação, que estabilizará o movimento do projétil dentro e fora do tubo da arma. Conhecer o mecanismo de deformação, é de extrema importância quando se pretende desenvolver e projetar este tipo de equipamentos Nesta dissertação, os fenómenos físicos relacionados com a deformação quási-estática da cinta, serão abordados usando uma analogia com três processos de fabrico: extrusão, corte por arrombamento e corte por arranque de apara. Com esta analogia, pretende-se determinar um modelo analítico capaz de replicar o comportamento das cintas de travamento, quando estas entram em contacto com o interior estriado do tubo. Concluiu-se que os processos de fabrico que envolvem o corte da cinta, têm um papel predominante em comparação com a extrusão causada pela presença do cone de forçamento e que, a dimensão geométrica que governa o processo de deformação, é o diâmetro exterior da cinta de travamento. Ao longo desta investigação, foi criado um modelo analítico capaz de replicar o processo de deformação de qualquer cinta de travamento, independente da geometria ou do material da mesma.
- Simulador dinâmico de condução da VBR 8x8 Pandur IIPublication . Silva, Armando Jorge Loureiro da; Borges, José Alberto de JesusO trabalho desenvolvido nesta dissertação pretende contribuir para o projeto Pandur Dynamic Driving Simulator, através da criação de um evento de simulação relacionado com a detonação de minas sob o casco da viatura. A magnitude deste evento está de acordo com o STANAG 4569. O evento foi analisado tendo por base um estudo detalhado sobre o rebentamento de cargas explosivas e a respetiva influência na viatura quando a detonação ocorre sob o casco. A análise do rebentamento de explosivos foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica do tema e a geração de simulações numéricas pelo método de elementos finitos, através da ferramenta LS-DYNAr. Os resultados do estudo foram implementados no simulador de acordo com a arquitetura desenvolvida pela ETI para este projeto. O estudo permitiu concluir que, para efeitos de simulação, os resultados obtidos são coerentes. No entanto, para um estudo mais preciso seria necessário avaliarem-se outros métodos de modelação de rebentamento de explosivos. Abre, ainda, o desafio à continuidade do desenvolvimento de análise do rebentamento de minas sob a VBR 8x8 Pandur II, tendo em vista levar ao conhecimento dos efeitos causados por este tipo de eventos na guarnição destas viaturas. O presente trabalho foi desenvolvido mediante um Acordo de Confidencialidade exarado entre a Academia Militar, os membros do Júri desta Dissertação e os parceiros industriais GDELS-Steyr e ETI. As componentes do trabalho com classificação "Reservado" foram assim omitidas neste documento e/ou a informação alterada. Tal como requerido pelo normativo em vigor na Academia Militar e no Instituto Superior Técnico, o presente documento, tal como está, não contém matérias classificadas.
- Análise de balística externa de um projétil de calibre 155 mmPublication . Fonte-Boa, Rui Filipe da Silva; Pereira, José Manuel da Silva Chaves Ribeiro; Borges, José Alberto de JesusO objetivo desta Dissertação é propor uma geometria para um projétil de combate a incêndios. É utilizado o código de volume finito Star - CCM+R para calcular forças e momentos que atuam no projétil e é criado um código no MathematicaR para definir as caraterísticas da trajetória. O PRODASV 3 R é utilizado de modo a verificar e validar os modelos implementados. Inicialmente, o procedimento adotado consistiu em criar uma metodologia completa para uma munição existente que permitisse ser verificada e validada com a literatura disponível. Foi realizada uma extensa caraterização aerodinâmica através de CFD, a fim de se estabelecer o comportamento das forças e momentos que atuam nos projéteis e assim fornecer os dados necessários para o modelo 6 DOF. As forças e momentos dependem do ângulo de ataque. Concluiu-se que a cinta de travamento, a cinta de guiamento e o efeito de Coriolis eram desprezáveis quando comparados com os resultados obtidos. Na fase seguinte foram testadas seis geometrias diferentes, variando-se o comprimento e o nariz. Definiu-se para este projétil um a velocidade inicial de 100m/s, 10kg, concluindo-se que o comprimento total seria de 697,1mm e perfil semiesférico, com capacidade para transportar 7,5 dm3 no interior. Foram realizados testes com vento para avaliar a estabilidade em voo, e o software e processo de análise desenvolvido neste trabalho estão disponíveis, sendo um contributo para o projeto FIREND.
- Estudo de balística internaPublication . Marques, Daniel Filipe Fernandes; Santos, Aires José Pinto dos; Lobo, Sara de Jesus de Vidigal e AlmadaO conhecimento e a compreensão dos processos que ocorrem no interior do tubo de uma arma de fogo, desde a ignição da carga propulsora, até à saída do projétil, é importante no desenvolvimento do armamento, de uma forma económica e segura. Com a modelação matemática destes processos, que é uma abordagem muito utilizada atualmente, é possível otimizar a carga explosiva e os materiais utilizados. Este estudo foi realizado no âmbito do projeto FIREND, resultante da colaboração entre a Academia Militar e o Instituto Superior Técnico O modelo desenvolvido foi aplicado a um sistema, arma, carga propulsora e projétil, já existente, tendo os resultados obtidos sido validados com o software PRODAS e tabelas referentes ao presente sistema. Para melhor compreender a importância das variáveis envolvidas, é feita uma análise de sensibilidade a diversos parâmetros balísticos, mantendo constante as dimensões da arma em estudo. Na análise dos resultados verifica-se que a cinta de travamento é um elemento muito importante, alterando significativamente os valores da pressão e da velocidade. Verificou-se também que com cargas propulsoras de maior taxa de queima é possível obter valores mais elevados de pressão máxima e velocidade à saída. Palavras chave: Balística interna; Projétil de Artilharia; Pressão; Velocidade; Modelação matemática; Análise de sensibilidade.
- Projecto de um projéctil de calibre 155mm para combate a incêndios florestaisPublication . Calado, João Filipe Caetano; Reis, Luís Filipe Galrão dos; Borges, José Alberto de JesusTodos os anos milhares de hectares são consumidos pelas chamas durante a época de incêndios. As medidas preventivas têm-se revelado insuficientes e as capacidades dos meios de combate estão condicionadas por terrenos inacessíveis, condições de visibilidade reduzida e condições meteorológicas adversas. Com a introdução do projéctil projectado nesta dissertação pretende-se preencher de algum modo o vazio deixado por essas condicionantes. Este projecto dá continuidade ao projecto FIREND® que é a última evolução de um conceito idealizado em 2005 e que se tem vindo a desenvolver numa parceria entre a Academia Militar e o Instituto Superior técnico. O conhecimento assimilado pela revisão bibliográfica de algumas patentes, dos projectos FIREND® anteriores e sobre o funcionamento de projécteis de artilharia convencionais, foi complementada com os conhecimentos de balística e de projecto mecânico, resultando no desenvolvimento sólido de um projéctil de 155mm de detonação electrónica. O projéctil funciona com base num micro gerador de gás que aumenta a pressão interior e desta forma ejecta a carga contida no compartimento de carga. Foram utilizadas as capacidades de desenho tridimensional do software SolidWorks® e estimou-se, através deste, o peso, volume, momentos de inércia dos componentes e a capacidade de carga do projéctil. Estes dados são fundamentais neste projecto para garantir a sua compatibilidade com os obuses e tábuas de tiro utilizadas pela Artilharia do Exército Português. Como resultado, projectou-se um projéctil de 155mm com peso equivalente ao de uma granada convencional e com cotas máximas que lhe conferem total compatibilidade com os Obuses de Artilharia existentes. O projéctil consegue conter, no seu compartimento de carga, aproximadamente 7,5 dm3 de volume, o que lhe confere a capacidade para actuar numa área de aproximadamente 75m2.
- Estudo comparativo de utilização de SER, MIG/MAG e Friction Surfacing na reparação de braços de suspensão de VBTP-M113Publication . Santo, João Miguel Rebola; Almeida, Maria Luísa Coutinho Gomes de; Miranda, Rosa Maria MendesNas últimas décadas Friction Surfacing despertou bastante interesse por permitir revestir metais no estado sólido desenvolvendo-se a temperaturas inferiores às de fusão, evitando assim as afetações que dai advém. No presente trabalho existem dois blocos principais, um primeiro onde se caraterizou o material do braço de suspensão do M113, e um segundo onde se produziram revestimentos recorrendo às três técnicas de revestimento em estudo (FS, Fios Fluxados e SER), com o objetivo de se proceder ao seu estudo e comparação. No processo de caraterização do aço do braço, foram realizados diversos ensaios, dos quais se salientam os ensaios de durezas Vickers e os ensaios de faiscamento, concluindo-se que o aço que mais se assemelha com o do braço é o AISI 4140. Para a caraterização dos revestimentos foram definidos diferentes tipos de ensaios, Metalúrgicos e Mecânicos, com a finalidade principal de abranger uma ampla gama de solicitações semelhantes às que são requeridas ao componente em serviço. Nos ensaios Metalúrgicos foram avaliadas as ligações, a existência de defeitos, as ZTA e as alterações metalográficas. A avaliação das propriedades mecânicas foi obtida através de ensaios de dureza, desgaste, flexão em três pontos e Push-Pull. Da realização destes ensaios verificou-se que os revestimentos obtidos por FS apresentam melhores propriedades, tanto Metalúrgicas como Mecânicas Por fim, foi elaborada uma avaliação dos custos operacionais envolvidos na realização da reparação de um braço de suspensão, concluindo-se que FS, apesar de apresentar os revestimentos com melhores propriedades, é ainda uma tecnologia pouco viável economicamente, fato que se deve á baixa eficiência apresentada.
- Caracterização experimental de uma bomba ejetoraPublication . Capela, Nelson Jorge da Silva; Fernandes, EdgarA opção de futuro incide sobre os processos de combustão em regime pobre e com baixos índices de formação de poluentes. Neste contexto, o presente trabalho estuda um ejetor de um queimador de gás propano, que equipa uma marmita utilizada para confeção de alimentos no Exército Português, para compreender o mecanismo de arrastamento de ar, com vista a identificar as causas que possam contribuir para uma diminuição da razão de equivalência da mistura ar/combustível. Estes queimadores são dispositivos de funcionamento estritamente mecânico e de conceção simples que permitem uma gama de potências caloríficas compreendidas entre 8 e 22 kW. Permitem uma boa estabilidade de chama que é um requisito fundamental de segurança. A regulação de potência é executada através de uma válvula de ajuste, contendo três posições, uma em que a alimentação se encontra cortada e as outras duas permitindo funcionar na potência mínima e máxima. De modo a efetuar o estudo do ejetor, numa primeira fase, submeteu-se o sistema a uma caracterização experimental do campo de escoamentos à entrada de ar do ejetor, a partir da técnica de diagnóstico Particle Image Velocimetry (PIV). Assim avalia-se de que forma o escoamento de ar exterior influencia o comportamento do escoamento da mistura de ar/combustível à saída do queimador. Numa segunda fase, recorre-se à técnica de diagnóstico Quimiluminescência para medição de espécies químicas, para avaliar o comportamento do ejetor a alterações de vários parâmetros, tais como caudal de combustível, área de entrada de ar e área de saída da mistura do difusor. Conclui-se que o ejetor mostrase "insensível" a alterações da área de saída e de entrada de ar, em relação ao valor médio da razão de equivalência. Porém observa-se que as misturas de ar/combustível são mais homogéneas quando as áreas de entrada, da saída e da garganta têm valores próximos.
- Caracterização física e química da pólvoraPublication . Vermelho, Luís Carlos Rodrigues; Fernandes, Edgar Caetano; Margarido, Fernanda Maria Ramos da CruzO presente trabalho consiste na caracterização física e química da pólvora. Esta caracterização foi realizada para alguns tipos de pólvora, com o objetivo de se poder empregar este tipo de material noutros âmbitos, que não seja só nas Forças Armadas, nomeadamente, no armamento. A caracterização física abrangeu, essencialmente, a caracterização morfológica das amostras tal-qual, nomeadamente, as pólvoras multi-perfurada, tubular, tubular (rocket), cilíndrica, esférica, lamelar, em fita e a pólvora negra. A técnica utilizada foi a observação através de uma lupa estereoscópica. Após a combustão, foi utilizado o microscópio eletrónico de varrimento. A caracterização química foi realizada no âmbito da análise química elementar, e também no âmbito da combustão, às condições atmosféricas. Na análise química elementar, foram estudadas a pólvora multiperfurada, tubular, tubular rocket e em fita, por intermédio da espectrometria de fluorescência de raios-X - dispersão de energia e por espectrometria de absorção atómica de chama. No âmbito da combustão, foram estudas a taxa de queima e a velocidade de propagação de chama, nas amostras de pólvora multi-perfurada e a pólvora de fita, através de técnicas de medição de massa e de visualização de chama. Na discussão de resultados constatou-se que a maioria dos tipos de pólvora estudados pertencem ao grupo dos propelentes de base dupla. Apesar da variabilidade entre amostras, verificou-se que o principal elemento comum é o chumbo. Quanto à taxa de queima, esta apresenta uma evolução aproximadamente linear em todas as amostras. Foi, ainda, apresentada uma velocidade de propagação de chama característica para os dois tipos de pólvora estudados, tendo sido estabelecida para a pólvora multi-perfurada uma velocidade SR = 1,1 mm/s, para em fita, SR = 6,0 mm/s.