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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho desenvolvido nesta dissertação pretende contribuir para o projeto Pandur Dynamic Driving
Simulator, através da criação de um evento de simulação relacionado com a detonação de minas
sob o casco da viatura. A magnitude deste evento está de acordo com o STANAG 4569.
O evento foi analisado tendo por base um estudo detalhado sobre o rebentamento de cargas explosivas
e a respetiva influência na viatura quando a detonação ocorre sob o casco. A análise do
rebentamento de explosivos foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica do tema e a geração
de simulações numéricas pelo método de elementos finitos, através da ferramenta LS-DYNAr.
Os resultados do estudo foram implementados no simulador de acordo com a arquitetura desenvolvida
pela ETI para este projeto.
O estudo permitiu concluir que, para efeitos de simulação, os resultados obtidos são coerentes. No
entanto, para um estudo mais preciso seria necessário avaliarem-se outros métodos de modelação de
rebentamento de explosivos. Abre, ainda, o desafio à continuidade do desenvolvimento de análise do
rebentamento de minas sob a VBR 8x8 Pandur II, tendo em vista levar ao conhecimento dos efeitos
causados por este tipo de eventos na guarnição destas viaturas.
O presente trabalho foi desenvolvido mediante um Acordo de Confidencialidade exarado entre a
Academia Militar, os membros do Júri desta Dissertação e os parceiros industriais GDELS-Steyr e ETI.
As componentes do trabalho com classificação "Reservado" foram assim omitidas neste documento
e/ou a informação alterada. Tal como requerido pelo normativo em vigor na Academia Militar e no
Instituto Superior Técnico, o presente documento, tal como está, não contém matérias classificadas.
Description
Keywords
Simuladores militares Simulador dinâmico de condução Viatura blindada de rodas 8x8 Pandur II Detonação de minas Análise numérica