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IPS - ESCE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.

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  • Plano de comunicação integrada de marketing aplicado à marca digitalde educação Teu Resumo no contexto Poliempreende
    Publication . Gosch, Raísa Moreira; Baía, João Paulo
    Este projeto visa construir um plano de comunicação integrada de marketing para aplicação a uma nova marca digital de educação Teu Resumo. Esta oportunidade surge da necessidade de construir um plano de comunicação que inclua uma estratégia de comunicação alternativa adapta ao atual contexto, de uma forma coesa e coerente, para inserir e dar notoriedade a respectiva imagem, identidade da marca, estimulando o envolvimento dos públicos pré-definidos nas ações de comunicação propostas. Neste sentido, o plano foi sustentado com base na metodologia definida à priori, tornando-se possível definir ações suportadas pelos resultados obtidos na participação da equipa Teu Resumo no IPStartup, concurso do Poliempreende no ano de 2023. Inicialmente, foi realizada uma análise e coleta de dados antes e durante o concurso, possibilitando determinar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças. Como resultado foi elaborado um plano de comunicação integrada de marketing utilizando ferramentas do mix de comunicação, a publicidade (através dos panfletos, banners) e o marketing digital (através das redes sociais, website) e relações públicas e eventos com o objetivo de transmitir a mensagem da Teu Resumo de forma eficaz e divulgar as ações dos serviços. Posteriormente, foram definidos os objetivos de marketing, o público-alvo e a estratégia, de forma a orientar as táticas propostas. Finalmente, o plano é concluído com um orçamento estimado, uma proposta de implementação e medidas de avaliação.
  • Otimização de rotas num colégio do concelho do Barreiro
    Publication . Tavares, Maria Luísa Carvalho Nogueira; Costa, Maria da Graça; Barbosa, Victor
    Este trabalho centra-se na otimização de rotas de transporte escolar no Colégio Minerva, situado no concelho do Barreiro, abordando o School Bus Routing Problem (SBRP), um problema clássico de Investigação Operacional. A otimização tem por objetivo melhorar a eficiência do serviço de transporte dos alunos de e para o colégio, reduzindo o tempo total de condução e os custos operacionais, ao mesmo tempo que cumpre várias restrições, sejam estas de horários, capacidade dos veículos disponíveis ou outras. Para tal, desenvolveu-se um modelo matemático fundamentado no problema de rotas de veículos Vehicle Routing Problem (VRP), adaptado para o contexto escolar e implementado no Excel com o suplemento OpenSolver. Este modelo, baseado numa análise do estado da arte e nas especificidades do colégio, procura uma solução otimizada, mais especificamente no que diz respeito ao tempo total de condução. O estudo é estruturado da seguinte forma: o Capítulo 2 apresenta a revisão da literatura sobre o VRP e suas variantes aplicáveis ao SBRP; o Capítulo 3 caracteriza o problema específico do colégio, detalhando dados, restrições e a situação atual das rotas; o Capítulo 4 apresenta o desenvolvimento e a implementação do modelo de otimização; o Capítulo 5 analisa os resultados obtidos, com sugestões para investigações futuras; e o Capítulo 6 contém as conclusões do trabalho. A relevância deste projeto reside no potencial de apoiar a direção do colégio na tomada de decisões estratégicas sobre transporte, promovendo uma redução de custos e uma prestação de serviço mais eficiente.
  • Forecast de cash flow operacional: previsão de recebimento de clientes
    Publication . Silva, Tiago Miguel Jesus da; Simões, David
    A gestão eficiente das contas a receber é essencial para a saúde e estabilidade financeira de uma empresa, uma vez que afeta diretamente a liquidez, a estabilidade operacional e a capacidade de cumprir obrigações futuras. Esta dissertação recorre à utilização de machine learning para efetuar previsões de contas a receber, destacando a importância dos modelos de regressão na previsão dos resultados do fluxo de caixa. Assim, o objeto de estudo deste projeto é a análise de vários algoritmos de regressão, como por exemplo K-Nearest Neighbors, Gradient Boosting Machines, Extra Trees, Random Forest, XGBoost, Árvores de decisão, Regressão linear, Lasso e Ridge, e a escolha do algoritmo com melhores métricas. O objetivo final do projeto é prever o número de dias que o cliente demora a efetuar a liquidação dos documentos desde a data de vencimento dos mesmos de forma a melhorar a visibilidade do cash flow operacional. O modelo criado neste estudo ajuda a ter um maior controlo sobre o fluxo de caixa operacional e uma gestão mais eficaz das contas a receber, fazendo com vista a melhorar a tomada de decisão e maximizar a eficácia do planeamento financeiro. O estudo utiliza a metodologia CRISP-DM, que passa por várias fases como o pré tratamento de dados, feature engineering e a otimização de modelos, assegurando o alinhamento entre os procedimentos técnicos e o objetivo final. De forma, a melhorar os hiperparâmetros do modelo e, consequentemente atingir um melhor desempenho na previsão do conjunto de dados, foi aplicada a otimização bayesiana. O modelo desenvolvido utiliza dados reais de uma empresa produtora integrada de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, para efetuar as previsões do número de dias que um cliente demora a liquidar os seus documentos desde a data de vencimento, tendo em conta, o tipo de negócio, a divisa e o país do mesmo.
  • Condições laborais e riscos psicossociais nos docentes da ESCE/IPS
    Publication . Fonseca, Vera Mónica Ribeiro; Santos, José Rebelo dos
    Este estudo surge no âmbito do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, referindo-se a um estudo de caso numa organização de ensino, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Teve como objetivo analisar e caraterizar as condições laborais e a existência de exposição a riscos psicossociais nos docentes, de forma a perceber como estes percecionam o seu contexto laboral e sua envolvente, e como estes influenciam a sua segurança e saúde laboral. A temática dos riscos psicossociais, permite avaliar a existência de fatores desencadeantes existentes no “desenho” e procedimentos laborais. De modo a ser efetuado o levantamento dos dados, foram utilizadas as metodologias de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Através destas foi possível analisar fatores, em termos gerais, permitindo efetuar a ligação a potenciais fontes geradoras. Os resultados obtidos permitem concluir que a profissão de docentes, devido à sua complexidade e multiplicidade de tarefas, estão constantemente exposta a fatores potenciais causadores de riscos psicossociais.
  • Perspetiva da díade fisioterapeuta: utente com AVC subagudo acerca do tempo prolongado em comportamento sedentário na preparação da alta hospitalar
    Publication . Gomes da Silva, Madalena; Dias, Teresa
    INTRODUÇÃO: Após acidente vascular cerebral, muitos utentes apresentam comportamento sedentário por longos períodos de tempo cujos riscos estão identificados. Contudo é pouco clara a forma como é trabalhada a preparação da alta hospitalar sobre este tema em particular. O objetivo do estudo é compreender a perspetiva da díade fisioterapeuta-utente relativamente à intervenção utilizada na preparação da alta, quanto à diminuição do tempo prolongado em comportamento sedentário, em utentes adultos e idosos com acidente vascular cerebral subagudo. MÉTODO: Foi realizado um estudo qualitativo de análise temática, com recolha de dados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, audiogravadas, às díades utente- fisioterapeuta (14 participantes: 7 utentes e 7 fisioterapeutas). Utilizou-se a análise temática indutiva na qual os dados foram transcritos, analisados, codificados e categorizados antes de serem consolidados em temas e subtemas. RESULTADOS: Resultaram 4 temas: “Diferentes entendimentos da expressão tempo prolongado em comportamento sedentário”, “Estratégias de intervenção para diminuição do tempo prolongado em comportamento sedentário na preparação da alta hospitalar”, “Fatores que favorecem a implementação de estratégias de intervenção para redução do tempo prolongado em comportamento sedentário na preparação da alta hospitalar” e “Fatores que dificultam a implementação de estratégias de intervenção para redução do tempo prolongado em comportamento sedentário na preparação da alta hospitalar”. CONCLUSÃO: As perceções da díade quanto à prática atual no contexto de internamento hospitalar em utentes com acidente vascular cerebral subagudo evidenciam os desafios e as oportunidades na redução do tempo prolongado em comportamento sedentário, como a necessidade de clarificar e uniformizar os entendimentos dos fisioterapeutas. Os fatores apontados como favorecedores e dificultadores poderão indicar informações úteis à implementação de estratégias que melhorem a intervenção na quebra do tempo prolongado em comportamento sedentário. O estudo enaltece a necessidade de tornar este tópico prioritário na preparação da alta hospitalar e de investigação futura que permita compreender os benefícios de saúde associados a estas intervenções.
  • Análise, avaliação e controlo de riscos em trabalhos em altura
    Publication . Veiga, Daniela Ramos; Salgado, Ricardo
    O presente relatório de estágio surge no âmbito da conclusão de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal. O estágio foi realizado na empresa RS-Consultoria, em Lisboa e teve como propósito o acompanhamento de atividades de Gestão de Segurança e Higiene no Trabalho (GSHT), entre duas empresas da Construção Civil, a Transfor e Omatapalo onde a RS-Consultoria presta serviços de Segurança em Obra. Com o decorrer do estágio e o acompanhamento de segurança entre duas empresas, teve como um dos objetivos a identificação de riscos a que os trabalhadores de construção civil se encontravam expostos em particular no caso dos trabalhos em altura, com o intuito de perceber e analisar as possíveis causas e as consequências e encontrar medidas para a prevenção e minimização dos riscos. Para a análise e avaliação de riscos, foram observados trabalhos com risco de queda em altura tal como a montagem de elevadores e montagem de guardas metálicas e trabalhos em varandas. Para avaliação do risco foi selecionado o método de matriz simples Somerville, porque é um método eficaz devido à sua simplicidade, facilidade de aplicação e capacidade de identificação rápida de prioridades. Conclui-se de que é fundamental analisar e verificar as condições do meio envolvente antes de iniciar-se qualquer tipo de intervenção que ponha em risco a segurança dos envolvidos e também deve-se informar/formar todos os intervenientes
  • Segurança e saúde no trabalho na operação e manutenção de redes de abastecimento de água e drenagem: SMAS Montijo
    Publication . Bande, Alexandrino da Costa; Salgado, Ricardo
    A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é essencial na construção e manutenção das redes de água e drenagem dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), garantindo práticas seguras e eficientes que protegem tanto os trabalhadores quanto a saúde pública. A SST envolve a implementação de normas de segurança, capacitação de profissionais e supervisão contínua, promovendo a sustentabilidade das infraestruturas e a qualidade de vida nas comunidades. Embora existam avanços, setores como os SMAS ainda enfrentam desafios, incluindo riscos psicossociais e físicos elevados. Este trabalho visa desenvolver um processo de avaliação e controlo de riscos no Serviço de Manutenção e Conservação das Redes de Água e Drenagem no Montijo, em Portugal. O objetivo passa pela deteção e mitigação de perigos que comprometam a segurança dos trabalhadores e a eficiência dos serviços, no sentido de promover uma cultura de segurança em conformidade com a legislação vigente. A metodologia utilizada no estudo é de cariz qualitativo, e conta com análise documental e ações de observações em campo no sentido de mapear as tarefas e os riscos associados. A aplicação da "Matriz de Falhas" permitiu a avaliação dos riscos e a definição de medidas de controlo, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz. Na análise de risco realizada na tarefa de execução e manutenção de redes de águas, foram identificados 17 riscos, sendo que os que apresentam maior preocupação e que devem ser prioritários a resolver são: soterramento, queda em altura, risco elétrico, perfuração de tubagem de gás, risco psicossocial e exposição a gases tóxicos ou inflamáveis, e na tarefa de limpeza, foram identificados 23 riscos, sendo que os que carecem de maior atenção e que devem ser prioritários a resolver incluem: queda em altura, inalação de gases tóxicos, contacto com substâncias químicas e biológicas, risco elétrico, infiltração de substâncias tóxicas no solo, poluição da água, riscos à saúde pública, emissão de gases tóxicos e impacto na biodiversidade
  • Prazos de pagamento e a satisfação dos prestadores de serviços na área da construção: um estudo caso
    Publication . Costa, Ana Sofia Sanheiro; Picoito, Célia
    Este estudo investigou a relação entre os prazos de pagamento e a satisfação dos prestadores de serviços no setor da construção, tendo como objeto de estudo uma empresa de retalho que vende serviços de instalação e remodelação, designada como Empresa X. A pesquisa utilizou uma metodologia quantitativa e qualitativa, com recolha de dados por meio de questionários aplicados aos prestadores de serviços, e entrevistas realizadas com gestores de rede de parceiros. Os resultados indicaram que os prestadores valorizam significativamente o cumprimento rigoroso dos prazos de pagamento, destacando que prazos mais curtos ou flexíveis geram maior satisfação, além de melhorar a estabilidade financeira e o fluxo de caixa das empresas. No entanto, os dados também mostraram que, além do cumprimento dos prazos de pagamentos, a criação de uma relação de confiança, transparência e estabilidade entre as partes é essencial para o sucesso e a continuidade das parcerias comerciais. A pesquisa também sugeriu que a implementação de soluções como a auto-faturação poderiam otimizar o processo de pagamento, tornando-o mais ágil e eficiente, sendo vista como uma boa solução pelos gestores de rede. Para garantir a continuidade e o sucesso das parcerias no setor da construção, é imprescindível que as empresas alinhem o cumprimento dos prazos de pagamento com a construção de uma base sólida de confiança e comprometimento mútuo.
  • Stress, qualidade do sono e trabalho por turnos na polícia municipal
    Publication . André, Sofia Monteiro de Matos Duarte; Reis, Carla Gamelas; Nunes, Sandra
    A atividade policial, em geral, é caracterizada por tarefas stressantes e exigentes e pelo trabalho por turnos que dificulta o equilíbrio do tempo de trabalho com o sono adequado. Procurou-se assim avaliar o stress ocupacional, a qualidade do sono e a possível influência do trabalho por turnos, numa amostra de 50 polícias municipais, através de um estudo transversal. Para caracterização do stress, foi aplicado o questionário Spielberger Police Stress Survey, com determinação do nível (intensidade) do stress percecionado, frequência de eventos stressantes e índice de stress. Para caracterização da qualidade do sono, foi aplicado o questionário Pittsburgh Sleep Quality Index, com determinação do índice PSQI. Os polícias municipais da amostra evidenciaram stress com uma intensidade moderada (média de nível de stress 5,9 ± 2,3). No entanto, foram identificados fatores stressores que evidenciaram provocar elevado stress nos polícias da amostra como Considerar que a remuneração não é adequada (66,9), Falta de tempo para a família (49,4), Comunicados da imprensa negativos sobre a Polícia (41,7), Críticas à atuação da Polícia (42,3), Mudança de turno diurno para noturno (39,2), Falta de recursos humanos (38,9), Falta de reconhecimento pelo desempenho profissional (35,5). Os fatores que causam maior stress nos polícias municipais da amostra verificaram-se ser os stressores do tipo falta de apoio, seguidos dos stressores do tipo pressão administrativa e organizacional. Os homens e os polícias que fazem turnos noturnos ou diurnos e noturnos rotativos, apresentaram índices de stress mais elevados. Relativamente à qualidade do sono, a média do índice PSQI na amostra é de 8,6 ± 3,9, sendo que 78,6% dos respondentes apresentam uma deficiente qualidade do sono (PSQI > 5). O número de horas dormidas foi em média de 5,2 ± 1,1 horas, encontrando-se abaixo do recomendado e 16,7% dos respondentes tomam medicação para dormir pelo menos 1 vez por semana. Os polícias da amostra que fazem turnos noturnos ou diurnos e noturnos rotativos, apresentam uma média de índice PSQI tendencialmente superior à dos colegas que têm um horário diurno estável. Considerando apenas os respondentes do sexo masculino, verificou-se uma associação significativa, embora fraca, entre o índice de stress e o índice PSQI, evidenciando que como esperado, um maior stress está associado a uma pior qualidade de sono entre os homens da amostra. Os fatores stressores do tipo pressão administrativa e organizacional são os que parecem apresentar uma relação mais estreita com a qualidade do sono. É de salientar que estes resultados não permitem inferir um nexo de casualidade. Na globalidade da amostra, o índice de stress está associado apenas com a componente 7 do índice PSQI - disfunção diurna, significando que um maior stress está associado a disfunção diurna do sono. Na classe do sexo masculino, também se verificou associação entre o índice de stress e a componente 6 do índice PSQI – utilização de medicação para dormir, indicando que os homens que manifestam mais stress, recorrem tendencialmente mais a medicação para dormir. Desta forma, é identificada a necessidade de intervenções direcionadas no contexto laboral estudado, como a reorganização dos horários de turnos, a implementação de programas de saúde e bem-estar, com ênfase na promoção da higiene do sono e mitigação do stress. A presente dissertação propõe medidas de atuação nesses domínios, permitindo auxiliar a Polícia Municipal a encontrar formas de promover a saúde, segurança e performance dos seus polícias.
  • A retenção de militares dos quadros permanentes na força aérea: os dados como fonte de informação e previsão
    Publication . Almeida, Vitor Emanuel de Carvalho Rodrigues de; Penalva, Helena
    Este estudo investiga a problemática das saídas voluntárias dos militares dos Quadros Permanentes (QP) da Força Aérea Portuguesa, desenvolvendo um modelo preditivo para identificar militares com maior probabilidade de pedir abate. Utilizando uma abordagem quantitativa, recorreu-se a métodos de machine learning, nomeadamente Regressão Logística, Naive Bayes, Análise Discriminante Linear, Análise Discriminante Quadrática e Árvores de Decisão. A base de dados foi composta por 2176 militares, divididos entre aqueles que solicitaram abate e os que permaneceram em serviço. A análise identificou variáveis sociodemográficas e estruturais significativas, como a idade, a especialidade, o número de louvores e a nota da ficha de avaliação. O modelo de Regressão Logística (RL) apresentou a melhor performance, permitindo calcular um índice de probabilidade de saída, com utilidade prática para a gestão de recursos humanos. Apesar de limitações, como a baixa sensibilidade e o uso de um conjunto limitado de variáveis, o estudo oferece contributos importantes para a retenção de talento na Força Aérea e sugere a inclusão de mais variáveis e abordagens avançadas em investigações futuras.