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- A flexible, low-cost and algorithm-independent calibrator for automated blood pressure measuring devicesPublication . Dias Pereira, José Miguel Costa; Ribeiro, Gonçalo; Postolache, OctavianArterial hypertension is one of the most important public health problems, especially in developed countries. The quality and calibration of blood pressure (BP) equipment used for non-invasive blood pressure (NIBP) measurement are essential to obtain accurate data that support correct medical diagnostics. This paper includes the hardware and software description of a flexible, low-cost and algorithm-independent calibrator prototype that can be used for the static and dynamic calibration of automated blood pressure measuring devices (ABPMDs). In the context of this paper, the meaning of calibrator flexibility is mainly related to its ability to adapt or change easily in response to different situations in terms of the calibration of ABPMDs that can use a variety of calibration settings without the need to use specific oscillometric curves from different ABPMD manufacturers. The hardware part of the calibrator includes mainly an electro-pneumatic regulator, used to generate dynamic pressure signals with arbitrary waveforms, amplitudes and frequencies, a pressure sensor, remotely connected through a pneumatic tube to the blood pressure (BP) cuff, a blood pressure release valve and analog conditioning circuits, plus the A/D converter. The software part of the calibrator, mainly developed in LabVIEW 20, enables the simulation of oscillometric pressure pulses with different envelope profiles and the implementation of the main algorithms that are typically used to evaluate systolic, diastolic and mean arterial pressure values. Simulation and experimental results that were obtained validate the theoretical expectations and show a very acceptable level of accuracy and performance of the presented NIBP calibrator prototype. The prototype calibration results were also validated using a certified NIBP calibrator that is frequently used in clinical environments.
- A organização de rotinas promotoras de autonomia na creche e jardim de infânciaPublication . Miranda, Joana Raquel Peixoto; Lemos, ÂngelaO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do impacto das rotinas diárias em creche e jardim de infância para a promoção da autonomia das crianças de modo a identificar estratégias de intervenção que possibilitem a promoção da autonomia e participação das crianças. Este estudo relata intervenções pedagógicas implementadas ao longo dos períodos de estágio assim como reflexões destas mesmas intervenções que podem ser utilizadas pelas equipas pedagógicas de forma a potenciar a autonomia das crianças através das rotinas. Para a elaboração deste relatório de projeto a metodologia utilizada foi o paradigma interpretativo, a abordagem qualitativa e a investigação ação. Com recurso a diversos procedimentos de recolha e analise de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata observações e vivências experienciadas no decorrer dos estágios em ambos os contextos de estágio (creche e jardim-de-infância). As intervenções descritas e analisadas neste projeto, foram selecionadas de acordo com o tema do mesmo. Deste modo, ao interpretá-las é possível compreender que as rotinas em ambos os contextos devem ser organizadas de forma cuidadosa, previsível, porém flexível e participativa de forma a potenciar o desenvolvimento da autonomias as crianças. Aspetos como: a possibilidade de escolha nas atividades, a participação das crianças nas tomadas de decisões do grupo, o envolvimento das crianças nas tarefas do seu dia a dia como organização dos materiais, os seus cuidados pessoais de higiene são promotores do desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidade das crianças.
- Presence of gluten and soy derived excipients in medicinal products and their implications on allergen safety and labelingPublication . Figueiredo, Alexandra; Auxtero, Maria Deolinda; Brás, Adriana; Casimiro, Andreia; Costa, Isabel MargaridaGluten and soy allergies are significant health concerns, particularly in individuals with celiac disease or soy sensitivity. While dietary sources of these allergens are well-studied, their presence in medicinal products remains under-explored. This study assessed the prevalence of gluten and soy-derived excipients in 308 medicinal products authorized for marketing in Portugal. A systematic search of the Summary of Product Characteristics (SmPC) database was conducted for 108 analgesics and antipyretics containing paracetamol, 85 NSAIDs containing ibuprofen, and 115 antiasthmatic and bronchodilator medicinal products. The study found significant associations between pharmacotherapeutic groups and the presence of these allergens (p < 0.001). Gluten was more prevalent in the group of analgesics and antipyretics (44.4%) than in NSAIDs (8.2%), whereas soy-derived excipients were more frequent in NSAIDs (14%) than in analgesics and antipyretics (6.5%). No excipients containing gluten or soy were identified in antiasthmatic and bronchodilator medicinal products. In analgesics and antipyretics, 51.2% of solid oral dosage forms and 40% of liquid oral formulations contained gluten. Within the NSAIDs group, gluten was mainly present in liquid oral dosage forms (26.7%). Soy-derived excipients were found in 30% of liquid oral formulations and in 33.3% of rectal dosage forms of analgesics and antipyretics. In the NSAIDs group, soy was more prevalent in liquid oral formulations (26.7%). These findings highlight the need for clearer labeling of allergens in medicinal products and underscore the importance of vigilance for patients with gluten or soy allergies. Further research is required to address gaps in allergen disclosure by pharmaceutical manufacturers and to promote safer medicinal product use for sensitive populations. Enhanced awareness among healthcare providers and patients is essential to mitigate the risk of allergic reactions associated with hidden excipients in medicinal products.
- Plano de comunicação integrada de marketing aplicado à marca digitalde educação Teu Resumo no contexto PoliempreendePublication . Gosch, Raísa Moreira; Baía, João PauloEste projeto visa construir um plano de comunicação integrada de marketing para aplicação a uma nova marca digital de educação Teu Resumo. Esta oportunidade surge da necessidade de construir um plano de comunicação que inclua uma estratégia de comunicação alternativa adapta ao atual contexto, de uma forma coesa e coerente, para inserir e dar notoriedade a respectiva imagem, identidade da marca, estimulando o envolvimento dos públicos pré-definidos nas ações de comunicação propostas. Neste sentido, o plano foi sustentado com base na metodologia definida à priori, tornando-se possível definir ações suportadas pelos resultados obtidos na participação da equipa Teu Resumo no IPStartup, concurso do Poliempreende no ano de 2023. Inicialmente, foi realizada uma análise e coleta de dados antes e durante o concurso, possibilitando determinar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças. Como resultado foi elaborado um plano de comunicação integrada de marketing utilizando ferramentas do mix de comunicação, a publicidade (através dos panfletos, banners) e o marketing digital (através das redes sociais, website) e relações públicas e eventos com o objetivo de transmitir a mensagem da Teu Resumo de forma eficaz e divulgar as ações dos serviços. Posteriormente, foram definidos os objetivos de marketing, o público-alvo e a estratégia, de forma a orientar as táticas propostas. Finalmente, o plano é concluído com um orçamento estimado, uma proposta de implementação e medidas de avaliação.
- (Ciber)identidade e influenciadores digitais – estudo sobre a construção do ‘eu’ no InstagramPublication . Motta, Nicolas Bárbara Lugon; Ferreira, Gil António Baptista, 1971-As tecnologias criadas e domesticadas pelos humanos moldam profundamente as culturas e relações interpessoais contemporâneas. Nos ambientes online as identidades encontram novos moldes de representação, levando a compreensões complexas sobre o ‘eu’ no contexto digital. A crise de representação vivida na videosfera faz da imagem digital uma projeção idealizada e muitas vezes distorcida da realidade. A mercantilização das (ciber)identidades, ocasionada por influenciadores digitais, impacta não apenas o comércio, mas também a perceção dos consumidores sobre quem são. O reconhecimento dos conteúdos de influenciadores como formas de publicidade, mesmo quando promovem estilos de vida idealizados sem menção direta a marcas, é crucial para questionar as "verdades" difundidas por essas imagens. Este estudo busca entender as relações entre as imagens dos influenciadores de estilo de vida no Instagram e a construção da identidade nos usuários, examinando as tecnologias de comunicação dos novos media, as conexões interpessoais promovidas por elas e a construção identitária na hipermodernidade. Diferentes dimensões nos campos da psicologia, sociologia e novos media são exploradas, refletindo uma compreensão da dinâmica complexa entre a identidade do usuário e o conteúdo que consome online. Apresenta-se um quadro contemporâneo que expõe os padrões de atração às postagens de natureza íntima por influenciadores no Instagram e as consequências da paridade com influenciadores para o senso identitário do usuário, incluindo como observam seus corpos, meios relacionais e padrões de atividade, afetando a perceção de si e do mundo ao seu redor.
- Use of the PRINCE2 methodology in the development of environmental physiotherapy education projectPublication . Lopes, António Alves; Noronha, Miguel; Almeida, Patrícia; Vieira, Ana Isabel; Santana, Duarte; Dias, MatildeIntroduction: The Physiotherapy undergraduate curriculum aims to develop graduates who are competent in their field and capable of tackling complex challenges autonomously and creatively. A key focus is also to promote sustainable environmental practices, ensuring that future physiotherapists are equipped to integrate these principles into their professional activities. To achieve this, an adapted pedagogical strategy using the PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments) project management methodology has been implemented for community projects. PRINCE2 is a structured, process-based approach that enhances the organization, management, and control of projects from initiation to closure. Its core principles—such as flexibility, defined roles and responsibilities, and a focus on quality—are instrumental in fostering best practices in project execution. This study explores the use of PRINCE2 in a community-based health education project aimed at enhancing Portuguese physiotherapists' awareness and integration of sustainable environmental practices in their clinical work. Methodology: During the spring semester of 2023, students from Escola Superior de Saúde do Alcoitão, were introduced to a series of challenges to enhance sustainable environmental practices. The PRINCE2 methodology was presented, and roles such as Project Manager, Team Members, and Customer were assigned, with support from Subject Matter Experts. The methodology follows several stages: starting up the project, directing it, initiating, controlling each stage, managing product delivery, overseeing stage boundaries, and closing the project. At each step, roles and responsibilities were clearly defined to ensure smooth progress. The structured process guided students from an initial project mandate through planning and execution to the final evaluation of deliverables. Results: The final product of this project was the translation and adaptation of environmental educational materials for the Portuguese context, resulting in a guide for environmental physiotherapy practices. This adaptation aimed to enable Portuguese physiotherapists to integrate sustainable principles into their clinical practice and work environments. By applying the PRINCE2 methodology, students developed a resource that met quality expectations and equipped physiotherapists with tools to positively influence environmental health through their professional activities. Conclusions: The implementation of the PRINCE2 methodology demonstrated its feasibility for structuring community-based health education initiatives. The approach proved effective and adaptable, making it suitable for similar future projects. The outcomes highlight its dual impact: empowering physiotherapists with sustainable knowledge and contributing to broader efforts for environmental health. This underscores the relevance of incorporating structured project management frameworks like PRINCE2 in health education, preparing future physiotherapists to contribute to sustainability efforts at both local and global levels.
- Understanding student and faculty perspectives on artificial intelligence in health educationPublication . Lopes, António Alves; Delgado, João; Santos, Hugo; Silva, CláudiaIntroduction: Artificial Intelligence (AI) has become increasingly prevalent in healthcare, but there is limited research on students' and faculty members' knowledge, usage, and attitudes towards AI in education. This study aimed to evaluate both students' and faculty members' knowledge of AI, their attitudes towards integrating AI into health professions education, and to identify their needs, concerns, and perceptions of potential risks related to incorporating AI into the curriculum. Methodology: A descriptive study was conducted using an online survey administered to students and faculty members at the Alcoitão School of Health Sciences during the 2023-2024 academic year. The student survey assessed knowledge of AI, use of AI in learning, attitudes towards AI integration in health education, and needs and concerns regarding AI. Likert-scale questions were used for structured evaluation. The faculty survey aimed to assess AI usage, attitudes towards AI integration, and perceived needs and challenges. Results: Responses from 154 students in Physiotherapy, Occupational Therapy, and Speech Therapy programmes showed that, although many possessed a basic understanding of AI concepts (49.4%), there were notable gaps in their knowledge. AI was primarily used to support productivity and learning, but usage remained limited. Students generally held positive views towards AI (65.6%) but expressed concerns about its impact on critical thinking and problem-solving skills (68.8%). Concerns were also raised about AI's effects on critical thinking (68.8%), practical skills (62.4%), privacy (59.7%), and data security (59.7%). Clear guidelines and curricular adjustments were highlighted as important for effective AI integration. Responses from 58 faculty members in Physiotherapy, Occupational Therapy, and Speech Therapy revealed mixed engagement with AI. While many used AI for personal productivity (56.9%), fewer employed it in teaching (32.8%) or research (22.4%). Attitudes towards AI were moderate (average score of 3.76 out of 5), with concerns regarding privacy, data security, and impacts on critical thinking and practical skills. There was strong support for professional training and guidelines for effective AI adoption (average score of 4.63). No significant differences were found between faculty with less than 20 years versus more than 20 years of experience, although more experienced faculty reported slightly higher AI usage in teaching. Conclusions: The findings highlighted the need for educational strategies that integrate AI as a valuable tool in healthcare education. Institutions should revise curricula to include AI-related content and address concerns. Clear guidelines on ethical AI use and practical experiences could enhance understanding of AI and better prepare students and educators for its application. Incorporating AI-related content and addressing both student and faculty concerns could better equip healthcare educators and professionals to adapt to technological changes, supporting their AI readiness in working filed.
- Liderança e Inteligência Emocional na Gestão Escolar no Sotavento AlgarvioPublication . Nuno Miguel Ferreira Rua de Oliveira BaptistaEsta dissertaça o investiga a relaça o entre Liderança Escolar e Intelige ncia Emocional no Sotavento Algarvio, analisando o seu impacto na gesta o, no clima organizacional e no desempenho acade mico. Adotando uma abordagem mista, conclui-se que a Liderança Transformacional, baseada na empatia e na regulaça o emocional, promove ambientes mais colaborativos e motivadores. Os diretores mais jovens privilegiam o envolvimento emocional, enquanto os mais experientes adotam abordagens estruturadas. Destacam-se estrate gias como a Formaça o Contí nua e a integraça o de valores e ticos na gesta o. A Intelige ncia Emocional revela-se essencial na mediaça o de conflitos, na comunicaça o institucional e no sucesso acade mico, reforçando a necessidade de capacitaça o de lí deres escolares.
- Perceção das necessidades reportadas pelas mulheres na 1ª, 8ª e 16ª semanas pós-parto: estudo qualitativoPublication . Silva, Inês; Sancho, Maria de FátimaIntrodução: O período pós-parto envolve a transformação física e emocional da mulher após o nascimento do bebé. A OMS destaca 63 recomendações para cuidados nesse período, abrangendo saúde materna, recém-nascidos e promoção da saúde. É um momento crítico para a saúde mental, como o "baby blues" que pode afetar o vínculo mãe-bebé, a amamentação, bem como o sono do bebé. A fisioterapia assume um papel central na estratégia de apoio social, emocional e cuidados físicos adequados para promover o bem-estar materno-infantil e desenvolver políticas de saúde efetivas. Objetivo: Identificar as necessidades sentidas pela mulher no período pós-parto. Metodologia: Estudo qualitativo, entrevistas individuais de cariz semiestruturada, para obter testemunhos ricos e detalhados sobre as experiências das mulheres. Desta forma, será possível compreender o contexto em que as mulheres vivenciam o pós-parto, perceções sobre si mesmas como mães, relacionamentos familiares, interações com os profissionais de saúde e as influências culturais e sociais. Foi utilizada análise temática para identificar temas e subtemas. Resultados: Foram entrevistadas 16 mulheres no pós-parto. Resultando em quatro temas identificados como marcadores de reflexão no presente estudo: Dificuldades no parto e após o parto, necessidades sentidas após o parto, consciencialização/ comunicação / literacia e intervenção do fisioterapeuta no processo pós-parto. Conclusão: O período pós-parto é um dos períodos mais marcantes do ciclo de vida da mulher com implicações a nível físico, psicológico, social, familiar, económico, laboral que merece especial atenção dos profissionais de saúde e não só de forma a que esta mulher e a nova família recebam os cuidados necessários que garantam o seu bem-estar. A acessibilidade universal aos cuidados de fisioterapia é essencial para todas as mães, independentemente de sua localização ou situação financeira. Um suporte contínuo ao longo do primeiro ano pós-parto é fundamental para ajustar as intervenções conforme necessário e acompanhar o progresso. Alinhar as práticas de fisioterapia às necessidades reais das mães e avaliar a sua efetividade é essencial para melhorar o suporte oferecido e promover uma recuperação satisfatória e completa.
- Motricidade e grafomotricidade em crianças de ensino pré-escolarPublication . Amado, Joana Martins; Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-O Ensino Pré-escolar é um período crucial para o desenvolvimento das habilidades grafomotoras especialmente no último ano, quando se espera que a maioria das crianças esteja preparada para iniciar a aprendizagem da escrita. No entanto, existe um conjunto de fatores psicomotores que influenciam as habilidades grafomotoras, cujas devem ser bem desenvolvidas para que o processo de aprendizagem da escrita seja promissor. É importante que essas competências fundamentais sejam desenvolvidas na idade pré-escolar, encarando a psicomotricidade como um fator de integração escolar e preventivo de dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo visou analisar o efeito da participação de um grupo de crianças do pré-escolar num programa de promoção de competências grafomotoras que influencia o desenvolvimento da Integração Visuomotora. Este foi aplicado em 44 crianças com idades entre os 3 e 6 anos e contou com um grupo experimental e um grupo de controlo. Foram aplicadas avaliações iniciais e finais para determinar se o programa teve influência no grupo de crianças que participou nas sessões orientadas de trabalho grafomotor em relação ao grupo que não sofreu essa intervenção. O efeito do programa não se expressou em diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (controlo e experimental). Contudo, a tendência de melhoria registada é coincidente com os efeitos positivos registados na literatura revista que advoga a relevância da praxia fina no nível de desempenho grafomotriz.