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- Condições laborais e riscos psicossociais nos docentes da ESCE/IPSPublication . Fonseca, Vera Mónica Ribeiro; Santos, José Rebelo dosEste estudo surge no âmbito do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, referindo-se a um estudo de caso numa organização de ensino, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Teve como objetivo analisar e caraterizar as condições laborais e a existência de exposição a riscos psicossociais nos docentes, de forma a perceber como estes percecionam o seu contexto laboral e sua envolvente, e como estes influenciam a sua segurança e saúde laboral. A temática dos riscos psicossociais, permite avaliar a existência de fatores desencadeantes existentes no “desenho” e procedimentos laborais. De modo a ser efetuado o levantamento dos dados, foram utilizadas as metodologias de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Através destas foi possível analisar fatores, em termos gerais, permitindo efetuar a ligação a potenciais fontes geradoras. Os resultados obtidos permitem concluir que a profissão de docentes, devido à sua complexidade e multiplicidade de tarefas, estão constantemente exposta a fatores potenciais causadores de riscos psicossociais.
- Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidadePublication . Costa, Bruno; Dinis, Maria GoreteO setor do Turismo tem um forte impacto e importância em Portugal, sendo este um dos países com mais “condições” para apostar no desenvolvimento deste setor. O facto de Portugal ser um país banhado na sua maioria pelo oceano atlântico, faz com que um dos principais produtos turísticos seja o turismo de “sol e praia”, que conduz a uma forte concentração da procura turística e, consequentemente, da oferta turística no litoral. De forma a que uma empresa apresente um desempenho superior em relação aos concorrentes diretos, é necessário adotar medidas ligadas à gestão estratégica que visem aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Após analisar as estratégias de desempenho principais é possível chegar a um conjunto de modelos e conceitos que poderão facilitar o desenvolvimento das empresas. Num meio cada vez mais competitivo, as empresas têm de adotar novas formas de se destacar face aos restantes concorrentes e ao mercado onde estão inseridas demonstrando assim maior exigência aos gestores. Nesta balança torna-se também necessário apresentar níveis de sustentabilidade equivalentes ao sucesso da empresa. É possível verificar que o turismo é um setor bastante competitivo surgindo com frequência projetos inovadores capazes de alterar as perspetivas iniciais dos seus concorrentes. O aumento da exigência dos consumidores é também um fator chave levando à criação de novos modelos de negócio. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as estratégias competitivas no setor turístico, na região do Alto Alentejo, através da presença de hotéis pertencentes à cadeia hoteleira Vila Galé que abriram muito recentemente percebendo de que forma os mais variados componentes deste setor hoteleiro poderão ser relevantes para o sucesso de empresas desta área. O objetivo principal passa por estudar quais os fatores de maior relevância para a tomada de determinadas decisões estratégicas.
- Importância dos First-Party Data e Inteligência Artificial para a eficácia do Marketing DigitalPublication . Almeida, Pedro; Tavares, VictorEsta dissertação apresenta um estudo qualitativo e aborda a importância da combinação de dados first-party e da inteligência artificial (IA), como um meio de melhorar a eficácia do marketing digital. Num contexto de transformação digital e de disrupção tecnológica acelerada, o objetivo desta investigação é identificar as principais oportunidades e desafios que as empresas e profissionais de marketing digital enfrentam, numa era onde a privacidade e o tratamento de dados são fundamentais para conquistar a confiança dos stakeholders. A pesquisa envolveu uma revisão exaustiva da literatura sobre a evolução do marketing e sua digitalização, a importância da restrição de third-party cookies, a relevância dos dados first-party e a utilização da IA como solução para os atuais desafios do marketing digital. Para o efeito, através de uma investigação exploratória e descritiva, com recurso a uma metodologia qualitativa, realizaram-se dez entrevistas a profissionais especializados em marketing digital, IA e ciência de dados, a fim de compreender as suas perspetivas, visando obter um conhecimento profundo e detalhado sobre a temática em estudo. Concluiu-se que a combinação de dados first-party e IA pode contribuir para revolucionar as práticas de marketing, apresentando um potencial significativo para melhorar a eficácia do marketing digital das empresas. Os resultados desta dissertação fornecerão uma base sólida para futuras investigações em torno deste tema.
- Binge -Watching: o Impacto da Intensidade de Binge-Watching de Séries no Consumo de Fast-Food, e-Commerce, Leitura e de Atividade DesportivaPublication . Constâncio, Ana Clara Sota; Paixão, JoãoA presente dissertação tem como principal objetivo investigar em que medida a intensidade do Binge-Watching de séries – consumo compulsivo de séries - tem implicações positivas e/ou negativas nos praticantes de Binge-watching ao nível dos consumos de fast-food, de e-commerce, de leitura e de atividade desportiva. Trata-se de uma investigação exploratória, de tipo descritivo. Desde o início, esta investigação revelou-se um desafio. Desde logo, pelo seu caracter de novidade na sua intenção de medir o impacto de um fenómeno - o Binge-watching - no comportamento do consumidor nas vertentes definidas – consumo de fast-food, de e-commerce, de leitura e de atividade desportiva - , e depois, pela aplicação para isso de um indicador novo – o BVI (Binge Viewing Index). A convicção da investigadora, e apesar de estar consciente das dificuldades com que, certamente se iria deparar, de que o estudo representaria uma mais-valia para o entendimento deste fenómeno, foi motivação suficiente para a concretização da investigação. A rápida disseminação deste fenómeno ainda subexplorado, e as potenciais consequências do mesmo para os seus praticantes, conferem ao avanço do seu conhecimento um carater de urgência. Surge, neste âmbito, a necessidade de compreender o fenómeno em si, e vários são os autores que, através de uma abordagem multidisciplinar combinando conhecimentos de Psicologia, de Sociologia, comportamento de media e estudos de mercado, se têm dedicado a conhecê-lo. Quer ao nível das motivações, quer ao nível das consequências, o Binge-watching tem vindo a despertar um interesse crescente na comunidade científica. Mas, como veremos adiante, as conclusões, principalmente na vertente das consequências, estão ainda longe de consenso, e os resultados contraditórios multiplicam-se. Outros fatores fazem desta investigação uma investigação pertinente: desde logo, por se tratar de um fenómeno relativamente recente e que tem vindo a registar maior incidência e disseminação com o desenvolvimento das plataformas de streaming e depois, porque se acentuou ainda mais por via das restrições e imposições relativas à maior permanência em casa, na sequência da pandemia de Covid-19 e da emergência de modelos de trabalho remoto. É portanto neste contexto de “novidade”, em que os estudos sobre este fenómeno são ainda insuficientes, que surge a presente investigação. Caracterizando-se o Binge-watching por ter associado um elevado estado de imersão e absorção do seu praticante, poderá, ao nível dos comportamentos do consumidor, ter efeitos – positivos e/ou negativos – no consumo de bens ou serviços, como o caso dos consumos alimentares, da utilização dos canais de compra digitais, do consumo de produtos/serviços culturais e de entretenimento e, também, naturalmente, no nível de exposição à publicidade das marcas. Em Marketing, a investigação sobre este fenómeno é inexistente. E no que concerne à relevância científica para a literatura de Marketing, o fenómeno Binge-watching tem evidente 9 interesse para o Marketing não só pelos fatores explicativos, mas sobretudo pelas suas consequências no mercado. Deste modo, a literatura de Marketing é particularmente escassa nesta matéria. Quanto à operacionalização da investigação, e cumprindo o intuito de encontrar métricas, foi realizado um questionário que permitiu recolher fatores de correlação com o BVI permitindo respetiva a analise estatística. Após esta analise, os resultados foram de facto, evidenciadores de uma forte relação entre a intensidade de Binge-watching e os níveis de consumo - de fast-food, de e-commerce, de leitura e de atividade desportiva-, permitindo comprovar a pertinência da investigação.
- Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração ZPublication . Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto; Paixão, JoãoA Geração Z está a ganhar um peso cada vez maior no mercado e tem vindo a marcar um paradigma de viragem com os seus padrões de consumo distintos. Em breve, será o maior grupo de consumidores, desta forma, e sabendo que são pouco fiéis, o desafio que se coloca às marcas é maior e mais sofisticado. Assim, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber quais são os determinantes na construção da fidelidade às marcas por parte da geração Z, geração em estudo, em contexto digital. O presente estudo foi conduzido por uma análise quantitativa, através da realização de um inquérito por questionário a 176 inquiridos e os resultados foram posteriormente analisados através do SPSS. Os resultados obtidos mostram que as variáveis: Características do Cliente, Atributos do Produto, Características da Marca, Características Ambientais e Características do Website influenciam a construção de fidelidade à marca em contexto digital.
- Adoção de Assistentes de Voz e o Comportamento do UtilizadorPublication . Canelas, Nuno Miguel Henriques; Abreu, RicardoCom a proliferação de equipamentos com integração de tecnologia Internet of Things (IoT), tem aumentado também, em simultâneo, a quantidade de utilizadores de assistentes de voz inteligentes, um produto com sensores de processamento de linguagem natural (NLP), que permite às pessoas estarem constantemente conectadas com qualquer equipamento IoT. O presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação e o comportamento do utilizador em relação aos assistentes de voz inteligentes. Para o efeito, foi utilizado o Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM), um modelo conceptual útil para analisar a aceitação de uma determinada tecnologia por parte das pessoas. Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória com recurso ao software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), de acordo com os objetivos propostos, onde confirma-se haver uma relação direta entre a intenção de compra face ao uso e o comportamento de uso.
- O efeito mediador da satisfação na relação entre sobrequalificação, intenção de saída e desempenho em contact centersPublication . Santos, Cláudia Sofia Trindade dos; Andrade, LuísEste trabalho conta com dois modelos de investigação, com objetivo de testar três hipóteses: H1- A Satisfação laboral medeia a relação entre a Sobrequalificação e a Intenção de Saída; H2- A Satisfação laboral medeia a relação entre a Sobrequalificação e o Desempenho; H3- O efeito mediador da Satisfação na variável sobrequalificação, tem uma relação mais forte com Intenção de Saída do que com o Desempenho; as quais foram divididas, em oito sub-hipóteses indo de encontro às dimensões das escalas. Como forma de medir cada construto, foram utilizadas quatro escalas já validadas na literatura e foi utilizada uma metodologia quantitativa, através de um questionário aplicado a 318 colaboradores de contact centers em Portugal, com idades compreendidas entre os 19 e os 68 anos, sendo que 27,7% (n=88) são do sexo masculino, e 71,7% (n=228) do sexo feminino Deste modo, os resultados obtidos revelam que à medida que aumenta a idade dos indivíduos, estes revelam menor intenção de saída, e também as suas habilitações literárias, que por sua vez demonstram uma maior perceção de sobrequalificação, e consequentemente menor satisfação. Tal, perceção de sobrequalificação sucede maioritariamente no cargo de assistente de backoffice e de assistente/operador front-office. O teste de hipóteses leva a comprovar as três hipóteses em estudo, ao que se conclui existir um mito no que toca ao papel da sobrequalificação, na medida em que esta, por si só, não influencia a intenção de saída, mas sim através da satisfação. Comprovando-se que esta relação é mais forte, em comparação com o segundo modelo em estudo. No capítulo final, diversas recomendações e implicações teóricas foram desenvolvidas, de forma a identificar maneiras de lidar com a satisfação e levar as organizações a inverter o panorama apresentado.
- O efeito mediador da satisfação laboral na relação entre o employer attractivess e o silêncio organizacionalPublication . Ribeiro, Julia Vidal; Andrade, LuísA maioria das investigações na esfera do Employer Attractiveness refletem-se na questão da atração de potenciais colaboradores (perspetiva externa), encontrando-se menos estudos que buscam compreender o impacto deste constructo, em sua perspetiva interna. Por isso, o mesmo tem o intuito de verificar se a Satisfação Laboral medeia a relação entre o Employer Attractiveness e o Silêncio Organizacional. Para medir cada constructo aplicou-se três instrumentos: a escala do Employer Attractiveness, Satisfação Laboral e Silêncio Organizacional. Para isto, usou-se o método quantitativo através de um survey on-line. Os resultados demonstraram que três hipóteses foram corroboradas: relação significativa entre o valor económico, de interesse e social e a dimensão submisso da escala do silêncio organizacional, mediada pela satisfação laboral. Neste estudo foi possível concluir que o silêncio organizacional é influenciado pela satisfação laboral e não pelas dimensões do employer attractiveness, notando o efeito por meio deste caminho. E que as práticas de employer attractiveness influenciam de maneira significativa a satisfação.