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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação apresenta um estudo qualitativo e aborda a importância da
combinação de dados first-party e da inteligência artificial (IA), como um meio de
melhorar a eficácia do marketing digital. Num contexto de transformação digital e de
disrupção tecnológica acelerada, o objetivo desta investigação é identificar as principais
oportunidades e desafios que as empresas e profissionais de marketing digital
enfrentam, numa era onde a privacidade e o tratamento de dados são fundamentais
para conquistar a confiança dos stakeholders. A pesquisa envolveu uma revisão
exaustiva da literatura sobre a evolução do marketing e sua digitalização, a importância
da restrição de third-party cookies, a relevância dos dados first-party e a utilização da
IA como solução para os atuais desafios do marketing digital.
Para o efeito, através de uma investigação exploratória e descritiva, com recurso a uma
metodologia qualitativa, realizaram-se dez entrevistas a profissionais especializados em
marketing digital, IA e ciência de dados, a fim de compreender as suas perspetivas,
visando obter um conhecimento profundo e detalhado sobre a temática em estudo.
Concluiu-se que a combinação de dados first-party e IA pode contribuir para
revolucionar as práticas de marketing, apresentando um potencial significativo para
melhorar a eficácia do marketing digital das empresas. Os resultados desta dissertação
fornecerão uma base sólida para futuras investigações em torno deste tema.
Description
Keywords
Cookies, Dados First-Party, Inteligência Artificial, Marketing Digital