ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Relatório de Estágio Profissional I,II,III e IVPublication . Duarte, Ivone Maria Maia; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional representa a etapa final de um percurso formativo exigente e enriquecedor, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre outubro de 2023 e julho de 2025. Ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, tive a oportunidade de integrar contextos educativos reais, aplicar metodologias diversas e refletir criticamente sobre o processo de ensino e aprendizagem. O documento encontra-se organizado em quatro capítulos, que refletem as diferentes dimensões da prática letiva. O primeiro capítulo: relatos, apresenta e analisa dez experiências pedagógicas que considerei particularmente significativas ao longo do meu percurso. O segundo capítulo: planificações, reúne oito propostas de ensino — quatro dirigidas ao 1.º Ciclo e quatro ao 2.º Ciclo. Ambos os capítulos estão devidamente fundamentados nas orientações curriculares e em bibliografia científica. No terceiro capítulo, centrado nos dispositivos de avaliação, apresento e descrevo quatro instrumentos aplicados na aferição das aprendizagens dos alunos, analisando os resultados obtidos tendo como base os princípios da avaliação formativa.O quarto e último capítulo apresenta a Proposta de Projeto Educativo, intitulada Condoninhos: Casinhas de materiais reutilizáveis para aves, centrada na educação ambiental e na sensibilização para a reutilização de materiais e proteção da biodiversidade. Por fim, nas considerações finais, reflito sobre as aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso, os desafios enfrentados e as perspetivas que levo comigo para o futuro como docente.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Botelho, Leonor Marques; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional reúne reflexões e aprendizagens construídas ao longo dos Estágios I, II, III e IV do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados na Escola Superior de Educação João de Deus entre setembro de 2023 e julho de 2025. Organizado em quatro capítulos, o presente trabalho articula momentos de observação, planeamento, intervenção pedagógica e investigação, a partir da realidade concreta das escolas onde estagiei e das experiências que fui vivendo. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de aulas ou atividades que considerei significativas, observadas ou dinamizadas por mim, nas diferentes valências do 1.º e 2.º Ciclos. Para cada uma, procuro refletir de forma crítica, fundamentando com autores e documentos de referência. No segundo capítulo, incluo oito planificações, organizadas em quadros e acompanhadas de uma análise que justifica as opções metodológicas e os recursos utilizados. O terceiro capítulo centra-se na avaliação das aprendizagens, através da apresentação de quatro dispositivos de avaliação aplicados em aulas de Estudo do Meio, Português, Ciências e Matemática. Para cada um, contextualizo a atividade, explicito os critérios definidos, apresento os resultados obtidos e proponho interpretações e estratégias de melhoria fundamentadas na literatura. No quarto capítulo, desenvolvo uma proposta de projeto educativo: “Projetos amigos do ambiente”, dedicada à educação ambiental e orientada pela metodologia de aprendizagem por projetos (Project-Based Learning), focando a problemática da poluição por plásticos e na promoção de hábitos sustentáveis no contexto escolar. Este relatório procura, acima de tudo, documentar um percurso formativo vivido com empenho e sentido. Mais do que um conjunto de atividades, representa uma construção pessoal e profissional que parte da prática, dialoga com a teoria e se orienta por uma ideia de escola onde se aprende com sentido, com os outros e com o mundo.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Gonçalves, Joana Maria Henriques Pinto Ribeiro; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Luísa Margarida Rijo Carvalho Beja; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas relevantes na área da Educação, com base nas experiências vividas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este documento encontra-se estruturado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de aulas e momentos significativos de prática pedagógica, nos dois ciclos de ensino, acompanhados por uma reflexão crítica e fundamentação teórica. O segundo capítulo inclui oito planificações de aulas, organizadas em função dos conteúdos e das áreas disciplinares lecionadas, acompanhadas por uma justificação das opções metodológicas e didáticas adotadas. No terceiro capítulo, são apresentados quatro dispositivos de avaliação, utilizados em contextos reais de sala de aula. Cada um é analisado em termos da sua conceção, aplicação e resultados obtidos, com reflexões sobre a avaliação das aprendizagens. O quarto capítulo é dedicado ao desenvolvimento do projeto educativo “Ponto a ponto”, implementado numa turma do 4.º ano. O projeto visa sensibilizar os alunos para o impacto ambiental da indústria têxtil e promover práticas de reutilização de roupa, integrando a educação ambiental e a economia circular no contexto escolar. Por último, as considerações finais, nas quais sintetizo as aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo, refletindo sobre os desafios enfrentados, o impacto da supervisão pedagógica e a importância da articulação entre teoria e prática na construção da identidade profissional docente.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Diana Filipa Marinho Matos; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório resulta do Estágio Profissional realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres, o estágio permitiu a vivência de práticas pedagógicas diversificadas em contextos reais de ensino, abrangendo o 1.º Ciclo e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos onde se abordam: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e uma proposta de trabalho projeto. No primeiro capítulo encontram-se dez relatos significativos para o meu percurso de formação. Cada um destes episódios é acompanhado de uma reflexão crítica e fundamentação teórica que procuram demonstrar a veracidade do que neles é explorado. No segundo capítulo, são descritas oito planificações da minha autoria, devidamente justificadas em relação às estratégias e recursos utilizados. Quatro correspondentes ao 1º ciclo de escolaridade, referentes às componentes de Português, Estudo Meio e Matemática, e quatro de 2º ciclo, duas da disciplina de Ciências Naturais e duas da disciplina de Matemática. O terceiro capítulo integra quatro dispositivos de avaliação desenvolvidos para ambos os ciclos de ensino. Para cada instrumento, é apresentada uma análise e interpretação dos resultados obtidos, com o intuito de refletir sobre a eficácia das práticas pedagógicas adotadas e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O capítulo quatro é dedicado à apresentação e reflexão de um Trabalho de Projeto, com o título “Hortas e Sabores”, desenvolvido com o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar hábitos de alimentação saudável entre os alunos. Para concluir, apresento as considerações finais deste trabalho, nas quais sintetizo as aprendizagens e experiências adquiridas ao longo dos Estágios Profissionais, destacando o seu contributo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Teresa Fonseca Rau; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional resulta de um percurso formativo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação João de Deus. Através deste documento, pretendo apresentar reflexões baseadas em situações concretas experienciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, abordando temas relevantes da área da investigação em Educação. O documento que ora se apresenta foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei relevantes para a minha formação enquanto futura docente, nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Procedo, igualmente, a uma reflexão crítica sobre essas experiências, sustentada por uma fundamentação teórica. Neste segundo capítulo, incluo oito planificações de contextos de ensino e aprendizagem, estruturadas em formato de tabela, cuja relevância das estratégias e recursos planificados é fundamentada teoricamente. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação que são acompanhados de uma descrição da sua implementação junto de turmas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo são também discutidos e interpretados os resultados das avaliações realizadas. No quarto capítulo, delineio o projeto intitulado “Escola Inteligente”, o qual visa sensibilizar os alunos e a restante comunidade educativa na perspetiva de dar a conhecer e implementar o uso de energias renováveis, bem como tomar medidas para a sua otimização, promovendo atitudes ecológicas e sustentáveis. Este relatório termina com a apresentação das considerações finais, onde reúno as principais aprendizagens construídas e dificuldades sentidas ao longo do Mestrado e da realização do Relatório de Estágio Profissional.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Núria Ramos Fonseca; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional apresenta diversas reflexões sobre variadas temáticas na área da investigação em Educação, fundamentada em situações vivenciadas no percurso dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, que se inserem nas unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2023 e finalizado em julho de 2025, na Escola Superior de Educação João de Deus. A metodologia utilizada neste relatório foi de natureza qualitativa, com recolha de dados em escolas onde estagiei. Como instrumentos de recolha de dados, utilizei a observação e a análise documental. Este documento foi dividido em quatro capítulos: No primeiro capítulo relato dez atividades, aulas ou situações, que considerei pertinentes para a minha formação enquanto futura docente. Estes relatos inserem-se nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – e reflito sobre as mesmas, fundamentando-as teoricamente. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas, em formato quadro com as respetivas inferências e fundamentação teórica das estratégias e recursos e realizo uma pesquisa teórica sobre as planificações. No penúltimo capítulo, designado por Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo e interpreto os resultados da avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No quarto e último capítulo, apresento uma proposta de uma Atividade através de um Trabalho de Projeto, denominado “Portugal de Fio a Pavio”, com o objetivo de despertar os alunos, a comunidade educativa e os Encarregados de Educação para o património, a cultura e a sustentabilidade presentes no seu quotidiano. Por fim, apresento as considerações finais deste Relatório, sintetizando as aprendizagens que o Estágio Profissional me permitiu desenvolver, refletir e construir.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Joana Leiria Alves da Costa Corvo; Almeida, José Maria deO presente relatório documenta o percurso formativo realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres em contextos escolares distintos, o estágio permitiu a aplicação crítica de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, potenciando o desenvolvimento de competências didáticas, relacionais e reflexivas essenciais ao exercício profissional. A metodologia adotada neste relatório é de natureza qualitativa, recorrendo à recolha de dados em contexto educativo nas escolas onde decorreu o estágio, através de dois instrumentos principais: a observação e a análise documental. O relatório estrutura-se em quatro capítulos centrais: (i) Relatos de Estágio, que descrevem e analisam experiências de observação significativas e de intervenção direta em diferentes níveis de ensino; (ii) Planificações, que evidenciam o planeamento pedagógico de aulas concebidas com base em metodologias ativas e adaptadas às necessidades dos alunos; (iii) Dispositivos de Avaliação, que ilustram práticas de avaliação diversificadas, com destaque para a avaliação formativa e a regulação das aprendizagens; e (iv) Proposta de um Trabalho de Projeto, centrado no desenvolvimento da leitura e da escrita criativa no 6.º ano do 2.º ciclo, como resposta a necessidades identificadas na prática letiva. Através de uma abordagem fundamentada e contextualizada, o relatório assume-se como expressão de uma prática pedagógica comprometida com uma docência humanizada, crítica e responsiva. As experiências vividas e analisadas confirmam a importância da supervisão pedagógica, do trabalho colaborativo e da construção de uma identidade docente sustentada na reflexão e na ética profissional. Este documento constitui, assim, uma síntese do processo de crescimento enquanto professora, marcada pelo envolvimento, pela escuta, pela investigação e pela crença na educação como espaço de transformação.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Brilhante, Joana Sequeira; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como intuito a reflexão sobre temas ligados à área de investigação em Educação. Desta forma, contempla diversos momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024. O documento encontra-se dividido em quatro capítulos intitulados: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contempla dez relatos de aulas que vivenciei e que considerei significativas no decorrer da prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas, realizadas por mim, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro de aulas para o 2.º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação e respetiva análise de resultados da avaliação das aprendizagens realizadas aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico ao longo dos 4 semestres. No quarto capítulo, apresento uma proposta de projeto educativo intitulado “Papel, papelinho, papelão ao ser aproveitado serei um campeão”. Este projeto pretende alertar os alunos para o excesso de resíduos, nomeadamente o papel. Para terminar, apresento as considerações finais deste relatório, onde reflito sobre os anos da minha formação, sobre o que aprendi e sobre as limitações que senti.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Raquel da Conceição; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como intuito refletir sobre vários temas relacionados com a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos vividos no Estágio Profissional I, II, III e IV, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2022 e terminou em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez relatos que considerei significativos para o meu processo de formação enquanto futura profissional. No decorrer dos relatos refleti sobre estes e fundamentei-os de forma a suportar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo apresento oito planificações realizadas por mim, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. Das oito planificações, quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as quatro restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. Para cada dispositivo é feita uma análise e interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, designado “Vem fazer desporto, quero ver-te a mexer!”. O objetivo do mesmo é alertar para a prática da atividade física nas crianças do 2.º Ciclo porque estas cada vez estão mais dependentes das tecnologias. Por fim, termino com a apresentação das considerações finais, enaltecendo as aprendizagens e as limitações que tive no decorrer deste percurso.