ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Brilhante, Joana Sequeira; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como intuito a reflexão sobre temas ligados à área de investigação em Educação. Desta forma, contempla diversos momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024. O documento encontra-se dividido em quatro capítulos intitulados: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contempla dez relatos de aulas que vivenciei e que considerei significativas no decorrer da prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas, realizadas por mim, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro de aulas para o 2.º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação e respetiva análise de resultados da avaliação das aprendizagens realizadas aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico ao longo dos 4 semestres. No quarto capítulo, apresento uma proposta de projeto educativo intitulado “Papel, papelinho, papelão ao ser aproveitado serei um campeão”. Este projeto pretende alertar os alunos para o excesso de resíduos, nomeadamente o papel. Para terminar, apresento as considerações finais deste relatório, onde reflito sobre os anos da minha formação, sobre o que aprendi e sobre as limitações que senti.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Raquel da Conceição; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como intuito refletir sobre vários temas relacionados com a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos vividos no Estágio Profissional I, II, III e IV, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2022 e terminou em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez relatos que considerei significativos para o meu processo de formação enquanto futura profissional. No decorrer dos relatos refleti sobre estes e fundamentei-os de forma a suportar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo apresento oito planificações realizadas por mim, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. Das oito planificações, quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as quatro restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. Para cada dispositivo é feita uma análise e interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, designado “Vem fazer desporto, quero ver-te a mexer!”. O objetivo do mesmo é alertar para a prática da atividade física nas crianças do 2.º Ciclo porque estas cada vez estão mais dependentes das tecnologias. Por fim, termino com a apresentação das considerações finais, enaltecendo as aprendizagens e as limitações que tive no decorrer deste percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Noivo, Daniela Cátia Duque; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Catarina Isabel Ferreira e; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional que aqui apresento, tem como objetivo refletir sobre vários temas sobre a investigação em Educação. É uma compilação de experiências e aprendizagens de vários momentos vividos ao longo dos estágios profissionais I, II, III, e IV, no âmbito do Mestrado em Educação em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. É um relatório que confronta a literatura com as práticas reais em salas de aula em pleno séc. XXI. No primeiro capítulo, Relatos, são apresentados dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes e significativas ao longo do meu processo de formação nos dois ciclos de ensino, e uma reflexão fundamentada que dá veracidade e sustenta o processo de ensino-aprendizagem, fazendo assim a revisão da literatura com o que a investigação defende. O segundo capítulo, designado Planificações, são apresentadas oito planificações de atividades ou aulas que considerei importante ou pelas estratégias utilizadas ou pelos recursos materiais disponibilizados no decorrer das mesmas, justificando através da literatura de referência. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, inclui o devido enquadramento teórico e quatro dispositivos de avaliação em que os seus resultados serão discutidos e analisados recorrendo à literatura. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo intitulado “Sobreirinho”. O objetivo do mesmo é sensibilizar os alunos para sustentabilidade, despertando o interesse e curiosidade dos mesmos. O relatório finda com uma reflexão sobre o meu percurso realizado ao longo destes dois anos, realçando as aprendizagens significativas que fiz e as minhas perspetivas para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Carolina João Honório; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Dinis, Bruno Miguel da Costa; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como intuito refletir sobre o percurso realizado, demonstrando todo o processo da prática pedagógica que se iniciou no dia 12 de outubro de 2020 e terminou em 15 de julho de 2022, na instituição de ensino Escola Superior de Educação João de Deus, localizada em Lisboa. Este documento evidencia toda a prática profissional no 1.º ciclo do ensino básico e 2.º ciclo de Matemática e Ciências Naturais, onde está inserido toda a contextualização, fundamentação e cronologia do Estágio Profissional. O relatório está dividido em quatro capítulos diferenciados. O capítulo 1 apresenta relatos de estágio, o capítulo 2 apresenta planificações, o capítulo 3 dispõe os dispositivos de avaliação e o capítulo 4 apresenta uma proposta de projeto. O primeiro capítulo é composto por um total de 10 relatos de estágio, sendo que 3 relatos são relativos a aulas planeadas e subsequentemente realizadas e um total de 7 relatos resultam do processo de observação de aulas assistidas. Neste mesmo capítulo encontra-se uma análise detalhada relativa aos relatos onde e fundamentam as inferências realizadas. O segundo capítulo contém quatro planificações realizadas no âmbito do 1º ciclo do ensino básico e 4 planificações concretizadas no 2º ciclo do ensino básico, com um total de 8 planificações. O terceiro capítulo dispõe um total de quatro dispositivos de avaliação que são resultado de uma apreciação detalhada realizada nas duas valências a que me proponho neste mestrado. O capítulo conta também com toda a discussão e análise vital na compreensão destes dispositivos. O quarto capítulo propõe um projeto por mim desenvolvido com o título “Sensibilização para Extinção de Espécies Marinhas”. O intuito da realização deste projeto será construir a base teórica e prática para melhorar e desenvolver em qualquer turma do 1º ao 2º ciclo do ensino básico trabalhos de projeto no exercício da docência. Finda-se o presente relatório com um breve exercício de reflexão e considerações sobre os principais aspetos a melhorar, bem como sobre os aspetos mais positivos do meu percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Castanheira, Clotilde Lopes; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste relatório tem como base os estágios realizados ao longo dos quatro semestres do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo. Nele está contida a calendarização bem como tudo o que está relacionado com os mesmos, nomeadamente as reuniões e as tutorias. O relatório é composto por quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação; Capítulo 4 – Apresentação de um trabalho de projeto. No final contém uma reflexão e algumas considerações finais de todo o percurso até aqui. O Capítulo 1 é composto por dez relatos de estágio, cinco relatos correspondentes ao 1.º Ciclo e os restantes cinco relatos referentes ao 2.º Ciclo. O Capítulo 2 contém oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, com a respetiva fundamentação teórica de algumas das estratégias utilizadas. No Capítulo 3 apresentam-se duas avaliações para cada valência escolar deste mestrado, acompanhadas pelos parâmetros de avaliação e comentários aos resultados obtidos com fundamentação teórica. O Capítulo 4 consiste num trabalho de projeto, denominado Experimentar, que consiste num projeto, com o objetivo de alunos do 3.º e 4.º Anos do 1.º ciclo do Ensino Básico e ainda alunos do 5.º e 6.º Anos do 2.º Ciclo, através da realização de várias atividades, ao longo do ano letivo, desenvolverem os conteúdos abordados nas disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais de uma forma mais prática. Pretende-se com este projeto que os alunos realizem atividades experimentais mais frequentemente e que sejam mais participativos nas mesmas, ajudando em todas as etapas até à realização da atividade experimental. As atividades experimentais trabalhadas ao longo do ano letivo serão realizadas numa Feira da Ciência, em que os alunos estarão responsáveis por uma atividade que terão de realizar e explicar as conclusões que se podem retirar com a realização da mesma.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Maior, Ana Sofia de Sousa Sotto; Ruivo, Isabel Maria SilvaO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É um trabalho de investigação e reflexão resultante do contacto com a realidade educativa de dois anos letivos, 2012/2013 e 2018/2019. Este Relatório é o resultado da observação e da participação em prática pedagógica, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, articulando a teoria e a prática em atividades que permitiram uma reflexão sustentada em pedagogos e investigadores na área da educação. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma Proposta de Atividade. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades dinamizadas por mim, por docentes e por colegas de estágio. Após o relato de cada atividade, apresento uma reflexão, realçando aspetos relevantes das atividades, tendo em atenção as aprendizagens, métodos/estratégias de ensino, comportamentos e atitudes, assim como desafios constantes da profissão de professor. No segundo capítulo, elaborei oito planificações, baseando a minha fundamentação nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Estas planificações estão divididas pelas diversas disciplinas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, no entanto, é dada maior relevância às disciplinas de matemática e de ciências naturais. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e duas ao 2.º Ciclo do EB. Fazem parte deste capítulo, os dipositivos que foram realizados em sala de aula com as crianças do 2.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, assim como as respetivas grelhas com os parâmetros e cotações, além dos gráficos com as devidas análises de resultados. No quarto capítulo, apresento uma proposta de atividade interdisciplinar para ambos os ciclos do ensino básico, a qual designei de “Taminó”. Esta proposta tem como objetivos: memorização da tabuada da multiplicação; trabalho de equipa e interdisciplinaridade. Termino com uma reflexão final na qual abordo aspetos que considero pertinentes no que concerne à realização deste relatório, apresentando ainda as referências bibliográficas, eletrónicas e legislativas necessárias à contextualização deste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Branco, Mariana Loureiro Pinto de Castelo; Boaventura, DianaO presente Relatório de Estágio descreve vários momentos vivenciados ao longo do curso de mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em quatro partes distintas denominadas de capítulos. Cada capítulo descreve diferentes observações e vivências relativas ao estágio que teve a duração de 4 semestres. O primeiro capítulo apresenta 10 relatos de estágio, destes 10 relatos 3 abordam aulas lecionadas por mim os outros 7 relatam aulas que observei durante este percurso. Após cada relato é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre os momentos/assuntos mais relevantes de cada um. Nessas fundamentações pretendo argumentar sobre estratégias e métodos de ensino adotados nessas aulas e sustentar esses argumentos com autores especialistas nesses temas. O segundo capítulo apresenta 8 planificações de aulas lecionadas por mim nas diferentes disciplinas. Tal como no primeiro capítulo apresento também, após cada planificação, a devida fundamentação à cerca das estratégias utilizadas nas aulas apresentadas. No terceiro capítulo são apresentados 4 dispositivos de avaliação, com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações, bem como uma breve fundamentação sobre os tipos, importância e aplicação da avaliação. No quarto e último capítulo apresento um projeto a que dei o nome “Apadrinho um colega”, que tem como principal objetivo desenvolver a solidariedade, a autonomia a consciência social e a atenção para com o outro. É um projeto orientado para a cidadania a desenvolver de uma forma interdisciplinar. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as dificuldades e desafios que me deparei durante este percurso, e os projetos e estudos que quero desenvolver no futuro, para melhor poder exercer a profissão de docente.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »