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- Evolução temporal das propriedades químicas dos Calcisols do perímetro de rega do CaiaPublication . Vivas, Maria Beatriz Magno; Vivas, Maria Beatriz MagnoA presente dissertação teve como principal objetivo avaliar as consequências da intensificação agrícola nos Calcisols localizados no perímetro de rega do Caia, num contexto de clima Mediterrânico semiárido. Para tal, analisou-se a evolução de três parâmetros químicos do solo — matéria orgânica (MO), pH e condutividade elétrica (CE) — ao longo de um período de dez anos (2001/2002 a 2011/2012), comparando áreas de cultivo em regime de sequeiro e de regadio. A metodologia adotada incluiu a recolha de amostras georreferenciadas, com posterior análise em laboratório e subsequente análise estatística para determinar variações significativas. Os resultados evidenciaram que os solos de regadio apresentaram uma redução significativa da MO de 1,76% para 1,62%, reflexo do aumento da mineralização provocada pela humidade e arejamento do solo, combinados com a ausência de técnicas culturais sustentáveis de reposição do carbono orgânico do solo. Por outro lado, os solos de sequeiro demonstraram maior estabilidade nos teores de MO ao longo do tempo (variaram de 1,51% para 1,47%). Relativamente ao pH, verificou-se uma tendência de aumento, particularmente nos solos de regadio, de 7,79 para 7,91, justificada pela presença de bicarbonatos na água de rega e pela alcalinidade inerente aos Calcisols. A CE também aumentou de forma significativa nos solos irrigados, de 0,10 dS.m-1 para 0,16 dS.m-1 , sugerindo uma acumulação gradual de sais, embora os valores se mantivessem dentro de limites não salinos. Conclui-se que a intensificação agrícola, através da adoção do regadio, provoca alterações relevantes nas propriedades químicas dos Calcisols. A sua viabilidade a longo prazo dependerá da implementação de práticas culturais sustentáveis, nomeadamente o incremento de matéria orgânica, a monitorização da salinidade e o controlo periódico do solo. Este estudo contribui para um melhor entendimento da resposta dos Calcisols à intensificação agrícola e reforça a importância de estratégias que conciliem produtividade e sustentabilidade.
- Association between dietary intake and the expression of clock genes in adults: a brief reportPublication . Lages, Marlene; Correia, Joana; Caseiro, Armando; Carmo-Silva, Sara; Barros, Renata; Ferreira-Marques, Marisa; Guarino, Maria P.Background: The circadian system regulates several physiological processes, including energy metabolism, through the expression of core clock genes. Animal studies suggest that dietary composition can influence circadian gene expression; however, evidence in humans remains limited. Objective: This study aimed to explore the association between dietary macronutrient intake and the expression of circadian clock genes in the whole blood of adults with distinct metabolic profiles. Methods: Nineteen adults (94.7% female; 43.4 ± 16.05 years) were categorized into healthy-weight and overweight/obesity groups based on BMI. Dietary intake was assessed using a 3-day food diary, and clock gene expression (CLOCK, BMAL1, PER2, CRY) was evaluated in whole blood samples collected between 08:00 a.m. and 04:00 p.m. Statistical analyses included group comparisons and correlation analyses between macronutrient intake and gene expression. Results: No statistically significant differences were observed in the clock gene expression between BMI groups, although group-level trends were noted, particularly in PER2 and CRY expression. The overweight/obesity group exhibited a significantly higher percentage of energy intake from protein. Correlation analyses revealed several time-dependent associations between macronutrient intake and clock gene expression. Notably, in the healthy BMI group, BMAL1 and CRY expression correlated with lipid and protein intake, while in the overweight/obesity group, CLOCK expression was strongly associated with both lipid and carbohydrate intake. Conclusion: These findings suggest that macronutrient composition may influence peripheral circadian gene expression in a time- and BMI-dependent manner. Further research is necessary to confirm these associations in larger and more diverse populations and to investigate the potential for chrononutrition strategies to support metabolic health
- Identidades visuais mutantes e a geração Z nos festivais de arte e cultura contemporâneaPublication . Sestelo, Leonor Monteiro dos Santos; Pinto, António Manuel Gorgel CoutoA identidade visual é um dos atributos significantes para qualquer marca, nomeadamente, uma marca que esteja inserida no setor dos eventos. Com este estudo, pretende-se investigar como uma identidade visual mutante contribui para as perceções da Geração Z acerca dos Festivais de Arte e Cultura Contemporânea. São analisados os casos de estudo: Festival Iminente, Sónar e transmediale, três eventos que abrangem várias áreas disciplinares. Estes festivais decorrem em grandes metrópoles europeias: Lisboa, Berlim e Barcelona, respetivamente, e em todas as edições acrescentam fatores inovadores à sua programação. Esta dissertação é um contributo para a investigação em Design e Publicidade, focando a potencialização da comunicação de eventos com um caráter mutante e sobre o perfil da Geração Z.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Pinheiro, Cátia Alexandra Rica Correia da Mota Sá ; Ruivo, Isabel Maria SilvaEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas inerentes à investigação em Educação, a partir da análise crítica das experiências que vivi ao longo dos Estágios I, II, III e IV, realizados entre outubro de 2023 e julho de 2025. Estes estágios integraram o plano de estudos do Mestrado em Educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. A apresentação, defesa e aprovação do presente relatório constituem um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. O relatório está organizado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. No primeiro capítulo, apresento uma reflexão crítica sobre dez aulas particularmente marcantes no âmbito da minha prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas por mim elaboradas: quatro dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal. O terceiro capítulo inclui quatro instrumentos de avaliação, acompanhados da respetiva análise dos resultados obtidos pelos alunos, dos dois ciclos, ao longo dos quatro semestres de estágio. Por fim, o quarto capítulo apresenta uma proposta de intervenção no âmbito da Educação Ambiental, intitulada Horta Pedagógica: Educar para a Sustentabilidade em Contexto Escolar. Este projeto procurou aproximar a escola da natureza, através de práticas como a preparação da terra, a sementeira, o acompanhamento do crescimento das plantas e a colheita dos produtos. Mais do que cultivar uma horta, pretendeu-se cultivar o respeito pelo ambiente, a consciência ecológica e o envolvimento ativo da comunidade educativa. Concluo este relatório com uma reflexão pessoal e crítica sobre o meu percurso formativo, destacando os momentos que mais contribuíram para o meu crescimento profissional e os desafios que me ajudaram a construir uma identidade docente mais consciente e sólida.
- Do conceito ao produto: O design de produto no contexto do fast fashion - Relatório de Estágio na INDITEXPublication . Mira, Francisco Miguel Macedo Fortes Veríssimo de; Oliveira, Pedro Paulo Eugénio deEste relatório aborda o estágio curricular que se realizou ao longo de três meses, entre 15 de julho e 11 de outubro 2024, na Central da Zara Home. O estágio desenvolveu-se na área do Design de produto e foi inserido no departamento de Dormitório, situado em A Coruña, Espanha, e fez parte integrante do Mestrado em Design de Produto e do Espaço do IADE/Universidade Europeia. Este estágio teve como objetivo principal aprofundar competências técnicas e criativas na área de formação nuclear do curso, bem como dar a conhecer os processos de conceção e desenvolvimento de produtos dentro de uma empresa de renome internacional no setor da decoração para o lar. Durante o estágio, foram realizados vinte e seis projetos de natureza variada, abrangendo processos como a elaboração de moodboards, investigação de tendências, exploração de materiais, desenho técnico e desenvolvimento de samples, envolvendo a interação direta com equipas dentro e fora da empresa. Os projetos visaram o equilíbrio entre tendências e inovação, respeitando a identidade da marca. O foco foi o de criar produtos capazes de estabelecer uma conexão emocional com o consumidor final, através da aplicação de vários princípios do Design. A metodologia de trabalho foi estruturada em torno de processos colaborativos e muitas vezes centrados em moodboards que representavam diferentes histórias e utilizadores, alinhados com os valores da empresa. A experiência proporcionou uma compreensão profunda da relação entre estética, funcionalidade e viabilidade industrial no desenvolvimento de produtos. Além disso, destacou a importância de uma visão ampla e geral no Design, que combinou criatividade, estratégia e análise de mercado, de modo a alcançar soluções inovadoras num contexto altamente competitivo. O estágio contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional e académico, proporcionando condições privilegiadas para explorar a criatividade num contexto real de uma empresa de grandes dimensões e para aprofundar a compreensão do Design como ferramenta estratégica na criação de produtos.
