IPT - Techn&Art - Artigos em Revistas Científicas
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Recent Submissions
- O projeto HERITAGE GAME. Desafios para o património e suas comunidadesPublication . Marques, C. G.; Mateus, Lígia; Pedro, João P.; Chasqueira, ÂniaO trabalho apresentado sublinha a importância do património cultural na formação da identidade das comunidades, ressaltando a necessidade vital de envolvimento ativo das mesmas na preservação do património, especialmente em territórios de baixa densidade. Este envolvimento tem a capacidade de fortalecer laços sociais, promover a compreensão intergeracional e contribuir para a transmissão oral de conhecimentos. O artigo tem como foco o projeto HERITAGE GAME, uma iniciativa Erasmus+ liderada pelo Instituto Politécnico de Tomar e composta por seis universidades europeias, com início em outubro de 2023 e término em setembro de 2026. O projeto propõe a gamificação como uma estratégia inovadora aplicada ao património, em territórios de baixa densidade. Os quatro objetivos específicos do projeto incluem a promoção do envolvimento comunitário e cívico, a criação de um quadro operacional e ferramentas de gamificação, a promoção de parcerias e aprendizagem mútua, e a disseminação dos benefícios da gamificação no património. O HERITAGE GAME adota uma metodologia investigação-ação dividida em três fases, que envolvem a recolha de casos de estudo de projetos de base comunitária, a análise, estudo comparativo e desenvolvimento de um modelo de valorização e, finalmente, a implementação nos diferentes territórios. Os grupos-alvo identificados incluem as comunidades em territórios de baixa densidade, os estudantes universitários, a comunidade académica e os profissionais do património. Os resultados expectáveis compreendem publicações científicas, a criação de um modelo de gamificação reutilizável, o desenvolvimento de uma aplicação móvel com recurso a gamificação e o estabelecimento de ligações comunitárias nos países parceiros. Apesar de se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, o HERITAGE GAME destaca-se como um projeto inovador, quer pelo seu foco na prática comunitária do património, quer pela investigação do potencial da gamificação como ferramenta para o trabalho com o património baseado nas comunidades. Perante as mudanças tecnológicas, sociais e pós-pandémicas, o projeto pretende transformar o paradigma cultural e promover uma abordagem mais inclusiva e democrática na preservação do património.
- Game on: direções futuras para gamificação em/para património culturalPublication . Marques, C. G.; Araújo, Inês; Pedro, João P.; Pires da Silva, Cláudia; Dionísio, Marta; Almeida, PaulaO potencial da gamificação para o turismo e património cultural tem sido amplamente reconhecido, tanto nos círculos académicos como em comunidades de prática. Devido a este reconhecimento, tem havido nos últimos anos um crescente número de experiências e reflexões sobre a utilização de estratégias de gamificação para a interpretação, salvaguarda e desenvolvimento económico de bens culturais. À medida que o campo se expande para além de projetos isolados e um corpo de trabalho mais consistente se começa a formar, torna-se cada vez mais importante criar oportunidades de discussão mais amplas sobre direções futuras para a investigação, isto dentro dos pontos de ligação entre gamificação e património cultural. Objetivando este propósito, este artigo apresenta o trabalho que será desenvolvido pelo projeto de investigação GAME ON – “orientações para a gamificação no Património Cultural”. Adotando uma visão ampla do campo de trabalho, as suas possibilidades e os seus desafios, o projeto visa identificar tendências e direções nas quais futura investigação deve ser desenvolvida. Nesse sentido, este artigo explora os dois eixos operacionais do projeto: consolidação do conhecimento existente e qualificação de investigadores/as, discutindo obstáculos e perspetivas tanto no âmbito de ação como no campo de trabalho em geral. Através do plano de trabalho previsto, o projeto perspetiva a expansão de estratégias de gamificação para o aprofundamento dos laços culturais e para a salvaguarda do património cultural, uma vez que estas ferramentas são simultaneamente inovadoras e cativantes, tanto para os visitantes como para as comunidades na salvaguarda.
- O Património Industrial de Tomar e a Festa dos TabuleirosPublication . Pires da Silva, Cláudia; Chasqueira, Ânia; Camponês, André; Nogueira, Andreia; Simões, J. T.; Marques, C. G.; Dionísio, Marta; Pinto Coelho, JoãoEste artigo pretende apresentar a relação existente entre o património industrial de Tomar e o seu património cultural imaterial, mais concretamente a Festa dos Tabuleiros, através da sua participação e organização da Festa. Esta relação, que alarga a todo o concelho de Tomar, principiou, nos dias de hoje, a vontade e a necessidade de preservar ambos os patrimónios, que até hoje ainda se relacionam, uma vez que são tão importantes para a memória coletiva e identidade da população da cidade de Tomar. Desta forma, expõe-se aqui a relação entre o património industrial de Tomar e a Festa dos Tabuleiros ao longo do tempo, bem como o modo como a sua preservação tem sido concretizada.
- A Systematic Literature Review of Gamification in/for Cultural Heritage: Leveling up, Going BeyondPublication . Marques, C. G.; Pedro, João P.; Araújo, InêsBecause of the possibilities that it opens for a variety of fields and practices, gamification has increasingly garnered significant attention. This has put it at the forefront of many significant debates around its applicability and implications. In the case of its application to cultural heritage, although there is much trailblazing to do, the body of work has been growing and the field is gaining its maturity. As such, this paper aims to take stock of the directions the field has been moving towards—to provide orientation for future work and projects that are yet to be developed. To do this, the paper aims to map out the publications in the field of gamified cultural heritage, by conducting a broader and systematic literature review. The study has found that, with regards to who the main actors with publications in the field are, a prominence of European institutions and networks, namely from Italy, Greece and the United Kingdom, can be observed. Regarding what heritage is being gamified and for what purpose, the study found a prominence of focus on historical, architectural and archeological heritage values and a very significant focus on gamification being used for motivation/engagement and for creativity enhancement. When looking at the gamification design dimensions that are given prevalence, intrinsic motivation seems to be prioritized, and, with regards to the observed target publics, tourists and visitors and seem to prevail in gamified heritage projects, with children as a specific group coming in second. Regarding technologies and tools being used, Mobile Applications, Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) are particularly prevalent. Regarding mentioned future orientations, the study found that a vast majority of papers are self-contained, both in scope of work and discussion, with most of those that do mention future directions indicating continuation and/or expansion of their specific project.
- NFTs and the Danger of LossPublication . Nogueira, Andreia; Marques, C. G.; Manso, António; Almeida, PaulaThis research contributes to the discussion around the importance of the long-term preservation of non-fungible tokens (NFTs) and minted digital artworks. The paper is based on a review of the literature on blockchain in art and heritage management and conservation, with particular attention to references related to the production, marketing, maintenance, and distribution of NFT-based digital art. The aims of this paper involve anticipating potential problems in the oversight of NFTs and setting out good long-term management principles and practices as well as specific preservation strategies. Despite the fact that it also discusses issues over authorship, copyright, creative commons, and open access, the paper is particularly devoted to raising concerns about the high energy consumption associated with blockchain technology and its impact on climate change. It also highlights how the preservation of NFTs cannot be neglected, despite the belief that they last forever. Most studies dedicated to analysing the impact of blockchain technology on the cultural heritage sector ignore the most important issue: preserving not only the minted digital artworks themselves but also the respective blockchain networks. Overall, this paper seeks to foster a collective awareness of the need to reflect on blockchain-related art practices and their implications for the long-term protection of cultural property.
- A systematic literature review of Gamification in Cultural Heritage: Where are we? Where do we go?Publication . Marques, C. G.; Pedro, João P.; Dionísio, Marta; Almeida, Paula; Silva, Cláudia Pires DaGamification has become an important tool in many organizations and fields of study. Despite the growing body of work, there are still many open paths for new research. This paper aims look at the uses of Gamification in the field of Cultural Heritage, to take account of where the research is and to point the open paths for the future in a post-pandemic word. To do this, this paper presents a systematic literature review on Gamification in Cultural Heritage. While other endeavors have been conducted by other authors to map out the field, the scope of this study aimed to be much broader. The goal was to understand who the main actors with publications in the field are, as well as for what purposes and to what forms of Heritage is gamification being applied to. The findings indicate that European institutions are the main publishers of research on Gamification in Heritage, with the field still being dotted with incidental, one-time, studies. Whist intangible forms of Heritage are gaining ground in the use of Gamification, the field is largely dominated by GLAM institutions and groupings of mutually diverse Cultural Heritage assets, such as in tourist destinations. This paper also argues for more substantial networks and collaborative work between researchers.
- O Ativação do Mecanismo de Apoio “adaptar Turismo”, em Portugal, como meio de Relançamento Económico do SectorPublication . Almeida, Paula; Marques, C. G.; Pires da Silva, Cláudia; Dionísio, MartaEste estudo visa analisar a distribuição das verbas afetas ao incentivo financeiro do setor, num primeiro trimestre, pelo mecanismo de apoio criado pelo instrumento jurídico Despacho Normativo nº24/2021, na senda do Plano Reativar Turismo/Construir Futuro apresentado em maio do ano corrente. A Resolução do Conselho de Ministros nº76/2021, de 20 de maio, que criou o referido plano veio a definir um conjunto de ações e de medidas de resposta às necessidades do setor do turismo decorrentes do severo impacto económico e social da pandemia provocada pela COVID 19. Tendo consciência da necessidade de apoio às empresas deste sector, o mecanismo de apoio visa criar instrumentos de financiamento que, ao mesmo tempo que potenciam a retoma da atividade turística, contribuam para a meta de requalificação, pela aposta das empresas na digitalização. O diagnóstico da transição digital como fator de sustentabilidade neste setor tem evidenciado grandes progressos no posicionamento de Portugal, no panorama mundial de turismo sustentável, para o que pretende reforçar tal posição o pacote de incentivos criados pelo citado mecanismo de apoio. Ao longo do presente estudo, propomo-nos analisar o impacto imediato destas medidas, por via duma análise de inquéritos a PME que tenham critérios de elegibilidade para os projetos a apresentar.
- Os Desafios do Turismo no Contexto da Sustentabilidade Face à PandemiaPublication . Pires da Silva, Cláudia; Dionísio, Marta; Marques, C. G.; Almeida, PaulaDesde o início do século XXI que o turismo ganhou o estatuto de uma das maiores atividades económicas do mundo, sendo também um fator importante de desenvolvimento sustentável. No entanto, devido à atual fase pandémica, esta situação sofreu um revés, alterando comportamentos e hábitos da população em geral. Mais do que nunca a sustentabilidade assume um papel fulcral no desenvolvimento turístico, sendo imprescindível conjugar a vertente económica com a vertente cultural e consequentemente aliá-las à sustentabilidade ambiental e social. Este artigo propõe assim uma reflexão sobre o impacto económico no turismo decorrente da atual pandemia e consequente impacto ambiental e social, bem como a análise das medidas adotadas ou a adotar num futuro próximo, algumas ligadas às tecnologias de informação e comunicação, de forma a minimizar os danos sentidos no sector. As considerações apresentadas neste artigo não pretendem encerrar esta temática, mas sim, abrir espaço para novas reflexões e dinâmicas que possam contribuir para a sustentabilidade nas suas diferentes vertentes do turismo.
- Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do TurismoPublication . Dionísio, Marta; Almeida, Paula; Pires da Silva, Cláudia; Marques, C. G.; Pedro, João P.Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
- Avaliação da Segurança de Sistemas de Informação nas Autarquias Locais: Um Estudo de Caso num Município do Médio TejoPublication . Marques, C. G.; Cassis, Sofia; Trigalheiro, CarlosNuma Era caracterizada pela importancia da ınformaçâo, a generalidade das organizaçoes depende fortemente dos Sistemas de Informaçâo para o desempenho da sua missäo. Para as Autarquías Locais, onde se verificam constantes mudanças nos processos organizacionais com o objetivo de uma melhor utilizaçâo económica, eficiente e equitativa dos recursos públicos, os Sistemas de Informaçâo säo um fator-chave. Ao lidarem diariamente com informaçâo confidencial estäo sujeitas a obrigaçoes de conformidade ética e legal que geram grande responsabilidade na gestâo da informaçâo que tratam e produzem. Com este estudo de caso pretendeuse aferir, através da aplicaçâo de um inquérito por questionário baseado na ISO/ IEC 27002:2013 associado a um modelo de maturidade qual o grau de maturidade dos controlos de segurança do Sistema de Informaçâo num Municipio do Médio Tejo (MMT). A aplicaçâo destas ferramentas permitiu identificar quais as áreas mais críticas e formas de melhorar os processos.