Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-30"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- A systematic literature review of Gamification in Cultural Heritage: Where are we? Where do we go?Publication . Marques, C. G.; Pedro, João P.; Dionísio, Marta; Almeida, Paula; Silva, Cláudia Pires DaGamification has become an important tool in many organizations and fields of study. Despite the growing body of work, there are still many open paths for new research. This paper aims look at the uses of Gamification in the field of Cultural Heritage, to take account of where the research is and to point the open paths for the future in a post-pandemic word. To do this, this paper presents a systematic literature review on Gamification in Cultural Heritage. While other endeavors have been conducted by other authors to map out the field, the scope of this study aimed to be much broader. The goal was to understand who the main actors with publications in the field are, as well as for what purposes and to what forms of Heritage is gamification being applied to. The findings indicate that European institutions are the main publishers of research on Gamification in Heritage, with the field still being dotted with incidental, one-time, studies. Whist intangible forms of Heritage are gaining ground in the use of Gamification, the field is largely dominated by GLAM institutions and groupings of mutually diverse Cultural Heritage assets, such as in tourist destinations. This paper also argues for more substantial networks and collaborative work between researchers.
- A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO BULLYING NAS REVISTASPublication . Albuquerque, Florrie Fernandes; Cavalcante, Tícia CassianyFerroO presente trabalho teve por objetivo investigar as representações sociais do bullying na mídia, nas matérias de duas revistas de grande circulação nacional. Trata-se de uma pesquisa documental, que para a construção dos dados, foram reunidas as matérias (físicas), disponibilizadas virtualmente, das revistas, que faziam uso do termo bullying. Foram um total de 40 matérias. No delineamento metodológico, foram utilizados a Análise de Conteúdo, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados evidenciaram que, embora o bullying esteja pautado na dicotomia vítima-agressor, a perspectiva da vítima tem sido muito mais explorada. Percebemos uma disputa de campo conceitual entre o bullying e o assédio moral, que passam a descaracterizar o bullying enquanto fenômeno próprio do ambiente escolar.
- SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2010 – 2020)Publication . Chico, Beatriz; Osti, Andreía; Almeida, Leandro S.A investigação teve o objetivo de realizar uma revisão de literatura relacionada à Satisfação Acadêmica. A temática se destaca no cenário internacional porque compreende um fenômeno que afeta diversos aspectos da vida de estudantes universitários. A pesquisa é de natureza qualitativa. O levantamento bibliográfico foi realizado nos bancos do SciELO e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foi evidenciado que a satisfação acadêmica influencia diversos aspectos da vida dos estudantes universitários e compreendem desde o rendimento acadêmico até sua saúde mental. A análise indica que na maior parte das pesquisas as amostras utilizadas eram muito pequenas e com grupos pouco diversificados. Este texto contribui para compreender as variáveis da satisfação acadêmica que afetam o desempenho acadêmico dos discentes.
- MODA E IDENTIDADE DE GÊNERO: REVISÃO INTEGRATIVA DA PRODUÇÃO BRASILEIRAPublication . Monte, Raquel Carvalho Santos; Viana, Luciana MaiaEste estudo de revisão integrativa visou analisar as relações da moda com as identidades de gênero na literatura científica brasileira. Realizou-se uma busca de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2021 utilizando os descritores: moda, roupa, expressão de gênero e identidade de gênero nas bases de dados BVS-Psi, LILACS, Capes, EBSCO e Oasisbr, resultando em 153 publicações. Analisaram-se os dados bibliométricos e de conteúdo através de três eixos com base no delineamento de pesquisa: (1) Moda como norma binária de gênero; (2) Moda como política de contestação de normas de gênero; (3) Moda na mídia: representatividade ou comercialização? Os resultados indicam predominância nos estudos que versam sobre a moda e a binaridade de gênero, rupturas nas normas de vestir e as mídias de moda. Por outro lado, a revisão identificou poucas publicações que abordem a relação da moda na representação com fortalecimento das identidades LGBTQIA+.
- Estudo qualitativo sobre a "proposta de ferramenta de avaliação qualitativa de ementas destinadas a idosos" : qual a perceção e contributos dos nutricionistas para uma proposta de atualização?Publication . Ferreira, Liliana; Fialho, Sónia; Afonso, Cláudia; PM Lima, João; Pinto, Ezequiel; Santos, AnaAs contínuas alterações demográficas colocam-nos perante uma população cada vez mais envelhecida e com necessidades crescentes de cuidados alimentares, tanto numa ótica de cuidados de saúde, como de fornecimento de refeições, necessidade frequentemente suprida por serviços de alimentação coletiva. A qualidade nutricional e alimentar da oferta assume-se como um determinante major na saúde e satisfação dos idosos, sendo o plano de ementas uma das mais importantes ferramentas de gestão na área. Para que seja promovida uma oferta alimentar adequada, é essencial a existência de orientações que a balizem e que sejam alvo de atualização e melhoria contínua. A envolvência de nutricionistas no processo possibilita a revisão por pares e uma maior adaptação à realidade, permitindo obter ferramentas que auxiliem na tomada de decisão e na sustentação do trabalho desenvolvido. O presente estudo tem como objetivo explorar a perceção e os contributos de nutricionistas sobre o documento “Proposta de Ferramenta de Avaliação Qualitativa de Ementas destinadas a Idosos”, visando uma proposta de atualização. Foi adotada uma metodologia qualitativa através da realização de grupos focais a partir de uma amostra por conveniência, constituída por 38 nutricionistas. Os resultados sugerem que, apesar de ser considerada útil, a ferramenta carece de atualização para uma maior adaptação à faixa etária e à realidade prática. Da análise de critérios específicos, os participantes identificam vários de difícil cumprimento (ex. oferta equitativa de métodos de confeção, não repetição de fruta, oferta de oleaginosas, refeições de ovo e de massa ou arroz integral), partilhando os motivos para tal. Sugerem ainda a necessidade de inclusão de critérios para alimentação de textura modificada e refletem acerca de possíveis melhorias na própria dinâmica de aplicação da ferramenta. Em suma, a discussão promovida deixa importantes contributos para uma possível atualização da ferramenta, numa ótica de maior ajuste à faixa etária e de inclusão de critérios sobre tópicos emergentes.
- O BEM E O MAL EM VERSÕES DO CONTO “A BELA ADORMECIDA”: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIASPublication . Pertile, Amanda; Moresco, Luísa Miranda; Raquel, MiguelHá tempos as princesas nos contos de fadas são retratadas como bondosas e belas, enquanto o mal é representado por criaturas feias que dificultam o final feliz. O bem e o mal ocupam lugares fixos nesses contos: personagens "do bem" o serão até o final, assim como os "do mal". Essa fixação de lugares, porém, vem sendo questionada. Motivada por essas questões, esta pesquisa trata dos lugares destinados ao bem e ao mal em cinco versões do conto "A Bela Adormecida". Através análise de conteúdo temática, foi possível verificar transformações e permanências quanto à representação do bem e do mal nos períodos históricos nos quais cada versão foi veiculada, indicando como a fluidez da pós-modernidade tem alcançado histórias infantis.
- MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTEPublication . Silva, Jéssica Petronilha da; Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante; Cord, DeniseO campo de conhecimento da psicologia defende que investir no acolhimento no ensino superior podem promover e fortalecer a trajetória da comunidade estudantil. O objetivo desse artigo foi mapear as concepções de acolhimento no ensino superior nos artigos da área da psicologia. Foram identificados 23 estudos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, associam o conceito de acolhimento à permanência e à integração de estudantes. Para futuras pesquisa, defende-se incluir no debate o reconhecimento das universidades como espaços de aprendizagem e de potência da comunidade acadêmica, do papel social que essas instituições possuem e, ainda, das contribuições da Psicologia no desenvolvimento de alianças e redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento das vivências universitárias dos estudantes.
- EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935Publication . NEGREIROS, FAUSTON; Lima, Cátia; Mota, Isadora; Ameida, Maycon Campos; Martins, Samara; Santos, ThaynáPsicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022 186 EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 Fauston Negreiros36 Cátia Batista Lima 37 Isadora Silveira Mota Maycon Campos de Almeida Samara Eduarda Martins Thayná Costa Santos Resumo A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional;
- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SEUS DESAFIOS: A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NO AMBIENTE PROFISSIONALPublication . Cezar, Sérgio Dias; STEFANI, SILVIO ROBERTO; Andrade, Sandra Mara deObjetivo: compreender a percepção dos enfermeiros sobre a sua qualidade de vida no trabalho (QVT) face à pandemia COVID-19 em um hospital filantrópico, identificando aspectos biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais. Método: pesquisa qualitativa, foram realizadas oito entrevistas com enfermeiros em um hospital filantrópico, com análises de conteúdo, observação direta e diário de campo. Resultados: o grupo pesquisado reconhece de forma satisfatória sua QVT na instituição hospitalar incluindo o suporte técnico, físico e logístico para o trabalho e no aspecto reconhecimento, tanto no âmbito interno, como no âmbito externo. Conclusões: poderão indicar a utilização dos mesmos para o estabelecimento de meios que permitam novos olhares sobre as condições de trabalho desses profissionais, as estratégias organizacionais e institucionais para planejamento de infraestrutura.
- ESCRITA, ESCUTA E SAÚDE MENTAL: OS CAMINHOS ATÉ A APROVAÇÃO EM MEDICINAPublication . Mallmann, Tatiana Weber; Saraiva, Eduardo SteindorfEste artigo apresenta um estudo de caráter qualitativo e quantitativo para compreender os fatores que desencadeiam estresse e ansiedade em estudantes que concorrem a uma vaga no curso de medicina via ENEM e/ou vestibulares. Foi disponibilizado um questionário on-line em grupos de estudantes no Facebook, analisado por meio de estatística simples. Foram extraídos e interpretados, por meio da Análise de Discurso, relatos de estudantes sobre a preparação para a prova e suas implicações. Os resultados indicaram um número expressivo de estudantes acometidos por episódios de ansiedade e situações estressoras, que possivelmente comprometem a saúde mental.