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- Avaliação da Segurança de Sistemas de Informação nas Autarquias Locais: Um Estudo de Caso num Município do Médio TejoPublication . Marques, C. G.; Cassis, Sofia; Trigalheiro, CarlosNuma Era caracterizada pela importancia da ınformaçâo, a generalidade das organizaçoes depende fortemente dos Sistemas de Informaçâo para o desempenho da sua missäo. Para as Autarquías Locais, onde se verificam constantes mudanças nos processos organizacionais com o objetivo de uma melhor utilizaçâo económica, eficiente e equitativa dos recursos públicos, os Sistemas de Informaçâo säo um fator-chave. Ao lidarem diariamente com informaçâo confidencial estäo sujeitas a obrigaçoes de conformidade ética e legal que geram grande responsabilidade na gestâo da informaçâo que tratam e produzem. Com este estudo de caso pretendeuse aferir, através da aplicaçâo de um inquérito por questionário baseado na ISO/ IEC 27002:2013 associado a um modelo de maturidade qual o grau de maturidade dos controlos de segurança do Sistema de Informaçâo num Municipio do Médio Tejo (MMT). A aplicaçâo destas ferramentas permitiu identificar quais as áreas mais críticas e formas de melhorar os processos.
- ON CINEMA | 2022 Book of AbstractsPublication . MUGA, Henrique; SILVA, M. F. Costa e; SOUSA, Isolino (Eds.)The Film Studies research group of Arnaldo Araújo Research Centre (CEAA) has become interested in exploring the effects of rapidly changing technologies and platforms on the study of different issues in film, television and multimedia: how postgraduate researchers in a context of change face the relationship between cinema and narrative; how new technologies multimedia do affects the way that film and multimedia schools develop new pedagogies and methods in teaching film and audiovisual; and how do changes in the present affect relationship between film and other arts. In this context, in collaboration with departments of Theatre and Cinema and Theory and History of the Escola Superior Artística do Porto (ESAP), the national and international scientific community was invited to gather around three main themes: 1. Film and narrative: morphology, taxonomy, analytical, pragmatic, poetic, and narrative models on film and audiovisual. 2. The Cinema in dialogue with the arts: relationships between cinema and visual arts, theater, literature, photography, design and architecture. 3. Film in the schools: film and pedagogy, theory and history of cinema, new methodologies in teaching, film, audiovisual and multimedia schools and technology challenges, film production in the university context.
- Análise da secção G. Mobilidade SustentávelPublication . Ribeiro, Anabela; Madeira, Ana Carla; Silva, Cecília; Pinho, Henrique J. O.; Ferreira, Rita; Tchepel, Oxana; Madeira, Ana Carla; Disterheft, Antje; Ribau Teixeira, Margarida; Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da SilvaEste inquérito constitui a secção G do ‘Inquérito sobre Sustentabilidade no Ensino Superior em Portugal’ efetuado pela Rede Campus Sustentável às instituições de ensino superior (IES) Portuguesas e tem como objetivo caracterizá-las relativamente às iniciativas de promoção da mobilidade sustentável. Pretende-se ainda ter algum conhecimento das infraestruturas de que dispõem. De notar que este estudo tem o propósito de apoiar um inquérito de mobilidade mais extenso que se irá efetuar à comunidade académica das referidas IES.
- Conflitos armadosPublication . Arena, Maria do Céu Pinto; Freire, Miguel; Pereira, Maria de Assunção do Vale; Garrido, Rui; Nunes, Afonso Seixas; Cruz, Marco; Fernandes, Sandra; Freitas, Pedro Miguel; Rodríguez-Villasante y Prieto, José Luis; Urbina, Julio JorgeO Estado Islâmico do Iraque e al-Sham (ISIS), conhecido como Estado Islâmico/Daesh, suplantou a Al-Qaeda como a ameaça jihadista mais premente. A ideologia, retórica e objetivos a longo prazo do ISIS são semelhantes e os dois grupos já foram formalmente aliados. Os dois competem, tanto pela liderança, como pela essência do movimento jihadista global. As duas organizações diferem fundamentalmente sobre quem veem como seu principal inimigo e sobre várias questões doutrinárias e estratégicas. O estudo demonstra como a Al-Qaeda e o ISIS têm recorrido cada vez mais a estratégias mistas e “glocais”, combinando a ênfase em conflitos locais e uma atuação cada vez mais global, apesar das divergências e rivalidade que separam estes grupos. A associação entre grupos jihadistas conduziu a uma maior flexibilização e ambiguidade dos objetivos políticos e das suas prioridades estratégicas. A transformação da Al-Qaeda após a destruição da sua base afegã contribuiu para a sua “hibridização” na forma de grupos locais “glocalizados”, combinando objetivos locais e globais. Esta cooperação permitiu conciliar a natureza cada vez mais desterritorializada do jihadismo global com estruturas organizacionais ligadas a territórios específicos.
- The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of Portuguese university studentsPublication . Sequeira, Carlos; Araújo, Odete; Lourenço, Tânia; Freitas, Otília; Carvalho, José CarlosWorldwide, the COVID-19 pandemic has had a disruptive effect on daily routines, especially for university students. This study aimed to compare pre-pandemic domains of students' mental health during the pandemic lockdown. One cross-sectional study was conducted in two waves with academic students from 20 Portuguese universities, in March 2020 before the COVID-19 pandemic (n = 3579) and 2 months after the first lockdown in May 2020 (n = 1228). The Positive Mental Health Questionnaire (PMHQ), the Mental Health Knowledge Questionnaire, the Mental Health-promoting knowledge, and the Psychological Vulnerability Scale were used. Statistical analyses were performed by bivariate associations and multiple linear regression models. Students were mostly women (79%), with an average age of 23.2 years (SD = 6.6), displaced from their family environment (43%), out-of-home (43%), and scholarship holders (37%). Higher scores found in the PVS were associated with decreased PMHQ in both moments (P < 0.01). These cross-sectional studies showed a slight variation in the mental health variables studied in the period before and during the COVID-19 outbreak. Being a woman, younger, out-of-home, and having a scholarship (P < 0.01) seem to increase susceptibility to mental health variation before and during the pandemic. Universities should develop strategies that promote students’ mental health.
- Manutenção preventiva do edificado: elaboração do plano da Quinta da CosteiraPublication . Almeida, Catarina Filipa Rodrigues Alonso Paz Gonçalves de; Lucas, Susana Maria Melo Fernandes AfonsoNo que concerne à temática da manutenção do edificado Portugal ainda se encontra muito aquém do resto da Europa. Para que tal situação inverta é necessário que se perceba e demonstre que as ações de manutenção são essenciais para que o edificado mantenha as exigências de utilização e qualidade para as quais foram concebidas. A elaboração do presente projeto tem como objetivo aprofundar o estudo sobre a manutenção do edificado e demonstrar através da elaboração de um caso prático, os benefícios da manutenção quer ao nível dos materiais que constituem o edificado, quer ao nível do seu uso. A Cooperativa Social e Agroflorestal de Vila Nova do Ceira proprietária da Quinta da Costeira promoveu a recuperação deste património, procurando numa 1ª fase reabilitar os imóveis existentes (capela e casa da costeira). A capela da costeira foi alvo de uma recuperação/reabilitação em que foi transformada num espaço multifuncional. Obra concluída em junho de 2015 e até à data sem qualquer ação de manutenção preventiva, consequência da não existência de um plano. O projeto inicial da casa da costeira era a sua reabilitação num hotel rural, no entanto verificou se que a estrutura não era suscetível de recuperação e em junho de 2021 foi demolida. O hotel rural – Hotel do Mel está atualmente em construção. O projeto inicia-se com um enquadramento da manutenção onde são abordados a evolução da manutenção, os conceitos e objetivos da mesma, a legislação e normalização nacional e internacional e as estratégias de manutenção. No capítulo seguinte, aborda-se a manutenção, passando pelas medidas de pró-ação, medidas corretivas, anomalias em elementos construtivos, ensaios e elementos fonte de manutenção. Após a elaboração desta parte mais teórica do projeto, inicia-se o caso de estudo, que tem como principal objetivo a elaboração do plano de manutenção preventiva da Quinta da Costeira (que é constituída atualmente pela capela da costeira e pelo hotel rural – Hotel do Mel), onde é caraterizado o edificado, efetuada a identificação dos elementos objeto de manutenção, definida a periocidade das operações de manutenção, apresentadas as anomalias expectáveis no edificado em estudo, abordado os indicadores de desempenho e elaboradas as fichas modelo. No capítulo 5 são apresentadas as conclusões do presente estudo e os possíveis desenvolvimentos futuros.
- Profile of cognitive impairment in late-stage Parkinson's diseasePublication . Sousa, Catarina Severiano e; Fabbri, Margherita; Godinho, Catarina; Simões, Rita Moiron; Chendo, Inês; Coelho, Miguel; Martins, Isabel Pavão; Ferreira, Joaquim J.Introduction: The profile of cognitive impairment associated with the late stages of Parkinson's disease (LSPD) is rarely reported. Its characterization is necessary to better understand the cognitive changes that occur as the disease progresses and to better contribute to its management.
- Information security threat assessment using social engineering in the organizational context: literature reviewPublication . Lopes, António; Reis, Leonilde; São Mamede, Henrique; Santos, ArnaldoDue to the value and diversity of data that organizations use and pro duce in their activity, it is extremely important to protect this asset. Security flaws can arise due to several factors and whenever it is difficult to access the desired information because of technological barriers. In this case, attacks are redirected to the exploitation of human beings vulnerabilities through various techniques. The objective of this work focuses on literature review, studying the underlying theme of Social Engineering, as it uses human trust, convincing someone of something fake, using various interactions and different vectors to gain access to private information. Design Science Research will support the research work due to the possibility of construction, evaluation, and subsequent validation of the artefact. The contribution of a framework proposal for preventing social engi neering attacks in organizations and providing the best recommendations, guid ing, and supporting the stakeholders in the selection and definition of controls that guarantee the security of organizational information and avoid possible at tacks by Social Engineering. It is expected that the practical effects of the future work will result in a reduction in the number of attacks using Social Engineering, greater individual and collective preparation to deal with this problem and, over time, the incentive to the continued expansion of the adoption of these artefacts at the organizational level.
- Promover o raciocínio matemático com alunos do 3.º ano: fundamentação e operacionalização de uma intervençãoPublication . Marques, Joana Ferreira Galamas; Brocardo, JoanaO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se na promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático. Devido à situação pandémica causada pela Covid-19, não foi possível colocar em prática a parte empírica do projeto, a que estava associada a uma metodologia de investigação de abordagem qualitativa. Estava previsto realizar uma investigação sobre a prática em que os métodos de recolha de dados seriam a observação participante complementada com registos em áudio ou vídeo, e a recolha documental. Do ponto de vista metodológico foi possível realizar um estudo teórico que envolveu uma revisão da literatura sobre o tema do projeto e a conceção e fundamentação de uma intervenção prevista para ser implementada numa sala de aula do 1.º ciclo. A fundamentação teórica contém a discussão e uma reflexão detalhada e aprofundada focada (i) no entendimento de raciocínio matemático, dos tipos de raciocínio e dos processos de raciocínio, do enquadramento curricular do raciocínio matemático; (ii) nas características do ensino exploratório e de uma aula de ensino exploratório; (iii) no papel do professor na promoção do raciocínio matemático. No que respeita à intervenção pedagógica, este estudo inclui a planificação detalhada e fundamentada de três tarefas matemáticas que visam promover o desenvolvimento do raciocínio dos alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais salientam as aprendizagens que foram realizadas com a revisão da literatura e as aprendizagens e desafios com que me deparei na preparação de um projeto de intervenção muito detalhado e fundamentado. Quanto aos desafios destaco: (i) o selecionar e a adaptação das tarefas; (ii) a antecipação das estratégias e de possíveis dificuldades dos alunos; (iii) o cuidado para não reduzir o nível de exigência cognitivo das tarefas e das questões que podem ser levantadas para ajudar um aluno a conseguir resolver a tarefa; (iv) a escolha das resoluções e dos alunos a apresentar; (v) as questões a levantar para potencializar a promoção dos processos de raciocínio.
- Repercussões da pandemia de COVID-19 na intervenção dos(as) técnicos(as) das Comissões de Proteção de Crianças e JovensPublication . Sousa, Nídia; Granja, BertaDesde 2020, diversos períodos de confinamento social se impuseram para controlar os efeitos da pandemia de COVID-19, na saúde das comunidades. Os profissionais de intervenção social, nomeadamente das CPCJ´s, (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens), foram desafiados a adotar novas estratégias de trabalho e a desenvolver competências para trabalhar em rede e em parceria, apesar das dificuldades geradas pelos contactos sociais, pelo teletrabalho e outras dificuldades provocados pela pandemia. A pandemia acentuou os problemas vividos há décadas pelas populações, sobretudo as mais vulneráveis, que vivem sob os efeitos das desigualdades sociais geradas pela implementação de políticas neoliberais, que fragilizaram e precarizaram as relações laborais, promoveram o desinvestimento público em setores tão importantes como o da saúde, da segurança social, da educação e privatizaram serviços públicos como os transportes, a energia e as telecomunicações. A investigação que desenvolvemos centrou-se num estudo de caso realizado numa CPCJ da região do Tâmega e Sousa. Pretendemos identificar o impacto da pandemia na intervenção social com crianças e jovens em perigo e suas famílias, num contexto marcado pelo encerramento das escolas, pelo recurso ao ensino à distância, pela falta de equipamentos para este tipo de ensino, pela fragilidade do sistema de telecomunicações, pelas dificuldades de aprendizagem acrescidas, pela redução acentuada de recursos, com medidas de proteção social insuficientes, pelo isolamento das crianças e suas famílias, e ainda pelas situações de pressão e tensão nos agregados. As conclusões apontam, desde logo, para um aumento do número de sinalizações de situações de perigo, assim como dos processos de promoção e proteção acompanhados ao longo de 2020. A intervenção social foi reinventada, na medida em que passou a ser realizada através de meios telemáticos, com todos os constrangimentos que isso implica. As visitas domiciliárias foram reduzidas drasticamente, e a própria dinâmica de funcionamento interno teve que ser alterada, com a adoção de um plano de contingência. Os resultados mostram ainda a importância do trabalho local em rede e parceria, para a proteção das crianças e jovens.