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- O Ativação do Mecanismo de Apoio “adaptar Turismo”, em Portugal, como meio de Relançamento Económico do SectorPublication . Almeida, Paula; Marques, C. G.; Pires da Silva, Cláudia; Dionísio, MartaEste estudo visa analisar a distribuição das verbas afetas ao incentivo financeiro do setor, num primeiro trimestre, pelo mecanismo de apoio criado pelo instrumento jurídico Despacho Normativo nº24/2021, na senda do Plano Reativar Turismo/Construir Futuro apresentado em maio do ano corrente. A Resolução do Conselho de Ministros nº76/2021, de 20 de maio, que criou o referido plano veio a definir um conjunto de ações e de medidas de resposta às necessidades do setor do turismo decorrentes do severo impacto económico e social da pandemia provocada pela COVID 19. Tendo consciência da necessidade de apoio às empresas deste sector, o mecanismo de apoio visa criar instrumentos de financiamento que, ao mesmo tempo que potenciam a retoma da atividade turística, contribuam para a meta de requalificação, pela aposta das empresas na digitalização. O diagnóstico da transição digital como fator de sustentabilidade neste setor tem evidenciado grandes progressos no posicionamento de Portugal, no panorama mundial de turismo sustentável, para o que pretende reforçar tal posição o pacote de incentivos criados pelo citado mecanismo de apoio. Ao longo do presente estudo, propomo-nos analisar o impacto imediato destas medidas, por via duma análise de inquéritos a PME que tenham critérios de elegibilidade para os projetos a apresentar.
- Fatores com maior influência na intenção de compra em clientes de diferentes geraçõesPublication . Moreira, Tânia Rosa Delfim; Cairrão, ÁlvaroÉ certo que o mundo está em constante evolução, e com ele evoluem também as tecnologias, indústrias, e pessoas, tornando-se cada vez mais avançadas. Com este progresso no tempo foi possível encontrar também o avanço e a criação de novas gerações, cada vez mais informadas e tecnológicas, com características, comportamentos e hábitos distintos entre si. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo principal perceber quais os fatores com maior influência na intenção de compra das diferentes gerações, ou seja, perceber quais os fatores que mais interferem e com maior importância no comportamento de compra de um produto ou serviço. As gerações consideradas para o presente estudo foram a baby boomer, a geração X, Y, Z e Alpha. Para resposta ao problema apresentado, foram tidas em conta sete variáveis, nomeadamente, a ligação com a marca, responsabilidade social, imagem de marca, perceção de risco, intenção de compra, fidelização e a presença online, que foram avaliadas através de um método quantitativo, mais especificamente, pela aplicação de um inquérito por questionário, tendo sido obtida uma amostra de 122 indivíduos. Perante o estudo realizado foi possível perceber que todas as variáveis consideradas têm influência no comportamento de compra do consumidor, com uma maior ou menor intensidade, e que essas mesmas variáveis são semelhantes entre as diferentes gerações, à exceção da perceção de risco, que varia significativamente entre elas, sendo este um fator a ter em conta no desenvolvimento de estratégias de Marketing de uma marca.