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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É certo que o mundo está em constante evolução, e com ele evoluem também as
tecnologias, indústrias, e pessoas, tornando-se cada vez mais avançadas. Com este
progresso no tempo foi possível encontrar também o avanço e a criação de novas
gerações, cada vez mais informadas e tecnológicas, com características,
comportamentos e hábitos distintos entre si.
Desta forma, o presente estudo tem como objetivo principal perceber quais os fatores
com maior influência na intenção de compra das diferentes gerações, ou seja, perceber
quais os fatores que mais interferem e com maior importância no comportamento de
compra de um produto ou serviço. As gerações consideradas para o presente estudo
foram a baby boomer, a geração X, Y, Z e Alpha.
Para resposta ao problema apresentado, foram tidas em conta sete variáveis,
nomeadamente, a ligação com a marca, responsabilidade social, imagem de marca,
perceção de risco, intenção de compra, fidelização e a presença online, que foram
avaliadas através de um método quantitativo, mais especificamente, pela aplicação de
um inquérito por questionário, tendo sido obtida uma amostra de 122 indivíduos.
Perante o estudo realizado foi possível perceber que todas as variáveis consideradas
têm influência no comportamento de compra do consumidor, com uma maior ou menor
intensidade, e que essas mesmas variáveis são semelhantes entre as diferentes
gerações, à exceção da perceção de risco, que varia significativamente entre elas,
sendo este um fator a ter em conta no desenvolvimento de estratégias de Marketing de
uma marca.
Description
Keywords
Comportamento gerações influência intenção de compra marca