Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Game on: direções futuras para gamificação em/para património cultural

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2024_-_game_on_CITC.pdf208.16 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O potencial da gamificação para o turismo e património cultural tem sido amplamente reconhecido, tanto nos círculos académicos como em comunidades de prática. Devido a este reconhecimento, tem havido nos últimos anos um crescente número de experiências e reflexões sobre a utilização de estratégias de gamificação para a interpretação, salvaguarda e desenvolvimento económico de bens culturais. À medida que o campo se expande para além de projetos isolados e um corpo de trabalho mais consistente se começa a formar, torna-se cada vez mais importante criar oportunidades de discussão mais amplas sobre direções futuras para a investigação, isto dentro dos pontos de ligação entre gamificação e património cultural. Objetivando este propósito, este artigo apresenta o trabalho que será desenvolvido pelo projeto de investigação GAME ON – “orientações para a gamificação no Património Cultural”. Adotando uma visão ampla do campo de trabalho, as suas possibilidades e os seus desafios, o projeto visa identificar tendências e direções nas quais futura investigação deve ser desenvolvida. Nesse sentido, este artigo explora os dois eixos operacionais do projeto: consolidação do conhecimento existente e qualificação de investigadores/as, discutindo obstáculos e perspetivas tanto no âmbito de ação como no campo de trabalho em geral. Através do plano de trabalho previsto, o projeto perspetiva a expansão de estratégias de gamificação para o aprofundamento dos laços culturais e para a salvaguarda do património cultural, uma vez que estas ferramentas são simultaneamente inovadoras e cativantes, tanto para os visitantes como para as comunidades na salvaguarda.
The potential of gamification for cultural tourism and heritage has been widely recognized, both in academic circles and in communities of practice. Because of this recognition, there have been numerous experiences and reflections on the use of gamified strategies for interpretation, safeguard, and economic development for cultural assets, especially in recent years. As the field slowly grows beyond isolated projects and a more consistent body of work begins to form, it becomes increasingly important to hold space for broader discussions regarding future directions for research within the intersection of gamification and cultural heritage. With this goal in mind, this paper presents the groundwork being laid by the ongoing GAME ON research project – “orientations for gamification in Cultural Heritage”. By taking a broad overview of the field, its possibilities and its challenges, the project aims to identify trends and directions in which future research ought to be developed. As such, this paper explores the two operational axes of the project: consolidation of existing knowledge and qualification of researchers, discussing hurdles and prospects both within the scope of action and the field at large. Through its research, the project envisions the expansion of gamification as go-to set of strategies for the deepening of cultural connections and safeguard of cultural heritage, ever innovative and ever engaging for visitors and communities alike.

Description

Keywords

Gamificação Salvaguarda Turismo Comunidade Valorização

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue