Repository logo
 
Publication

Game on: direções futuras para gamificação em/para património cultural

dc.contributor.authorMarques, C. G.
dc.contributor.authorAraújo, Inês
dc.contributor.authorPedro, João P.
dc.contributor.authorPires da Silva, Cláudia
dc.contributor.authorDionísio, Marta
dc.contributor.authorAlmeida, Paula
dc.date.accessioned2024-05-01T09:11:32Z
dc.date.available2024-05-01T09:11:32Z
dc.date.issued2024-03-29
dc.date.updated2024-04-30T17:58:49Z
dc.description.abstractO potencial da gamificação para o turismo e património cultural tem sido amplamente reconhecido, tanto nos círculos académicos como em comunidades de prática. Devido a este reconhecimento, tem havido nos últimos anos um crescente número de experiências e reflexões sobre a utilização de estratégias de gamificação para a interpretação, salvaguarda e desenvolvimento económico de bens culturais. À medida que o campo se expande para além de projetos isolados e um corpo de trabalho mais consistente se começa a formar, torna-se cada vez mais importante criar oportunidades de discussão mais amplas sobre direções futuras para a investigação, isto dentro dos pontos de ligação entre gamificação e património cultural. Objetivando este propósito, este artigo apresenta o trabalho que será desenvolvido pelo projeto de investigação GAME ON – “orientações para a gamificação no Património Cultural”. Adotando uma visão ampla do campo de trabalho, as suas possibilidades e os seus desafios, o projeto visa identificar tendências e direções nas quais futura investigação deve ser desenvolvida. Nesse sentido, este artigo explora os dois eixos operacionais do projeto: consolidação do conhecimento existente e qualificação de investigadores/as, discutindo obstáculos e perspetivas tanto no âmbito de ação como no campo de trabalho em geral. Através do plano de trabalho previsto, o projeto perspetiva a expansão de estratégias de gamificação para o aprofundamento dos laços culturais e para a salvaguarda do património cultural, uma vez que estas ferramentas são simultaneamente inovadoras e cativantes, tanto para os visitantes como para as comunidades na salvaguarda.pt_PT
dc.description.abstractThe potential of gamification for cultural tourism and heritage has been widely recognized, both in academic circles and in communities of practice. Because of this recognition, there have been numerous experiences and reflections on the use of gamified strategies for interpretation, safeguard, and economic development for cultural assets, especially in recent years. As the field slowly grows beyond isolated projects and a more consistent body of work begins to form, it becomes increasingly important to hold space for broader discussions regarding future directions for research within the intersection of gamification and cultural heritage. With this goal in mind, this paper presents the groundwork being laid by the ongoing GAME ON research project – “orientations for gamification in Cultural Heritage”. By taking a broad overview of the field, its possibilities and its challenges, the project aims to identify trends and directions in which future research ought to be developed. As such, this paper explores the two operational axes of the project: consolidation of existing knowledge and qualification of researchers, discussing hurdles and prospects both within the scope of action and the field at large. Through its research, the project envisions the expansion of gamification as go-to set of strategies for the deepening of cultural connections and safeguard of cultural heritage, ever innovative and ever engaging for visitors and communities alike.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-4074916
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50744
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationTechn&Artpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://jthr.es/index.php/journal/article/view/566pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectSalvaguardapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectValorizaçãopt_PT
dc.titleGame on: direções futuras para gamificação em/para património culturalpt_PT
dc.title.alternativeGame on: future directions for gamification in/for culturalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage333pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage327pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Tourism and Heritage Researchpt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameCardoso Marques
person.familyNameAraújo
person.familyNameMateus Pedro
person.familyNamePinto
person.familyNameDionísio
person.familyNameAlmeida
person.givenNameCélio Gonçalo
person.givenNameInês
person.givenNameJoão Paulo
person.givenNameAna
person.givenNameMarta
person.givenNamePaula
person.identifierAAG-8898-2021
person.identifier2083584
person.identifier.ciencia-id1818-1D13-CA36
person.identifier.ciencia-id2114-59AE-003F
person.identifier.ciencia-id8C19-7C88-EAD2
person.identifier.ciencia-idFA1B-1CE0-450D
person.identifier.ciencia-idB31A-79E1-E3E2
person.identifier.ciencia-id6C19-04F6-0B2C
person.identifier.orcid0000-0002-1503-0363
person.identifier.orcid0000-0003-0936-1411
person.identifier.orcid0000-0001-7159-7375
person.identifier.orcid0000-0002-0803-5641
person.identifier.orcid0000-0002-4654-3399
person.identifier.orcid0000-0002-4662-4869
person.identifier.scopus-author-id25654981300
person.identifier.scopus-author-id56340928300
rcaap.cv.cienciaid1818-1D13-CA36 | Célio Gonçalo Cardoso Marques
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication447ee98f-ecb6-4894-8fe7-0cde62224ece
relation.isAuthorOfPublication8b4aab84-2f5e-4ad7-8e7e-1a1a1fe451b1
relation.isAuthorOfPublicationc28593e9-a19f-4e84-b700-b07d70b37c53
relation.isAuthorOfPublicationc99470c3-4ad0-4221-8bbe-80801dd928ec
relation.isAuthorOfPublicationb4f538e7-f1dd-460c-a295-2b4339a37e2b
relation.isAuthorOfPublication77bf597e-92d2-4d86-9536-86f57013dfa7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4f538e7-f1dd-460c-a295-2b4339a37e2b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2024_-_game_on_CITC.pdf
Size:
208.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: