ESHTE - Livros e Capítulos de Livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHTE - Livros e Capítulos de Livro by Title
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Os 100 Anos do Projeto Estoril : 1914 - 2014Publication . Carvalho (coord.), Cristina; Henriques (coord.), João Miguel«2014 foi, de certo modo, um ano de convergência para Cascais e para as suas gentes. Fundamentalmente por duas razões. Primeiro, porque foi em 2014 que se assinalou o 650º aniversário da elevação de Cascais à categoria de vila. Isto é, celebrámos o momento fundacional do concelho.Todavia, e aqui entro na segunda razão, foi igualmente em 2014 que assinalámos o primeiro centenário do projeto pensado por Fausto Figueiredo para o Estoril. Para sermos mais rigorosos, o projeto “Estoril: Estação marítima, climatérica, termal e sportiva” escancarou as portas da modernidade no turismo em Portugal. Como é sabido, o projeto de Fausto Figueiredo, pela sua profundidade e abrangência, revolucionou positivamente a região durante os anos vindouros. De tal forma que a história do Estoril pode ser dividida num antes e num depois de Fausto Figueiredo. É a esse depois que esta obra faz justiça. A partir de 1914, Cascais e o Estoril transformaram-se num destino turístico de renome internacional. E de forma a homenagear o espírito visionário de Fausto de Figueiredo, a Câmara Municipal de Cascais associou-se à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, instituição de ensino indispensável à afirmação turística do Concelho, na organização do seminário 100 Anos do Projeto Estoril: 1914-2014. Em boa hora organizado, esse seminário contou com a participação de diversos investigadores e pensadores de renome, cujas apresentações são agora fixadas neste livro digital que decerto se transformará numa das obras de referência para o estudo da história do Turismo em Portugal.» Carlos Carreiras
- Abstracts & Selected Papers eBook : 4th International Research Forum on Guided ToursPublication . Brito (ed.), Miguel; Soares (ed.), MargaridaThe International Research Forum on Guided Tours had its roots in Sweden back in 2009 and every two years it has been bringing together different actors within the scope of Guided Tours. From academic to practical perspectives, each Forum has been rewarding its participants in intercultural, intellectual and professional terms. Bearing in mind that common aim, after the meetings in Sweden, the UK and the Netherlands, in 2015 the IRFGT headed southwest to Portugal. In Estoril, delegates were welcomed around springtime, from the 18th to the 21st March.
- Algas à PortuguesaPublication . Pires, António; Costa, Gilberto; Bonacho, Ricardo
- Contexts and Conditions for Successful CLIL in PortugalPublication . Ellison, Maria; Morgado, Margarida; Coelho, MargaridaComparativamente com outros países europeus, em Portugal a abordagem CLIL não está universalmente presente no ensino público a todos os níveis. A implementação da abordagem CLIL nas escolas tem vindo a ocorrer sobretudo através da política top-down do programa PEBI, do Ministério da Educação, e por via de diversas iniciativas de base bottom-up realizadas em algumas escolas, embora a extensão da prática CLIL ou da formação de professores CLIL não tenha sido até agora sistematicamente rastreada. O objetivo deste capítulo é mapear a emergência da abordagem CLIL na educação pré-primária, no ensino básico e no ensino secundário português e dar a conhecer contextos diversos e relevantes de implementação, prática e formação de professores CLIL, de forma a orientar a compreensão do que, neste contexto, se passa nas escolas. O capítulo inicia-se com uma breve descrição do estado da arte da atividade CLIL nas escolas portuguesas tendo por base a investigação já realizada a este nível em Portugal. Segue-se um estudo exploratório sobre (1) o âmbito da implementação da abordagem CLIL em Portugal; e (2) a oferta existente de formação de professores CLIL. Apresentam-se e discutem-se resultados obtidos a partir de um inquérito realizado por questionário em formato eletrónico, enviado às escolas em Portugal, e de uma investigação documental sobre o envolvimento das escolas portuguesas em projetos financiados pelo Programa Erasmus+, com enfoque na abordagem CLIL, e sobre a formação contínua acreditada para professores. Nas conclusões destaca-se que (1) no que se refere à implementação da abordagem CLIL, esta não está uniformemente distribuída em termos geográficos; tem uma expressão muito diluída nas escolas; há uma fluidez de práticas comunicacionais no conjunto dos diversos usos de CLIL ao nível linguístico e sociocultural; e é valorizada, pelos professores, enquanto recurso educativo e cultural. Em relação à (2) formação de professores, o estudo revela que para além do programa oficial de formação e monitorização PEBI, os fundos europeus são utilizados pelos professores para desenvolver projetos escolares e adquirir formação, visando o aprofundamento do seu desenvolvimento profissional. O mapeamento das condições e possibilidades de implementação de CLIL nas escolas portuguesas leva as autoras a recomendar que seja dada mais atenção a uma dinâmica de formação e de prática CLIL em diversos contextos disciplinares.
- Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os desafios?Publication . Pires, Maria; Lopes, Tiago; Gonçalves, Ana; Gonçalves, Susana Filipa; Calisto, Maria; Carvalho, Luísa Cagica; Andraz, Georgette; Pereira, RosáriaDa resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os desafios? Práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal. Foi este o mote para a realização do III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais, ancorado na parceria entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal. O contexto pandémico exigiu a todas as instituições de ensino superior uma rápida – e, diga-se, praticamente abrupta – resposta pela manutenção das suas práticas profissionais. Impôs um desmesurado sentido de resiliência por parte de todos os envolvidos no processo pedagógico, travando métodos e estratégias comuns a todos os eixos da cadeia de ensino, e expondo a emergência de novas ferramentas de ensino-aprendizagem e metodologias que garantissem o cumprimento do seu objetivo primordial – a contínua capacitação dos discentes. Não só os cenários e condições de prática mudaram, como os players deste processo saíram transformados. A resiliência demonstrada implicou a revisão de lógicas educativas, a criação de novas ferramentas e instrumentos de suporte, a revisão de conteúdos científicos, a capacitação tecnológica de todos os envolvidos, e uma maior familiarização com os ritmos de aprendizagem de cada um – quer docentes, quer discentes. Neste sentido, e apesar de todas as dificuldades sentidas, resultam desta catástrofe novos horizontes e perspetivas para os profissionais de educação. É neste contexto que de uma perspetiva reflexiva e otimista sobre a transformação pedagógica, se exploram nesta publicação algumas das respostas encontradas pelos autores para os recentes desafios pedagógicos que têm surgido no ensino superior. Acredita-se que estas estratégias adotadas possam vir a ser adaptadas e disseminadas noutros contextos no ensino, numa perspetiva de valorização de práticas pedagógicas.
- Do manuscrito à mesa. Cozinhar receitas do século XVIIIPublication . Freire, Dulce; Pires, Maria; Bonacho, RicardoCentenas de receitas culinárias do século XVIII e duas questões: como cozinhá-las seguindo as atuais exigências de alimentação saudável, saborosa e sustentável? Como trazer para a mesa receitas que estiveram encerradas durante 300 anos num manuscrito? Para procurar respostas, a equipa do projeto ReSEED desafiou os estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) a reinterpretar as receitas registadas, nos inícios do século XVIII, por Francisco Borges Henriques. A colaboração desenrolou- -se no âmbito do projeto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades?”, iniciado no ano letivo 2019/2020.
- Experiencing Food : Designing Dialogues : 1st International Conference on Food Design and Food Studies Conference 19-20-21 October 2017Publication . Bonacho, Ricardo; Sousa, Alcinda Pinheiro de; Viegas, Cláudia; Martins, João Paulo; Pires, Maria José; Estevão, Sara VelezFOOD and interdisciplinary research are the central focus of the 1st International Conference on Food Design and Food Studies: Experiencing Food, Designing Dialogues, reflecting on interdisciplinarity as not limited to the design of objects or services, but seeking awareness towards new lifestyles and innovative approaches to food. Albeit the social sciences, through Food Studies researchers have continuously looked for how food influences and shapes society, there is a growing interdisciplinary interest in Gastronomy, similarly to Design, where more projects try to solve problems related to different food systems. Worldwide academia and media are currently discussing examples of these Design processes around food and this emerging phenomenon: Food Design. Design, Gastronomy and Culture interact at different levels and shape the food production, communication and distribution by valuing and bringing to life aspects much wider than the mere question of feeding as an act of survival. In Portugal, there has not been much research on the relationship between Design and Gastronomy; hence the relevance of pairing the enormous attention given to restaurants and chefs, researchers and professionals with the impacts of Food Design. Additionally, a new sense of social responsibility emerged, where chefs and designers react to face the challenge of a positive change in the paradigm of food. The latter only recently looked at food and food services from different perspectives, developing and applying new theories, as food became the focus of the various areas of Design – either from Graphic Design to Product Design, or from Architecture to Communication. Numerous aspects influence such a relationship between food and Design, since Chefs use Design techniques and tools to create new dishes, experiences, and services, even if they are unaware of it. Food systems are at their maximum resource capacity and designing new ways of thinking about food will possibly bring a different approach to generate sustainable solutions. Accordingly, food production professionals have developed a desire to share knowledge about food, creating new communication networks open and accessible to everyone, where ideas can be freely expressed through creativity, innovation, experimentation and dissemination. Ultimately, rising consumer awareness about economic and social matters on food production – as a response to recent globalism, a concern for the environment or a practical solution to local economic development – brought Design Thinking to the core of many of these issues.
- Itinerários turísticos. Passeando em torno do ambiente, do património e da gastronomiaPublication . JOAQUIM, Graça; MOREIRA, RaquelA visitação, o recreio e o turismo constituem formas privilegiadas de articular o passado e o presente e de materializar a relação tradição/inovação. Constituem ainda poderosos instrumentos de aprendizagem da nossa e de outras culturas. Numa época em que a experiência turística se torna cada vez mais sofisticada, em contextos de produção e comercialização claramente internacionalizados e altamente profissionalizados, afigura-se-nos extraordinariamente importante organizar e propor olhares de dimensão local e regional, que possam ajudar ao desenvolvimento de actividades sustentáveis, dando visibilidade à nossa memória colectiva, permanentemente reestruturada pela marcha inexorável da história.
- Lisbon as a nautical events destination: a new leisure and tourism attractionPublication . Completo, Fernando; Gustavo, NunoThe consequence of its geographical position the city of Lisbon has developed a close relationship with the river (Tagus river) and the sea (Atlantic Ocean). Portugal was one of the pioneering nations in the Sea Discoveries (intensive maritime exploration mainly during the 15th century). Lisbon was the port of departure for these adventures. This fact early conditioned the relationship of the city with the river and the sea, and organized the city waterfront as a space mostly devoted to economic activity and commercial trading. With the development of tourism in Europe, Portugal has established itself as a major European destination and Lisbon, as result of its historical heritage, an important city-break destination. In this conversion process Lisbon has reinvented its relationship with the river. The waterfront has been taken as a strategic point of tourism attraction and development. In this context, nautical tourism has assumed particular prominence, both as a tourism product, and also associated with major international yachting events which have put Lisbon in world news.
- Modelos de governança local para o empreendedorismo em turismo: uma proposta a partir dos casos de Cascais e SetúbalPublication . Calisto, Maria de Lurdes; Costa, Teresa; Umbelino, Jorge; Afonso, Victor; Nunes, Catarina
