Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os
desafios? Práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal.
Foi este o mote para a realização do III Encontro de Reflexão e Partilha
Pedagógica em Ciências Sociais, ancorado na parceria entre a Escola Superior
de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Escola Superior de Gestão,
Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e a Escola Superior
de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal.
O contexto pandémico exigiu a todas as instituições de ensino superior uma
rápida – e, diga-se, praticamente abrupta – resposta pela manutenção das suas
práticas profissionais. Impôs um desmesurado sentido de resiliência por parte
de todos os envolvidos no processo pedagógico, travando métodos e
estratégias comuns a todos os eixos da cadeia de ensino, e expondo a
emergência de novas ferramentas de ensino-aprendizagem e metodologias
que garantissem o cumprimento do seu objetivo primordial – a contínua
capacitação dos discentes.
Não só os cenários e condições de prática mudaram, como os players deste
processo saíram transformados. A resiliência demonstrada implicou a revisão
de lógicas educativas, a criação de novas ferramentas e instrumentos de
suporte, a revisão de conteúdos científicos, a capacitação tecnológica de
todos os envolvidos, e uma maior familiarização com os ritmos de
aprendizagem de cada um – quer docentes, quer discentes. Neste sentido, e
apesar de todas as dificuldades sentidas, resultam desta catástrofe novos
horizontes e perspetivas para os profissionais de educação.
É neste contexto que de uma perspetiva reflexiva e otimista sobre a
transformação pedagógica, se exploram nesta publicação algumas das
respostas encontradas pelos autores para os recentes desafios pedagógicos
que têm surgido no ensino superior. Acredita-se que estas estratégias
adotadas possam vir a ser adaptadas e disseminadas noutros contextos no
ensino, numa perspetiva de valorização de práticas pedagógicas.
Description
Keywords
Ambiente real Aprendizagem experiencial Modelos de negócio Investigação Contabilidade financeira
Citation
Publisher
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)