Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Pires, Maria
Lopes, Tiago
Gonçalves, Ana
Gonçalves, Susana Filipa
Calisto, Maria
Advisor(s)
Abstract(s)
Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os
desafios? Práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal.
Foi este o mote para a realização do III Encontro de Reflexão e Partilha
Pedagógica em Ciências Sociais, ancorado na parceria entre a Escola Superior
de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Escola Superior de Gestão,
Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e a Escola Superior
de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal.
O contexto pandémico exigiu a todas as instituições de ensino superior uma
rápida – e, diga-se, praticamente abrupta – resposta pela manutenção das suas
práticas profissionais. Impôs um desmesurado sentido de resiliência por parte
de todos os envolvidos no processo pedagógico, travando métodos e
estratégias comuns a todos os eixos da cadeia de ensino, e expondo a
emergência de novas ferramentas de ensino-aprendizagem e metodologias
que garantissem o cumprimento do seu objetivo primordial – a contínua
capacitação dos discentes.
Não só os cenários e condições de prática mudaram, como os players deste
processo saíram transformados. A resiliência demonstrada implicou a revisão
de lógicas educativas, a criação de novas ferramentas e instrumentos de
suporte, a revisão de conteúdos científicos, a capacitação tecnológica de
todos os envolvidos, e uma maior familiarização com os ritmos de
aprendizagem de cada um – quer docentes, quer discentes. Neste sentido, e
apesar de todas as dificuldades sentidas, resultam desta catástrofe novos
horizontes e perspetivas para os profissionais de educação.
É neste contexto que de uma perspetiva reflexiva e otimista sobre a
transformação pedagógica, se exploram nesta publicação algumas das
respostas encontradas pelos autores para os recentes desafios pedagógicos
que têm surgido no ensino superior. Acredita-se que estas estratégias
adotadas possam vir a ser adaptadas e disseminadas noutros contextos no
ensino, numa perspetiva de valorização de práticas pedagógicas.
Description
Keywords
Ambiente real Aprendizagem experiencial Modelos de negócio Investigação Contabilidade financeira
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)