Publication
Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os desafios?
dc.contributor.author | Pires, Maria | |
dc.contributor.author | Lopes, Tiago | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Susana Filipa | |
dc.contributor.author | Calisto, Maria | |
dc.contributor.author | Carvalho, Luísa Cagica | |
dc.contributor.author | Andraz, Georgette | |
dc.contributor.author | Pereira, Rosária | |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T13:46:33Z | |
dc.date.available | 2022-12-07T13:46:33Z | |
dc.date.issued | 2021-10-01 | |
dc.description.abstract | Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os desafios? Práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal. Foi este o mote para a realização do III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais, ancorado na parceria entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal. O contexto pandémico exigiu a todas as instituições de ensino superior uma rápida – e, diga-se, praticamente abrupta – resposta pela manutenção das suas práticas profissionais. Impôs um desmesurado sentido de resiliência por parte de todos os envolvidos no processo pedagógico, travando métodos e estratégias comuns a todos os eixos da cadeia de ensino, e expondo a emergência de novas ferramentas de ensino-aprendizagem e metodologias que garantissem o cumprimento do seu objetivo primordial – a contínua capacitação dos discentes. Não só os cenários e condições de prática mudaram, como os players deste processo saíram transformados. A resiliência demonstrada implicou a revisão de lógicas educativas, a criação de novas ferramentas e instrumentos de suporte, a revisão de conteúdos científicos, a capacitação tecnológica de todos os envolvidos, e uma maior familiarização com os ritmos de aprendizagem de cada um – quer docentes, quer discentes. Neste sentido, e apesar de todas as dificuldades sentidas, resultam desta catástrofe novos horizontes e perspetivas para os profissionais de educação. É neste contexto que de uma perspetiva reflexiva e otimista sobre a transformação pedagógica, se exploram nesta publicação algumas das respostas encontradas pelos autores para os recentes desafios pedagógicos que têm surgido no ensino superior. Acredita-se que estas estratégias adotadas possam vir a ser adaptadas e disseminadas noutros contextos no ensino, numa perspetiva de valorização de práticas pedagógicas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-9066-07-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42543 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ambiente real | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem experiencial | pt_PT |
dc.subject | Modelos de negócio | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Contabilidade financeira | pt_PT |
dc.title | Da resiliência à transformação pedagógica: o que aprendemos com os desafios? | pt_PT |
dc.title.alternative | Práticas Pedagógicas no Ensino Superior em Portugal | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | pt_PT |
oaire.citation.issue | III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais | pt_PT |
oaire.citation.title | III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais | pt_PT |
person.familyName | Pires | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Calisto | |
person.givenName | Maria José | |
person.givenName | Tiago | |
person.givenName | Ana Carolina Clemente Pinto Santos | |
person.givenName | Susana Filipa | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1E-58E9-BAD4 | |
person.identifier.ciencia-id | FB12-1418-9D37 | |
person.identifier.ciencia-id | 7610-CE4E-6E7E | |
person.identifier.ciencia-id | 731A-DA76-C0E9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6709-5524 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4549-8538 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8315-9396 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8429-7512 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1636-0150 | |
person.identifier.rid | K-4851-2017 | |
person.identifier.rid | AHB-4162-2022 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | |
relation.isAuthorOfPublication | 553e2e1c-28ae-4d0b-a9e8-d75292f345f4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8ce1d2ff-370f-4cef-9b51-131e1013391d | |
relation.isAuthorOfPublication | eb4d3d87-2e24-419a-878c-fa63eb7778b5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 473092be-36cc-422b-b52c-5fa3f0212909 | |
relation.isAuthorOfPublication | c5122189-a2fd-4c8f-bf81-babcc149e63f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8ce1d2ff-370f-4cef-9b51-131e1013391d |