IPS - SC - Serviços Centrais
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- 1.000 das maiores empresas do Distrito de Setúbal no ano de 2014Publication . Pinto, Sandra; Lima, Maria João; Dominguinhos, Pedro
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2015Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2016Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2017Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- 3ª edição do Seminário de Práticas Pedagógicas do IPS: livro de AtasPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira; Justino, Marta; Piteira, Martinha; Rocha, Natália; Anunciação, Pedro; Lourenço, Rodrigo; Lima, Sónia
- 500 das maiores empresas do Distrito de Setúbal no ano de 2013Publication . Pinto, Sandra; Dominguinhos, Pedro
- 500 maiores empresas do Distrito de Setúbal no ano de 2011Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra
- 500 maiores empresas do distrito de Setúbal no ano de 2012Publication . Pinto, Sandra; Dominguinhos, Pedro
- Ação Social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- Aplicabilidade do modelo de gestão por processos às instituições de ensino superiorPublication . Pires, A.M.R.; Lourenço, Rodrigo TeixeiraActualmente as Instituições de Ensino Superior defrontam-se com um novo contexto de actuação. A adopção de abordagens normalizadas, que olhem para estas instituições como um grupo de grupos incompletamente ligados e em que as áreas funcionais (ex: departamentos ou as áreas cientifi- cas) apareçam como grupos flexíveis e interligados de fluxos de informação, poderá contribuir simultaneamente para responder ao imperativo da imple- mentação de sistemas da qualidade e à necessidade de uma gestão mais assertiva e eficiente dos recursos. A gestão por processos apresenta-se como uma das abordagens que melhores condições terá de adaptação a estas ins- tituições, tendo em conta as suas características muito particulares. Desse modo, pretende-se apresentar um estudo exploratório centrado na aplicabili- dade da gestão de processos às Instituições de Ensino Superior.
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