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- Jornadas do Mar 2012Publication . Escola Naval
- Contributos para uma metodologia de intervenção no património arquitectónico construídoPublication . COUTO, JoanaA partir dos anos quarenta do século passado verifica-se a presença no panorama arquitectónico português, das estruturas edificadas de âmbito turístico: Pousadas. Presença relevante durante o Estado Novo, acrescidas de particular interesse por se verificar até aos dias de hoje um debruçar sobre o tema. Através desta continuidade e ao personificarem-se como espelho de diferentes épocas e governos, com toda a riqueza histórica que isso lhes aporta. Pode-se extrapolar parte da História da Arquitectura Portuguesa conhecendo estes 70 anos e deste modo apreender as metodologias de intervenção patrimonial adoptadas. Desde as adaptações dos anos 50, muitas vezes anónimas de edifícios existentes, realizadas após os “restauros” da DGEMN. Às adaptações dos anos 80 de edifícios de interesse patrimonial ou inseridos em centros históricos, aliadas a projectos de autor. A intervenção que marcou de forma irreversível o percurso das Pousadas, a adaptação efectuada por Fernando Távora ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa. No início de século os propósitos divulgados para as Pousadas pela empresa detentora visavam “... localizações ímpares, projectos de arquitectura marcantes e de maior dimensão …” e aqui alerta-se para a importância que as Pousadas sempre desempenharam na recuperação e salvaguarda do património e poderão desempenhar. Ao invés a entidade responsável pelas Pousadas numa visão estreita sobre património, intervém ou adquire edifícios que pouco têm que ver com os propósitos iniciais da sua génese.
- Espaço, Arquitetura e Poder, uma equação variável – três exemplos na obra do Arq. Francisco Oliveira FerreiraPublication . SILVA, Manuel Ferreira daEsta comunicação pretende equacionar o modo como se articulam arquitetura, espaço e poder através da reflexão sobre as características e implantação de três obras díspares quanto ao tipo de função, localização e relação com o espaço, e respetiva carga simbólica. Considerar a arquitetura como cenário do poder, o espaço do poder como palco da arquitetura, encenações do poder através da arquitetura são questões recorrentes em momentos de renovação urbana. Tratam-se aqui, como exemplos, obras do Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira cujo trabalho multifacetado se tem mantido na sombra face à notoriedade do arquiteto José Marques da Silva, apesar de ambos terem trabalhado em espaços urbanos comuns, nomeadamente a Avenida Nova, por vezes até em concorrência decorrente da proximidade de projetos. A imagem pública das cidades do Porto, e Gaia é hoje fortemente marcada por obras cujo significado social e características formais lhe conferem, desde há quase um século, um sentido de identidade partilhada pelos habitantes do grande Porto. Partindo dos conceitos de Kevin Lynch, testaremos a sua aplicabilidade, e variáveis, analisando o caso dos Paços do Concelho de Gaia, o Club Os Fenianos e a Clínica Dr. Alberto Sampaio, estas duas integradas no novo centro cívico da cidade do Porto.
- Percurso de natureza, nas terras do Grande Lago.Publication . Brito, Orlando José Ramires deO turismo é uma das principais atividades económicas do mundo atual. Em Portugal, o turismo representa cerca de 11% do PIB nacional. Portugal em geral e o Alentejo em particular, nomeadamente o território da envolvente do Alqueva, apresentam condições, climatéricas, recursos naturais e culturais para desenvolver produtos turísticos estratégicos, entre os quais, o Turismo de Natureza, O Touring Cultural e Paisagístico, o Golf, e o Enoturismo. Este trabalho tem como objetivo apresentar um produto, uma imagem de marca, das Terras do Grande Lago - Alqueva, que conjugando vários produtos já existentes, “per si”, irá proporcionar aos seus participantes, a vivência de experiencias únicas ao longo do seu trajeto. A nível económico, pretende incrementar a sustentabilidade da atividade turística, nas Terras do Grande Lago, criando emprego, ajudando a fixar a população mais jovem, desenvolvendo e revigorando a economia local.
- Marketing de eventos desportivos no âmbito das modalidades menos mediáticas. Estudo de caso do voleibol do Sport Lisboa e Benfica.Publication . Valinhas, Bruno Alexandre MiguelO desporto constitui uma alavanca em vários setores da vida pública, nos quais os eventos desportivos assumem um lugar de destaque, pelas suas diversas implicações económicas, sociais e organizacionais. Para corresponder a todas as expectativas de que são alvos, os eventos desportivos necessitam de estar integrados num modelo de gestão que lhes proporcione a garantia de uma ótima atuação em todas as suas áreas de intervenção, com destaque para a promoção da modalidade. A gestão de marketing de eventos desportivos constitui uma inesgotável fonte onde os gestores de eventos desportivos podem identificar, prevenir e controlar os objetivos do evento em todas as suas etapas e fases de desenvolvimento, orientando-os para a satisfação dos grupos de interesse. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a promoção e notoriedade do voleibol do Sport Lisboa e Benfica através do desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação tendo os eventos como elemento estratégico, estudando o contributo dos eventos desportivos na promoção e valorização das modalidades menos mediáticas, expondo as suas potenciais implicações no estudo de caso em análise. Os dados recolhidos foram obtidos através da aplicação de quatro abordagens distintas: a entrevista (a especialistas e à equipa técnica de voleibol do Sport Lisboa e Benfica), o questionário in loco (a uma amostra de 100 indivíduos adeptos de voleibol do Sport Lisboa e Benfica), a observação participante e a análise documental. Os dados recolhidos foram analisados qualitativa e quantitativamente, de acordo com os objetivos do estudo. Neste sentido, foi possível concluir que os eventos desportivos da modalidade não integram uma estratégia de marketing coesa que vise a promoção e valorização da modalidade, negligenciando as ferramentas disponíveis e a relevância dos eventos desportivos perante o adepto. Por último, foi elaborado um plano integrado enumerando um conjunto de aspetos a considerar na gestão do evento desportivo, utilizando como referência o estudo de caso.
- Os eventos e a atractividade e competitividade turística das cidades: o caso de Lisboa.Publication . Simões, Maria Leonor FerreiraNum mundo altamente competitivo, os destinos turísticos procuram formas de se distinguir dos seus demais concorrentes, apoiando-se em novos produtos turísticos e elementos diferenciadores. Os grandes e mega eventos são uma das formas que as cidades usam em seu favor, procurando, assim, alargar e diversificar o mercado turístico, criar dinâmicas económicas sustentáveis e projectar internacionalmente uma imagem atractiva e competitiva. Os grandes e mega eventos têm uma história milenar no mundo e secular em Portugal, podendo ser destacados em todas as épocas eventos de grande envergadura e atractividade, sejam de carácter religioso, desportivo, cultural, económico ou outros. Apesar disso, só nas últimas décadas começaram a ser encarados como instrumento importante das políticas de turismo e das políticas urbanas. Por isso, não existe ainda um consenso alargado em relação a alguns dos conceitos que os caracterizam, desde logo ao nível das suas tipologias. No entanto, é reconhecido que os grande e mega eventos geram impactes diversos e relevantes na cidade que os acolhe, desde económicos, sociais, culturais e territoriais, sendo de salientar, a título de exemplo, a atracção de novos fluxos turísticos, o reforço de equipamentos e serviços culturais e turísticos, a renovação urbanística e o marketing urbano e turístico. Efectivamente, o sector dos eventos tem vindo a ganhar importância e um papel fundamental no que diz respeito ao reforço da competitividade e atractividade dos destinos turísticos, contribuindo, em simultâneo, para a emergência de novos produtos turísticos. Nas últimas décadas, a cidade de Lisboa e os seus protagonistas, institucionais e privados, alertos para o potencial dos eventos, têm recorrido à promoção e realização regular de grandes e mega eventos como instrumento de afirmação nacional e internacional da cidade e da sua região. “Qual a relevância e contributo dos Eventos para o amadurecimento e competitividade turística das cidades, em particular de Lisboa?” é, assim, a pergunta que se coloca, numa dissertação que incide e tenta aprofundar o conhecimento sobre o papel que os grandes e mega eventos têm na competitividade e atractividade turística das cidades.
- Gestão estratégica de destinos: a competitividade da cidade do Porto para a Meetings IndustryPublication . Oliveira, Ana Bárbara Lourenço da CruzGestão Estratégica de Destinos: a Competitividade da Cidade do Porto para a Meetings Industry (MI) pretende demonstrar que a Cidade do Porto é um destino adequado para acolher eventos no contexto da MI. Por conseguinte, esta investigação apresenta, primeiramente, uma revisão de literatura que parte da definição de Turismo de Negócios e de MI, em complemento com as tendências deste segmento, para se centrar no destino turístico enquanto conjunto de experiências e serviços para o sector em estudo. Seguidamente, o estudo empírico começa com uma análise da informação constante no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) em complemento com dados do Observatório de Lisboa e da International Congress and Convention Association (ICCA) de forma a enquadrar o segmento em Portugal. A investigação prossegue com a caracterização do perfil do turista de negócios do Porto e Norte de Portugal nos quatro trimestres de 2010, 2011 e no primeiro de 2012. A informação foi recolhida com recurso à análise dos dados disponibilizados pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Posteriormente caracteriza-se a competitividade da Cidade do Porto para a MI, a partir de entrevistas presenciais realizadas a Filipe Trindade, Director Comercial do Centro de Congressos da Alfândega do Porto (CCA); Rui Ochôa, Director da revista Event Point; Pedro Cardoso, Director da The House of Events e Ruben Obadia, Director da revista de Turismo Publituris. No discurso dos entrevistados, emerge a ideia de que, e acompanhando as novas tendências no sector, a Cidade do Porto tem conhecido uma melhoria significativa da sua oferta, permitindo o contínuo posicionamento enquanto destino adequado a acolher MI.
- Papel do branding no marketing dos destinos turísticos: o caso da Região do Oeste em PortugalPublication . Cândido, Tânia Sofia GomesCom o surgimento de novos destinos turísticos e com a evolução do comportamento turístico dos próprios turistas, o estudo do branding e da imagem de destinos tem vindo a afirmar-se como um instrumento de diferenciação, contribuindo para o aumento da competitividade de destinos. Apesar de este ser um tema bem documentado na literatura, diversos autores referem que a maioria dos estudos focam-se sob o ponto de vista do turista (consumidor), descurando a necessidade da realização de estudos que procurem analisar conjuntamente as percepções dos seus actores sociais sobre o seu próprio território e as estratégias de marketing utilizadas pelo poder público para projectar uma imagem favorável do destino. Neste sentido, a presente dissertação tem como objectivo perceber de que forma os stakeholders consultados avaliam a região do Oeste em relação aos processos de gestão do destino, concretamente no que concerne ao desenvolvimento da marca (branding). A metodologia utilizada foi composta pela revisão de literatura, incluindo a revisão de literatura de referência, a qual permitiu fundamentar todos os aspectos relacionados com o tema, e a aplicação de métodos de observação adequados, nomeadamente através da criação de fontes primárias de informação (decorrentes de um inquérito por questionário junto dos stakeholders ligados ao sector do turismo). Desta forma, foi possível proceder à sistematização de um roteiro que teoricamente deverá percorrer o processo do planeamento estratégico inerente ao marketing e branding de destinos, através do qual se procurou aferir o seu cumprimento ao nível da região do Oeste. Atribuiu-se um enfoque maior no planeamento do branding do destino, na tentativa de concretizar a sua caracterização e de formular algumas recomendações que contribuam para o desenvolvimento turístico da região em apreço.
- Avaliar o conhecimento dos pais de crianças autistas face ao modelo TeacchPublication . Lima, Liliana Ribas MacielNas últimas décadas temos assistido a um conjugar de esforços legislativos, educativos e sociais de forma a atender todas as crianças, particularmente aquelas que apresentam necessidades educativas especiais (NEE). A criação de uma escola inclusiva para os alunos com NEE, exige tal como refere Correia et al. (2008) uma grande reestruturação da escola e da turma regular. Esta reestruturação engloba a mudança de atitudes por parte de todos os profissionais e técnicos que intervêm com a criança com NEE, assim como a criação de espaços físicos ou reestruturação dos mesmos, de forma a permitir que todas as crianças independentemente das suas características ou incapacidades possam mobilizar-se na escola. Nos últimos anos, após a homologação do Decreto-lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, temos assistido um pouco por todo o país, à criação de salas de ensino estruturado, destinado a crianças com Perturbações de Espetro do Autismo (PEA). Jordan (2000) considera que estas crianças apresentam um distúrbio severo do desenvolvimento que se manifesta através de dificuldades muito específicas da comunicação e da interação associadas a dificuldades em utilizar a imaginação, em aceitar alterações de rotinas e à exibição de comportamentos estereotipados e restritos. Atendendo a estas características tão específicas, surge em 1972, o programa Teacch (Treatment Education of Autistic and Related Commnications Handicapped Children) criado por Eric Schopler e seus colaboradores da Universidade de Chapel Hill na Carolina do Norte. Este programa foi o resultado de mais de vinte e cinco anos de investigação científica, que se destinava a instruir aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial que respondessem às necessidades dos seus filhos (Shopler, Reichler e Lansing, 1980). Atualmente promove-se no sistema educativo português a criação de Unidades de Ensino Estruturado, pois estas podem constituir um valioso recurso pedagógico das escolas, ou agrupamentos de escolas. Esta resposta educativa específica visa melhorar a qualidade de vida das crianças/jovens com PEA, aumentando o seu nível de autonomia e de participação na escola, junto dos seus pares, fomentando a sua inclusão na sociedade.
- As atitudes dos professores de educação física face à inclusão nas aulas de educação físicaPublication . Filipe, Susana Raquel Branco MónicaO estudo realizado teve como objetivo avaliar as atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas aulas de Educação Física (EF). Pretendeu-se saber a opinião dos docentes acerca da sua formação em Educação Especial, em que condições pedagógicas e materiais trabalham com os alunos e quais os procedimentos que adotam para que estes alunos superem dentro do possível as necessidades educativas especiais que apresentam. Foi aplicado um questionário aos professores de Educação Física tendo-se recolhido uma amostra de N = 115. O estudo permitiu chegar às seguintes conclusões: As atitudes dos Professores de EF com mais experiência são menos favoráveis face à inclusão de alunos com NEE em turmas de ensino regular comparativamente aos Professores com menos tempo de serviço docente. Quanto mais o docente perceciona que precisa de mais estudo e formação para se sentir mais à vontade para ensinar EF, em simultâneo, a alunos com e sem NEE, mais favoráveis são as atitudes face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de EF. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no Ensino Regular. Quanto às atitudes face aos apoios são menos favoráveis, devido à inexistência de serviços adequados disponíveis para apoiar (Professores de Educação Especial, Terapeutas, Psicólogos e Assistentes Operacionais com formação) e recursos/ materiais específicos e disponíveis para que possa trabalhar com alunos com NEE. Os docentes possuem atitudes favoráveis relativamente à pretensão de frequentar ações de formação para os quatro tipos de NEE.